Nossa Jornada com Deus

Pós féras  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
- Neste domingo de Páscoa, tivemos a alegria de celebrarmos a Ceia do Senhor pela manhã, e nos lembrarmos do Ápice de nossa Justificação na cruz e do Ápice de nossa vitória na Ressurreição de Jesus, bem como, de nossa comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, e de nossa comunhão como irmãos.
- Como domingo que vem, teremos ‘outros pregadores’ (tanto manhã quanto a noite), não irei introduzir hoje nossa nova Série de mensagens. MAS, quero pensar com os irmãos em um texto que ‘abrirá a porta para o que ouviremos no próximo domingo’, a partir do que vocês ouviram nos dois domingos que passaram, por intermédio do Pr. Juliano, e dos irmãos Emerson e Tiago, e também hoje pela manhã.
- Por gentileza, abram suas Bíblias em 1 Co 9.23, e me acompanhem na leitura até o v.27. (oração)
- Bem, irmãos, precisamos partir da PREMISSA de que ‘todo aquele que é chamado POR DEUS em Cristo, é chamado PARA DEUS.
2 Co 5.15: ‘E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.’
- Isso significa que, aquilo que Jesus disse em seu Sermão do Monte, não mudou: “A Porta Estreita que leva a Salvação, na qual poucos passarão por ela, continua sendo estreita em todo o seu percurso.”
“A salvação é de graça e pela graça, mas em nossa resposta, há um preço a ser pago.”
- Isso significa que, se em sua caminhada com Deus o caminho ficou LARGO e ESPAÇOSO, você precisa reavaliar a sua rota.
- Neste texto, que acabamos de ler, em uma Epístola que estamos estudando pelas manhãs de domingo, Paulo está, mais uma vez, fazendo uma AUTODEFESA diante de pessoas de dentro da Igreja, que estavam questionando a IDENOIDADE de seu chamado.
- Para isso, Paulo fala de suas MOTIVAÇÕES, de suas DECISÕES, e de SUAS posturas, que testificavam de sua consciência em relação a Jesus e seu Evangelho.
- COM ISSO, ele não apenas deu evidências de SUA JORNADA COM DEUS, mas expôs a realidade daqueles que o questionavam.
- E nós, ao olharmos para o que ele deixou sobre Sua Jornada com Deus, podemos aprender sobre como deve ser a ‘NOSSA JORNADA COM DEUS’
- Visando sempre a nossa prática, aprendemos primeiramente que, em ‘NOSSA JORNADA COM DEUS’....
1. Devemos SER PARTICIPANTES do Evangelho, não EXPECTADORES (v.23)
- É parecido com o que já ouvimos em 2 Timóteo, mas o foco é outro!
- Em sua defesa, ao dar testemunho de sua entrega no cumprimento de seu chamado, Paulo dá evidências de seu apostolado.
- E, logo no v.2, ele mostra que aquilo que Deus havia feito na vida destes irmãos de Corinto, já era a principal evidência de sua Jornada com Deus: “Se não sou apóstolo para outros, certamente o sou para vocês! Porque vocês são o selo do meu apostolado no Senhor.” - E ao falar de seu ENVOLVIMENTO, de sua PARTICIPAÇÃO, tudo estava intimamente ligado ao que ele fazia pelo Evangelho e para o avanço do Evangelho (conf.v.15-22) - v.22: ‘Fiz-me fraco para com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, a fim de, por todos os modos, salvar alguns’.
E conclui no v.23 dizendo: ‘TUDO FAÇO POR CAUSA DO EVANGELHO’...
- TUDO FAÇO...não por causa dos outros apóstolos...
- TUDO FAÇO...não para que o meu nome fique em evidência...
- TUDO FAÇO...não para obter o favor de vocês...ou agradar as pessoas...
- Chamo a sua atenção quanto a isso: Para Paulo, dentro do contexto dos vs.19-22, ao dizer “Faço tudo por causa do Evangelho’, significa TUDO FAÇO para que o Evangelho avance!
* A ideia é de CO-PARTICIPAÇÃO, ou seja, de participar naquilo que Deus está fazendo por meio de Seu Evangelho.
- Porém, não tenham dúvidas de que, o que movia este servo de Deus era o seu coração disposto e grato pelo que Deus fez com ele, por meio do Evangelho de Cristo que ele proclamava.
1 Co 15.10: ‘Mas, pela graça de Deus sou o que sou. E a sua graça, que me foi confiada, não se tornou vã. Pelo contrário, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. ’
- Então, podemos afirmar que, ‘eu PARTICIPO’ do Evangelho quando a minha motivação em fazer tudo o que faço, É UMA RESPOSTA pelo ALTO PREÇO que Jesus pagou na cruz do Calvário e pela vitória que recebi em sua ressurreição”
- Ser participante ou ser expectador nada tem de ver, simplesmente, com o ‘fazer alguma coisa na igreja’ ou ‘estar apenas sentado observando’.
- O que nos define como PARTICIPANTES ou EXPECTADORES começa naquilo que nos motiva em tudo o que fazemos para o Senhor. Se tudo o que fazemos tem a ver com o nosso reconhecimento e renúncia por tudo o que Deus fez por nós em Jesus, nós SOMOS PARTICIPANTES DO EVANGELHO, e não somente EXPECTADORES. Por isso vamos nos dedicar no AVANÇO deste Evangelho!
- Não é interessante, irmãos? Uma das epístolas em que temos o registro mais detalhado das motivações, das experiências, das convicções pessoais de Paulo, é exatamente a segunda epístola aos Coríntios? Em toda esta epístola, ele faz uma defesa de seu chamado, falando de sua perspectiva em SUA JORNADA COM DEUS, CONTRAPONDO, a vida daqueles que se diziam APÓSTOLOS, e não eram!
- A verdade que Paulo quis evidenciar ao fazer isso, não foi falar de si mesmo, mas dar subsídios aos crentes daquela amada Igreja Imatura, para poderem discernir o que DEFINE UMA JORNADA COM DEUS, de uma JORNADA com a RELIGIÃO apenas. (Que os falsos apóstolos tinham)
- Os que estão andando com Deus não são EXPECTADORES do evangelho, mas são PARTICIPANTES do Evangelho, pois dia a dia, suas vidas são motivadas por fazerem TUDO de forma coerente ao SACRIFÍCIO DE CRISTO EM SUAS VIDAS.
- Para ser mais claro: PARTICIPAR do Evangelho tem a ver com aquilo que nos motiva a fazermos TUDO O QUE FAZEMOS!
- Irmãos, essa é uma lição muito importante para remover toda roupagem de religiosidade que nossas agendas eclesiásticas colocam sobre nós!
- Quantos crentes estão totalmente envolvidos com as agendas de suas igrejas sem serem PARTICIPANTES DO EVANGELHO em suas motivações?
- Ao mesmo tempo em que muitos outros crentes estão totalmente à margem do que acontece em suas igrejas, porque não SÃO PARTICIPANTES DO EVANGELHO em suas motivações!
- Quantos dos que diziam que Paulo estava reprovado, que eram tidos como Apóstolos, tratados como apóstolos, mas suas intenções nada tinham a ver com Cristo?
- Aos Filipenses, Paulo escreveu: “Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu lhes dizia e agora digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.” Fp 3.18
‘Então, o que nos define e nos move, irmãos, está no âmbito do coração! A pergunta é: o que está no seu coração quando você está fazendo algo que aparenta certa piedade?
Mq 6.6-8: ‘Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei diante do Deus excelso? Virei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? Será que o Senhor se agrada com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma? Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus.’
- Em ‘NOSSA JORNADA COM DEUS’.... Devemos SER PARTICIPANTES (a partir de nossas motivações), não EXPECTADORES
- Também, Em ‘NOSSA JORNADA COM DEUS...
2. Devemos nos manter FOCADOS, não DISTRAÍDOS (v.24) – aqui vamos gastar mais tempo.
- Se para evidenciar SUA JORNADA COM DEUS, Paulo expôs um pouco de suas MOTIVAÇÕES sobre seu chamado, aqui ele evidencia algumas de suas PERCEPÇÕES de sua jornada com Deus.
- E como já aprendemos, ‘as nossas percepções das coisas são fruto de nosso pensar (de nossas crenças), que são visíveis em nossas CONDUTAS’.
‘O que eu CREIO, molda minhas PERCEPÇÕES das coisas, e DEFINE minhas posturas!’
- Por isso, usando como ilustração algumas modalidades do conhecido JOGOS ISTIMICOS de Corinto, Paulo descreve como era na prática, SUA JORNADA COM DEUS. (A partir do que ele cria sobre o Evangelho de Cristo)
Ilustração: Corrida de São Silvestre – Temos os coadjuvantres, os que apenas querem participar, os que querem apenas sentir o clima da competição, os que querem aparecer nas mídias, e temos OS ATLETAS!
Os verdadeiros competidores!
- Usando esse exemplo, podemos observar como Paulo DEFINE aqueles que foram chamados para ‘ANDAREM COM DEUS e PARA DEUS’, no v.24: ‘Vocês não sabem que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Corram de tal maneira que ganhem o prêmio.’ Vocês não são ‘meros coadjuvantes’, que apenas estão, VOCÊS SÃO ATLETAS FOCADOS!
CORRAM como quem está FOCADO na linha de chegada!
- Usando a figura de um ATLETA, ele EVIDENCIA uma POSTURA que vai descrever UMA CONDUTA ESSENCIAL em sua Jornada com Deus.
DOMÍNIO PESSOAL – DOMÍNIO PRÓPRIO (v.25a)
- Todo Atleta Focado ‘EM TUDO SE DOMINA’!
- Em 2 Tm 2.5, ao falar sobre o Atleta, o foco estava em alguém que compete segundo as regras. Aqui o foco está na AUTODISCIPINA!
- E uma observação importante sobre esse DOMÍNIO PESSOAL’, é que ele não é PARCIAL, mas PLENO!’
- Inspirado e guiado pelo Espírito de Cristo, Paulo não diz que o Atleta Focado se domina em ALGUMAS ÁREAS que acha importante, MAS, EM TUDO SE DOMINA!
- Se ele tem o desejo de dormir mais um pouco, quando sabe que precisa treinar, ele renuncia sua vontade...
- Se ele tem o desejo de comer muitas coisas que até SÃO LÍCITAS, mas sabe que NÃO CONVÉM, por afetar sua corrida, ele se domina quanto a isso também!
- Se ele sabe que treinar apenas uma vez ao dia não é suficiente para alcançar seu objetivo, ele revê SUA AGENDA. E assim ele AVALIA, não apenas alguns aspectos, mas procura se DOMINAR EM TODAS AS COISAS que se tornam obstáculos para uma corrida eficaz.
Por que ele faz isso?
- Porque todo ‘ATLETA FOCADO’ tem um alvo: ALCANÇAR UMA COROA!
Essa é a diferença em nossa Jornada com Deus, comparado aos demais homens que estão correndo!
Lustração: Premo do Atleta grego – romano – ‘Prestígio e coroa de Louros’
- Em NOSSA JORNADA COM DEUS, a nossa corrida, a nossa CARREIRA PROPOSTA, não tem a ver com RECOMPENSAS PERECÍVEIS, mas nossa Vida com Deus por toda a eternidade! Com a COROA DA VDA!
v.25b: “Aqueles para alcançar uma coroa perecível; nós, porém, a incorruptível.”
- Por amar a Jesus, o EVANGELHO ENCARNADO, o testemunho que Paulo quer deixar diante daqueles que estavam questionando seu chamado, foi que ‘ele não se distraía com as coisas que só existem para DISTRAIR.
Interessante, irmãos: Aqui, não cabe o levantar a cabeça para avaliar os outros!
- Apesar de a Epístola ser uma exortação à Igreja, Paulo agora coloca o FOCO NELE MESMO, não nos outros!
- Percebam a mudança do discurso dele, nos v.26-27:Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.’
“Quando eu reconheço que o Verbo se fez carne e se revelou a mim, me concedendo o Perdão e a Vida Eterna; quando eu reconheço que a minha caminhada com Jesus é uma caminhada de Amor a Ele, um amor que SOBREPUJA pessoas e até a minha própria vida; quando eu entendo que fui inserido em uma comunidade dos salvos, para servir e não para ser servido, eu entendo que minha maior luta é COMIGO MESMO!
“Eu corro com meta definida...não estou distraído! Eu luto, não desperdiçando energia, mas ‘esmurro o meu corpo’. Reduzo as minhas vontades à escravidão.”
- Ao invés de lutar com os outros, ele lutava consigo mesmo, para NÃO SER COMO um HIPÓCRITA, que ao falar a outros, ele mesmo estivesse reprovado (v.27)
§ Não ‘esmurro os outros’...
§ Não fico querendo santificar os outros...
§ Não fico querendo correr pelos outros...
§ Não fico olhando para os outros e me enchendo de autojustificativas...
‘Queridos, a forma mais eficaz para andarmos com Deus, é discernirmos se não estamos desferindo golpes no ar, buscando nos outros o que deveríamos buscar primeiramente em nós!”
§ É olharmos para nós mesmos e acharmos em nós as coisas que PRECISAM SER SUBJUGADAS pela Palavra de Deus.
Ilustração: Uma Frase na Lápide – ‘LUTOU COM GIGANTES’
- No final, queridos, é entre você e Deus, mais ninguém!
APLICAÇÕES FINAIS
- Antes de observarmos essas aplicações finais, veja nessa perspectiva: ‘NÃO É SOBRE O OUTRO, MAS SOBRE VOCÊ!’
- Não é sobre o outro pastor, a outra igreja, o meu cônjuge, o meu irmão ou irmã: É sobre A SUA JORNADA COM DEUS!
· Você já parou para AVALIAR se você tem sido apenas UM EXPECTADOR do Evangelho, ao invés de alguém que PARTICIPA dele? (conf. v.23?)
· Você já parou para AVALIAR se as coisas que você tem buscado para a sua vida, tem a ver com a excelência das coisas eternas, ou se você tem andado DISTRAÍDO com as mesmas motivações, intenções, vontades e buscas dos outros corredores que não conhecem a Deus? (conf. o v.24?)
· Você já parou para AVALIAR as suas POSTURAS DIÁRIAS? Você está FOCADO? Em quê? Em quem?
§ Faça uma OBSERVAÇÃO SINCERA diante de Deus sobre as coisas que você PRECISA RENUNCIAR!
§ Separe o que você SENTE VONTADE de ter ou fazer daquilo que vocêSABE QUE PRECISA FAZER e BUSCAR!
- O v.27, na NVT diz: ‘Disciplino meu corpo como um atleta, treinando-o para fazer o que deve, de modo que, depois de ter pregado a outros, eu mesmo não seja desqualificado.’
Queridos... ‘Há sempre um ‘Filisteu Incircunciso’, afrontando o Deus Vivo, dentro de nós!”
‘Quando os meus sentimentos e vontades querem me DISTRAIR, eu faço O QUE DEVO, e nem sempre o que sinto. ‘Esmurro as minhas cobiças e as reduzo a escravidão de Cristo’
“Eu luto com gigantes que se opõem a minha jornada com Deus! Esses gigantes que habitam comigo, em mim!
- Por último, AVALIE se você é alguém que, em sua ‘JORNADA COM DEUS’ tem se tornado um especialista em ‘esmurrar’ os outros; ao desejar que os ‘OUTROS REDUZAM SUAS VONTADES a escravidão’, quando você mesmo, não está fazendo isso.
“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.”
Ao dizer isso, Paulo não está afirmando o seu temor de ser HIPÓCRITA, vai, além disso. Ele está afirmando o seu temor de falhar no seu chamado!
- Por que, no fim das contas, é sobre MIM e o SENHOR!
Por isso, essa mensagem não é para o outro! É para mim e para você!
- Ao mesmo tempo, meus rmãos, não podemos jamais nos esquecer, que nessa “Nossa Jornada com Deus” , nós percorremos com Deus. E Paulo saiba disso.
- Por isso, termino com a oração que ele fez pelos irmãos de Éfeso: Ef 3.16-21: ‘Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um. E assim, pela fé, que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizados e alicerçados em amor. Isto para que, com todos os santos, vocês possam compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que vocês fiquem cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!’
Related Media
See more
Related Sermons
See more