As duas faces da riqueza
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 views1. NEIMAR 2. Como as riquezas podem ser usadas: a. Para o mal ou de forma negativa b. Para o bem ou deforma positiva 2. Como Deus deseja que as riquezas sejam usadas a. granjeai amigos com... b. Nada é nosso c. Honrar com nossas "fazendas" d. Que adianda ganhar o mundo inteiro e... 3. A História do dono da COLGATE.
Notes
Transcript
Pv.3.9-10
Pv.3.9-10
Introdução
Muitos querem ficar ricos. Por isso jogam na loteria. Roubam. Trabalham desesperadamente, sacrificando até a própria saúde física, emocional, espiritual, social e familiar.
Alguns que ganham grandes somas, por não saber o que fazer com tanto dinheiro, aplicam-no mal e acabam perdendo tudo. Muitos ricos acabaram morrendo na miséria.
O que Neymar está ganhando hoje?
a. Atrás de Cristiano Ronaldo (1,7 bilhões/ano - R$ 54,65/segundo) e Benzemá.
b Ganhará 867 milhões de reais por ano - 72.250.000 por mês - 2.408.333 por dia - 100.347 por hora - 1.672,45 por minuto ou 27,87 por segundo.
Será que pode desfrutar de paz uma pessoa assim? - SIM e NÃO. Depende de COMO utilizar as riquezas à sua disposição.
Desenvolvimento
O que a Bíblia aconselha sobre a riqueza?
Não colocar nas riquezas a nossa confiança - Sl.62.10; Jr.9.23; Pv.11.28.
2. Como as riquezas podem ser usadas:
a. Para o mal ou de forma negativa - Cartéis econômicos visando monopólio, investimento em armas e milícias, financiamento de guerras, corrompimento de autoridades, compra de votos etc.
b. Para o bem ou deforma positiva - Assistência social, filantropia, sustentadores de missionários, dizimistas e ofertantes.
3. Como Deus deseja que as riquezas sejam usadas? Para o bem.
a. Granjeai amigos com… Lc.16.9 NTLH. Os “amigos” são nossos semelhantes e irmãos. O cristão que passa ao largo dos pobres prepara para si acusadores para a eternidade. Quem, porém, doa e ajuda, cria amigos para a eternidade, porque segundo a promessa de Deus todo serviço de amor ou todo benefício em nome do Senhor vale até na eternidade (cf. Mt 10:42; Pv 19:17). As coisas aqui declaradas estão no mesmo nível das palavras do Senhor em Mt 25:37–40, segundo as quais o benefício aos mais humildes aqui na terra é feito ao próprio Jesus. (Fritz Rienecker, Comentário Esperança, Evangelho de Lucas (Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2005), 337).
b. Nada é nosso - Ag.2.8
c. Honrar com nossas "fazendas" - Pv.3.9-10; 1Tm.6.7,17-19.
d. Ser FIEL nos dízimos e ofertas. Ml.3.10,11.
e. Que adianta ganhar o mundo inteiro e… Mt.16.26.
Conclusão
A História do dono da COLGATE. Guilherme Colgate
com 16 anos saiu de casa.
Foi evangelizado por um senhor de idade. Foi aconselhado a ser dizimista fiel e fiel em seus negócios. Seus pais eram cristãos.
Ele fez o voto de ser fiel dizimista.
Tornou-se dono da pequena empresa de sabão que o contratou (antes sócio-trabalhador).
Foi maravilhosamente abençoado por entregar fielmente um décimo do que ganhava. Então começou a dar dois décimos, tornou-se ainda mais rico e começou a dar três décimos, aumentando depois para cinco.
Educou a sua família, estabeleceu planos para a sua vida e disse ao Senhor que Lhe daria todo o seu rendimento. Há quem diga que ele entregava 90% e vivia com os 10% que lhe restava.
Se o regozijo nas riquezas pode tornar-se suportável de alguma forma, é quando os homens as gastam e as usam no serviço de Deus; não há outra maneira de torná-las rentáveis: o mesmo princípio se aplica a todos os outros bens temporais, títulos, posição e ofício. John of the Cross