Escola biblica ( 7 igrejas do apocalipse - Laodiceia ).

Escola bíblica  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views

Estudo sobre a igreja de Laudiceia.

Notes
Transcript

arta a igreja de Filadélfia ( Morna e vaidosa ):

Apocalipse 3.14–22 RC95
E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Sobre a igreja de Laodiceia:
Construida ao longo do rio Meander, Laodiceia um centro comercial, bancário, médico e têxtil localizada na Frígia.
Era a mais rica das 7 cidades.
Localizada a cerca de 72 km a sudoeste de Filadélfia. Ela ficava a 144 km de Éfeso.
Seu suprimento de água era feito por aquedutos que eram constantemente atacados por inimigos.
Produzia um unguento ocular valorizado pelos romanos. Provavelmente foi ela que desenvolveu em sua escola de medicina o famoso pó de Frigia para os olhos ( Muito conhecido no mundo antigo ). O médico que o desenvolveu foi Demósteles Filalete.
Tinha uma próspera indústria de vestuário e por sua produção de lã.
Foi atingida por um terremoto e recusou todo auxlio exterior para a reconstrução.
Seus habitantes adoravam a Zeus e Men Karou, deus da cura e patrono da escola de medicina na cidade.
É provavel que tenha sido evangelizada por Epafras juntamente com Colossos e Hierápoles, durante o ministério de Paulo que durou 3 anos em Éfeso.
Comentário versículos:
v3:14 - TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA: Jesus destaca sua fideliade frente contra o testemunho infiel desta igreja.
O AMÉM: É uma palvra Hebraica que significa “Assim seja”, “Certamente”, “Verdadeiramente”.
É usada por toda bíblia para afirmar dizeres importantes e para concluir orações.
Jesus ao dizer “Amém garante a veracidade de suas palavras.
v3:15 - SEI QUE NÃO É FRIO NEM QUENTE: Colossos localizada a 16 km de Laodiceia tinha muita água fria, enquanto as águas quentes de Hierápolis, distante 9,5 km ao norte de Laodiceia, eram quentes e terapeuticas. Como Laodiceia não tinha fonte prórpria, era abastecida por aquedutos por ambas, isto tornava a água da cidade morna e contaminada por minerais. Não era uma água mal cheirosa e inútil.
Jesus repreende esta igreja por acomodada por não oferecer vida e cura para a sua comunidade.
Não eram quentes o “espiritualmente” o suficiente para reconhecer ou responder a orientação do Espírito Santo.
Não eram frios para percebera sua necessidade de arrempendimento e voltar à dependência de Deus.
UMA IGREJA MORNA; É aquela que é apática com relação a devoção pessoal a Cristo.
É uma igreja indiferente e preguiçosa em seus serviço a Deus.
É o tipo de igreja que faz concessões aos padrões de comportamento do mundo.
As pessoas aparentam ser cristãos comprometidos, mais estão em desgraça espiritual.
Se assemelha mais a sociedade a sua volta do que com o reino de Deus.
É uma igreja que se acha autossuficiente. Deixava Cristo de lado.
Para o Senhor uma igreja morna não quer dizer que rejeitou o Senhor, mais não quer dizer que o aceitou, e isso para Deus é o mesmo que nega-lo.
v3:16 - VOMITARTE-EI: Cristo adverte a igreja a respeito de seu juízo com relação a sua indiferença espiritual.
A inutilidade espiritual de Laodiceia era nauseante a ponto de Jesus quer vomita-la.
v3:17 - ESTOU RICO: Era arrogante a ponto de recusar assistência imperial para resconstruir a cidade destruida por um terremoto no ano 60 d.C.
A igreja se orgulhava da sua autossuficiência e negligenciava sua necessidade de ajuda de Deus.
A properidade da igreja havia impedido as pessoas de perceberem a sua necessidade espiritual.
Segundo Jesus, os membros daigreja , na verdade, eram tão “desgraçados” e “miseráveis” quanto aqueles que não o conheciam na sociedade ao redor.
Estavam cegos, e não tinham a visão de como poderiam utilizar a riqueza para transmitir a mensagem de Cristo.
A igreja de Laodiceia precisava ser rica para com o Senhor. Com uma riquesa espiritual, e fé comprovadamente verdadeira, que não poderia ser corrompida, e era muito mais valiosa que as riquesas do mundo.
Cristo os chamou de miseráveis, pois não repartiam suas riquesas com as igrejas mas pobres, e por isso chamou a igreja de Esmirna de ricos.
Ap 2.9 “Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.”
ESTAVAM NÚS: É pelo fato de estarem despidos da pureza e do poder de Deus. Confiavam na sua prosperidade com evidencia das bençãoes de Deus. A única maneira de Jesus torna-los adequadamente vestidos era deixar a arrogância, se arrependerem, serem diligentes a Ele e deixar de fingir que são espirituais. Eles precisavam de novas vestes brancas para cobrir sua nudez espiritual.
v3:18 - ROUPAS BRANCAS E COLÍRIO: Representam puresa Espiritual. A pobreza espiritual da igreja contrastava com a sua riqueza. Necessitavam “comprar” de Jesus os verdadeiros recursos espirituais. Oque eles precisavam comprar só poderia ser adquirido com o sangue de Jesus.
Era uma rica cidade textil, mais Cristo a instruiu para vestir a veste de pureza, de jusiça e ter um verdadeiro relacionamento com Ele.
Produzia um famoso colírio bálsamico, mas somente Deus podia ajudá-los a ver sua verdadeira condição do Espirito Santo e da palavra de Deus.
Cristo estava mostrando que o verdadeiro valor não estava na riqueza e nos bens materiais, mais em um relacionamento com Ele.
PURIFICADO PELO FOGO: Riquesas materiais não podem resistir a purificação pelo fogo de Deus.
v3:19 - REPREENDO E DISCIPLINO AQUELES QUE EU AMO: Alusão a:
Pv 3.11-12 “Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.”
Hb 12.5-6 “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.”
Deus iria punir esta igreja a menos que se arrependesse. Ele queria traze-la de volta para Eles. As vezes Ele nos pune para nos ajudar a modificar a nossa atitude.
v3:20 - ESTOU A PORTA E BATO: No mundo antigo, convidar para uma refeição para uma pessoa para uma pessoa que se afastou, representa o caminho para reconciliacão. Jesus oferece renovar a comonhão íntima com aqueles que se arrependem. Para que possam participar do seu reinado e banquete messiânico no final dos tempos.
Este versículo muitas vezes e utilizado como convite para os não salvos. Mais no contexto do versículo Ele fala de uma igreja que havia se esquecido Dele. O Convite feito por Jesus do lado de fora da porta, é uma solicitação de comunhão renovada com qualquer pessoal.
Se todos os membros fossem incrédulos, seria um convite evangelistico.
Se todos os membros fossem cristãos, seria uma chamada para renovar a comunhão.
Se a congregação fosse mista, seria ambos os casos.
Esta igreja estava por ser rica desfrutava prazeres materiais. Tinham a falsa segurança proporcionada pela riquesa. Isso é muito perigoso, pois, na maioria das vezes torna as pessoas incessíveis e indiferentes. É preciso deixar a porta do coração abertar, pois, o Senhor e persistente . Ele nuca invade. Ele permite que decidamos se abriremos, ou não.
v3:21 - SENTAR-SE COM JESUS NO TRONO: Aos vencedores é dado o direito de se assentar ao lado Dele e do pai, para junto dele reinar.
v3:22 - O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS: O povo de Deus deve continuamente reconhecer a relação entre as igrejas e o Espírito Santo e Agir em conformidade.
As igrejas estão subordinadas tanto a Jesus que é o Senhor e o cabeça da igreja, mais também ao Espírito Santo de Deus. Eles devem ouvir e responder á voz do Espírito Santo, em especial ao modo como Ele fala por meio da palavra.
2Tm 3.15-16 “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,”
2Pe 1.20-21 “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
O Espirito Santo é livre para ir e vir. Ele age de acordo com a maneira que as pessoas respondem aos padrões de Deus acerca da verdade e conduta correta.
O Espírito Santo é um presente do Senhor Jesus Cristo, o Espírito Santo e a sua palavra são autoridades na igreja. A igrejas devem avaliar constantemente suas crenças e ações por meio da orientação do Espírito Santo.
O Espírito Santo somente permanecerá em uma igreja enquante ela permanecer fiel a Cristo e a sua palavra, e enquanto ela ouvir e respoder ao que o Espírito diz.
Conclusão:
5 coisas sobre Laodiceia:
Obras mortas.
Não era fria, nem quente.
Sua mornidão causava nausea no Senhor.
Era soberba e se achava autossuficiente.
Desconhecia o seu próprio estado.
5 conselhos de Jesus a Laodiceia:
Compre de mim ouro provado no fogo.
Compre de mim vestes brancas.
Unjas os teus olhos com colírio.
Sê zeloso para salvar a tua alma.
Arrepende-te.
CONCLUINDO:
Laodiceia era uma igreja morna, autossuficiente, indiferente e soberba. Por isso Jesus exortou por sua mornidão e indiferença espiritual. As repreenções de Jesus podem parecer severas, porém a soberba extrema e arrogância lhe causaram indignação, e ele ameçou vomita-los de sua boca.
Apesar disso, Ele oferece sempre a restauração da comunhão aos crentes dizendo.
Ap 3.20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.”
Jesus é tão misericordioso com os crentes de Laodiceia, que no final ainda faz uma grande promessa ao crente vencedor.
Ap 3.21 “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more