Cristo, o centro do lar
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Há um tempo atrás, o casamento saiu de moda, hoje em dia dizem estar na moda novamente. A industria de festas de casamento tornou-se uma industria lucrativa e as pessoas tem se casado. Mas existe uma proporção que aumentou mais do que a industria do casamento, o divórcio. Portanto a minha palavra hoje é de encorajamento para vocês que estão investindo esse fim de semana para servir casais. Investir nos casamentos, para que esses permaneçame glorifiquem a Deus. Se esse é objetivo, devemos pensar nas razões pelas quais os casamentos acabam.
As expectativas que criaram em cima do casamento:
Otimistas - Idolatram o casamento, fazem dele um deus. Jogam no casamento em si, no cônjuge a expectativa de realização, sentido e significado. Mas, essa expectativa vai ser frustrada, nenhum casamento é capaz de suprir essa expectativa.
Pessimistas - Encaram o casamento como um estraga prazer, que não é algo bom, mas apenas como algo necessário necessário.
O número de divórcios aumentou justamente por causa dessas duas visões contemporâneas. Por outro lado, a união estável deixou de ser uma alternativa para situações específicas e passou a ser a em alguns casos a primeira opção para quem tem medo do compromisso ou entram já pensando em sair. Porque o que é o casamento a não ser a união de dois pecadores egoístas, dividindo o lar e a vida?
Portanto meu encorajamento é para que nesse fim de semana vocês trabalhem para que esses casais amando mais outra pessoa do que o seu cônguje. Mas como assim? Seriam os filhos?
37 Jesus respondeu:
— “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.”
Não! Você precisa amar Jesus mais que a sua esposa/marido e também mais do que seu filho. Parece um pouco óbvio para quem é cristão, mas na prática não é isso que acontece. O casamento é muito mais sobre Deus do que sobre nós, porque ele existe para a glória de Deus. Portanto, um casamento saudável e bíblico, glorifica a Deus. Adoramos a Deus através do casamento. Mas, se não entrarmos no casamento adorando a Deus, adoraremos ao outro. Quando adoramos o outro, transformamos o outro em um ídolo, e os ídolos são frágeis, imperfeitos e e não são capazes de cumprir as expectativas que só Deus pode suprir.
21 Sujeitem-se uns aos outros no temor de Cristo.
O que te impede de pecar contra a sua esposa? O que te impede de pecar contra o seu marido? O amor ao outro? Mentira! Sem Cristo, sempre amamos mais a nós mesmos do que a qualquer outra pessoa. Então o que nos impede? Terapias podem ajudar, jantar romântico, viagens também, mas ninguém se mantém fiel por isso. A carta aos Efésios ao dar orientações sobre casamento e família, o Ap Paulo antes escreve: Sujeitem uns aos outros por temor ao Senhor.
José, ainda nem era casado e foi assediado pela esposa do seu patrão, Potifar. Porque ele não pecou? Porque ele temia a Deus, só por isso.
A cruz é a única coisa que nos faz desistir de pecar de verdade. Portanto, quanto mais eu escuto sobre Jesus, canto para Jesus, cultuo dominicalmente a Jesus com os irmãos, eu preciso desejar viver mais para Ele.
Amar a Deus de todo coração, força, alma e entendimento é fazer de Jesus senhor de fato sobre tudo na minha vida, sobretudo no meu casamento. Mas o pior é quando vemos o conceito contemporâneas de casamento sendo ensinado nas igrejas como receita para um casamento feliz e bem sucedido.
Quantos aqui nunca ouviram conselhos como: “Para manter um bom casamento é preciso sair pra jantar, dar presente, etc…”
Que a família é o seu bem mais precioso? Onde está isso na bíblia? Seu bem mais precioso é Jesus, se você não amar mais Jesus do que você ama a sua família, você não vai conseguir amar a sua família de verdade. Na verdade sua família se tornará um ídolo para você, e ao invés de te aproximar de Deus, vai te afastar.
Mas Jesus falou no final de um dos seus sermões mais lindos e conhecidos: “buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”. Mas demonstramos a nossa falta de confiança em Deus diante dessa afirmação de Jesus.
Buscar primeiro o Reino de Deus não vai afastar a família, mas vai aproximar. Não faça do seu casamento, nem da sua família um deus, mas busque a Deus com a sua família.
Quando não encontramos tempo para servir a Deus por causa da família. Nesse caso a família é apenas uma desculpa para desobedecermos a Deus. Não estou falando que as atividades da igreja em si são mais importantes que a família, o que eu estou falando é que a família em si não está a frente do Reino, e buscar o Reino passa pelo meu compromisso com a igreja de Cristo. Que se eu amo a Cristo mais do que tudo, eu vou tê-lo como prioridade em tudo, porque só dessa forma as outras coisas vão entrar no eixo. O que Jesus diz, me busque em primeiro lugar que eu cuido da família de vocês.
Aí você pode me dizer que conhece pessoas que perderam a família por causa da igreja. Mas será que a bíblia estaria em contradição, uma vez que a família é credencial inclusive para aqueles que aspiram o ministério. De fato pessoas perdem a família por causa da igreja e outros não são qualificados para o ministério por causa de esposa e filhos. O que eu estou falando é que Deus não manda abandonar a família ou descuidar da família por causa da igreja, por causa do Reino, mas para o Reino de Deus ser prioridade na família de vocês. Não abandone a sua família por causa da missão, mas leve a missão para dentro da sua família. A obra de Deus não separa família, mas une. As vezes usamos o futuro da família como desculpa para não trabalhar e não contribuir para o Reino de Deus. Nosso filho gasta tempo a semana toda com outras coisas e justamente no domingo ele fala que precisa estudar e você aceita. Você começa a guardar muito dinheiro e para de contribuir por uma preocupação com o futuro do seu “bem maior”. Como disse, a bíblia não ensina nem que o nosso bem mais precioso é a família nem nos ensina a temer o futuro.
Ter Jesus como centro do casamento é amar a Jesus acima de tudo, amar a Jesus acima de tudo é negar a si mesmo e buscar o Reino como prioridade. Priorizar o Reino como, é levar a salvação a outros casais que vivem um inferno e estão indo para o inferno. Ver seu casamento servindo a Deus, deve ser a maior alegria do seu coração. Ninguém perde servindo a Jesus.
Conclusão
O casamento só dá certo de verdade quando a expectativa não está em uma idolatria ao casamento, nem tão pouco pela desvalorização. Mas quando Jesus é o centro, quando ensinamos a nossa esposa a adorar a Jesus, ela vai nos amar/sujeitar porque teme a Deus, da mesma forma a esposa só vai se submeter em amor ao marido se for por temor a Jesus (ela não vai achar méritos em você para isso). Consequentemente, seus filhos precisam amar a Jesus mais do que a seus pais, porque só temendo a Deus eles vão amar e se submeter aos seus pais.