A unidade do povo de Deus

Exposições em Efésios  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

Efésios 4.1-6

Efésios 4.1–6 NAA
Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor, fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há somente um corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança para a qual vocês foram chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

Introdução

Time unido jamais será vencido;
O Jiu-Jitsu e a irmandade; Mecher com um mecherá com todos;
A igreja deveria ser assim também;
Aquilo que nos une, aquilo que temos em comum, é muito mais importante sobre as pequenas divergências a vários assuntos;
Dentro e fora da igreja acaba sendo gerado um clima de competição;
Como nós nos tratamos entre nós é ruim as vezes;
O importante é que crescermos juntos e unidos;

15Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. 16Tenham o mesmo modo de pensar de uns para com os outros. Em vez de serem orgulhosos, sejam solidários com os humildes. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

Lutando pelo que temos em comum;
Lutando pelo Reino de Deus!
E por causa do que temos em comum que nos faz lembrar que o temos é muito mais forte do que qualquer coisa que venha trazer desunião.
A luta em prol a unidade do povo de Deus e a grandeza que nós temos;
Tese: Devemos nos esforçar para andar em unidade da fé que já temos em Deus!
Paulo estava preso e tinha um esse assunto importante a tratar com aquela igreja;
Esse é o primeiro assunto a tratar depois de falar da parte teorica do plano eterno de Deus;

I. Devemos nos esforçar

Nova Almeida Atualizada (Capítulo 4)
Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, 2com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor, 3fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Efésios 4.1–2 (ARA)
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;
O desafio de manter a unidade na fé;
Alguém que sabe o preço de seguir a Cristo;
Um prisioneiro no Senhor;
Chamando os crentes a andarem de modo digno da salvação em Cristo; Versículo 1
Como andamos de modo digno da vocação?
Dando bons frutos, tendo um bom testemunho...

17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, porém a árvore má produz frutos maus. 18A árvore boa não pode produzir frutos maus, e a árvore má não pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e jogada no fogo. 20Assim, pois, pelos seus frutos vocês os conhecerão

Tiago 2.17 NAA
Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
A Salvação nos leva a boas obras;
Efésios 2.10 NAA
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Carta aos Efésios 1. A obra milagrosa do corpo de Cristo: Ef 4.1–16

Na ligação com Cristo ele morre para a velha vida e é despertado para a nova vida. Ele é preenchido com o Espírito Santo e vive “em Cristo

Vivendo uma vida transformada.
Modo como nós buscamos a Unidade;
Se esforçando, suportando...
Efésios 4.2 (NAA)
com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor,
Deus já criou todas as coisas e já temos a unidade;
Precisamos perserverar nela;
Lutar para manter a unidade;
A responsabilidade é de todos os crentes lutarem pela unidade;
Humildade e Mansidão
Lendo Efésios com John Stott (Unidade e Amor (Efésios 4.1–2)
Paulo retrata a vida digna de nossa vocação como sendo caracterizada por cinco qualidades: humildade, mansidão, paciência, longanimidade mútua e amor. Ele pede que tenhamos certeza de que vivemos uma vida de amor. É aqui que ele começa, e é aqui também que devemos começar. Muitos iniciam com estruturas, mas o apóstolo o faz com qualidades morais. A humildade era desprezada no mundo antigo. Os gregos nunca usavam sua palavra para humildade em um contexto de aprovação. Em vez disso, queriam dizer com ela uma atitude abjeta, servil e subserviente. A verdadeira humildade só foi reconhecida quando Jesus veio. Ele se humilhou como servo. E apenas ele, dentre os mestres religiosos e éticos do mundo, pôs diante de nós uma criança como exemplo. Paulo tem em mente o reconhecimento humilde do valor das outras pessoas. Humildade é essencial para a união. Quando reconhecemos o valor intrínseco que Deus dá às outras pessoas, promovemos harmonia na nova sociedade de Deus.
Lendo Efésios com John Stott (Unidade e Amor (Efésios 4.1–2))
A mansidão foi elogiada por Aristóteles porque ele odiava extremos e amava a moderação. A palavra também era usada como referência a animais domésticos, por isso não é sinônimo de fraqueza. Pelo contrário, é a mansidão do forte, cuja força está sob controle. É a qualidade de pessoas fortes que, não obstante, têm domínio de si mesmas e servem aos outros.
Para termos unidade no nosso meio precisamos desenvolver a humildade e a mansidão;
Cristo como nosso exemplo! Se nós achamos que somos superiores ao nosso irmão, prezar pela unidade será um problema.

O exemplo de Cristo na humilhação

5Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, 6que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. 7Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, 8ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

Carta aos Efésios 1. A obra milagrosa do corpo de Cristo: Ef 4.1–16

Cl 3:12s: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus … de terna misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência, e suportai-vos uns aos outros…”

Carta aos Efésios 1. A obra milagrosa do corpo de Cristo: Ef 4.1–16

a partir do adjetivo tapeinos (“baixo, comum, insignificante, fraco, pobre”) o substantivo composto tapeinophrosyne também adquire o significado “mentalidade servil submissa”, isto é, “fraqueza e covardia”

Lendo Efésios com John Stott (Unidade e Amor (Efésios 4.1–2))
A terceira e quarta qualidades, paciência e suporte mútuo, formam um par natural. Paciência é resignação em relação a pessoas irritantes, como Deus em Cristo mostrou para nós. Suportar uns aos outros fala dessa tolerância mútua necessária para que os seres humanos convivam em paz
Tolerância e paciência- Viver no coletivo.
Lendo Efésios com John Stott (Unidade e Amor (Efésios 4.1–2))
O amor é a qualidade final, que inclui as quatro anteriores, e é a coroa e a soma de todas as virtudes. Amar é buscar construtivamente o bem-estar dos outros e o bem da comunidade.
Carta aos Efésios 1. A obra milagrosa do corpo de Cristo: Ef 4.1–16

A referência ao suportar-se “recíproco” lembra os leitores de que nessa questão nunca se trata de uma tarefa unilateral. Todo cristão também é pessoalmente uma carga para outros

Lendo Efésios com John Stott Unidade e Amor (Efésios 4.1–2)

Essas são, então, as cinco pedras fundamentais da unidade cristã. Onde elas estão ausentes, nenhuma estrutura de unidade pode permanecer. Mas, quando esse fundamento sólido é lançado, há esperança de que uma unidade visível seja construída.

Carta aos Efésios 1. A obra milagrosa do corpo de Cristo: Ef 4.1–16

Essa tolerância não deve acontecer com contrariedade, mas “em amor”, que foi derramado no coração dos crentes (Rm 5:5) como efeito mais importante do Espírito (Gl 5:22; 1 Co 13:1ss). Apesar de ser incompreensível, cabe entendê-lo a cada dia novamente (Ef 3:19). Nele se cumpre a essência do mandamento de Deus (Rm 13:8ss; 1 Tm 1:5

Carta aos Efésios 1. A obra milagrosa do corpo de Cristo: Ef 4.1–16

Enquanto o “suportar” tinha mais o sentido de “agüentar”, Paulo convoca neste versículo para um agir extremamente ativo: “esforçai-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no laço da paz”.

II. Temos uma unidade em Deus

Efésios 4.4–6 NAA
Há somente um corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança para a qual vocês foram chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
-Independentemente das diferentes práticas de batismo nas diversas comunidades eclesiais (e independemente de seu possível abuso) a igreja de Jesus Cristo jamais poderá abrir mão daquilo que Deus transmite aos fiéis através do batismo. A igreja só pode ser renovada em seu todo quando ela apreende o presente que o único Senhor oferece na confissão da única fé no batismo. Nessa renovação é preciso preservar como elementos essenciais tanto a realidade do acontecimento aqui ocorrido como a indissolúvel ligação entre fé e batismo
Eberhard Hahn, Comentário Esperança, Carta aos Efésios (Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2006), 81.
Um corpo gerado pelo Espirito Santo de Deus;
Somos um mesmo corpo e o mesmo espirto.
O mesmo espirito age em todos as denominações;
E só temos um Salvador e Senhor;
Seguimos a mesma fé na Salvação em Jesus, mesmo com divergências secundárias;
A mesma fé = a irmãos na fé;
Unidade e uniformidade
O mesmo geito de nós para fazer parte.
Lendo Efésios com John Stott A Unidade Cristã e a Unidade de Deus (Efésios 4.3–6)

Devemos afirmar que pode haver uma só família cristã; uma só fé cristã, esperança e batismo, e um só corpo cristão, porque há um só Deus – Pai, Filho e Espírito Santo

Devemos trilhar um caminho de pacificação. Temos uma grande família que rompe toda a estrutura denominacional.
Somos povo de Deus, na unidade com diversidade.
Não estou falando de ecumenismo, falsos cristão...
A nossa confissão de fé
Conclusão:
Lendo Efésios com John Stott A Unidade Cristã e a Unidade de Deus (Efésios 4.3–6)

Assim, a verdade da unidade indestrutível da igreja não é desculpa para que concordemos com a tragédia de sua desunião atual. Algumas comunidades cristãs estão desfiguradas por causa de rivalidades entre pessoas ou grupos que supuraram por anos. Como podemos tolerar tais atitudes? Precisamos ter sede de amor, união e paz e ativamente buscar isso.

Related Media
See more
Related Sermons
See more