Sermão em Genesis
LIÇÕES DE GÊNESIS • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 30 viewsNotes
Transcript
Face a Face
Face a Face
Texto: Gênesis 3: 8-10
Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
TEMA: UM DIA VEREMOS A DEUS FACE A FACE
PROPÓSITO: Apresentar três prerrogativas para vermos a Deus face a face, de acordo com a história dos irmãos Caim e Abel e Esaú e Jacó.
TESE: Veremos a Deus Face a Face por causa da providência de Divina.
INTRODUÇÃO:
O PECADO PRIVOU ADÃO E EVA E SEUS DESCENDENTES DE VER A FACE DE DEUS. A PARTIR DE ENTÃO, A BÍBLIA NARRA A PEREGRINAÇÃO HUMANA IMPOSSIBILITADA DE VER A DEUS FACE A FACE, MAS APRESENTA O CAMINHO PARA VOLTARMOS A ESSA CONDIÇÃO EDÊNICA.
1- O pecado nos privou da face de Deus - Adão e Eva se esconderam da Face de Deus após o pecado. Gn 3:8
2- Caim fugiu da Face de Deus quando matou o Irmão e viveu como peregrino foragido. Gn 4.14-16
3- Quando Deus chamou Abraão, o desafiou a andar diante da Face de Dele e ser perfeito. Gn 17:1
4- Abraão desejou e orou para que seu filho Ismael andasse diante de Deus. Gn 17: 18
5- Desde então, havia um desejo da parte daqueles que temiam a Deus, de ver a sua face. Mas não poderiam ver a Face de Deus por causa da natureza pecaminosa. Êxodo 33:20
E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.
6- Jesus falou aos discípulos que muitos profetas e justos desejaram ver o que eles estavam vendo e não puderam! Mateus 13:16-17
Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram.
MAS O QUE NOS TORNARÁ APTOS A CONTEMPLAR A FACE DE DEUS?
Gostaria de Exemplificar essa aptidão na história dos irmãos Caim e Abel e Jacó e Esaú na relação entre eles e com Deus.
1- ACEITAÇÃO DA PROVIDÊNCIA DE DEUS PARA O PROBLEMA DO PECADO
A) Deus fez vestimentas de peles de animais para Adão e Eva. Gn 3:21
B) Deus aceita o sacrifício de animal de Abel e rejeita a oferta do fruto da terra de Caim. Gn 4:3-5
Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
C) O caminho de Caim. Judas 1:11
Caim não aceitou a providência de Deus, simbolizada pelo sacrifício de animal, e viveu como peregrino distante da Face de Deus.
Eis que o cordeiro já a porta, o seu desejo será contra ti, mas cumprir a ti dominá-lo. Gn 4.1-8 (Porta do Éden).
Caim não agiu corretamente com o seu irmão e ao invés de reconciliação, Caim preferiu assassinar Abel.
Caim não perseverou em fazer o que era certo aos olhos de Deus e preferiu seguir o seu caminho conforme a sua própria vontade.
2- JACÓ E ESAÚ FORAM IRMÃOS QUE TIVERAM UMA HISTÓRIA PARECIDA COM A CAIM E ABEL, EMBORA COM ALGUMAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS.
A) Caim e Esaú eram o primogênito, mas não foram o filho da promessa. Era a expectativa de Eva e de Isaque. Gn 4:1; 27:1-4
Tendo-se envelhecido Isaque e já não podendo ver, porque os olhos se lhe enfraqueciam, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e lhe disse: Meu filho! Respondeu ele: Aqui estou! Disse-lhe o pai: Estou velho e não sei o dia da minha morte. Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, sai ao campo, e apanha para mim alguma caça, e faze-me uma comida saborosa, como eu aprecio, e traze-ma, para que eu coma e te abençoe antes que eu morra.
B) Caim e Esaú intensionaram matar o irmão. Um foi adiante, o outro não. Gn 4:8; 27:41
Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão.
C) Esaú era um homem do campo e Caim um cultivador da Terra. Gn 4:2; 25:27.
D) Caim e Esaú foram dominados pelo desejo do irmão. Enquanto deveriam, como primogênitos dominarem, no sentido de serem exemplos. Gn 4:7; 25:30-34 .
E) A grande diferença entre Caim e Esaú é que apesar de ambos terem desejado matar o seu irmão, apenas Caim foi adiante. Caim não se arrependeu de suas más intenções contra o irmão e não se reconciliou com o irmão. Enquanto Esaú perdoou Jacó. Ouviu a vóz de Deus que lhe falara através do anjo para não ferir o seu irmão Jacó (Segundo Ellen White). Houve perdão e reconciliação entre Jacó e Esaú. O perdão e reconciliação entre irmãos é fundamental para podermos receber o perdão de Deus e poder vê a sua face.
F) Jacó traiu o irmão, se aproveitou de sua fraquesa e mentiu pra o pai. A semelhança de Caim quando pecou, Jacó saiu como peregrino para longe da Face de seu Pai e sua Mãe.
G) Em sua peregrinação, Jacó precisou entender e aceitar a providência Divina. A escada de Jacó (Porta do céu).
H) Jacó precisou se reconciliar com o seu irmão e aceitar o perdão Divino.
I) Jesus ensinou a importância da reconciliação entre irmãos como prerrogativa fundamental para prestar um culto aceitável a Deus. O perdão de Deus está atrelado ao perdão de uns para com os outros, conforme ensina a oração do Pai nosso. Mateus 5:21-26; 6:9-15.
B) Caim e Abel não houve perdão e reconciliação, houve ira, inveja, e assassinato. Isso impediu de Caim ver a Face de Deus.
C) Jacó e Esaú - Quando recebemos e oferecemos o perdão, nos tornamos uma influência Divina para a salvação do nosso irmão e tanto nós quanto eles se tornam aptos a verem a face de Deus! Jacó precisou aceitar o perdão oferecido por Deus e Peniel foi o momento desse encontro.
3 - PERSEVERARMOS NO TEMOR DE DEUS É FUNDAMENTAL PARA PODERMOS VÊ-LO FACE A FACE.
A) Temor EM HEBRAICO se origina da mesma raiz de ver. Temor na Bíblia tem a ver com andar diante da face de Deus. Mesmo sem vê-lo, andamos e nos comportamos como estando diante de sua Face. Esse é o sentido do Temor do Senhor na Bíblia. Não é ter medo, é ter respeito por está diante de Deus, perante sua Face. Ec 12:13
De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.
B) Jacó perseverou diante de Deus e pode vê-lo Face a Face. Gn 32:26-30.
C) Como afirmou o apóstolo Paulo, por enquanto nós vemos como em espelho. 1Cor 13: 12
Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
D) Jesus exemplificou a importância do perdão, reconciliação com o Pai e com o irmão, como necessidade para voltarmos a vê a face do pai, na história dos irmãos pródigos em Lucas 15.
CONCLUSÃO
SE ACEITARMOS A PROVIDÊNCIA DIVINA, SE ACEITARMOS O PERDÃO E OFERECERMOS O PERDÃO A QUEM NOS OFENDE E PERSEVERARMOS EM ANDAR NO TEMOR DO SENHOR, VEREMOS A DEUS FACE A FACE, COMO ADÃO E EVA VIAM NO ÉDEN, COMO JACÓ VIU E CONFORME A PROMESSA BÍBLICA EM 1 CORÍNTIOS 13:12 GARANTE.
