Obediencia ou sacrificio?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 31 views
Notes
Transcript

Introdução:

Todos nós gostamos de receber presentes. A prática de dar e receber presentes é tão antiga quanto a humanidade. Quando magoamos alguém, muitas vezes queremos reparar o erro com um presente. Jacó deu um presente a seu irmão Esaú para se reconciliar com ele. Provérbios também nos ensina que um presente pode ajudar a restaurar relacionamentos.
Da mesma forma, quando pecamos contra Deus, muitas vezes queremos nos reconciliar com Ele oferecendo-Lhe sacrifícios. Prometemos coisas a Deus, fazemos cultos de ação de graças, frequentamos mais os cultos, nos envolvemos mais na igreja local. Mas será que Deus se agrada de tais sacrifícios? Será que existe algo melhor e mais excelente que podemos oferecer a Ele?
Leitura Bíblica 1Sm 15.1-3

Desenvolvimento/aplicação:

A ordem clara de Deus - V.1-3

Deus usou o profeta Samuel para entregar a mensagem a Saul, e disse: ouça bem/preste bastante atenção as Palavras do Senhor. Era algo muito importante o que tinha de dizer, portanto atenção de Saul deveria ser redobrada.
Qual era a mensagem? “Eu vou castigar Amaleque! Deus iria executar o castigo, por aquilo que fizeram ao povo de Deus na saída do Egito.
O que eles fizeram? Amaleque e o seu povo foram os primeiros a atacar o povo de Israel enquanto eles estavam andando no deserto, foi um ataque covarde, o povo estava abatido, afadigado e eles armaram uma emboscada e atacaram por traz. Não havia motivo algum para o ataque, mesmo assim eles o fizeram.
Mas Deus abençoou e fez com que Israel saisse vitorioso e Deus falou a Moisés e prometeu que iria aniquilar os amalequitas por causa do que haviam feito, ele diz em diversos textos como em Ex17.14|Nm 24.20 e Dt 25.17 que iria apagar o nome de Amaleque debaixo do céu, isso significa que iria exterminar todos os descendentes de Amalaque e também destruiria todas as suas coisas.
“quando uma cidade era 'devotada', os habitantes eram condenados à morte, sendo o despojo destruído ou não de acordo com a gravidade da ocasião” Vemos que pecado de Amaleque foi tão grande e grave que até mesmo as suas coisas deveriam ser destruídas.
O escolhido para executar essa missão foi o rei Saul a ordem foi bem clara: destroi tudo! Deus iria castigar Amaleque por meio das mãos de Saul! Ele deveria destruir tudo, nada deveria poupar! Depois Deus ainda deixa mais claro para Saul o que significava esse tudo: “Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos’ ”.
Deus já havia ensinado ao povo de Israel por meio de sua Lei, que tudo o que fosse dedicado ao Senhor não poderia ter nenhum resgate:
(Lv 27.1 O Resgate do que Pertence ao Senhor)
28 “Todavia, nada que um homem possua e consagre ao SENHOR, seja homem, seja animal, sejam terras de sua propriedade, poderá ser vendido ou resgatado; todas as coisas assim consagradas são santíssimas ao SENHOR.29 “Nenhuma pessoa consagrada para a destruição poderá ser resgatada; terá que ser executada.
Aplicação: Aprendemos como é importante ouvir com atenção a voz de Deus! Nenhuma de suas Palavras devem ser desprezadas, ouçamos com atenção as ordenanças de Deus, para que também possamos obedece-las completamente!

A clara desobediência de Saul - V.4-11

Saul ouviu muito bem a clara ordem de Deus e vemos o que este homem fez.
Ele poupou o Rei Agague e o melhor dos animais, ainda por cima, tudo o que era bom aos seus própios olhos! Vemos aqui uma clara desobediencia desse rei! Na verdade podemos enxergar o coração rebelde e arrogante de Saul. Considerou ele mesmo fazer não a vontade de Deus, mas a sua própria! Saul considerou bom algo que Deus já havia condenado. Poupou o rei, talvez para mostrar aos povos o quanto ele era misericórdioso, poupou os animais que muito provavelmente eram bonitos e gordos e serviriam bem para alimenta-los e também poupou os objetos que eles mesmo julgaram ser bons!
Ele tinha poder em suas mãos, era um rei de um povo enorme, mas desprezou a Palavra do soberano rei, fazendo ele mesmo sua própria vontade.
Aplicação:
1. “uma obediência parcial é na verdade uma completa desobediência” Saul atacou o povo, destruiu muitas coisas, mas não destruiu tudo! Deus não está interessado que você o obedeça pela metade (porque Deus considera desobediência) Ele quer uma obediência completa!
Deus quer que o obedeçamos e sejamos diligentes em ouvir suas ordens e em obedece-las completamente! Deus não quer que você dedique somente parte de sua vida a Ele, Não! Ele quer que dediquemos toda nosssa vida, todas as areas da vida! Ele quer uma obediência completa, perfeita!
Você tem levado a sério as Palavras de Deus irmão? Você têm obedecido completamente ou feito como Saul, pela metade?
Não adianta ouvir e não praticar, não adianta vir a igreja ouvir pregações e não ser praticante! Não adianta também obedecer pela metade (Pois Deus considera uma completa desobediência) Para que tenhamos uma vida obediente é necessário estarmos atentos a voz de Deus. Quando for ouvir uma pregação ou ler a Palavra elimine todas as distrações, foque naquilo que Deus está falando para você e esteja disposto a obedecer. Exemplo: “Pastor pregou que preciso estar mais atento na hora da mensagem, a partir de agora vou procurar meios para que esteja mais atento na hora da mensagem.”
2. Saul tinha um coração rebelde. Ouviu a voz de Deus mas decidiu fazer do seu próprio jeito! E você irmão e irmã, também é assim? ou você tem um coração ensinável, humilde. Que tipo tem sido o seu coração? Como você tem respondido a Palavra de Deus? Com obediencia completa ou completa desobediência?
3. Tudo o que Deus faz, planeja possui um motivo. Porque Deus queria destruir aquele povo? Era um povo mau, covarde e que desprezaram a Deus todo poderoso atacando o seu povo em um momento de vulnerabilidade. Por isso Deus queria extermina-los da face da terra.
Só que Saul em sua desobediencia poupa a vida do rei Aguague. Um dos descendentes de Aguague é Hamã, que é o grande adversário do povo de Deus no livro de Ester, nós lemos que ele traça um plano para matar todos os israelitas, (daria certo se não fosse Deus agindo) Cresceu tendo ódio do povo de Israel e tinha sede de vingança e na primeira oportunidade decidiu atacar.
A desobediencia de Saul em poupar um unico homem, quase leva a extinsão do povo de Israel muito tempo depois. Então Deus tinha uma razão para exterminar, porque enquanto existesse uma só pessoa desse povo eles iriam prejudicar o povo de Israel!
Querido irmão e irmã, Deus sabe o que faz, Deus sabe o que é melhor para nós! Não fique questionando os mandamentos de Deus e vemos com este exemplo o quanto uma desobediência pode custar! Tudo o que Deus faz, incluindo suas ordens visam o bem do seu povo! Para o nosso bem!

A Clara e completa desaprovação de Deus - V.10

Em reposta a desobediência Deus fala a Samuel que se arrependeu de ter colocado Saul como Rei. Mas Bíblia também fala que Deus não se arrepende, o próprio Samuel fala isso no versículo 29. Então como resolver? Deus não se arrepende como nós! Nós nos arrependemos porque não conhecemos o futuro e por que cometemos erros, mas Deus conhece o futuro e jamais comete erros! Está explicando em uma linguagem humana que estava aflito e triste por causa daquela situação.
Deus fala a Samuel que Saul o abandonou, Saul abandonou a Deus, deixou de segui-lo para seguir o próprio coração, sua própria vontade...
Samuel ficou irado e clamou a noite toda, muito provavelmente com Saul e por isso passou a noite orando e de madrugada partiu para o encontro com Ele.
v.12 Chegando no lugar que Saul deveria estar não o encontra, na verdade lhe é contado que não estava mais lá, partiu para Carmelo e ali fez um monumento de honra a si mesmo! Vemos aqui quem Saul reconhecia como digno de honra e glória pela vitória: Ele mesmo! Ele teve uma grande vitória contra os amalequitas, tinha o seu trofeu em mãos (rei Aguague) e também muita sorte de despojos! Levanta monumento para si (dizem que foi uma estrutura em formato de mão, para exaltar sua força) para seu próprio louvor! (lembre-se bem disso) “depois da sua propria glória agora era hora de prestar um culto a Deus, afinal, ele também teve alguma participação nisso” então Saul partiu para Gilgal para oferecer sua oferta a Deus.
O encontro com Saul v.13-21
Saul é pego então no flagra, ele ja comprimenta Samuel se justificando “Eu segui as instruções do Senhor” Mas Deus já havia revelado a Samuel a verdade. Então Samuel constesta que som é esse que ouço das ovelhas e bois?
Mesmo assim ele ele não admite seu erro, mas tenta colocar a culpa nos soldados, mas eles polparam por um bom motivo! para sacrificarem ao Senhor teu Deus. Samuel constesta novamente, você é o Rei (v.17)! A quem o soldados respondem Saul? Alem disso Samuel relembra as ordens claras de Deus v.18-19.
Mesmo assim Saul não se rende, não admite seu pecado, sua desobediência! v.20-21 “Eu matei a todos, só poupei a vida de um unico homem, o rei, e os soldados só polparam o melhor dos animais para que pudessem sacrificar a Deus. Note bem que Saul sabia que havia desobedecido a Deus, mas estava tentando se justificar.
Um homem covarde, cheio de si, orgulhoso, e mesmo Samuel com todas as provas contra ele, não teve coragem de admitir o erro! Queridos irmãos, poucas coisas aborrecem tanto a Deus como o orgulho! Deus se opõe aos orgulhos( isso nos é dito em diversas referência Bíblicas) Deus é inimigo dos orgulhosos! E um dos sinais do orgulho é quando não reconhecemos os nossos erros mesmos tendo provas contundentes que erramos!
Obedecer ou sacrificar?
Chegamos ao versículo que me motivou a estudar este texto v.22-23, enquanto meditava em meu devocional no começo da semana estes versículos me saltaram e fiquei maravilhado meditando neles.
Após todas as desculpas de Saul, Samuel faz esta declaração:
Será se Deus tem mais prazer/deleite/satisfação em sacrificio de holocausto e sacrificios comuns do que se obedeça a sua Palavra? Foi isso que Deus pediu para você Saul?
Veja! A Obediência é melhor, a obediência possui um carater mais excelente do que sacrificios! e ele repete em outras palavras! Você ouvir a voz de Deus e responder em conformidade é melhor que oferecer gorduras de muitos carneiros! Deus não queria que você poupasse para lhe sacrificar depois, ele desejava tua obediência! Se você tivesse feito conforme a sua vontade você teria dado prazer e alegria ao Rei, muito mais do que todos esses sacrifícios!
Queridos irmãos, essa mesma verdade é repetidas diversas vezes na Palavra:
Pv 21.3
3 Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao SENHOR do que oferecer sacrifícios.
Is 1.11
11 “Para que me oferecem tantos sacrifícios?”,pergunta o SENHOR.“Para mim, chega de holocaustos de carneirose da gordura de novilhos gordos.Não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!
Jr 7.22-23
22 Quando tirei do Egito os seus antepassados, nada lhes falei nem lhes ordenei quanto a holocaustos e sacrifícios. 23 Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem.
Mq 6.6-8
6 Com que eu poderia comparecerdiante do SENHORe curvar-me perante o Deus exaltado?Deveria oferecer holocaustosde bezerros de um ano?7 Ficaria o Senhor satisfeitocom milhares de carneiros,com dez mil ribeiros de azeite?Devo oferecer o meu filho mais velhopor causa da minha transgressão,o fruto do meu corpopor causa do pecado que eu cometi?8 Ele mostrou a você, ó homem,o que é bome o que o SENHOR exige:pratique a justiça, ame a fidelidadee ande humildemente com o seu Deus.
Aplicação:
Cuidado com orgulho! Uma das formas de orgulho é vista no texto de hoje, mesmo Samuel apontando claramente a sua desobediência, Saul não se rendia.
2. Deus se agrada muitissimo mais com a obediência do que qualquer outra coisa que você possa oferta a Ele!
Deus não quer outro sacríficio a não ser a nossa obediência!
O melhor sacrificio a Deus é vivermos uma vida de obediência a sua Palavra!
Nenhum sacrificío é valido nem agradável a Deus se não partir de um coração obediente.
Vamos trazer isso mais para perto de nós?
Muitas vezes achamos que estamos seguros por vir a igreja, frequenta-la semanalmente e também oferecer sacrificios a Deus de louvores e hinos, estar envolvido em ministérios da igreja, ter cargos importantes na igreja, é muitas vezes uma pessoa pontual, honra com os compromissos com a igreja mas nada disso adianta se você não tiver um coração obediente a Deus! Nada disso terá valor se você estar distante de Deus e tem um coração rebelde! Isso só servira para o desencargo de sua consciencia, mera formalidade. Não tem valor algum para Deus!
Ilustração: O livro Pastor imperfeito conta o caso de um pastor, que aparentemente ia muito bem em seu ministério, sua igreja estava lotada e aos olhos de todos ele era um homem de sucesso, porém sua familia estava em um completo caos, estava prestes a se separar de sua esposa, não possuiam um bom convivio em casa, os filhos não ouviam mais os pais, enfim.
Este homem era obediente? aparentemente sim.
Este homem era obediente e aprovado por Deus? Não. Deus fala que o pastor deve cuidar primariamente da sua família! Ele tinha fracassado em fazer isso, por isso queria compensar se empenhando ainda mais no ministério. Mas Deus o despertou, dizendo: É melhor obedecer do que sacrificar, esse pastor então se arrepende.
Aprendemos aqui que uma obediência parcial é na verdade completa desobediência! Mas e em sua casa? Você também se esforça para obedecer a Deus quando ninguém ta vendo? Em seu trabalho? Você também é obediente a Deus lá?
Em Romanos 12 Paulo nos dis que devemos oferecer nossos corpos em sacríficio vivo, santo e agradável a Deus! Sim! Isso significa uma vida de plena obediencia a Ele! Esse é o sacrifício santo e agradável a Deus!
Samuel fala também sobre a rebeldia e arrogância, ela é como o pecado de feitiçaria! Sabe o terecô, a macumba, o bater tambor? Nós condenamos essas coisas, reprovamos a magia negra, a macumba, a feitiçaria! Mas Deus está coloca o pecado de rebeldia no mesmo pé de igualdade com essas coisas! A feitiçaria é um pecado grave, assim também como a rebeldia! Muitas vezes ficamos preocupados com os pecados escandalosos e fazemos pequenas concessões, mas lembre-se toda desobediência é um pecado escandaloso!
Cuidado querido irmãos para que não sejamos rebeldes, contra Deus, nem mesmo contra as autoridades que ele colocou sobre nós! Saul rejeitou a autoridade de Deus, pensando que poderia fazer sua própria vontade, assim demonstrou um coração rebelde. Se somos filhos de Deus e também servos dEle, rebeldia não deve estar em nosso dicionário, muito menos em nossos atos.
No final do verso 23 Samuel repete em outras palavras aquilo que disse, a obstinação/arrogância é como cultar a idolos! O comentário bíblico Moody diz que ambas coisas são formas de apostasia, isto é, formas de abandonar a Deus, negando sua autoridade e afirmando a autoridade de outro Deus ou ser.
Como vai o seu coração irmão? Como você responde as ordenanças de Deus e de sua autoridade pastoral?

Conclusão:

Vemos neste capitulo como Deus reprovou Saul como rei, Samuel declara isso no versículo 28: “O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel e o entregou a alguém melhor que você.” Sabemos bem sobre quem ele estava falando, o homem segundo o coração de Deus, o rei Davi. Que claro não foi um homem perfeito, teve suas quedas, mas quando confrontado pelo pecado demonstrou aquilo que não vemos em Saul, arrependimento e humildade. Ele foi um homem obediente a Deus e vemos que isso muito agradou ao Senhor. Que possamos seguir o exemplo desse homem e rejeitar Saul e seu estilo de vida.
Que Cristo nos conduza e lembre-se o melhor sacríficio que você pode ofertar a Deus é uma vida obediente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more