Não Seja uma Falsa Testemunha

Os Dez Mandamentos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

Nos dias atuais infelizmente é muito comum escutar coisas equivocadas a respeito das pessoas, por exemplo, o vizinho chega para o outro e diz: “Você viu o que o fulano fez?”, essa frase é muito comum, mas na verdade ela tem algum equivoco, pois geralmente a pessoa não viu, mas só ouviu falar que a outra pessoa fez algo.
O mandamento que será estudado diz respeito de falar a verdade e jamais ficar falando mentiras ou acusações contra o próximo.

Contexto

O povo estava no deserto. Após dois meses que o povo havia saído do Egito Deus se revela para o povo de Israel.Deus fez uma aliança com a nação de Israel, deixando os Dez Mandamentos para que o povo seguissem.

Ideia Central

O cristão deve amar o seu próximo.

Transição

Veremos duas lições práticas que o mandamento traz.

Desenvolvimento

1° Não Falar Mentiras

Êxodo 20.16 (ARA)
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Deus deixou esse mandamento para que o povo de Israel vivesse em paz uns com os outros, visto que, eles viviam constantemente juntos no meio do deserto.
Viver em comunidade, pode acontecer falsos testemunhos ou inventar mentiras a respeito do outro. Então, para evitar isso, Deus deixou o mandamento: “Não darás falso testemunho”.
O mandamento está proibindo o ato de equívocos intencionais, ou seja, acusar de forma intencional, para prejudicar o próximo. Também em relação a inventar mentiras, ou seja, sair falando algo que não é verdade.
Levítico 19.16 NVI
16 “Não espalhem calúnias entre o seu povo. “Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor.
O texto proíbe difamação, ou seja, atacar a reputação de alguém, falando mal a respeito dela para prejudicar.
Salmo 15.1–3 NVI
1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? 2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo,

APLICAÇÃO

José foi acusado falsamente
Gênesis 39.10–16 NVI
10 Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela. 11 Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. 12 Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela. 13 Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão, 14 chamou os empregados e lhes disse: “Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei. 15 Quando me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa”. 16 Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse à casa.

2° Testemunhe Fielmente

Êxodo 20.16 (ARA)
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
O mandamento também traz um ensino no aspecto judicial, onde não pode testemunhar falsamente. A título de exemplo, testemunhar algo que não foi visto, acusar de algum crime que a pessoa não cometeu ou algum crime que não tem comprovação.
No Antigo Testamento Deus deixou claro a forma correta de testemunhar.
Deuteronômio 17.2–7 NVI
2 “Se um homem ou uma mulher que vive numa das cidades que o Senhor lhes dá, for encontrado fazendo o que o Senhor, o seu Deus, reprova, violando a sua aliança, 3 e, desobedecendo ao meu mandamento, estiver adorando outros deuses, prostrando-se diante deles, ou diante do sol, ou diante da lua, ou diante das estrelas do céu, 4 e vocês ficarem sabendo disso, investiguem o caso a fundo. Se for verdade e ficar comprovado que se fez tal abominação em Israel, 5 levem o homem ou a mulher que tiver praticado esse pecado à porta da sua cidade e apedreje-o até morrer. 6 Pelo depoimento de duas ou três testemunhas tal pessoa poderá ser morta, mas ninguém será morto pelo depoimento de uma única testemunha. 7 As mãos das testemunhas serão as primeiras a proceder à sua execução, e depois as mãos de todo o povo. Eliminem o mal do meio de vocês.
Testemunhar precisa ser algo que tenha comprovação, jamais acredite em uma testemunha, mas é necessário ter duas ou três pessoas falando a respeito da mesma situação.
No meio da igreja, é necessário ter duas ou três testemunhas falando a mesma situação. Jamais deve-se acreditar em apenas uma pessoa falando.
Mateus 18.15–16 NVI
15 “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. 16 Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.

APLICAÇÃO

Os chefes dos sacerdotes acusaram falsamente Jesus perante o Sinédrio
Marcos 14.55–59 NVI
55 Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando depoimentos contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte, mas não encontravam nenhum. 56 Muitos testemunharam falsamente contra ele, mas as declarações deles não eram coerentes. 57 Então se levantaram alguns e declararam falsamente contra ele: 58 “Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’ ”. 59 Mas, nem mesmo assim, o depoimento deles era coerente.

Conclusão

O nono mandamento está ensinando a respeito do amor ao próximo, isso significa que se alguém ama o próximo jamais irá se levantar contra ele falando mentiras, difamando ou sendo uma testemunha falsa.
O cristão deve buscar amar o próximo e fugir de ficar inventando mentiras ou compactuando com coisas que não são reais a respeito do irmão. Portanto que busquemos o padrão bíblico, que é amar a Deus e ao próximo.
Mateus 22.37–39 NVI
37 Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 38 Este é o primeiro e maior mandamento. 39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

Aplicação

Ao escutar algum acusação ou difamação a respeito do próximo, busque saber se é verdade.
Se algum irmão compartilhar algo a respeito do outro, educadamente pede ele para ir falar com aquele irmão.
Se você for convidado a ser testemunha de algum crime ou pecado, seja fiel em seu depoimento.
Related Media
See more
Related Sermons
See more