A fé é a chave para a verdadeira saciedade.
Notes
Transcript
Ideia Central:
Ideia Central:
A única coisa que Deus pede de nós para a salvação é crer em Cristo, crendo em Cristo nossa fome espiritual será saciada
Proposição:
Proposição:
Mostrar a necessidade de se crer em Cristo para salvação, revelar que muitos verão os milagres e a mudança que Cristo faz mas não crerão nEle.
Introdução/Contexto:
Introdução/Contexto:
Ainda estamos no discurso de Jesus com a multidão que comeu os pães do milagre da multiplicação, muitos estão seguindo Jesus e curiosos sobre o que Ele é capaz de fazer.
Transição:
Transição:
Infelizmente para muitos dali é somente isso mesmo que estava no coração, curiosidade, queriam saber o que mais Ele faria e se Ele os sustentaria ou mesmo libertaria do império romano, não estavam ali para ouvir sua mensagem, mais sim para buscar seus milagres.
Mas isso não é o que Deus deseja, por isso Jesus dá uma lição sobre Fé, sobre crer, e é isso que vamos ver no texto hoje.
Esboço:
Esboço:
1- Crer é a verdadeira obra que Deus pede aos homens
1- Crer é a verdadeira obra que Deus pede aos homens
28 Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus?
29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.
A tradução seria o que faremos para trabalhar no trabalho de Deus – Obra (ergon) = negocio, ação, ato, trabalho, serviço.
Está ligado ao versículo anterior de trabalhar pela comida que não perece. Aquilo que devemos ocupar nosso tempo e nossa ação.
Devemos gastar nosso tempo, trabalhando na nossa fé, crendo naquele que o Pai enviou.
A fé é o único ato ou decisão que Deus pede aos homens para a salvação, esse é a decisão que deve-se tomar de forma consciente e racional para a salvação, mas nem isso somos capazes de realizar, por isso o próprio Deus nos ajuda com isso, por que até mesmo a fé vem por que é um dom de Deus (Ef 2.8).
Mas essa fé que nos é requerida desde o inicio de nossa conversão e que desde lá já é mediada pelo próprio Deus, é um reflexo do que teremos que fazer no resto de nossa caminhada cristã, a fé não somente é necessária no momento da conversão, mas é um requisito básico para o dia a dia do cristão, diariamente precisamos de fé para viver em Cristo.
A vida do Cristão deve ser vivida de forma a honrar e glorificar a Deus a cada instante, por isso a importância da vida de santidade, abdicar dos pecados e comportamentos mundanos para se parecer cada vez mais com o Deus que servimos, mas para isso acontecer a fé é necessária.
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Precisamos da fé para nos aproximarmos de Deus, precisamos da fé para nos parecermos mais com Deus e precisamos da fé de que tudo o que passamos nesse processo valerá a pena no futuro, a fé não somente é nossa salvadora, mas também nossa motivadora.
2- Crer sem precisar ver
2- Crer sem precisar ver
30 Então, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito:
Deu-lhes a comer pão do céu.
Jesus está sendo questionado quanto a Sua autoridade, e como parafraseou William Hendriksen: “Se ele é maior do que Moisés, então deve realizar um sinal maior que o de Moisés ao nos dar pão do céu. Ele tinha pães, e dali proveu mais pães. Mas tinha algo com que começar (cinco pães e dois peixes). Além disso, ele nos deu pão terreno, mas Moisés nos deu pão diretamente do céu!”
Ainda estamos lidando com uma multidão que viu os sinais, que estava seguindo a Jesus em busca de mais sinais, mas quando questionados sobre isso se ofendem, por que Jesus revela a intenção do coração deles, além disso exige deles algo em troca, exige a fé.
Eles viam os sinais, eles provaram do pão, mas mesmo assim não conseguiam ter a fé necessária para crer em Deus.
Quantas vezes somos assim, vemos e ouvimos coisas incríveis que o Senhor faz, mas na hora H, nós não temos fé suficiente. Somos muitas vezes como esse povo, sempre lendo e estudando sobre tudo o que o Senhor já fez com os personagens bíblicos, vendo e ouvindo histórias missionárias, mas quando estamos passando por situações difíceis, quando é nossa vez de passar por provas, por vezes não demonstramos a mesma fé que lemos.
Como diz o texto de Hb 11.1 – “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. Ter fé em Deus exige ter confiança de que Ele está cuidando de nós, mesmo quando não vemos isso acontecer, ter fé é saber com convicção de que tudo que Ele nos permite passar é para nosso bem, mesmo quando não parece. Aquela multidão viu muitas coisas, provou de muitos milagres, mas mesmo assim não conseguiam crer e ter fé, queriam mais provas, mas a fé é justamente o oposto disso, é crer sem ver, sem “provas”.
3- Crer por conhecer a Deus
3- Crer por conhecer a Deus
32 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá.
33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.
Ao questionarem Jesus sobre Sua autoridade, os Judeus usam Moises como comparação, como se ele (Moises) por sua força e vontade tivesse feito o Maná cair do céu, colocando o milagre na conta do profeta e não de Deus.
A fé judaica da época estava tão corrompida e afastada de Deus que por muitas vezes levava o povo a não entender mesmo as coisas mais básicas, Moises foi sim um grande profeta, o maior do povo de Israel, porém o profeta é só um portador da mensagem de Deus ao povo, ele em si não possui nenhum poder ou força especial, não é nada mais do que um mero homem, falho como todos os outros homens. Prova disso é o próprio Moisés que por ter falhado e desobedecido a Deus, não pode entrar na terra prometida.
Mas essa falha de considerar líderes como seres superiores não é exclusiva do Israel daquela época, isso continua a se repetir até os dias de hoje dentro das igrejas, cristãos elevando pessoas a níveis quase santos, como se líderes ou pastores fossem infalíveis.
Jesus dá um banho de água fria neles, não foi Moisés que fez nada, não foi Moises que fez o pão, não foi Moises que salvou o povo, Deus é quem fez tudo isso. Não são lideres que são infalíveis, Deus o é.
A liderança de Israel estimulava tal conceito, principalmente os fariseus estimulavam a visão de santidade e irrepreensibilidade de seus membros, e o povo assinava em baixo tal ensino, mas Cristo está aqui mostrando que eles não eram a solução para o povo, mas sim Cristo é a solução, pois somente Ele é Deus, e somente Deus é capaz de salvar, não nenhum líder.
E que assim como Deus levantou um profeta e salvou o povo do Egito e sustentou esse povo no deserto com o Maná, agora Deus novamente havia levantado salvação para Israel, e daria vida nova a Israel, mas não da forma como eles esperavam. O Maná agora era outro.
Somos chamados a ter fé em Deus e nossa fé se baseia no conhecimento que temos de Deus, aqueles homens confiavam em seus líderes, confiavam em homens, mas não conseguiam confiar em Cristo, justamente por que na realidade não conheciam a Deus, quanto mais conhecemos a Deus mais conseguimos descansar nEle e simplesmente confiar, podemos crer que Ele está cuidando e operando simplesmente por que O conhecemos.
4- Crer sem interesses
4- Crer sem interesses
34 Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
O povo continua atrás da saciedade física, já que o Senhor tem acesso a esse pão (fazendo também referencia ao milagre anterior) nos de então sempre desse pão, ou seja, continue entre nós operando esses milagres e nos fartando, é isso que nós queremos. Queremos ter pão sem ter que trabalhar para isso.
A palavra sempre (Pantote) dá um destaque especial a esse texto, a ideia é de em todos os momentos, em todas as ocasiões, o que eles queriam é que Jesus continuasse fazendo o que havia feito no dia anterior, provendo sustento ao povo.
A afirmação deles aqui demonstra até mesmo um certo tom de sarcasmo, Jesus estava sendo questionado sobre sua autoridade, os mesmos que comeram do pão no dia anterior estão questionando sobre Seus sinais e sua autoridade, ao falarem sobre isso o desafiam então, nos de sempre desse pão se você realmente é quem diz ser.
A comparação clara é com Moises, que ao libertar o povo, orou a Deus e Deus proveu diariamente por 40 anos o maná, aqueles homens queriam o mesmo de Jesus.
5- Crer no Salvador não nos milagres.
5- Crer no Salvador não nos milagres.
35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
36 Porém eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes.
Ao se identificar como o Pão da vida, Jesus está ainda trabalhando na cabeça daqueles judeus a imagem do deserto, assim como Deus enviou o maná que seus antepassados comeram e por isso não morreram, Eu Sou esse pão, Eu dou vida a vocês que estão mortos.
A fome não era física, mas a fome era espiritual, Jesus não veio para saciar a barriga, mas sim para saciar o espírito dos homens.
E agora novamente Jesus revela o maior problema daqueles homens, a Fé. O texto começa e termina falando de fé. Eles não conseguiam exercer a fé em Cristo, mesmo vendo os milagres, mesmo provando do Pão multiplicado, mesmo vendo o paralítico sendo curado nos dias anteriores, eles não conseguiam crer nas palavras de Jesus, os olhos viam os milagres, mas o coração continuava cego para crer no Senhor dos milagres.
Hoje em dia não está muito diferente, tantos correndo atras de milagres, mas poucos buscando conhecer o Senhor dos milagres. Em nosso país o nome de Jesus está em todos os lugares, onde você olha você vê algo com dizeres religiosos, não somente em nomes de igrejas, mas comércios com nomes como Deus proverá, Jesus é o Senhor e assim por diante, todos atrás dos mesmos objetivos, buscar os milagres de prosperidade, as bençãos do Senhor, mas poucos com o verdadeiro objetivo de buscar o Senhor realmente. Por isso que mais adiante no texto, quando a conversa começa a apertar e eles começam a ser apresentados ao que é realmente conhecer a Deus e ser seu seguidor, eles começam a fugir, escandalizados. Assim o povo continua a fazer nos dias atuais, quando começamos a questionar e mostrar o verdadeiro evangelho eles começam a fugir.
Por isso vemos tantas “igrejas” lotadas, mas tão poucos cristãos, somos chamados a crer verdadeiramente em Cristo, não em seus milagres.