O Resultado de uma Igreja Bíblica [At 2.43-47]
As marcas de uma Igreja Bíblica • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsDescrição dos resultados da igreja primitiva
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Captação
Captação
Contexto
Contexto
Aqui encerramos a nossa série sobre a “igreja Bíblica” que poderia ser chamada de igreja primitiva ou ainda de uma igreja relevante, visto que essa igreja após muita perseguição conquista o império romano, que segundo alguns foi o maior império que a terra testemunhou. Para encerrar após observarmos os elementos essenciais que estão no verso 42 que são: Ensino, Comunhão, Expectativa do Reino e Orações. E desenvolver um pouco melhor os elemento essenciais que são: Ensino, Comunhão, Missões, Serviço, Adoração e Oração. Vamos identificar o resultado que encontramos nessa igreja.
Tanto as características quanto o resultado não me parece ser constante nem sequer no primeiro século, afinal no capítulo 6 vemos um cenário bem distinto no inicio da igreja quando há o o conflito entre as viúvas, assim como as correções nas cartas logo cedo na vida da igreja, mas parece que Lucas coloca essas características e resultado demonstrando que essa era a direção desde o inicio e me parece que as igrejas vivenciam ciclos de bons momentos e correções buscando o alvo dessa igreja bíblica que expomos nessas 7 semanas e os resultados que vamos considerar nessa mensagem. Então ao mesmo tempo que era realidade nesse momento da igreja serve de alvo e referencia para as nossas igrejas hoje.
Esse texto está localizado imediatamente após a mensagem de Pedro demonstrando um período muito recente da igreja de Cristo, e em seguido começam as perseguições e desafios que essa comunidade seria de fato testada.
Temor de Deus e Milagres [2.43]
Temor de Deus e Milagres [2.43]
A igreja tinha o temor de Deus, o texto descreve como uma característica geral dessa igreja o temor de Deus. Elemento bem raro em nossos dias, poucas igrejas hoje podemos dizer que o temor de Deus é uma marca generalizada e não identificada em poucos membros. Lucas descreve como um resultado geral da igreja, havia temor de Deus.
E os apóstolos realizavam milagres no meio do povo. Naturalmente não vamos esperar para o nosso tempo a quantidade e grandeza dos milagres apostólicos, visto que esses milagres atestavam a mensagem pregada, percebemos isso em especial quando vemos a diminuição no próprio livro de Atos e no desenvolvimento do Novo Testamento (Epafras doente, Paulo com espinho na carne, possível doença e etc.), Ainda assim é evidente que o poder de Deus é atual e se manifesta em uma igreja bíblica, ainda que não realizados de forma constante pelos apóstolos.
Milagres podem ser curas ou eventos extraordinários como vemos, mas também um pecador que se arrepende ou indivíduos que tomam decisões improváveis. Milagres e sinais eram marcas do poder de Deus no meio do seu povo e Deus ainda tem atuado no meio do seu povo.
Comunhão e Generosidade [2.44-45]
Comunhão e Generosidade [2.44-45]
A unidade marcava esse povo que é descrito como um povo unido. Mas sua união não era apenas teórica ou da boca para fora. Eles tinham tudo em comum, era uma comunidade generosa de modo que os irmãos vendiam suas posses para que dividir entre aqueles que tinham mais necessidade.
O impacto de viver pelo reino era tal que as posses no mundo não fazia tanto sentido quanto as necessidades de seus irmãos serem supridas, visto que o reino era aguardado a qualquer momento. A expectativa do reino impactava de tal forma essa comunidade que suas decisões financeiras eram tomadas na perspectiva do reino.
A unidade e a generosidade marcava esse povo porque eles viviam em prol do reino.
Culto Público Vibrante e Sincero [2.46-47]
Culto Público Vibrante e Sincero [2.46-47]
Eles como judeus ainda se reuniam no templo, mas o templo não era o elemento mais importante. Chama atenção a reunião no pátio, visto que era um acesso mais amplo (gentios). Até serem proibidos eles mantiveram essa prática judaica, mas o elemento mais importante que vemos na vida da igreja são as reuniões nas casas, ali aconteciam o que hoje chamamos de culto público com a Ceia, Refeições, Alegria, sinceridade e louvor.
Todos os dias a igreja se reunia no pátio do templo e nas casas para prestar o culto e vivenciar a comunidade do reino que chamamos de igreja de Cristo!
Esses encontros eram vibrantes e sinceros, o resultado dessas reuniões era a simpatia do povo e o crescimento numérico.
Hoje vemos dois extremos:
1. igrejas que querem a simpatia do povo e o crescimento a qualquer custo, abrindo mão de princípios cristãos e da sã doutrina.
2. Igrejas que veem como motivo de orgulho e fidelidade o o fato de não terem a simpatia da comunidade, envolvimento ou crescimento.
Ser uma igreja pequena sempre não é sinônimo de uma igreja bíblica assim como o crescimento também não. O fato é que essa igreja Bíblica tinha um estilo de vida tão impactante, que mesmo o mundo que a perseguia tinha simpatia por ela e havia crescimento numérico de tal forma que vem a incomodar o império romano e mudar a história. Ser uma igreja que cresce também não é sinônimo de ser uma igreja carnal.
Princípios Eternos
Princípios Eternos
Desfruta do poder de Deus
Vivencia diversos milagres
Uma igreja que se alegra em estar juntos em comunhão
Viver a comunidade não é um sacrifício é uma alegria
Igreja que se preocupa mais com o reino e os irmãos do que com os bens materiais
Uma igreja generosa
O Culto público dessa igreja é vibrante, alegre e sincero
Igreja cresce em número de convertidos
Igreja que atrai as pessoas a sua volte ainda que estas não sejam crentes
A Igreja Bíblica pelo Poder de Deus é Unida,Generosa, Sincera, Vibrante e Cresce.
A Igreja Bíblica pelo Poder de Deus é Unida,Generosa, Sincera, Vibrante e Cresce.
Desafios
Desafios
Ore por um Culto cada vez mais vibrante e animo renovado
Atue servindo a igreja e a comunidade como fruto de ser uma igreja Bíblica