Mt 1:18-25 A chegada de Jesus no mundo, mudou os planos da familia de José/Maria.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 22 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
Mateus descreve a pessoa e a obra de nosso Senhor pelos dois nomes que Ele recebe nesta passagem. Na genealogia dos versículos 1-17, Mateus liga Jesus a duas grandes personalidades do Antigo Testamento: Abraão e Davi. Jesus é mostrado como "o filho de Davi" e o "filho de Abraão" e, portanto, o cumprimento dos convênios abraâmico e davídico. Agora, nos versículos 18-25, Mateus descreve a pessoa e a obra de nosso Senhor por meio de dois dos nomes que lhe foram dados: (1) Jesus (Josué = Javé salva); e, (2) Emmanuel ("Deus conosco").
Leitura do texto Mt1.18-25
V18-“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
OBS: Quando vc acha que o texto vai mostra uma criação cientifica d atravéz de isseminação artificial da parte de Deus, vai num sentido totalmente oposto porque Deus é o Senhor da história e não precisa provar nada a ninguém.
A lei dizia que a pena era morte Dt 22.23-24, Maria e José sabiam disso, mesmo assim ela fica gravida.
Os judeus haviam retirado essa pena de morte talvez por uma causa particular ou interesses religiosos/politicos etc. Jo 18.31 numa conversa dos judeus com pialatos, eles foram estiludados a cumpri a lei na pessoa de Cristo Jesus, mas foram declararam que a eles não era lícito matar ninguém. Esse era o tipo de Justiça que era praticado na época em que Jesus veio a esse mundo, essa era a plenitude dos tempos conforme Gl4.4-7.
Maria fica gestante de forma indesejada.
Planos para o casamento.
Convidados.
vestido de noiva.
Cronograma(casamentos duravam uma semana,Bodas de caná Jo2.1-11).
Projetos para lua de mel.
Sua nova moradia.
Estilo de vida a dois.
DESENVOLVIMENTO
Teologia: Is7.14 Informa o nascimento de um filho atrvéz de uma virgem que daria a luz. Na ocasião, Acaz que era rei de Isarel e o rei sa siria fizeram uma aliança para sitiar o povo de Judá que vivia na parte Sul, o chamado reino do Sul.
O nascimento de Jesus parte de uma virgem porque não poderia ter uma participação do homem, ele foi gerado por Maria através do Espirito Santo de Deus, de forma milagrosa, assim como aconteceu a criação do universo.
Implicação: interessante que nenhuma mulher hoje em dia aparece com a ideia que esta gerando um filho do Espirito Santo, isso parece não despertar nenhum interesse, mas outros narativas das escrituras parecem ser mais atrativas para serem incorporadas na vida real das pessoas.
Talvez essa parte das escrituras não despertem muito interesse porque trata-se de um periodo da vida de alguém que não chama atenção de forma alguma.
V19- Mt1.19 “Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.”
O justo demonsta sua desobediencia e não leva o caso pra frente, ou será que ele não sabia o que a ei dizia?
Jo 18.31 numa conversa dos judeus com pialatos, eles foram estiludados a cumpri a lei na pessoa de Cristo Jesus, mas foram declararam que a eles não era lícito matar ninguém. Esse era o tipo de Justiça que era praticado na época em que Jesus veio a esse mundo.
Lv20.10 “Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.”
Dt22.23-24 “Se houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade e se deitar com ela, então, trareis ambos à porta daquela cidade e os apedrejareis até que morram; a moça, porque não gritou na cidade, e o homem, porque humilhou a mulher do seu próximo; assim, eliminarás o mal do meio de ti.”
A Pena de morte é Abolida com Jesus em Jo8.1-11. A Mulher adultera que foi salva por Jesus de ser apredrejada.Maria fica gestante de forma indesejada
Ele veio de fato para salvar o povo de seus pecados!
DESENVOLVIMENTO
Teologia: Is7.14 Informa o nascimento de um filho atrvéz de uma virgem que daria a luz. Na ocasião, Acaz que era rei de Isarel e o rei sa siria fizeram uma aliança para sitiar o povo de Judá que vivia na parte Sul, o chamado reino do Sul.
O nascimento de Jesus parte de uma virgem porque não poderia ter uma participação do homem, ele foi gerado por Maria através do Espirito Santo de Deus, de forma milagrosa, assim como aconteceu a criação do universo.
Implicação: interessante que nenhuma mulher hoje em dia aparece com a ideia que esta gerando um filho do Espirito Santo, isso parece não despertar nenhum interesse, mas outros narativas das escrituras parecem ser mais atrativas para serem incorporadas na vida real das pessoas.
Talvez essa parte das escrituras não despertem muito interesse porque trata-se de um periodo da vida de alguém que não chama atenção de forma alguma. A juventude é o momento da vida que o indíviduo parece se sente com o controle em suas mãos, e isso parece se estender até a vida adulta.
Mt 1.20-23 “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).”
O anjo revela a José que a gravidez de Maria é cumprimento de profecia.
A gestação é cumprimento de profecia
José deveria saber
Ignorou a vontade de Deus
Demonstrou que não conhecia as escrituras
Até mesmo Herodes pegunta aos sacerdotes da épcoa onde haveria de nascer o Cristo Mt2.3-4 “Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.”
Jesus (Josué = Javé salva)
1Pe1.10-12 “Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.”
Emmanuel ("Deus conosco"). Os nomes do Senhor retratam seu caracter e sua Obra!
Deus estava novamente sinalizando com isso que estaria com seu povo de forma deninitifa, não da forma como estava no antigo testamento, lembra?
João registra isso de forma expressiva em Jo 1.14-18 “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”
Em que sentido, então, Cristo DEUS ESTÁ CONOSCO?
Jesus é chamado Emanuel, ou Deus conosco, em sua encarnação; Deus conosco, pelas influências do seu Espírito Santo, no santo sacramento, na pregação da sua palavra, na oração privada.
E Deus conosco, através de cada ação de nossa vida, que comecemos, continuemos e terminemos em Seu nome.
Ele é Deus conosco, para consolar, iluminar, proteger e defender, em todos os tempos de tentação e provação, na hora da morte, no dia do julgamento;
Deus conosco e em nós, e nós com e nele, até toda a eternidade". (Clarke)
Podemos meditar profundamente sobre o significado deste nome – Emanuel.
Mostra quão baixo Deus se inclinou para salvar o homem; Ele acrescentou a natureza de uma de Suas próprias criaturas à Sua própria natureza divina, aceitando as fraquezas, fragilidades e dependências que a criatura experimenta.
Mostra que foi um grande milagre que Deus pudesse adicionar uma natureza humana à Sua e ainda permanecer Deus.
Mostra a compatibilidade entre a natureza humana não caída e a natureza divina; que os dois pudessem ser unidos mostra que somos verdadeiramente feitos à imagem de Deus.
Mostra que podemos vir a Ele; se Ele veio até nós, então podemos vir a Ele. "Então, se Jesus Cristo for 'Deus conosco', vamos a Deus sem qualquer dúvida ou hesitação. Seja quem for, não precisa de sacerdote ou intercessor para apresentá-lo a Deus, pois Deus se apresentou a você". (Spurgeon)
A presença de Deus conosco não foi apenas pelos poucos anos que nosso Senhor andou nesta terra. As últimas palavras do Evangelho de Mateus asseguram ao leitor que Ele estará presente conosco até o fim: Mt28.19-20.
Hb13.5-6 “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?”
V24-25 Após ser avisado em sonho, ele faz a vontade de Deus
Nega o dogma católico romano da virgindade perpétua de Maria. "O casamento foi assim formalmente concluído, mas não consumado antes do nascimento de Jesus. A expressão grega para não até normalmente sugeriria que a relação sexual ocorreu após o final desse período... Não há nenhuma garantia bíblica para a tradição da 'virgindade perpétua' de Maria". (França)
Esta é uma doutrina não bíblica que não apareceu antes do século V depois de Jesus. Deve ser colocado com os dogmas da Imaculada Conceição de Maria, assunção ao céu e papel atual de mediador para os crentes. Cada uma delas é invenção do homem, destinada a exaltar Maria de maneira não bíblica.
Exeções não são regras nem doutrinas.
Não mandamento ou orientação bilbica que Deus falará ou se comunicará guiando sua vida através de revelação de sonhos.
Não espere Deus falar com vc em sonhos para fazer a vontade Dele, pois sua vontade ja esta revelada na sua palavra: Santidade, amor ao próximo, discipulado, serviço ao reino, mudança de vida como foi a desse casal.
APLICAÇÕES
Jesus chega ao mundo para salvar as pessoas de seus pecados, assim que as pessoas tomam conhecimento disso, seus vidas tomas sentido diferentes.
O texto apresenta uma realidade de um casal que tinha planos para suas vidas, a lua de mel era iminente para esse casal, era algo logo aconteceria. Podemos mensurar o quanto esse casal esperava por esse momento, essa imaginação certamente levará sua mente a um lugar, uma roupa, uma café da manhã, passeios, compra de lembranças pra casa, chá de casa nova, uma nova vida, o homem agora acorda em sua própria casa, a mulher terá suas próprias coisinhas e tudo serria do jeito que ela provavel,engte estava planejando.
Mas os planos são mudados, a lua de mel não aconteceu como planejaram, querendo ou não, tiverem suas passagens ofertadas por Deus para o Egito, e com suas vidas em risco de morte.
Que planos para um casal jovem!
Maria não sabia as implicações que viria sobre sua vida após o filhos de Deus passar a fazer de sua vida, talves vc assim como maria, não sabe das implicações que surgem quando aceita o filho de Deus como seu salvador. Ela teve seus planos mudados, vc também deve ter seus planos mudados.
Maria teve que correr risco e confirar em Deus, ela sabia que seria difícil explicar a gravidez ao seu futuro marido, somente uma intervenção divina poderia resolver essa questão. Atualmente, muitas pessoas querem intervenção divina para casos que ja forma descortinado pelas escrituras, é só por em pratica, mas acham que Deus vai fazer algo que é para nós fazermos. No caso de maria, aconteceu o sobrenatural com ela, somente um intervenção divina pra resolver essa questão. muitas vezes em nosso dia a dia, é o natural que pode ser resolvido por nós mesmo.
José então, alguém que recebe o adjetivo de justo nas escrituras, pensa em deixar maria mesmo ela ter informado sua gestação pelo Espirito Santo. Se ele é justo, o mais certo, seria leva-lá aos sacertotes e juízes para que fosse realizado os procedimento em relação ao adultério, mas o justo falha nesse momonto e desobedece ao Senhor. Essa ação tinha total embasamento biblico Lv 20.10 “Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.”