Generosidade (2)
A Vida no Evangelho • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Generosidade é um tema que tem tudo a ver com a vida cristã. Quando falamos sobre generosidade, não estamos falando só de dinheiro, mas de uma vida generosa.
Existe um versículo que muitos entendem como um dos mais importantes da bíblia, esse versículo é João 3.16
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Foi a partir da generosidade de Deus nos dando o que havia de mais importante que nos tornamos filhos Dele e livres da condenação eterna.
Portanto, o caminho da generosidade começa com o RELACIONAMENTO. Eu me relaciono com Jesus, que é a maior expressão de generosidade do mundo, Ele doou a sua própria vida para nos salvar. A partir desse relacionamento, eu respondo em GRATIDÃO. Toda vez que somos alvo de um ato generoso, automaticamente eu me torno grato. Mas a gratidão tem um desdobramento prático, e essa prática é a generosidade.
Através do nosso relacionamento com Deus entendemos que Ele é a pessoa mais generosa do mundo. Mas não é natural sermos generosos, a natureza do pecado atua contrariamente em nós em relação a generosidade. De que forma o pecado trabalha em nós contra a generosidade? Através do medo. Mas a Palavra de Deus nos encoraja a superar o medo a partir da história da redenção e também com exemplos práticos.
1 Também, irmãos, queremos que estejam informados a respeito da graça de Deus que foi concedida às igrejas da Macedônia. 2 Porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles transbordou em grande riqueza de generosidade. 3 Porque posso testemunhar que, na medida de suas posses e mesmo acima delas, eles contribuíram de forma voluntária, 4 pedindo-nos, com insistência, a graça de participarem dessa assistência aos santos. 5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas, pela vontade de Deus, deram a si mesmos, primeiro ao Senhor, depois a nós.
41 Sentado diante da caixa de ofertas, Jesus observava como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Vindo, porém, uma viúva pobre, lançou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. 43 E, chamando os seus discípulos, Jesus disse:
— Em verdade lhes digo que esta viúva pobre lançou na caixa de ofertas mais do que todos os ofertantes. 44 Porque todos eles deram daquilo que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.
Em relação a doar financeiramente, eu gostaria de desconstruir o primeiro mito: Generosidade não tem a ver com doar em momentos de prosperidade. No caso da cara aos coríntios, eles foram generosos porque primeiramente se doaram a Deus e consequentemente aos outros. A viúva pobre doou tudo que tinha, porque Ela se doou integralmente a Deus e não foi repreendida por Jesus.
Generosidade é a atitude prática de quem se doou completamente a um Deus generoso que é dono de todas as coisas.
11 Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade, porque teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. 12 Riquezas e glória vêm de ti. Tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder. Contigo está o engrandecer e dar força a todos. 13 Agora, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome.
Deus é o dono, nós somos os gerentes. Independente do quanto você tem, o dono é Deus, você é apenas o gerente. Então, o que Deus espera que façamos com os recursos que Ele nos deixa gerenciar?
2 — Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 — Não tenha outros deuses diante de mim.
Primeiramente, amar a Ele em primeiro lugar. Não há nenhum lugar na bíblia que Deus aceita não ser o primeiro. Ele quer ser o primeiro na adoração, na nossa agenda e também nas nossas finanças. Não há nada em nossa existência que Deus aceite não ser o primeiro.
9 Honre o Senhor com os seus bens
e com as primícias de toda a sua renda;
10 e os seus celeiros ficarão
completamente cheios,
e os seus lagares transbordarão de vinho.
Doar deve ser uma prioridade em nossas finanças.
Doar deve ser uma prioridade em nossas finanças.
24 — Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.
Doar é um ato de adoração.
Doar é um ato de adoração.
20 Na casa do sábio há tesouros preciosos
e o suficiente para viver,
mas o tolo desperdiça tudo o que tem.
Há uma discussão sobre o dízimo, se é algo da Lei da Antigo Testamento ou se também cabe no Novo Testamento. Nunca vi ninguém que questiona o dízimo como algo do AT, fazer tal crítica porque quer doar mais que 10%, somente aqueles que querem doar menos.
A graça excede a Lei (Não matarás - Lei/Se odiar em seu coração, cometeu assassinato - Graça).
Os irmãos do Novo Testamento doavam sacrificialmente, muito mais do que 10%.
10% é o um bom ponto de partida.
Guardar
Guardar
Guardar para o futuro é a forma que Deus estabelece para nossa providência futura, e também a forma como Ele estabeleceu para nossa disciplina.
Aplicação prática: Não existe uma ordem expressa da bíblica do quanto guardar, mas sim que devemos guardar. Muitos conselheiros cristãos sobre finanças acreditam na matemática 10+10+80.
Viver com o que restar
Viver com o que restar
Com o que resta eu monto meu orçamento, vivendo com o restante e nunca mais do que isso.
A lógica do mundo é exatamente oposta a essa, as pessoas gastam, as vezes mais do que recebem. Quando sobra, as pessoas guardam para o futuro, quando sobra elas doam (dificilmente acontece). O que Jesus faz? Coloca esse "bolo"de cabeça para baixo, Ele inverte essa lógica.
Problemas financeiros é uma das causas mais comuns de divórcio, pessoas se suicida, o dinheiro destroi relacionamentos familiares, destroi amizades e promove guerras. Então nós como cristãos não podemos ignorar esse tema.
Quando não gerenciamenos bem os recursos, uma das consequências é a dívida.
7 O rico domina sobre o pobre,
e o que pede emprestado
é servo de quem empresta.
Existem circunstâncias que fazer uma dívida se torna necessário, porém não podemos ser escravos das dívidas e nem fazer delas um hábito.
Conclusão
Conclusão
Se comprometa em desenvolver um orçamento que te permita a viver de acordo com o gráfico do bolo. Encontre alguém que te ajude na prestação de contas em que você está cumprindo esse orçamento. Como eu consigo fazer isso?
Faça como lemos em 2Coríntios, se doem completamente a Deus e depois aos outros. Jesus não é somente o modelo, mas o encorajador para a generosidade. A generosidade de Jesus é sacrificial, quando liberamos nossos recursos, nós nos libertamos deles.
Tenha um relacionamento profundo com Jesus;
Tenha um plano;
Crie margem para uma vida generosa.