A Santificação (3)
Sermões de Sábado • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Introducão
Introducão
Tudo na vida tem um um começo. Tudo tem um início. E desde que o pecado teve início na história da vida, temos bem marcadas as fases da mesma.
Nascemos, crescemos, aprendemos a lidar com as cores, as dores e os movimentos da vida. Os primeiros gestos, os primeiros sabores, o primeiro amor. Se lembra quando se apaixonou a primeira vez? Se lembra das primeiras sensações?
Colossenses 1.13–18 (NAA)
“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas”
Ilustração
Ilustração
Tenho boas recordações. Me recordo meu primeiro dia na escola. Fomos os primeiros a chegar. Me recordo do barulho das enceradeiras, do cheiro de cera, dos olhares, do barunho ao abrir as portas que me levaram a sala onde eu ficaria. Me recordo que apertava tão forte a mão de minha mãe, que não sabia mais quando começava a dela e quando teminava a minha. Parecia que havia uma fonte de água em minhas mãos. No coração um sentrimento novo. Cheiros novos, rostos novos, vozes diferentes, e um coração acelerado. Quando encontramos minha a sala que eu ficaria… aí sim o desespero tomou conta. Quando miha mãe me olhou com o olhar de despedida… olhei para meu pai e ele olhava com um olhar de que não adiante chorar… Foi aí que senti, pela primeira vez o sentimento de abandono. De ser abandonado, deixado, largado. Será que eles voltariam pra me buscar? Chorei como nunca. Mas apenas até perceber que existia outros que estavam passando pelo mesmo processo. Pelas mesmas reações e emoções.
Começando Aqui
Começando Aqui
Sabe amigo e amiga, a vida é recheada de fortes lembranças e emoções. Tenho certeza que ao trilhar o caminho que Jesus Cristo tem conduzido sua vida, as coisas não serão fáceis. A caminha com Jesus é uma experiência repleta de novas emoções e desafios. Mas para um amadurecimento sadio da vida cristã, para um caminhar sadio no processo de santificação, é necessário que você tenha uma entrega total, que você não adie mais. Ele nunca vai te abandonar. Sabe por que? Porque Ele prometeu, jamais vai deixa-lo. Você não estará sozinho a vaguear, Deus sempre vai lhe amparar.
Eu não sou mais eu
Eu não sou mais eu
Tem que começar aqui. Agora! E é ao andarmos com Jesus Cristo que tudo começa a ser diferente. É andando com Cristo que nos tornamos diferentes. Apenas pelo poder do Espírito Santo que podemos ser mudados de verdade. Sermos cada vez menos parecidos com o mundo e mais parecidos com Jesus. Os discípulos são uma amostra fantastica de transformação. João, chamado de filho do trovão Marcos 3.17 (NAA) Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”. O mesmo, em suas ultimas palavras aos cristãos de Éfeso, os chama de "Filhinhos". Pedro, ansioso, agitado, alvorosado, irrequieto; o mesmo, depois de andar com Jesus, se tornou um líder extraordinário. Ao ponto de, em um sermão, levar mais de 3 mil pessoas a uma reflexão tão poderosa que foram convencidos a entregar a vida a Jesus Cristo através do batismo. Tão transformado que não se achou digno de morrer como seu Mestre. Paulo, seria um um bom exemplo também. Um cristão perseguidor da igreja. Era tão devoto a sua crença que seria capaz de matar outra pessoa em nome de Deus e dormir com a conciência tranquilo a noite. Mas depois que Jesus se revelou a Paulo, e que revelação! Jesus aparece a ele quando o mesmo estava a caminho de um massacre. Jesus aparece, o chama pelo nome e diz: Atos dos Apóstolos 9.3–6 (NAA)
Enquanto seguia pelo caminho, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia:
— Saulo, Saulo, por que você me persegue?
Ele perguntou:
— Quem é o senhor?
E a resposta foi:
— Eu sou Jesus, a quem você persegue. Mas levante-se e entre na cidade, onde lhe dirão o que você deve fazer.
Paulo fica alguns anos em Tarso, para poder refletir, entender, interiorizar tudo que havia acontecido. Paulo foi alguem que entedeu o que Deus desejava para sua vida quando sofreu uma decepção religiosa. Paulo faz parte do grupo que só faloriza quando perde, so enxerga quando fica cego, só pensa depois que fala. Acabamos, como Paulo, ficando confusos com algumas coisas. Pense comigo: Deus me liberta para que eu O sirva, e para que eu viva como Ele quer que eu viva! Então, Ele me liberta para me prender. Ele me salva para que eu esteja preso ao processo de salvação de outras pessoas. Ele me remove das minhas atividades comuns, para me ligar a outras atividades DELE, mas não as que eu quero e gosto, mas as que Ele quer e deseja e sente prazer que eu faça! Parece que Deus quer que eu seja outra pessoa. Você sente isso também? Pois bem, meu amigo e amiga, me deixe te dizer uma coisa; É isso mesmo que acontece. É isso mesmo que Deus deseja. E Paulo entedeu isso ao dizer as palavras que se encontram em Gálatas 2.20 (NAA) "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" É isso que Ele espera de nós. Que no processo de santificação, não nos vejam mais, mas vejam Cristo em mim. E talvez você esteja vivendo tão longe de Jesus, venha despresando a luz que já recebeu. Mas escute uma coisa, o Senhor tem compaixão de nós, estende Sua mão e aceita seu pedido de perdão. Se você aceitar seu chamado, assim como Paulo, poderá em breve dizer, "eu não sou mais eu, Cristo vive em mim"
Venha Servir
Venha Servir
Mas e agora? Depois de renovar minha aliança com Jesus, de costurar minhas promossas rasgatas tantas e tantas vezes. Acredito e me atrevo a dizer que tão dificil e desafiador que entregar a vida e Jesus e manter-se fiel a Ele. Pecebemos hoje tantas e tantas pessoas que são alcançadas pelas poderosas Palavras do Evangelho. Tem seu coração tocado pelo Espírito Santo. Entrega sua vida a Jesus Cristo atravez do batismo, tendo lavado suas vestes nas águas e com lágrimas de uma emoção verdadeira, pura, sincera e singela. Mas e depois? Podemos sentir o poder para a mudança de vida. E por que tantos, que com tanto afinco se uniram as fileiras de Cristo, são tomados de desanimo e da mesma forma, e quem sabe com a mesma velocidade, abandonam a Jesus e a comunhão dos santos? Meu amigo e amiga, a questão é que o caminho da santificação é uma estrada viva. Não há como se entregar a Cristo e não se envolver na missão dEle. Não basta apenas falar, é necessário se envolver, mergulhar de cabeça. Somos salvos para salvar. Quando perguntaram para Jesus qual era sua missão neste mundo Ele respondeu: Lucas 19.10 (NAA) "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido"
Vejamos João 3.17 "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele"
um outro texto interessante é João 1.11 (NAA) "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam"
receberam" παραλαμβάνω paralambanō, onde sua tradução literal poderia ser: "Não queremos este" Quantas e quantas pessoas hoje querem servir a Jesus, mas do seu jeito, da sua forma, com seus métodos. Tantos quantos se decepcionam com a igreja e com Deus por não serem apoiados em seus planos e projetos. No fim, parece que queremos mais sermos seguidos do que seguir, sermos servidos, do que servir, ser atendido do que atender. Meu amado amigo e amiga, Jesus nos chamou para oferecer mais do que para exigir. Fomos chamados para sermos uma luz a outros e não para cobiçar a luz de outros. No processo de santificação a felicidade está no servir, no doar-se, no desgastar-se. Essa é a missão de Jesus para nós. Vejamos o que o próprio Cristo nos diz em Mateus 12.30 (NAA) — "Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha"
Sua oderm para seus discípulos é: Mateus 28.19–20 (NAA) "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos"
Sendo assim amigo, para um processo vivo de transformação, venha com coragem, amor e compaixão, venha, sem temer a morte, se Cristo lhe pedir. Venha então você servir.
Conclusão - Se Ele não for o Primeiro
Conclusão - Se Ele não for o Primeiro
Cristo disse: Mateus 12.25 (NAA) "Mas Jesus, sabendo o que eles pensavam, disse-lhes:
— Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá"
Não há como servir a dois senhores. Não é possível vivermos duas vidas. A Palavra apresenta, dois caminhos, duas portas, mas apenas uma decisão. Nas Sagradas Escrituras percebemos diversos exemplos de escolhas.
Podemos perceber Adão. Preferiu a esposa à Deus. E veja a catastrofe que vivemos hoje.
Abraão, amou mais a promessa do filho do que Aquele que lhe prometeu o filho. E hoje vivemos uma guerra entre duas dinastías.
O sumo sacerdote Eli, serviu com afinco, mas escolheu dar mais atenção a educar Israel do que aos próprios filhos.
Salomão, escolheu o caminho dos prazeres que a vida e o conforto podem oferecer. E vemos um fim amargo em sua vida. Teve tudo, mas no final, não sentia mais nada.
E tantos outros poderíamos destacar… mas quero destacar você agora.
E você? Quer ser feliz? Quer ter uma vida transformada e espetacular? Quer ter uma experienência real com Jesus Cristo?
Então Ele precisa ser o primeiro em sua vida. Ele não aceita menos que isso! Se Ele não for o primeiro, então já não é mais nada, não passa de uma ilusão! Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro, motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer!
Apelo
Apelo