O Acesso a Salvação (Descanso ao Cansado)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 31 views
Notes
Transcript

Introdução:

Pré: Meus irmãos, graça e paz! Primeiramente gostaria de agradecer a essa querida UMP pelo convite, agradeço na pessoa de Charmênia que entrou em contato comigo, e ela me informou que vocês estão estudando ultimamente o tema “Restaurando a Unidade”, lá em Romanos 15.5,6 e pensando no tema, mas não no mesmo texto, vamos trabalhar a essência dessa unidade, o que de fato nos une, num texto bem conhecido. Abra sua Bíblia em:
Leitura do Texto Bíblico - Mateus 11.25-30
Pós: “Tu nos despertaste para o prazer de te louvar, pois nos criaste para ti, e o nosso coração não tem sossego enquanto não repousar em ti”. Disse Agostinho de Hipona, Teólogo dos primeiros séculos da era Cristã. Ele falava sobre repouso, descanso, que só é encontrado no Senhor.
O texto lido certamente está na lista de textos mais conhecidos da toda a Bíblia, é um texto muito curto, muito precioso, muito rico em teologia e… muito mal utilizado. Normalmente ouvimos alguém dizendo para quem está triste, abatido e cansado, talvez enfrentando problemas familiares e a tristeza profunda, e sabe, que bom que as pessoas tentam consolar umas às outras, mas hoje perceberemos o profundo sentido que há nesse texto, O VERDADEIRO DESCANSO AO CANSADO - O ACESSO A SALVAÇÃO.
FCD - O ACESSO A SALVAÇÃO.

Contexto:

Na medida em que o Reino de Deus avançava, muitas dificuldades começaram a surgir (como Jesus já havia alertado diversas vezes). Jesus estava pregando nas cidades em que passava, anunciando o Reino do Senhor, confrontando o pecado e promovendo o descanso que só ele poderia trazer, e não, não estou falando das multiplicações ou curas físicas - mas da salvação: O VERDADEIRO DESCANSO AO CANSADO.
Se você olhar para os versos 20 a 24 perceberá mais facilmente o que estava acontecendo para que possamos compreender melhor este texto tão conhecido e tão precioso, Jesus passou a condenar as cidades em que Ele esteve e não houve arrependimento genuíno. Na verdade, o texto é bem claro e diz que além de não ter acontecido um verdadeiro arrependimento, aquelas cidades se tornaram arrogantes, soberbas. E é mediante esse cenário que Jesus anuncia O VERDADEIRO DESCANSO AO CANSADO - É EXATAMENTE SOBRE ISSO QUE VAMOS MEDITAR HOJE AQUI: O ACESSO A SALVAÇÃO.
FCD - O ACESSO A SALVAÇÃO.
Declaração do Tema - O Acesso a Salvação
> 3 VERDADES SOBRE A SALVAÇÃO:

Restrita - vv. 25, 26

A Oração de Jesus (25) - Depois que Jesus repreendeu as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum por não terem se arrependido, mesmo tendo visto tantos milagres que atestavam sua posição como agente de revelação do Pai, ele foi orar. Esta oração foi um agradecimento pelo modo como o Pai havia revelado sua identidade.
Deus é seletivo (25, 26) - O Senhor Jesus louva ao Pai porque algo foi escondido aos “sábios e instruídos” mas foi acessível até mesmo aos pequeninos. E isso foi do agrado do Pai. A verdade exposta nesse texto, nessa oração de Jesus é que o Senhor não se revela a todos, não há espaço na Teologia de Jesus Cristo para um universalismo cheio de positividade, em que as pessoas acreditam que todo o planeta será salvo, ninguém se perderá… Não, queridos, Jesus é enfático: o Senhor ocultou a uns e revelou a outros.
Dois tipos de Revelação (26) - Aqui precisamos fazer uma distinção, talvez você esteja pensando assim: “Bom, já que o Senhor se revela somente a alguns homens, então os que se perdem não são culpados, afinal, foi o próprio Deus que não quis se revelar, a culpa é dele, né?” e talvez você ainda pense “o próprio verso 27 reforça essa ideia”, bom, não é bem assim. Percebemos pela Palavra de Deus que o Senhor se manifesta a todo e qualquer homem por meio da criação - olhar para tão exuberante criação nos faz pensar: tem alguém por detrás de tudo isso! E há também um segundo tipo de revelação, aquela revelação especial que nos ilumina pela Palavra, que mostra o abismo que nos separa de Deus, que mostra nossos pecados e nos faz olhar para Jesus Cristo - nem todos os homens passam por essa revelação, porque vivem em rebeldia contra o Senhor.
Sábios e Instruídos X Pequeninos (26) - Os sábios e instruídos apresentados no texto são aqueles que acreditavam que já sabiam tudo sobre Deus, sabiam tanto que podiam bater o martelo, olhando para Jesus Cristo e dizer: esse aí é um louco, um farsante, estamos esperando o verdadeiro Messias, o que virá com toda pompa, toda glória e majestade. Ah, queridos, aqueles “sábios e instruídos” estavam como a cidade de Cafarnaum (v.23) - arrogantes, orgulhosos, presunçosos. Os pequeninos, por outro lado, são aqueles que como crianças (carentes e dependentes, que não conseguem sozinhos) tem humildade em seu coração, dispostos a reconhecer que não sabem de tudo, dispostos a olhar para Jesus com fé. Jesus tinha pessoas assim bem pertinho dele, veja os seus discípulos - Jesus não escolheu os mais inteligentes e mais eruditos dos homens, escolheu gente simples mesmo (claro, há nobres como Paulo, mas a maior parte dos Apóstolos era gente comum mesmo). E assim foi do agrado do Senhor!
Ilustração: Tenho certeza de que você já deve ter ouvido falar de Jonathan Edwards, o famoso pastor que pregou “Pecadores nas mãos de um Deus irado”, mas antes de pregar este sermão ele já era famoso por outro, chamado “Uma luz divina e sobrenatural”, e naquele sermão ele diz algo interessante: É o próprio Deus quem ilumina sobrenaturalmente nosso coração e nossa alma, lá do céu. É o próprio Deus que nos faz ver a doçura e a majestade de Cristo, e Ele só a concede a quem deseja conceder, sem esta luz divina e sobrenatural ninguém viria a Cristo.
Resumo: O VERDADEIRO DESCANSO PARA O CANSADO ESTÁ NA SALVAÇÃO, NA SALVAÇÃO QUE É CONCEDIDA A TODO AQUELE QUE RECEBE A JESUS CRISTO.
Aplicação: Querido, lembre que não nos compete tentar explicar por que alguns recebem e creem no evangelho, enquanto outros não o fazem. A soberania de Deus quanto a isso é um profundo mistério, de maneira que não somos capazes de sondá-la. Mas, seja como for, há algo na Bíblia que se destaca como uma grande verdade prática, da qual jamais nos deveríamos esquecer - o Evangelho está oculto aos que são arrogantes e vaidosos em si mesmos, mas está disponível a todo aquele que como uma criança se achega ao Senhor. O que quero dizer com isso? Quero dizer que sim, a Salvação é algo restrito, e nem todos serão salvos, mas você não sabe quem vai ser. Você não é soberano e onisciente, Deus é. Assim, a nossa parte, a missão que nos cabe é: anunciar, pregar, orar, chamar para Cristo - o que vem depois é por conta dEle.
Declaração do Tema - O Acesso a Salvação
> 3 VERDADES SOBRE A SALVAÇÃO:

Vetada aos Arrogantes - vv. 27

Tudo me foi entregue por meu Pai (27) - Cristo está dizendo: Tudo depende de mim, tudo está em minhas mãos, o acesso a salvação está em mim, somente. O Pai quis que fosse assim, eu sou o caminho, eu é que seguro a chave que abre a porta do céu.
Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho (27) - À primeira vista, estas declarações parecem estranhas, pois somente o Pai e o Filho conhecem um ao outro, mas que ninguém conhece qualquer um dos dois. O que devemos entender destas palavras? Podemos interpretar de maneira mais clara da seguinte maneira: Somente o Pai ama verdadeiramente e deseja agradar ao Filho, somente o Filho ama verdadeiramente e deseja agradar ao Pai. Jesus estava falando da perfeita união na Trindade - o conhecimento que é maravilhoso demais para nós! Nenhum homem, nenhum, por mais pacífico e bondoso que aparente ser, nenhum homem ama ao Senhor naturalmente. Conhecer o Filho em sua plenitude é algo possível somente ao Pai (e ao Espírito Santo, obviamente).
E aquele a quem o Filho o quiser revelar (27) - No entanto, alguns podem conhecer o Pai: aqueles a quem o Filho quiser revelar. Ah, irmãos que aqui em nosso meio estejam alguns destes. Cristo é quem nos chama e é quem nos mostra verdadeiramente quem é o Pai.
A Salvação está vetada aos arrogantes (27) - Depois de entender o que cada trechinho desse verso 27 significa você consegue perceber o que Jesus estava dizendo à luz do seu contexto? Ele estava dizendo que por Ele ser a única porta ao céu, o único caminho até Deus, nenhum dos arrogantes passaria por ela. Mas quem seriam os arrogantes? Os arrogantes eram aqueles que rejeitavam Jesus Cristo, que pensavam merecer a salvação por obediência, eram os fariseus, os saduceus, os zelotes, os mestres e doutores da lei, que tanto diziam amar a LEI que a tomavam como um caminho de salvação. A estes Cristo diz: não adianta. Ninguém consegue se salvar!
Resumo: O VERDADEIRO DESCANSO PARA O CANSADO ESTÁ NA SALVAÇÃO, NA SALVAÇÃO QUE É CONCEDIDA SOMENTE AOS QUE RECEBEM JESUS CRISTO, SALVAÇÃO FECHADA AOS ARROGANTES E ORGULHOSOS QUE O REJEITAM, MAS ABERTA A TODO AQUELE QUE O BUSCA.
Aplicação: Meu irmão, acho que nós não somos tão diferentes assim daqueles homens arrogantes, se você assim como eu já procurou paz para o coração por uma vida “regradíssima”, ou por “pode e não pode” ou mesmo por capacidades físicas e intelectuais, o destino é um só: fracasso, tantas tentativas e não sentimos paz duradoura, não sentimos descanso - SOMENTE EM CRISTO podemos descansar de fato nossas almas.
Declaração do Tema - O Acesso a Salvação
> 3 VERDADES SOBRE A SALVAÇÃO:

Só Cristo Concede - vv. 28-30

Vinde a mim […], Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim (28, 29) - Depois de se apresentar como o caminho de descanso e salvação, e de dizer que fechará a porta aos arrogantes e orgulhosos Cristo faz um doce e caloroso convite apresentado nos versos 28 e 29, três ordens preciosas: VINDE A MIM - TOMAI O MEU JUGO - APRENDEI DE MIM. Os versos 25 a 27 eram somente uma preparação para estes versos 28-30!
Todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei … porque sou manso e humilde de coração (28, 29) - Jesus faz um convite a todo aquele que está cansado e sobrecarregado. De que? Mateus 23.4 nos fornece resposta. Por que ele escolheu essas palavras? Porque ele estava se dirigindo aos que já estavam exaustos de tentar ganhar a salvação por merecimento, como ensinavam os doutores da lei. Eles alegavam que o homem deveria cumprir toda a lei como meio de chegar ao céu, e oprimiam aquele que falhava, sem se dar conta de que eles mesmos estavam falhando nesse “caminho”. Jesus está dizendo: você já percebeu que não consegue não é? Então venha para cá, chegue perto de mim, eu troco o seu jugo pelo meu - eu cumpro a lei por você, e você fica com o meu que se chama GRAÇA, aprenda de mim, eu sou suficiente para você, eu darei descanso a sua alma.
E achareis descanso para a vossa alma (29) - Em João 6.35 Jesus diz “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.” Cristo é enfático ao dizer: em mim vocês vão ter descanso. É uma certeza. Não é pesado como o peso da obediência cega e farisaica, não! é o descanso de saber que Cristo fez por nós!
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (30) - A figura do JUGO é a daquela peça de madeira que era colocada sobre os animais, principalmente bois, para que puxassem cargas. Se o Jugo fosse grande demais o animal fracassaria, cairia e não conseguiria trabalhar de maneira adequada, não serviria para o propósito dele, morreria tentando, sem conseguir progredir. Era exatamente isso o que a LEI fazia com o homem, na mão dos fariseus. Eles colocavam um peso absurdo que homem algum jamais conseguiria carregar, aliás, um homem conseguiu… E ELE TROCOU O NOSSO JUGO PELO DELE, ELE PEGOU O PESO DA LEI E COLOCOU EM SUAS COSTAS E CUMPRIU PERFEITAMENTE EM NOSSO LUGAR, ELE NOS TIROU DA ESCRAVIDÃO E NOS TRANSPORTOU PARA SUA GRAÇA!
JESUS CRISTO, QUE É MANSO E HUMILDE, OLHOU PARA O CANSADO E SOBRECARREGADO COM AMOR, COM TANTO AMOR QUE FOI ATÉ A CRUZ, PARA SOFRER O SOFRIMENTO QUE ERA NOSSO, PARA PAGAR A DÍVIDA QUE ERA NOSSA, PARA TOMAR O JUGO QUE ERA NOSSO, PARA NOS ENTREGAR SUA BONDADE, PARA NOS MOSTRAR SUA MISERICÓRDIA, PARA NOS FAZER EXPERIMENTAR O SEU AMOR!
Resumo: O VERDADEIRO DESCANSO PARA O CANSADO ESTÁ NA SALVAÇÃO, NA SALVAÇÃO QUE É CONCEDIDA SOMENTE AOS QUE RECEBEM JESUS CRISTO, SALVAÇÃO FECHADA AOS ARROGANTES E ORGULHOSOS QUE O REJEITAM, MAS ABERTA A TODO AQUELE QUE O BUSCA. SALVAÇÃO QUE NOS DÁ DESCANSO, QUE NOS LIVRA DO PESO, QUE NOS MOSTRA O AMOR DE DEUS POR NÓS.
Aplicação: Pensando nisto eu gostaria de te fazer uma pergunta. Você ainda tem carregado o fardo dos seus pecados e o fardo da lei? Você ainda caminha como “O Peregrino” de John Bunyan, que tinha um peso absurdo em suas costas? A única solução, que pode deixar leve o seu coração é Cristo. Só Ele pode tirar o peso da culpa e dar verdadeiro descanso ao perdido.

Aplicações - 3 Lições que este texto nos ensina:

Precisamos estar vigilantes, irmãos, nosso coração se enche muito rapidamente de orgulho, de formas muito variadas - orgulho intelectual, orgulho financeiro, orgulho de sermos “alinhados e bondosos”, orgulho de ser talentoso, um bom músico, um pregador. Ah, queridos, que o Senhor nos repreenda e retire de nós aquilo que nos torna orgulhosos. Oremos ao Senhor, todos os dias, pedindo humildade, e não somente pedindo, mas cultivando de fato, reconhecendo nossas fragilidades e pecados, não confiando em qualquer mérito ou habilidade, mas clamando por Cristo.
Devemos lembrar continuamente que Jesus é nossa Salvação, ele mesmo afirmou, não o conhecemos por acaso, Ele se revelou a nós, não o amamos porque temos algo de especial, mas porque Ele se revelou a nós. A salvação começa e termina nEle, não é pelo que fizemos, é pela graça e misericórdia que Deus nos chama. E isso nos leva a olhar para nossos irmãos, até mesmo aqueles que você, com seu julgamento apressado bate o martelo e diz: esse aí não tem jeito, com compaixão, com graça e misericórdia. Esse é o desafio proposto por Cristo: Lembremos que Ele é o caminho, só. Não importa se a pessoa que você está pensando aí na sua mente é como o ladrão da Cruz ou como João Batista. Cristo pode salvar tanto um como o outro, não seja você o que fecha a porta, seja o que aponta para Ela.
Você tem precisado de descanso, meu irmão? Sua alma anda abatida? Suas noites tem sido longas e parece que você está perdido sem saber o que fazer? Eu sei que nesses momentos a gente fica com a mente muito agitada, nossas emoções ficam como em um turbilhão, são muitas ansiedades, incertezas, lágrimas e até mesmo o desespero que bate na porta e parece que nada mais faz sentido - eu sei como é, eu sou como você - mas eu te peço: olhe para o Cristo que te deu salvação, Jesus Cristo te prometeu descanso, ele não te disse que te daria uma jornada tranquila, mas te assegurou uma chegada segura!

Conclusão

Diante de um texto tão precioso, de verdades tão doces, você talvez pergunte: POR QUE CRISTO REVELOU TANTO AMOR POR ALGUÉM COMO EU? E bom… talvez nunca consigamos responder deste lado da eternidade, não sabemos porque nós e não outros, mas essa verdade só revela o bondoso amor do nosso salvador, revela o precioso descanso que nossas almas cansadas de tanto tentar encontrar salvação em outros caminhos, por outros meios.
Concluo com uma citação do maior Teólogo dos primeiros séculos do Cristianismo, Agostinho de Tagaste, mencionando sua salvação:
Confissões Livro 10

Tarde demais eu te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! E eis que tu estavas dentro de mim, enquanto eu estava fora; era lá fora que te procurava. Criatura deformada, mergulhei de cabeça nesses objetos de beleza que tu criaste. Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo. Elas me detiveram longe de ti, essas coisas belas que, se não estivessem em ti, simplesmente não existiriam. Tu me chamaste, gritaste e rompeste minha surdez. Tu reluziste, brilhaste e aniquilaste minha cegueira. Tu espalhaste doces perfumes, e eu os inalei e suspirei por ti. Degustei, e senti fome e sede. Tu me tocaste, e eu senti um desejo ardente de tua paz.

É Cristo quem faz tudo, é Cristo quem nos chama, é Cristo a porta, é Cristo o caminho, é Cristo a verdade, é Cristo a salvação! Se hoje somos um corpo, se hoje estamos unidos é por causa da grande salvação por meio de Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more