Em defesa do Evangelho - Cl 1.3-6
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Handout
intro
intro
A época de escrever cartas já passou, talvez são poucas as pessoas entre nós que escreviam cartas para se relacionarem.
Hoje temos as newsletters, cartas eletrônicas que empresas enviam as seus clientes com ofertas e propostas comerciais.
Mas Paulo não era um funcionário do correio romano, tão um pouco escritor de cartas de uma empresa que enviava propostas comerciais.
Paulo enviava cartas a fim de auxiliar as igrejas a viverem pelo evangelho e a defenderem-se de falsos ensino e na defesa do Evangelho, e no caso de Colossos, algumas heresias estavam adentrando a igreja daquela época.
A igreja de Colossos ficava na região da Frigia, atual Turquia, na Ásia, numa região conhecida como vale do rio Lico, além de Colossos haviam outras cidades e igrejas conhecidas, como Laodicéia e Hierápolis.
Colossos sempre foi uma grande cidade, era uma região cosmopolita com gente de cultura diversas, o judaísmo, paganismo, culturas místicas, cultos e culturas greco-romanas bem como filosofias gregas.
Era uma região fértil para a diversidade cultural e religiosa.
Porém, essa mistura de cultos e culturas chegou ao meio da igreja Colossenses uma heresia chamada de heresia de colossos.
Heresias Colossenses (proto-gnosticismo).
O nome que é dado a toda uma variedade de sistemas religiosos que floresceram no século II, e cujo denominador comum era a presença da salvação mediante um conhecimento secreto ou gnosis.
O gnosticismo, parece o resultado da confluência de muitas religiões e tradições filosóficas que se misturaram no mundo mediterrâneo no começo da era cristã: o dualismo persa e grego, a astrologia babilônica, várias religiões de mistério* etc
No tempo da igreja em colossos começou como uma heresia embrionária, e teve seu maior desenvolvimento no século II.
Judaísmo, os ensinos destes falsos mestres era uma mistura de judaísmo, que conjugava a guarda de leis, circuncisão, dietas alimentares, festas e celebrações judaicas.
16 Portanto, que ninguém julgue vocês por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
11 Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas pela remoção do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,
Ascetismo, era a rejeição de qualquer forma de prazer, oriundo da filosofia grega, a filosofia grega entendia que a matéria é má, e sendo a matéria má não podemos dar ao corpo nenhum tipo de prazer, então, os ascetas rejeitavam o casamento, abstenção de alimentos para o sofrimento do corpo.
20 Se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo, por que se sujeitam a regras, como se ainda vivessem no mundo? 21 “Não toque nisto”, “não coma disso”, “não pegue naquilo”. 22 Todas estas coisas se destroem com o uso; são preceitos e doutrinas dos homens. 23 De fato, essas coisas têm aparência de sabedoria, ao promoverem um culto que as pessoas inventam, falsa humildade e tratamento austero do corpo. Mas elas não têm valor algum na luta contra as inclinações da carne.
Religiões de mistério, estes ensinos eram baseados em conhecimento oculto e religiões de mistérios, verdades que deveriam ser buscadas em rituais extáticos.
26 o mistério que esteve escondido durante séculos e gerações, mas que agora foi manifestado aos seus santos. 27 A estes Deus quis dar a conhecer a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.
Eles ensinavam cultos dos anjos, eles acreditavam que os anjos dominavam os astros, e os astro controlavam o destino dos homens, e assim, o culto aos anjos, trazia favor ao destino das pessoas.
Aliás, com isso existia uma ideia de hierarquias de seres espirituais, de onde vem as heresias modernas de mapeamento territorial de demônios, batalhas espirituais.
18 Não deixem que ninguém se faça de árbitro para desqualificar vocês, com pretexto de humildade e culto de anjos, baseando-se em visões, estando cheio de orgulho, sem motivo algum, na sua mente carnal,
Dualismo, eles ensinavam que todo o mundo material era mal e pertenciam a divindades da maldade, e o mundo imaterial, ou espiritual era puro, e para acessá-lo se fazia por meio da iniciação em filosofias baseadas em conhecimento oculto e das coisas da natureza.
Além de ensinarem que Cristo era uma emanação de Deus, como os anjos, dos quais ele era a emanação superior.
8 Tenham cuidado para que ninguém venha a enredá-los com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. 9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10 Também, nele, vocês receberam a plenitude. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.
Os proponentes destas heresias, eles não apenas pegavam elementos do judaísmo e da filosofia grega, do paganismo, mas eles pegavam elementos do cristianismo, e batiam tudo isso no liquidificador, fazendo uma espécie de milkshake de sincretismo religioso.
E aqui habitava e habita o grande perigo, pois eles falavam de Jesus, eles falavam sobre as coisas que Jesus fez e ensinou.
Os crentes olhando para isso, consideravam eles evangélicos.
Eles tem algumas posições próprias deles, mas são evangélicos, são irmãos.
O discurso cristão é a maneira como falsos enganos adentram na igreja, tem aparência de discurso bíblico, mas estão distante das bases da fé cristã.
E o maior problema desse milkshake religioso que era a heresia Colossenses é porque propunha uma redução da pessoa de Cristo como um deus pequeno e criado, como uma espécie de anjo superior.
E quando estas ideias adentram na igreja e são adotadas, Cristo é diminuído, o Evangelho é abandonado e Satanás reina no trono destas igrejas.
Pois Satanás não quer que as pessoas deixem de frequentar as igrejas, ele deturpa o evangelho diminui a obra de Cristo, pois assim ele engana aqueles que aderem a estas igrejas.
Agora, o que a heresia Colossense tem de ver com os nossos dias, e porque a carta aos Colossenses é importante para os dias atuais?
Estas heresias estão profundamente conectadas em nossos dias, elas não foram destruídas por Paulo, tão pouco foram aniquiladas no segundo século.
Elas vem sorrateiramente se arrastando pelos séculos e chegaram em nossos dias.
Lembre-se, a heresia colossense, ou gnosticismo era uma mistura de judaísmo, ascetismo, religiões baseados em revelações de mistérios e dualismo.
Estes ensinos tem afetado fortemente as igrejas hoje em dia.
Quantas igrejas nós vemos com elementos do Judaísmo, festas como primicias, colheitas