Escola biblica ( 7 igrejas do apocalipse - Filadélfia ).

Escola bíblica  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 45 views

Estudo sobre a igreja de Filadélfia.

Notes
Transcript

Carta a igreja de Filadélfia ( Amor fiel e serviço ):

Ap 3.7-13 “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre: Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas”
Sobre a igreja de Filadélfia:
Ficava cerca de 48km a sudoeste de Sardes.
Também conhecida como a igreja missionária.
Foi fundada pelos cidadões de Pérgamo.
Ficava proxima a um vale fértil de Lico próximo ao rio Meandro, especialmente adequado ao cultivo de uvas para vinho. Ficavam em uma área de fronteira próximo ao planalto central da Ásias menor.
o suprimento de água se dava por aquedutos que tranziam água das nascentes a 10km ao norte, na direção de Hierápolis.
Os habitantes de Filadélfia mantiveram os barbaros afastados da região, e trouxeram cultura. E também tinham uma escola de medicina.
Filadélfia siginifica “Amor fraternal”.
Foi renomeada Neo Cesareia “ Nova cidade de Cesar” , como gratidão após ajuda do imperador para reconstrui-la depois de um terroto. Depois desse evento, muitos habitantes moravam nos limites da cidade com medo de um novo terremoto.
Estava estratégicamente proximo as rotas comerciais e onde estavam os templos de Zeus e do imperador.
Inscrições em Filadélfia fazem menção ao culto a Zeus e ao imperador romano.
A igreja era composta por um pequeno grupo de Cristãos pobres. Ricos somente aos olhos de Deus.
Receberam também carta de Inácio, pai da igreja antiga. Sofreram durante o martírio de Policarpo.
Das 7 igrejas, Filadélfia e Esmirna foram as únicas a escapar da Reprovação de Jesus.
Comentário versículos:
v3:7 - É SANTO, VERDADEIRO, TEM A CHAVE DE DAVI, OQUE ABRE, E NINGUEM FECHA, O QUE FECHA, E NINGUEM ABRE:
Aqui Cristo esta fizendo que devido sua obediência, sua persistência e fideliade, Ele abriria as portas de oportunidade, e as portas do seu reino.
CHAVE DE DAVI: Também pode fazer uma analogia a Isaias 22.22 . É provavel que os Cristãos de Filadélfia fosse excluidos das sinagogas (v.9: Sinagofa de Satanás ), mais Cristo enfatisa sua autoridade de abrir e fechar portas. Também pode se referir que Jesus abriu uma porta para o o “Santuário Celestial”.
PORTA ABERTA: Da acesso a salvação garantida.
PORTA FECHADA: Niguem consegue abri-la (O Juízo é certo).
Is 22.22 “E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá.”
SANTO E VERDADEIRO: Um título divino que é aplicado a Jesus.
v3:8 -
Filadélfia era uma igreja fiél a Cristo, à verdade e a mensagem original de Jesus., viviam segundo a palavra de Cristo, e não o negavam.
Haviam suportado a oposição da sociaedade e resistiram à possibilidadede de se conformarem às tendências malignas e profanas de outras igrejas.
NOVAMENTE PORTA: Eles não teriam que confiar na sua força limitada para passar pelas portas abertas, ou para escapar às tentações vindouras; Cristo recompensaria a sua fidelidade com o seu poder e com a sua provisão. Os recompensaria com o acesso ao reino de Deus.
JIMMY SWAGGART: Segundo ele a “porta aberta” se refere a preparação do caminho para que o evangelho seja enviado a todo mundo.
POUCA FORÇA: Os cristãos de Esmirna eram financeiramente podbres. Da mesma formaos cristãos de Filadélfia eram fracos, mais guardavam a palavra de Deus. Alguns estudiosos acretiam que pouca força se referem a serem poucos em número nesta igreja, mais alcançariam a muitos.
v3:9 - SINAGOGA DE SATANAS: Se refere a perseguição dos Judeus aos Cristãos.
Serviam na verdade ao inimigo. Cristo os fará com que esses perseguidores se prostem aos pés dos seus seguidores e reconhecerem que Cristo os amou, tal como Isaias previu que os gentios se prostrariam diante dos Israelitas.
Is 45.14 “Assim diz o Senhor: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes, e os sabeus, homens de alta estatura, se passarão para ti e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e nenhum outro deus há mais.”
v3:10 - HORA DA TENTAÇÃO: A promessa de Cristo aos seus fiéis seguidores na igreja de Filadélfia, de guardá-los da hora da tentaçâo, é identica a promessa de Paulo aos tessalonicenses, de que eles seria livrados da “ira futura” ( A grande tribulação). Alguns teologos acham que Cristo se refere as perseguições do 1º século, e não à grande tribulação).
1Ts 1.10 “e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.”
Esta promessa se estende a todo fiel povo de Deus ao longo dos tempos.
No grego, o verbo “guardarei de” pode significar tanto “evitar que você experimente” quanto “guarda-lo através de”. As duas implicações são relevantes para a igreja da época, e a igreja de hoje.
Deus ajudará o seu povo a resistir e prevalecer nas dificuldades, e a oposição do mundo. “Irá resgata-lo na hora da tentação final” ( Com Arrebatamento ).
Uns acreditam que o arrebatamento virá antes da grande tribulação, outros que todos passarão por ela, e o Senhor esta prometendo proteger os crentes, ajuda-los a suportar, e os que vencerem seriam arrebatados.
IGREJA DO ARREBATAMENTO: A igreja de Filadélfia é a igreja do arrebatamento, pois foi a única das 7 que Jesus falou que ira preservar na grande tribulação.
A GRANDE TRIBULAÇÂO:
Será o periodo de grande juízo que envolve a ira de Deus ( Juízo e punição justificados) sobre os ímpios.
1Ts 5.2 “porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite.”
2. O ataque de Satanás as pessas piedosas (Isto é, sobre aqueles que aceitam e seguem a Cristo) durante o tempo da tribulação também esta envolvido. Para os crentes ousados também haverá fome, sede, fenômenos naturais, grande sofrimento e lagrimas.
Mt 24.15-21 “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda), então, os que estiverem na Judeia, que fujam para os montes; e quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; e quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado, porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.”
3. Para os vencedores antes da chegada do “dia terrível” haverá o arrebatamento.
Jo 14.3 “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.”
4. Os crentes atuais querem escapar de todas essas coisas que sobrevirão ao mundo no fim dos tempos, mais so podem faze-lo através da fidelidade a Cristo e à sua palavra.
Lc 21.36 “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.”
v3:11 - VENHO SEM DEMORA: Indica que a vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja na terra, será o meio de resgate.
1Ts 1.10 “e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.”
1Ts 4.14-18 “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”
O regate da “hora da tentação” virá somente aqueles, das igrejas, que permanecerem fiéis, e devotados a Cristo e a usa palavra.
GUARDA O QUE TENS: O Diábo vai usar enganadores para fazerem os cristãos perderem a salvação.
v3:12- AQUELES PERMANCER FIRME FAREI UMA COLUNA NO TEMPLO DE DEUS: Essa afirmação incomum referesse ao costume de Filadélfia que recompensava cidadões nobres com a honra de terem seus nomes escritos em um pilar do templo.
Crentes vencedores jamais serã excluidos da presença de Deus na nova Jerusalém.
Cristo promete uma nova cidadania em , uma nova identidade numa cidade eterna e gloriosa.
Hb 12.22Hb 12.22 “Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos,”
Crentes verdadeiros serão como uma coluna no santuário de Deus, e habitarão na nova Jerusalém.
v3:13 - O Espírito esta fizendo que devemos estar preparados para o arrebatamento, para isso devemos demonstrar fé constante em Cristo e em sua obra concluida!
Conclusão:
4 coisas sobre Filadélfia:
Jesus reconhece suas obras.
A igreja tinha pouca força.
Guardava a palavra.
Não negou o nome de Jesus.
CONCLUINDO:
Cristo elogia Filadélfia por sua força, fidelidade, testemunho evangélico em meio a perseguição Judaica. Eles acreditavam na promessa da segunda vinda de Cristo enquanto esperavam pacientemente sua aparição. Cristo conhecia sua obra e por isso retribuiu abrindo a porta e os convidando para a morada eterna na nova Jerusalém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more