A mútualidade do pastoreio cristão
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
A mútualidade do pastoreio cristão
A mútualidade do pastoreio cristão
PERGUNTA REFLEXIVA:
Que diferença o evangelho faz em seus relacionamentos? de que maneira ele afeta o modo como você se vê em relações àqueles que o cercam?
Vocês lembram de como o capítulo 5 terminou?
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 5)
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne,(desejos da velha natureza) com as suas paixões e concupiscências.25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.26 Não nos deixemos possuir de vanglória (Não sejamos orgulhosos), provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais(maduros), corrigi-o com espírito de brandura (agindo de uma forma que é gentil, suave e calmo)
Sobre a correção:
“É um hábito de comportamento pecaminoso que a pessoa não será capaz d vencer sem ajuda e sem intervenção externa. Os cristãos não devem ser nem rápidos em criticar nem receosos de confrontar” Tim Keller
O próprio Jesus agia assim (Luke 4:22 “Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios...
Paulo usou como exemplo uma situação hipotética quando coloca a particula “Se”. porém, ele escolhe um exemplo ordinário.
Mas ainda assim, talvez Paulo tenha em mente àqueles irmãos que constantemente estavam caindo em falta; Quais faltas?
O falso ensino. Ex:
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão (Gl 5.1)
Portanto, os irmãos deveriam estar em constante alerta, cuidando “para que também não sejais tentados.
Aplicação:
Entendo que Paulo estimulou não somente os líderes e pastores da igreja da Galácia a corrigir os irmãos com espírito de brandura e a se guardarem para não serem tentados. Paulo estende este dever aos crentes em geral, mas principalmente aos maduros ou “espirituais”.
É necessário humildade para reconhecer que muitas das vezes você estará em falta e precisará de correção.
Eu, como seminarista, sou tentado a ser demasiadamente falho em perceber isso, e consequentemente ser fechado a ouvir correções.
Responsabilidade pessoal
e guarda-te para que não sejas também tentado. (estar vigilante, estar atento ou ser cuidadoso)
ponto 2
Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.3 Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.
Sobre cargas
Mateus 20.12 “dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia.”
apocalipse 2.24
Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
Atos dos Apóstolos 15.28 (ARA)
Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 6
Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.
A) Alguém orgulhoso demais para ter um coração de servo, alguém que acha que “já tem muitos problemas na sua vida para se preocupar com a vida dozotro”
B) Mas também a pessoa que acha que não precisa de repreensão e correção; pessoas envolvidas em vícios geralmente são assim.
Mas prove cada um o seu labor e, (Cada um examine os seus próprios atos NVI) então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.
Gl 6.4.
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 6
Porque cada um levará o seu próprio fardo.
Lendo Gálatas com John Stott (Examine os Próprios Atos (Gálatas 6.3–5))
Devemos levar os fardos uns dos outros que são muito pesados para uma pessoa carregar sozinha. Mas há um fardo que não podemos compartilhar – na verdade, não precisamos compartilhar, porque é um fardo suficientemente leve para cada um carregar – a responsabilidade para com Deus no dia do juízo. Nesse dia você não poderá levar o meu fardo, e eu não poderei levar o seu. Cada um de nós deverá responder individualmente a Deus.
CONCLUSÃO:
Que diferença o evangelho faz em seus relacionamentos? de que maneira ele afeta o modo como você se vê em relações àqueles que o cercam?