Escola biblica ( 7 igrejas do apocalipse - Sardes ).

Escola bíblica  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 37 views

Estudo sobre a igreja de Sardes.

Notes
Transcript

Carta a igreja de Sardes ( A igreja materialista ):

Ap 3.1-7 “E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre:”
Sobre a igreja de Sardes.
Localizada a 48/56km a sudoeste de Tiatira, e a 60km ao oriente de Esmirna que era antiga capital da Lídia.
Era uma das cidades mais antigas da Ásia menor. fundada por volta de 1200 a.C.
Ficava próxima a importantes estradas que conectavam a região costeira a oeste e a leste da Asia menor.
Era um importante centro cultural, religioso e comercial.
Estava situada em dois locais. A parte mais antiga estava sobre os montes, e como a população cresceu muito, foi construida uma segunda parte no vale abaixo.
Era a capital do rico rei Creso.
Os habitantes desta cidade usavam pedras de Sardes como colares para afastar os maus espíritos.
Eles eram fascinados pela morte e pela imortalidade, e observavam os ciclos de fertilidade da natureza, pois adoravam Artemis ( Deusa da Fertilidade ).
Tinha uma grande população Judaica no século 1º d.c. Muitos judeus migraram para esta cidade.
O Cristianismo se enraizou nesta cidade antes do final do século 1º.
Foi devastada por um terremoto juntamente com Filadélfia no século 17 d.c, e foram reconstruidas com ajuda do imperador Algusto Tibério de Roma, e por isso este obteve maior notoriedade local para si.
Possuia um teatro, um estádio, uma avenida central em mármore, uma imponente sinagoga e multiplos templos ( ex: O monumental templo de Artemis ).
Depois da grande invasão árabe em 716 d.C., a cidade declinou.
É considerada a “Igreja da reforma” , que começou em torno do ano 1500 d.C.
Comentário versículos:
v3:1 - QUE VIVES E ESTAS MORTO: Era uma igreja que estava morta espiritualmente, uma igreja sem vida, e apenas alguns poucos dos seus membros continuavam fiéis a verdadeira mensagem de Cristo.
Externamente parecia viva e ativa, e tinha uma reputação de sucesso e espiritualidade, mais era uma igreja que vivia de experiencias passadas.
Ela pode ter tido ministros ativos, e aparentemente eficazes, uma forma dinâmica de adoração, mas não o poder do Espírito Santo.
A reputação da igreja pode ter enganado muita gente, mais Jesus via a vida e os corações do povo.
Ela vivia uma religião, mais não a verdadeira vida espiritual.
O problema dela não era a heresia, mais a morte espiritual. Suas obras eram malignas. Jesus Cristo não tinha nenhum elogio para esta cidade.
Paulo que nos últimos dias haveriam pessoas “tendo forma de piedade, mais negando o poder dela”. Hoje em dia, vivemos em um mundo de aparências. Todas as pessoas se dizem cristãs. Porém alguns estão como os critãos de Sardes. Tem nome de vivo, mais estão mortos (Verdadeiros mortos vivos dentro da igreja).
2Tm 3.5 “tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”
v3:2 - SE VIGILANTE E CONFIRMA O RESTANTE QUE ESTAVA PARA MORRER: Aparentemente, ainda haveria experança e vida se a igreja se afastasse do seu antigo caminho e voltasse a Deus, obedecendo aquilo que haviam aprendido no passado.
Estava e um profundo coma espiritual, mais não fora das exortações de Cristo. Fique vigiando , fortaleça o restante que estava para morrer. lembre-se e guarde a mensagem da graça que recebeu e ouviu, buscando a santidade.
O Senhor enviou esta carta com um urgente grito de alerta. Se a igreja de Sardes não fortalecece aquilo que lhe restava de espiritual, ela iria morrer, por que prosseguiu nas obras que não honravam a Deus.
As obras deles estavam baseadas em uma fé morta, na qual sempre produz obras más.
v3:3 - LEMBRATE DAQUILHO QUE TENS RECEBIDO E OUVIDO, E GUARDA-O E ARREPENDE-TE: A confição da igreja de Sardes devia motivar os cristãos a se perguntarem:
Estamos nos desviando espiritualmente e confiando na nossa imagem, tradições, e experiências passadas, ou estamos, autenticamente vivos e crescendo espiritualmente?
JESUS PEDE A IGREJA DE SARDES VOLTAR PARA OS FUNDAMENTOS DA FÉ: A igreja deveria despertar. Sua satisfação própria a fizera que morressem espiritualmente. Haviam se afastado dos ensinamentos dos apóstolos, não cresciam, não evangelizavam, não serviam mais a Deus.
JESUS PEDE A SARDES QUE VIGIE: Ser vigilante, pois, nenhum ser humano pode predizer a volta de Cristo.
Jesus chama atenção para o Juizo, pois Sardes estava cega e surda espiritualmente.
CURIOSIDADE: Por duas vezes na história, Sardes foi saqueada ( em 546/547 a.C por Ciro II, e em 214 a. C por Antioco III ). Quando os vigias sobre os muros falharam por não detectar o exército inimigo entrando sorrateiramente por seus rochedos e muros supostamente inexpugnáveis.
v3:4- ALGUMAS PESSOAS NÃO SE CONTAMINARAM: Durante a história da igreja ouveram alguns poucos que não se “contaminaram sudas vestes com o pecado e a infidelidade a Deus (Frequentemente mencionados como “resto”) .
Is 11.11 “Porque há de acontecer, naquele dia, que o Senhor tornará a estender a mão para adquirir outra vez os resíduos do seu povo que restarem da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elão, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.”
Jr 23.3 “E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão.”
Sf 3.13 “O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.”
Zc 8.12 “Porque a semente prosperará, a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto.”
Estes poucos permaneceram fiéis, puros, devotados a Cristo e comprometidos com a sua mensagem original, transmitida por intermédio dos seus fiéis mensageiros, ao longo de todo o novo testamento.
2Co 11.3 “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo.”
A esperança para o renascimento desta igreja estava no fato de ainda existirem algumas poucas pessoas vigilantes. Cristo se compromete com eles dizendo: Andarão comigo, andarão com trajes brancos, seus nomes não irão ser apagados do livro da vida, e Ele os advocará diante do Pai ( Fotam fiéis, mesmo sendo hostilizados ).
v3:5 - RISQUEI SEU NOME: Este versiculo indica claramente a possibilidade muito real de que os membros do reino de Deus, tenham seus nomes removidos do livro da vida.
Êx 32.32-33 “Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então, disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro.”
Isto pode acontecer a qualquer pessoa que recebe a salvação, mais posteriormente se recusa a permanecer fiel a Jesus, e volta a sua natureza pecadora anterior (APOSTASIA).
TER O NOME RISCADO DO LIVRO DA VIDA: É perder a vida eterna com Deus, e ser condenado ao lago de fogo no final.
Ap 20.15 “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”
TRAJES BRANCOS E TERÃO SEU NOME NO LIVRO DA VIDA: Vestir o traje branco, era vestir o traje de vencedor. É para pessoas que são dignas de estarem no céu. Ter o nome garantido no livro e a garantia é a garantia da salvação.
CONFESSAREI O SEU NOME DIANTE DO MEU PAI E SEUS ANJOS: A chave para essa “grande confissão” é a fé em Cristo e no seu grande sacrifício!
v3:6 - QUEM TEM OUVIDO OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS: Esta é uma advertência direta do Espírito Santo as igrejas de Cristo.
Ap 13.8 “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”
Ap 17.8 “A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição. E os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão vendo a besta que era e já não é, mas que virá.”
Ap 20.12 “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.”
Ap 21.27 “E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.”
Êx 32.32 “Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.”
Conclusão:
3 coisas sobre Sardes:
Tem reputação que está viva, mais está morta (v.1).
As suas obras eram imperfeitas diante de Deus.
Tinham alguns membros que permaneciam fiéis.
5 ordenanças para Sardes:
Ser vigilante assim como os restantes fiéis.
Lembrar dos ensinos dos profetas e guarda-os.
Arrepender-se para não ter o nome riscado do livro da vida.
CONCLUINDO:
Os cristãos de Sardes são iludidos com sua reputação, consumidos pela busca de segurança trazida pelo sucesso material e riqueza.
A igreja de Sardes se tornou uma presa fácil por causa do materialismo e das preoucupações carnais.
Se vangloriavam de suas conquistas, mais haviam perdido sua vitalidade espiritual ( Se tornou uma espécie de igreja morta viva ).
Por isso Cristo diz a igreja de Sardes para se arrepender e voltarem aos ensinamentos originais ensinados pelos profétas de Cristo.
Ap 3.2 “Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.”
A IGREJA DE SARDES PERMANECE COMO UMA ADVERTÊNCIA AS IGREJAS DE HOJE: Jesus avalia o coração dos membros da igreja, e sua verdadeira saúde espiritual. Ele não olha como muitos de nós as construções, finanças, ou número de adoradores.
Não importa quão morta a igreja pareça estar, Deus ainda tem alguns poucos fiéis que não contaminaram suas vestes.
Ap 3.4 “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso.”
Devemos estar atentos a volta de Cristo, e nossos olhos não devem de voltar para os cuidados deste mundo. A oração de cada cristão deve ser para permanecermos íntimos e caminhar junto a Deus.
Devemos aprender, com eles, que não podemos viver apenas de reputação. precisamos viver uma continua realidade espiritual, e estar ligados à nossa cabeça, que é o Senhor Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more