SAL E LUZ

Exposição do Evangelho de Mateus   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

Mateus 5.13–16 NVI
13 “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. 14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
INTRODUÇÃO
história - açúcar na batata frita
Logo após as bem aventuranças; logo após ensinar seus discípulos sobre quem ele deseja que sejamos;
Jesus usa duas imagens poderosíssimas para mostrar a relação que seus discípulos devem ter com o mundo a sua volta.
ESSA PRÓXIMA SEÇÃO CONECTA AS PROMESSAS E VIRTUDES DOS DISCÍPULOS COM SUA MISSÃO.
o texto diz
VOCÊS SÃO:
Jesus diz que sal e luz são tão somente seus discípulos. É nossa a responsabilidade de exercermos as funções; e ambas as imagens trazem elementos que devem se relacionar com outros que não estão expostos na passagem
Os discípulos de Jesus não são chamados a formarem uma comunidade separada, exilada, buscando sempre uma santificação e separação; formação de uma subcultura cristã; linguagem cristã fechada; e circular apenas nos meios entendidos como cristãos; mas a natureza do sal e a natureza da luz exigem um relacionamento específico com o mundo a sua volta; assim Jesus está ensinando para seus discípulos o que é esperado deles em relação ao que os cerca
SAL DA TERRA
Quando lemos essa passagem somos facilmente tentados a fazer as associações possíveis com sal que conhecemos; precisamos nos lembrar dos usos do sal nos dias de Jesus
o sal era usado assim como nós usamos para tempero de alimentos
mas mais primordialmente era usado como um conservante que age diretamente contra todo o processo de putrefação. Essa era sua função mais básica.
Jesus diz que os discípulos são sal DA terra; ou seja aqui reconhece-se que:
o mundo está em estágio de putrefação; quem não é discípulo está apodrecendo espiritualmente e nós somos chamados a sermos AGENTES DE REDENÇÃO EM CONTATO COM O MUNDO PERDIDO!
O sal só vai fazer seu efeito se misturado com aquilo o que se deseja preservar e combater a decomposição. Mais do que misturado, o sal, para conservar, deveria ser ESFREGADO contra tudo o que caminhava para o processo de decomposição
Os discípulos de Cristo devem ser como seu Mestre. Devem estar presentes no mundo e em interação com a vida a seu redor, sem se corromper. Sem perder seu sabor. Como?
a) O discípulo de Cristo deve entender que seguir a Jesus o impulsiona para além de si e suas questões internas e individuais. Nossa fé nunca foi e jamais devere parituclarizada. O discípulo de Jesus deve entender que ser discípulo significa estar completamente engajado na missão que Deus nos deu de proclamar o seu evangelho e sermos agentes de transformação no mundo a nossa volta. Onde há um discípulo de Cristo, há a representação de Cristo; Onde há a presença de um cristão, há também a benção da presença de Deus a sua volta.
b) A tendência que nós enfrentamos no nosso tempo é a tendência da individualização e da indiferença.
Estou chamando de individualização o fato de cada vez menos buscarmos a Deus pesnando nosso lugar no mundo e cada vez mais buscarmos a Deus pensando apenas no mundo dentro de nós. Tão absorvidos pelas nossas próprias demandas e ansiedades, esquecemo-nos de que Deus nos torna sal da terra; nos envia para nos envolvermos corajosamente com o mundo a nosso redor pois é através de nós que muito do que estava indo para a podridão encontra o caminho oposto, encontra a vida que há em Cristo.
Estou chamando de indiferença o fato de cada vez menos irmos até situações que clamam por um filho de Deus, por um pacificador, por alguém que se levante e aja contra o curso natural das coisas.
Desde o jardim, a criação inteira entrou em declínio e tudo está apodrecendo. Mortos em seus delitos e pecados, os homens estão cada vez mais depravados e longes de Deus; as relações se corrompem; a injustiça impera; e não fosse a Igreja do Senhor Jesus tudo ao nosso redor estaria em densas trevas e completamente apodrecido. Entenda: Ser sal significa que o discípulo de Cristo deve se envolver ATIVAMENTE com o mundo a sua volta e ser ESFREGADO
Deus nos chama a nos envolvermos ativamente:
uns com os outros: “amai-vos uns aos outros” e não “sejam amados pelos outros”. Ser sal significa que em obediência a Deus somos livres para ir na direção dos outros discípulos de Cristo e batalharmos pela unidade; e batalharmos pelo envolvimento; batalharmos pelo crescimento conjunto.
Essa semana estava meditando em 2 Timóteo e me deparei com a seguinte situação, um exemplo incrível para nós. Paulo estava preso, Paulo estava num buraco, numa cela fria, esperando ser chamado para ser morto. Paulo poderia se perder nos seus pensamentos e frustrações e se perguntando “onde está a igreja?” “onde estão os meus amados?” “tanta gente que eu ajudei” e etc; mas não! Ele escreve uma carta encorajando um jovem pastor a seguir em frente e escreve coisas bonitas e puras para como por exemplo:
2Timóteo 1.13–14 NVI
13 Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim. 14 Quanto ao que lhe foi confiado, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.
na nossa sociedade: lembramos de Ester; uma mulher que, por amor a Deus e contra a injustiça, ousou entrar na presença de um rei sem ser chamada para ser instrumento de Deus e salvar vidas. Fica aqui o incentivo para a leitura desse livro; nele você não vê mencionado o nome de Deus, mas você vê Deus agindo através de quem entende seu papel de sal;
Lembro-me também de José; as parteiras hebréias do Egito; aqueles que levavam crianças até Jesus; e tantos outros!
o lugar que você ocupa na sociedade, no trabalho, na família, na igreja, onde Deus te colcoar, ali estará sua vocação para ser sal; Deus não nos chamou pra passar batido!
Mateus: Jesus, o Rei dos Reis A Igreja É o Sal da Terra (5.13)

O advento do cristianismo foi o que salvou a cultura ocidental da completa barbárie. O sistema universitário foi uma invenção da igreja cristã. Foi a igreja cristã que introduziu as artes – música, pintura e literatura. Muitos dos maiores artistas mundiais foram cristãos, e o mesmo se aplica na esfera musical, com Bach, Mendelsohn, Händel e Vivaldi. Além disso, a igreja cristã iniciou o movimento beneficente no mundo ocidental. Foi ela, em cumprimento à ordem de Jesus para cuidar dos órfãos, que introduziu os orfanatos. Todas as sementes da abolição da escravatura haviam sido semeadas nas páginas do Novo Testamento. Logo, em um sentido muito real, a igreja de Cristo tem sido o conservante utilizado por Deus para evitar que a civilização ocidental venha a implodir em sua corrupção interna.

rc sproul
Jesus alerta para uma possibilidade terrível; a possibilidade do sal perder seu sabor. De um modo mais literal, essa passagem pode ser lida: “Mas se o sal for contaminado? Como restaurá-lo?”. Cientificamente falando é impossível que o sal deixe de ser sal, a menos que dissolvido em água. O que Jesus está dizendo aqui?
Bom, a imagem mais próxima que temos para compreender é aquele posto de gasolina que está muito barato, tão barato que você, sendo prudente, não abastece ali. Porque? Porque provavlemente temos um caso de gasolina adulterada; substancias misturadas ali pra tentar render mais que vão prejudicar completamente o funcionamento de seu carro.
No mundo antigo, o sal não era vendido puro; mas era misturado com uma série de substâncias e, acontecia que muitas dessas misturas eram enganosas, e de tão misturadas, o sal tornava-se inútil como conservante. Ou seja, mesmo presente para conservar, acabava sendo inoperante
Jesus está nos dizendo que há uma posssibilidade real de seus discípulos tornarem-se inoperantes; inúteis. E essa é a possibilidade que vem pela contaminação. O sal era misturado com outras substâncias para que rendesse mais.
Pense nisso um minuto:
Será que na tentativa de “render mais”; “alcançar mais” nós não temos adicionado ao evangelho qualquer coisa?
Tiago 4.4 (NVI)
4 Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
Temos visto com tristeza quantas pessoas que em nome de “salgar”; “conservar”; “ser uma benção” tem tornado o evangelho em projeto de poder, o que Jesus nunca designou sua igreja para; tem adulterado a mensagem para conseguir mais likes, views e convites a podcasts; e qual a tristeza que é o crente que vai misturando à sua essência qualquer coisa que lhe pareça confortável, que situação horrorosa.
Jesus, falando a João em Apocalipse diz
Apocalipse 3.15–16 NVI
15 Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! 16 Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
Será que você tem entendido que Deus não te pede pra ser sal? Deus não te sugere ser sal? Se você é um discípulo, você é sal ; compreenda seu papel e experimente da graça de Deus ao salgar o mundo a sua volta, de se posicionar e a sua presença retardar qualquer apodrecimento; a sua presença conservar e aquilo ali é um testemunho lidno, e é o que Deus usa para conservar esse mundo e para dar sabor.
Ser sal é o que faz aqueles que não conhecem a Cristo sentirem gosto na vida ao entrar em contato com você;
testemunho: jeff
SOMOS A LUZ DO MUNDO!
Mateus 5.14–16 NVI
14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Dentre todos os usos de luz aqui, o que está evidente é a iluminação do mundo através do nosso procedimento e do nosso compromisso com Ele ! Nós somos luz, um crente não passa desapercebido!
Mas ele não é luz própria:
João 8.12 NVI
12 Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
Jesus é a luz que dissipa a escuridão do nosso coração e nos leva de volta ao Pai. Nós somos luzes que refletem a luz de Cristo e esse refletir a luz de Cristo está ancorado nas boas obras. Agora entenda: boas obras biblicamente falando é toda atitude que procede de um coração piedoso e que exalta a Deus!
Não vivemos para impressionar e chamarmos a atenção para nós mas para que nos vendo, vejam a Cristo e conheçam a Deus! Não se esconda, testemunhe!
Entenda, Jesus está falando aqui para um grupo de discípulos, e discípulos de Cristo devem se envolver em boas obras. Ter uma vida que age e mostra, e transparece o evangelho, apontando pra Ele! Não a nós, mas a Ele dá glória!
Efésios 2.8–10 NVI
8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
Deus sempre quis que seu povo vivesse uma vida que aponta pra Ele, e graças a obra de Cristo na cruz, agora nós somos luz! Deus deseja que através de nossas ações iluminemos o mundo à nossal volta para que Ele seja reconhecido; para que Ele seja exaltado; para que aqueles que estão mortos possam vê-lo através do evangelhopropafgado pelos seus discípulos.
concluindo
ser sal e ser luz é a nossa condição; é o que somos
o sal pode perder o sabor se misturado
a luz brilha
ambos incomodam. ambos podem não ser agradáveis e isso é da natureza deles; você pode ir bem no seu relacionamento com incredulos mas um
pense: você tem sido omisso? você tem entendido que não é com você? você tem achado que seu trabalho, sua família, sua igreja, são coisas que resolvem pelos outrios? o que Deus te colocou pra ffazer no mundo?
brilhe sua luz
Related Media
See more
Related Sermons
See more