A Pregação de Pedro
Pregações em Atos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsPedro discorre sobre o único meio de salvação proposto a qualquer homem.
Notes
Transcript
Atos 2.14-36
Atos 2.14-36
Atos 2 14-15
1- Inicialmente podemos observar Pedro fazendo uma breve defesa da acusação sofrida pelos que estavam falando em linguás estrangeiras e ele assevera que qualquer cidadão de bem e horando jamais estaria em situação de embriagues sendo aquela ainda apenas (9) horas da manhã.
de certa forma Pedro chama a atenção dos seus ouvintes para lhes mostrar que não estavam diante de vândalos e sim de pessoas honestas e serias.
Atos 2 16-21
2- Na sequencia dos fatos Pedro lhes expõe as escrituras para confronta-los de promessas antes feitas por Deus e que eles se quer eram capazes de compreender, mas Pedro cheio do Espirito Santo faz o link entre a cena que os deixara atônitos ( os povos que estavam em Jerusalém), com a profecia de Joel, devemos notar que Pedro agora sob a direção do Espirito Santo consegue entender que a profecia de Joel 2. 28-32. acabará de se cumprir diante de todo o povo em Jerusalém, e usado por Deus Pedro trata aquele como os últimos dias.
Atos 2 22-24
3- Pedro passas a anunciar quem é Jesus mostrando dois pontos muito importantes na questão do sacrifício de Cristo dizendo: a) Jesus é varão aprovado por Deus operando sinais, prodígios e milagres esta relação tem tudo haver para o Judeu, pois eles criam que o messias teria que em sua manifestação apresentar essas marcas, mas também mostra que não há salvador para este mundo fora Jesus Cristo. b) Pedro mesmo sabendo que Cristo foi massacrado por Deus em prol de sua Igreja não isenta os Judeus da crucificação mostrando assim que a Soberania de Deus e a responsabilidade humana andam juntas.
Atos 2 25-28
4- Mais uma vez Pedro faz menção do texto do antigo testamento para mostrar que toda historia esta a tratar de Jesus o Filho de Deus, no Salmo 16 8-10, 2 Samuel 7.10-16. O entendimento de Pedro é imbatível por conta do Espirito Santo que lhe capacita a fazer uma interpretação de profecias mencionadas por Davi e concretizadas na vida de Jesus que por sinal era o único capaz de realiza-las.
A afirmação de Pedro é que Cristo Ressuscitou e vencendo a morte assentou-se a direita de Deus Pai recebendo assim todo Gloria devida passando a Governar todo o mundo como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores Salmo 110 1 é o Próprio Deus dizendo.
Atos 2 29-36
5- Pedro usa toda essa identificação de Cristo no velho testamento para significar a poderosa salvação que os homens receberam do SENHOR o Salmo 68 18.
Podemos entender então que a pregação de Pedro nada mais é se não textos bíblicos escalonados aquele rude pescador é agora um Grande Pregador.
Portanto a conclusão sensata que Pedro transmite aqueles Judeus que o ouviam é de que salvação somente pode ser encontrada na pessoa de Cristo, pois também somente Ele é o autor de tudo.
Atos 2 37-41
6- A resposta é imediata e assim que os seus corações se confrontam a verdade dos evangelho Cristo, perguntam o que podem fazer para não se acharem mais naquela situação, e Pedro lhes responde arrependei-vos ou seja desistam de toda a sua vida pregressa, passem pelo batismo em nome de Jesus o sacramento que consagra o nascido em Cristo Jesus todos os nascidos querem o batismo, e recebam o dom do Espírito Santo todo crente verdadeiramente dado pelo Pai ao Filho tem este Selo.