SERMÃO PINDOBAL 20/8

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

A unidade da Igreja - Efésios 1.1-16

v.1 - Prisioneiro no Senhor - A prisão de Paulo por causa do evangelho é no Senhor (3.1). Suas exortações tem grande poder, pois ele mesmo já tomou essas questões suficientemente a sério, a ponto de sofrer confinamento a serviço do Senhor. Os Cristãos deveriam viver de maneira digna da adoção, santidade e unidade às quais foram chamados.
v.2 - A humildade era considerada algo desagradável pelo mundo pagão nos dias de Paulo. O orgulho era mais valorizado. Todas as virtudes mencionadas - humildade, mansidão, longanimidade e, acima de todas as coisas, amor - foram apresentadas no próprio caráter de Cristo e devem ser evidentes na cainhada diária de cada cristão.
v.3 - Paz é um estado de reconciliação e amor e, portanto, funciona como um vínculo para unir os crentes em Cristo. Os cristãos não criam a unidade, mas devem preservar a unidade já estabelecida.
v.4 - Espírito, Assim como o corpo humano possui um espírito que dá vida a ele, assim também o Corpo de Cristo, a Igreja, é vivificado pelo Espírito Santo que assim o faz com os Cristãos para a vida eterna em uma só esperança. Os cristãos não tem "esperanças" distintas, mas são juntamente chamados à vida eterna e a desfrutar com Deus para sempre na glória da ressurreição. Também são chamados a expressar essa unidade deste lado na eternidade, na igreja um corpo.
v.5-6 - Um só Senhor refere-se a Jesus Cristo. Uma só fé refere-se às verdades doutrinárias que os critãos comumente confessam. "Um espírito", "um só Senhor(Cristo)" e um só "Deus e Pai", constutui uma fórmula trinitária.
Related Media
See more
Related Sermons
See more