Não Seja uma Falsa Testemunha
Os Dez Mandamentos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Nos dias atuais infelizmente é muito comum escutar coisas equivocadas a respeito das pessoas, por exemplo, o vizinho chega para o outro e diz: “Você viu o que o fulano fez?”, essa frase é muito comum, mas na verdade ela tem algum equivoco, pois geralmente a pessoa não viu, mas só ouviu falar que a outra pessoa fez algo.
O mandamento que será estudado diz respeito de falar a verdade e jamais ficar falando mentiras ou acusações contra o próximo.
Contexto
Contexto
O povo estava no deserto. Após dois meses que o povo havia saído do Egito Deus se revela para o povo de Israel.Deus fez uma aliança com a nação de Israel, deixando os Dez Mandamentos para que o povo seguissem.
Ideia Central
Ideia Central
O cristão deve amar o seu próximo.
Transição
Transição
Veremos duas lições práticas que o mandamento traz.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Não Falar Mentiras
1° Não Falar Mentiras
Êxodo 20.16 (ARA)
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Deus deixou esse mandamento para que o povo de Israel vivesse em paz uns com os outros, visto que, eles viviam constantemente juntos no meio do deserto.
Viver em comunidade, pode acontecer falsos testemunhos ou inventar mentiras a respeito do outro. Então, para evitar isso, Deus deixou o mandamento: “Não darás falso testemunho”.
O mandamento está proibindo o ato de equívocos intencionais, ou seja, acusar de forma intencional, para prejudicar o próximo. Também em relação a inventar mentiras, ou seja, sair falando algo que não é verdade.
16 “Não espalhem calúnias entre o seu povo.
“Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor.
O texto proíbe difamação, ou seja, atacar a reputação de alguém, falando mal a respeito dela para prejudicar.
1 Senhor, quem habitará no teu santuário?
Quem poderá morar no teu santo monte?
2 Aquele que é íntegro em sua conduta
e pratica o que é justo,
que de coração fala a verdade
3 e não usa a língua para difamar,
que nenhum mal faz ao seu semelhante
e não lança calúnia contra o seu próximo,
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
José foi acusado falsamente
10 Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.
11 Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. 12 Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.
13 Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão, 14 chamou os empregados e lhes disse: “Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei. 15 Quando me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa”.
16 Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse à casa.
2° Testemunhe Fielmente
2° Testemunhe Fielmente
Êxodo 20.16 (ARA)
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
O mandamento também traz um ensino no aspecto judicial, onde não pode testemunhar falsamente. A título de exemplo, testemunhar algo que não foi visto, acusar de algum crime que a pessoa não cometeu ou algum crime que não tem comprovação.
No Antigo Testamento Deus deixou claro a forma correta de testemunhar.
2 “Se um homem ou uma mulher que vive numa das cidades que o Senhor lhes dá, for encontrado fazendo o que o Senhor, o seu Deus, reprova, violando a sua aliança, 3 e, desobedecendo ao meu mandamento, estiver adorando outros deuses, prostrando-se diante deles, ou diante do sol, ou diante da lua, ou diante das estrelas do céu, 4 e vocês ficarem sabendo disso, investiguem o caso a fundo. Se for verdade e ficar comprovado que se fez tal abominação em Israel, 5 levem o homem ou a mulher que tiver praticado esse pecado à porta da sua cidade e apedreje-o até morrer. 6 Pelo depoimento de duas ou três testemunhas tal pessoa poderá ser morta, mas ninguém será morto pelo depoimento de uma única testemunha. 7 As mãos das testemunhas serão as primeiras a proceder à sua execução, e depois as mãos de todo o povo. Eliminem o mal do meio de vocês.
Testemunhar precisa ser algo que tenha comprovação, jamais acredite em uma testemunha, mas é necessário ter duas ou três pessoas falando a respeito da mesma situação.
No meio da igreja, é necessário ter duas ou três testemunhas falando a mesma situação. Jamais deve-se acreditar em apenas uma pessoa falando.
15 “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. 16 Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Os chefes dos sacerdotes acusaram falsamente Jesus perante o Sinédrio
55 Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando depoimentos contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte, mas não encontravam nenhum. 56 Muitos testemunharam falsamente contra ele, mas as declarações deles não eram coerentes.
57 Então se levantaram alguns e declararam falsamente contra ele: 58 “Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’ ”. 59 Mas, nem mesmo assim, o depoimento deles era coerente.
Conclusão
Conclusão
O nono mandamento está ensinando a respeito do amor ao próximo, isso significa que se alguém ama o próximo jamais irá se levantar contra ele falando mentiras, difamando ou sendo uma testemunha falsa.
O cristão deve buscar amar o próximo e fugir de ficar inventando mentiras ou compactuando com coisas que não são reais a respeito do irmão. Portanto que busquemos o padrão bíblico, que é amar a Deus e ao próximo.
37 Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 38 Este é o primeiro e maior mandamento. 39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Aplicação
Aplicação
Ao escutar algum acusação ou difamação a respeito do próximo, busque saber se é verdade.
Se algum irmão compartilhar algo a respeito do outro, educadamente pede ele para ir falar com aquele irmão.
Se você for convidado a ser testemunha de algum crime ou pecado, seja fiel em seu depoimento.