Batalhando por meio da oração
Batalhas da vida cristã • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Batalhando por meio da oração
Batalhando por meio da oração
1 Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: — Senhor, ensine-nos a orar como também João ensinou os discípulos dele. 2 Então Jesus disse: — Quando vocês orarem, digam: “Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; 3 o pão nosso de cada dia dá-nos diariamente; 4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.” 5 Jesus disse ainda: — Se um de vocês tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, dizendo: “Amigo, me empreste três pães, 6 porque outro amigo meu chegou de viagem e eu não tenho nada para lhe oferecer”; 7 e se o outro lhe responder lá de dentro: “Deixe-me em paz! A porta já está fechada, e eu e os meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães”, 8 digo a vocês que, se ele não se levantar para dar esses pães por ser seu amigo, ele o fará por causa do incômodo e lhe dará tudo de que tiver necessidade. 9 — Por isso, digo a vocês: Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 11 Quem de vocês, sendo pai, daria uma cobra ao filho que lhe pede um peixe? 12 Ou daria um escorpião ao filho que lhe pede um ovo? 13 Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
ESTAMOS EM MAIS UMA SÉRIE DE MENSAGENS, agora sobre BATALHAS DA VIDA CRISTÃ
Por isso hoje quero falar sobre ORAÇÃO
BATALHANDO POR MEIO DA ORAÇÃO
INFELIZMENTE HOJE A ORAÇÃO TEM SIDO O MANDAMENTO MAIS NEGLIGENCIADO PELA MAIORIA DOS CRISTÃOS
A GRANDE MAIORIA ABONDONOU A PRÁTICA DE ORAÇÃO HÁ ANOS
LEONARDO RAVENHILL DISSE EM SEU LIVRO “PORQUE TARDA O PLENO AVIVAMENTO” QUE
“NA IGREJA”… Contamos com muitas pessoas que sabem organizar, mas poucas dispostas a agonizar; muitas que contribuem, mas poucas que oram; muitos pastores, mas pouco fervor; muitos temores, mas poucas lágrimas; muitas que interferem, mas poucas que intercedem; muitas que escrevem, poucas que combatem. Se fracassarmos na oração, fracassaremos em todas as frentes de batalha.
E COMO ESTAMOS FRACASSANDO NA PRÁTICA DA ORAÇÃO!!!
NA CONTRAMÃO DA NOSSA NEGLIGÊNCIA, QUANDO OLHAMOS PARA JESUS, PERCEBEMOS O QUANTO A ORAÇÃO ERA PRESENTE EM SUA VIDA… COMO JESUS TINHA UMA VIDA INTENSA DE ORAÇÃO
CASA DE ORAÇÃO
Marcos 11.17 (NAA)
17 Também os ensinava e dizia: — Não é isso que está escrito: “A minha casa será chamada ‘Casa de Oração’ para todas as nações”? Mas vocês fizeram dela um covil de salteadores.
ORAÇÃO EM LUGARES DESERTOS E SOLITÁRIOS
Lucas 5.16 (NAA)
16 Jesus, porém, se retirava para lugares solitários e orava.
NO SEU BATISMO
Lucas 3.21 (NAA)
21 Ao ser todo o povo batizado, Jesus também foi batizado. E aconteceu que, enquanto ele orava, o céu se abriu,
ANTES DE DECISÕES IMPORTANTES COMO ESCOLHER OS DISCIPULOS
Lucas 6.12–13 (NAA)
12 Naqueles dias, Jesus se retirou para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. 13 E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:
OU ANTES DE DIZER A PEDRO QUE ELE ERA O MESSIAS
Lucas 9.18 (NAA)
18 E aconteceu que, enquanto Jesus estava orando em particular, achavam-se presentes os discípulos, a quem perguntou: — Quem as multidões dizem que eu sou?
E TAMBÉM NA TRANSFIGURAÇÃO
Lucas 9.28 (NAA)
28 Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte com o propósito de orar.
ANTES DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES JESUS OROU
Mateus 14.19 (NAA)
19 E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, pegando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes deram às multidões.
NO GETSÊMANI, ANTES DE SUA PRISÃO E CRUCIFICAÇÃO, ELE AGONIZOU EM ORAÇÃO
Lucas 22.44 (NAA)
44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o suor dele se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.
ATÉ MESMO NA CRUZ, JESUS MAIS UMA VEZ ORA AO PAI
Lucas 23.34 (NAA)
34 Mas Jesus dizia: — Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, para repartir as roupas dele, lançaram sortes.
Lucas 23.46 (NAA)
46 Então Jesus clamou em alta voz: — Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
A ORAÇÃO COM TODA CERTEZA FOI UMA PRÁTICA MARCANTE NA VIDA DE JESUS, A PONTO DOS DISCÍPULOS PEDIREM PARA ENSINÁ-LOS A ORAR, VEJA O VERSO PRIMEIRO
1 Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: — Senhor, ensine-nos a orar como também João ensinou os discípulos dele.
ELES NÃO PEDIRAM PARA ENSINÁ-LOS A EXPULSAR DEMÔNIOS, NÃO PEDIRAM PARA ENSINÁ-LOS A FAZER MILAGRES, NEM PARA ENSINÁ-LOS A PREGAR, MAS PARA ENSINÁ-LOS A ORAR
A ORAÇÃO É PRIORIDADE NA VIDA CRISTÃ, TENDO COMO EXEMPLO MÁXIMO NA FRENTE DE SEUS OLHOS, OS DISCIPULOS NÃO PEDIRAM OUTRA COISA SENÃO… ENSINA-NOS A ORAR
JESUS OS RESPONDEU COM UMA AFIRMATIVA, NÃO UMA POSSIBILIDADE
ELE DIZ
2 Então Jesus disse: — Quando vocês orarem, digam: “Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino;
QUANDO ORAREM, NÃO DIZ SE VOCÊS ORAREM
NÃO HÁ VIDA CRISTÃ SEM ORAÇÃO, POIS O ESPÍRITO QUE HABITA EM NÓS CLAMA: ABA, PAI!
A PARTIR DAI LUCAS PARTE PARA A CONHECIDA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
PORÉM, AO OLHARMOS O MESMO RELATO NOS OUTROS EVANGELHOS, PERCEBEMOS QUE MATEUS NOS TRAZ ENSINOS DE JESUS IMPORTANTES E QUE SERVEM DE COMPLEMENTO AO TEXTO DE LUCAS
EM MATEUS JESUS NOS ENSINA 3 PRÍNCIPIOS BÁSICOS DA ORAÇÃO
1° NÃO SEJA HIPÓCRITA
5 — E, quando orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa.
A HIPOCRISIA ESTÁ NÃO NA PESSOA QUE ORA EM VOZ ALTA NO CULTO, MAS NAQUELA PESSOA QUE FORA DESSAS QUATRO PAREDES NÃO SABE O QUE É TER COMUNHÃO COM DEUS EM ORAÇÃO, NÃO SABE O QUE É DOBRAR OS JOELHOS EM CASA, MAS SEMANALMENTE ESTÁ NO CULTO BALANÇANDO COM TODA SUA FORÇA SUA BANDEIRA DE “VERDADEIRO CRISTÃO”, MOSTRANDO PARA TODOS SUA BELA INTIMIDADE COM DEUS, QUANDO NA VERDADE NÃO A TEM.
2° ORE EM SECRETO
6 Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.
SECRETO AQUI NÃO SIGINIFICA ESCONDIDO E SIM LONGE DE ESPECTADORES E HOLOFOTES, RESSALTA A INTIMIDADE.
O CRISTÃO NÃO PRECISA ESTAR NO PALCO, MAS SIM SE DERRAMANDO AOS PÉS DO PAI.
ENQUANTO O HIPÓCRITA RECEBE A MISERÁVEL RECOMPENSA DOS HOMENS,
AQUELE QUE CULTIVA UMA VIDA DE ORAÇÃO NO SECRETO, ESTE SERÁ RECOMPENSADO PELO PAI!
3° PALAVRAS DECORADAS E UM DISCURSO BONITO NÃO IMPRESSIONAM A DEUS
7 E, orando, não usem vãs repetições, como os gentios; porque eles pensam que por muito falar serão ouvidos.
A ORAÇÃO É UM DELEITAR EM DEUS, UM DERRAMAR DIANTE DO PAI.
A ORAÇÃO NÃO É APENAS PARA APRESENTAR MINHAS SÚPLICAS, MAS ANTES UMA FERRAMENTA DE RELACIONAMENTO COM DEUS, DE COMUNHÃO CONSTANTE COM O PAI.
ENTÃO JESUS ENSINA UM MODELO DE ORAÇÃO, QUE NOS ENSINA MAIS DO QUE PENSAMOS, VEJA:
2 Então Jesus disse: — Quando vocês orarem, digam: “Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino;
1° - A QUEM A ORAÇÃO É ENDEREÇADA - DIRECIONADA??
PAI: NOS TEMPOS DE JESUS OS JUDEUS NÃO SE REFERIAM A DEUS COMO PAI
MAS AQUI JESUS VEM INSTRUINDO SEUS DISCIPULOS A CHAMAREM DEUS DE PAI
ESSA PALAVRA AO MESMO TEMPO QUE DEMONSTRA INTIMIDADE, ELA DEMONSTRA AUTORIDADE
AO MESMO TEMPO QUE DEMONSTRA AMOR, DEMONSTRA A NECESSIDADE DE OBEDIÊNCIA
ISSO NOS LEMBRA QUE FOMOS ADOTADOS POR DEUS, MEDIANTE A OBRA DE SEU FILHO E FOMOS INCLUIDOS NA FAMÍLIA DIVINA POR MEIO DO ESPÍRITO SANTO
Gálatas 4.4–6 (NAA)
4 Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6 E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao nosso coração, e esse Espírito clama: “Aba, Pai!”
A PALAVRA PAI REVELA A PROFUNDA COMUNHÃO DA TRINDADE SANTA NA ORAÇÃO.
O ESPÍRITO SANTO QUE HABITA EM NÓS, LEVA NOSSAS ORAÇÕES AO PAI (POIS NÃO SABEMOS COMO ORAR - Rm 8:26), POR MEIO DO CAMINHO ABERTO PELO FILHO (QUE INTERCEDE POR NÓS A DIREITA DO PAI - Rm 8:34).
SENDO A ORAÇÃO DIRECIONADA AO PAI, ELE PARTE AGORA PARA A ADORAÇÃO:
SANTIFICADO SEJA O TEU NOME:
SIGNIFICA QUE “RECONHEÇAMOS QUE TEU NOME É SANTO”
VEJA COMO FICA CLARO A ADORAÇÃO A DEUS, COMO DIZ MATEUS… PAI QUE ESTAIS NO CÉU
ESSA É UMA DEMONSTRAÇÃO DO RECONHECIMENTO DA MAJESTADE SANTA DE DEUS, EM SUA PERFEIÇÃO MORAL, COMPLETAMENTE DISTINTO DO HOMEM.
ISSO MOSTRA A POSIÇÃO DE REVERÊNCIA DO HOMEM EM RELAÇÃO A DEUS… DEUS É SANTO NÓS NÃO
NÓS NÃO CHEGAMOS A DEUS DE QUALQUER MANEIRA, DETERMINANDO OU EXIGINDO, MAS CHEGAMOS HUMILDES E PROSTADOS DIANTE DELE A FIM DE RECEBERMOS DE SUA BONDADE E GRAÇA DE PAI!
LEMBRAM DO PUBLICANO?
Lucas 18.13 (NAA)
13 O publicano, estando em pé, longe, nem mesmo ousava levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!”
ALÉM DE RECONHECERMOS QUE O SENHOR É SANTO E O ADORARMOS COMO DIZ O SALMISTA NO SALMO 96:9
Salmo 96.9 (NAA)
9 Adorem o Senhor na beleza da sua santidade; tremam diante dele, todas as terras.
SANTIFICAR O NOME DO SENHOR É ORAR PARA QUE O NOME DELE SEJA REVERENCIADO EM TODA TERRA, HONRADO POR TEU POVO E TEMIDO PELOS ÍMPIOS.
E ELE FINALIZA O VERSO 2 DIZENDO:
VENHA O TEU REINO: ESSE É UM CLAMOR POR MISSÕES!
O REINO DO SENHOR FOI INSTITUIDO NESSA TERRA POR MEIO DA PRIMEIRA VINDA DE CRISTO, MESMO QUE AINDA NÃO DE FORMA PLENA
Marcos 1.15 (NAA)
15 Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.
PORQUE CLAMAR PARA QUE VENHA O REINO DO SENHOR É UM CLAMOR POR MISSÕES??
TODO REINO TEM UM REI. TODO REI TEM SEUS ARAUTOS QUE VÃO A FRENTE ANUNCIANDO SUA CHEGADA
JESUS VEIO A ESTA TERRA, INSTITUIU O REINO DE DEUS NOS CORAÇÕES DOS HOMENS E DEIXOU-NOS A MISSÃO DE ANUNCIAR ESSA MENSAGEM PELO MUNDO TODO. ANUNCIANDO O REI, SEU REINO E SUA MENSAGEM DE SALVAÇÃO.
PRECISAMOS EM NOSSAS ORAÇÕES, ORAR PARA O AVANÇO DO REINO DE DEUS SOBRE ESSA TERRA, ALCANÇANDO PESSOAS PELA PREGAÇÃO DO EVANGELHO.
MAS CLAMAR PELO AVANÇO DO REINO E NOSSA VIDA PRÁTICA NÃO TESTEMUNHAR AS VERDADES DO REI É UMA CONTRADIÇÃO, UMA HIPOCRISIA...
PRECISAMOS ORAR E AGIR… CLAMAR E TESTEMUNHAR… ORAR E PREGAR O EVANGELHO DE CRISTO, ASSIM CUMPRIREMOS O QUE RELATOU MATEUS:
Mateus 6.10 (NAA)
10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
PASTOR ROBERT LAW COMENTANDO ESSE TEXTO NOS ENSINA QUE A ORAÇÃO NÃO É PARA FAZER A VONTADE DO HOMEM NOS CÉUS, MAS PARA CUMPRIR A VONTADE DE DEUS AQUI NA TERRA.
É DEUS QUE É O CENTRO DE TUDO, PRINCIPALMENTE DA NOSSA ORAÇÃO, NÃO O HOMEM, NÃO A NOSSA VONTADE PECAMINOSA.
QUANDO COMPREENDERMOS QUE O PRAZER DA ORAÇÃO ESTA NA BELEZA E MAJESTADE DE QUEM NOS OUVE E NÃO NA BUSCA DESENFREADA POR NOSSAS NECESSIDADES, A ORAÇÃO DEIXARÁ DE SER UM FARDO E SERÁ UM DELEITE.
MAS JESUS CONTINUA E APÓS DEIXAR CLARO A CENTRALIDADE DE DEUS EM NOSSA ORAÇÃO, ELE NOS ENSINA A PEDIR POR NOSSAS NECESSIDADES:
3 o pão nosso de cada dia dá-nos diariamente;
AQUI JESUS FAZ UMA CLARA ALUSÃO AO MANÁ QUE ERA ENVIADO POR DEUS AO POVO DE ISRAEL NO DESERTO
A PROVIDÊNCIA DIVINA DIARIAMENTE GARANTIU O SUSTENTO DO POVO EM TODA A PEREGRINAÇÃO NO DESERTO
É ISSO QUE SIGNIFICA: O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS DIARIAMENTE
A PLENA CONFIANÇA DO CRISTÃO NÃO ESTÁ EM SUAS FORÇAS, SEU EMPENHO OU CAPACIDADE DE SE MANTER, MAS TEM A CONSCIÊNCIA QUE TUDO PROVÉM DE DEUS
Salmo 20.7 (NAA)
7 Uns confiam em carros de guerra, e outros, em seus cavalos; nós, porém, invocaremos o nome do Senhor, nosso Deus.
JESUS ENSINA: O PÃO NOSSO
O PEDIDO AQUI NÃO É POR RIQUEZAS, LUXO OU MORDOMIA, NENHUM PEDIDO EGOÍSTA
VOCÊ FAZ PARTE DE UM CORPO, DE UMA FAMÍLIA ESPIRITUAL
O PEDIDO AQUI É PELO SUSTENTO NECESSÁRIO PARA MEU DIA E DE MEUS IRMÃOS NA FÉ, CONFIANDO QUE AMANHÃ DEUS IRÁ PROVER NOVAMENTE
POR ISSO QUE PRECISAMOS ORAR NÃO SÓ PELO MEU SUSTENTO, PELA MINHA NECESSIDADE, MAS PELA NECESSIDADES DOS MEUS IRMÃOS NA FÉ COM TODA SÚPLICA PELOS SANTOS
Efésios 6.18 (NAA)
18 Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos.
MUITO MAIS QUE A NECESSIDADE DA PROVIDÊNCIA DIÁRIA, NÓS PRECISAMOS DO PERDÃO PELOS NOSSOS PECADOS E É ISSO QUE JESUS ENSINA NO VERSO 4
Lucas 11.4 (NAA)
4 perdoa-nos os nossos pecados, …
ENQUANTO O PÃO NOSSO É UM PEDIDO PARA O NOSSO PRESENTE, PARA A NOSSA PROVIDÊNCIA DIÁRIA
O PERDÃO DE PECADOS TRATA DO NOSSO PASSADO, COM OS PECADOS QUE COMETEMOS CONTRA NOSSO PAI, UM DEUS SANTO E JUSTO.
A CONFISSÃO DE PECADOS É UM ITEM ESSENCIAL DE NOSSAS ORAÇÕES
1João 1.9 (NAA)
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
PRECISAMOS ROTINEIRAMENTE BUSCAR O PERDÃO DE DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO E TRATAR SERIAMENTE COM O PECADO
É ATRAVÉS DA ORAÇÃO QUE VAMOS VENCER O PECADO
É NA BATALHA DA ORAÇÃO QUE RECEBEMOS FORÇA DO SENHOR PARA UM VIVER SANTO, PIEDOSO, LONGE DO PECADO.
Marcos 14.38 (NAA)
38 Vigiem e orem, para que não caiam em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
MAS VEJA AGORA A CONTINUAÇÃO DO VERSÍCULO O QUE JESUS DIZ
Lucas 11.4 (NAA)
4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; ...
SERÁ QUE CUMPRIMOS ESSA PARTE DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO?
O PERDÃO TEM DUAS VIAS, NA VERTICAL RECEBEMOS O PERDÃO DE DEUS
NA HORINZONTAL ESSE PERDÃO É EXERCIDO POR NÓS ÀQUELES QUE NOS OFENDE
Mateus 5.44 (NAA)
44 Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,
O OUSADO PEDRO PERGUNTOU A JESUS:
Mateus 18.21 (NAA)
21 Então Pedro, aproximando-se, perguntou a Jesus: — Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
JESUS RESPONDEU:
Mateus 18.22 (NAA)
22 Jesus respondeu: — Não digo a você que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
ENTÃO JESUS CONTOU UMA PARÁBOLA
UM SERVO DEVIA DEZ MIL TALENTOS… ISSO EQUIVALE A 60 MILHÕES DE DENÁRIOS, UM TRABALHADOR DIÁRIO GANHAVA UM DENÁRIO POR DIA DE TRABALHO…
QUANTOS ANOS ELE GASTARIA PARA SALDAR SUA DÍVIDA? NUNCA CONSIGUIRIA PAGAR
ENTÃO ESSE SERVO, APÓS IMPLORAR AO SEU PATRÃO, TEVE A DÍVIDA PERDOADA
MAS QUANDO SAIU, ESSE SERVO ENCONTROU SEU CONSERVO QUE LHE DEVIA CEM DENÁRIO, OU SEJA, EM TRÊS MESES E MEIO ELE CONSEGUIRIA PAGAR A DÍVIDA
DA MESMA FORMA O CONSERVO PEDIU MISERICÓRDIA, MAS O SERVO NÃO QUIS PERDOAR A DÍVIDA E LANÇOU O CONSERVO NA PRISÃO.
O SENHOR AO SABER DO QUE O SERVO FEZ, MANDOU CHAMÁ-LO E PERGUNTOU:
Mateus 18.33 (NAA)
33 Será que você também não devia ter compaixão do seu conservo, assim como eu tive compaixão de você?”
TENDO PERGUNTADO ISSO, LANÇOU O SERVO NA PRISÃO ATÉ QUE QUITASSE A DÍVIDA
JESUS USA ESSA ILUSTRAÇÃO PARA NOS ENSINAR QUE TINHAMOS UMA DÍVIDA QUE NUNCA PAGARÍAMOS, NADA QUE FIZESSEMOS SERIA SUFICIENTE PARA QUITAR OS DÉBITOS DOS NOSSOS PECADOS CONTRA DEUS.
MAS DEUS NOS PERDOOU POR SUA GRAÇA, ENVIANDO SEU FILHO PARA PAGAR A DÍVIDA POR NÓS
1João 4.10 (NAA)
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
DEUS NOS AMOU PRIMEIRO E NOS CONCEDEU PERDÃO
SE NÓS, NÃO MERECENDO E TENDO UMA DÍVIDA IMPAGÁVEL, RECEBEMOS PERDÃO, QUANTO MAIS DEVEMOS EXERCER O PERDÃO ÀQUELE QUE NOS OFENDE
JESUS QUIS NOS ENSINAR QUE A OFENSA QUE RECEBEMOS DO OUTRO É DE VALOR DESPREZÍVEL PERTO DA NOSSA OFENSA CONTRA DEUS
SE VOCÊ RECEBEU PERDÃO DE DEUS, ENTÃO PERDOE!
QUANDO JESUS DIZ:
Lucas 11.4 (NAA)
4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve;
ELE NÃO ESTÁ CONDICIONANDO O PERDÃO DE NOSSOS PECADOS NA NOSSA AÇÃO DE PERDOAR O PRÓXIMO, POIS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS SE DÁ UNICAMENTE PELA OBRA DE CRISTO NA CRUZ
MAS ELE ESTÁ NOS ENSINANDO QUE UM PECADOR PERDOADO, PERDOA, COMPARTILHA COM SEU PRÓXIMO DA MISERICÓRDIA QUE RECEBEU DE DEUS, POIS COMETEU UMA OFENSA MUITO MAIOR E FOI PERDOADO POR DEUS.
SE PELO PRESENTE PEDIMOS PROVIDÊNICA, PELO PASSADO PEDIMOS PERDÃO, PARA O FUTURO PEDIMOS LIVRAMENTO, VEJA O FINAL DO VERSO 4
Lucas 11.4 (NAA)
4 … e não nos deixes cair em tentação.”
TIAGO VAI NOS ENSINAR QUE A TENTAÇÃO VEM DE NÓS MESMOS
Tiago 1.14 (NAA)
14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
MAS VEM TAMBÉM DE SATANÁS, NOSSO INIMIGO
Efésios 6.11 (NAA)
11 Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.
PRECISAMOS ORAR PELO PERDÃO DOS PECADOS QUE COMETEMOS E POR FORÇA DO ESPÍRITO SANTO PARA NÃO CAIR NA TENTAÇÃO QUE VIRÁ.
O CRISTÃO NÃO FLERTA COM A TENTAÇÃO
NÃO TESTA SUAS HABILIDADES DE RESISTIR A ELA
ELE FOGE DA TENTAÇÃO
COMO PAULO ORIENTA A TIMÓTEO
1Timóteo 6.11 (NAA)
11 Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Siga a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão.
E O TEXTO PARALELO DE MATEUS NOS TRAZ UM COMPLEMENTO
Mateus 6.13 (NAA)
13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!”
MAL AQUI É DO MALIGNO, DO NOSSO INIMIGO
ENTÃO O PEDIDO DE “NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO” E “LIVRA-NOS DO MAL” É UM PEDIDO SÓ…
AMBOS APONTANDO PARA NOS LIVRAR DAS ARTIMANHAS DO DIABO (COMO DIZ PAULO AOS EFÉSIOS) CONTRA NÓS
COMO JESUS OROU EM SUA ORAÇÃO SACERDOTAL EM
João 17.15 (NAA)
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal.
JESUS AO APÓS ENSINAR DE COMO ORAR, ELE CONTINUA SEU ENSINO CONTANDO UMA PARÁBOLA PARA ENSINAR COM QUE FREQUÊNCIA ORAR
5 Jesus disse ainda: — Se um de vocês tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, dizendo: “Amigo, me empreste três pães, 6 porque outro amigo meu chegou de viagem e eu não tenho nada para lhe oferecer”; 7 e se o outro lhe responder lá de dentro: “Deixe-me em paz! A porta já está fechada, e eu e os meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães”, 8 digo a vocês que, se ele não se levantar para dar esses pães por ser seu amigo, ele o fará por causa do incômodo e lhe dará tudo de que tiver necessidade.
AQUI JESUS QUIS ILUSTRAR UM PONTO A RESPEITO DO ENSINO SOBRE ORAÇÃO QUE ELE ACABARA DE ENSINAR SEUS DISCIPULOS
ISSO É SOMENTE UM ILUSTRAÇÃO
AQUI DEUS NÃO É ESSE VIZINHO INDISPOSTO E NÓS AQUELE QUE INSISTENTEMENTE BATE NA PORTA
O QUE JESUS NOS ENSINA COM ESSA PARÁBOLA É: QUANDO VOCÊS ORAREM (V. 2) SEJAM PERSEVERANTES COMO QUANDO APARECE UMA URGÊNCIA
VOCÊ JÁ PERCEBEU COMO SOMOS BONS PARA BUSCAR ALGUMA COISA QUANDO ESTAMOS NECESSITADOS? QUANDO HÁ UMA URGÊNCIA…
SOMOS EXCELENTES INTERCESSORES QUANDO O CASAMENTO VAI A FALÊNCIA; ORAMOS POR HORAS QUANDO O FILHO ESTÁ NAS DROGAS; CLAMAMOS COM JEJUM E ORAÇÃO QUANDO UM FAMILIAR ESTÁ NO HOSPITAL COM UM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER
ESSA PERSEVERANÇA QUE TEMOS QUANDO TUDO ESTÁ MAL É QUE PRECISAMOS TER DIARIAMENTE EM NOSSAS ORAÇÕES.
PRECISAMOS DO MESMO FERVOR PARA ADORAR A DEUS EM ORAÇÃO; PARA NOS DELEITAR NA BELEZA DO SENHOR; PARA DIZER COMO O SALMISTA
Salmo 42.1 (NAA)
1 Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
JESUS ENTÃO DÁ TRÊS ORDENS COM TRÊS PROMESSAS
9 — Por isso, digo a vocês: Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta.
VEJAM COMO ELAS SÃO COLOCADAS POR JESUS EM ORDEM DE INTENSIDADE CRESCENTE:
PEÇAM: Pedir subentende humildade e uma consciência da necessidade.
COMO FOI O PUBLICANO: Ó DEUS, SÊ PROPÍCIO A MIM, PECADOR!
Pedir também pressupõe confiança num Deus pessoal com quem o homem pode ter comunhão. Quando alguém pede, ele espera uma resposta. Daí, isso implica fé num Deus que pode, faz e responderá, isto é, fé em Deus o Pai.
BUSQUEM: É PEDIR MAIS AGIR
VOCÊ NÃO PODE SÓ PEDIR A DEUS QUE LHE DÊ SANTIDADE: VOCÊ PRECISA BUSCAR DILIGENTIMENTE SER MAIS SANTO COMO DEUS É
NÃO PODEMOS SOMENTE PEDIR A DEUS QUE NOS REVELE SUA VONTADE: PRECISAMOS EMPENHAR EM EXAMINAR, MEDITAR E PRATICAR SUA VONTADE REVELADA NAS ESCRITURAS.
BATAM: BATER É PEDIR MAIS AGIR MAIS PERSEVERAR
PERSEVERAR ENGLOBA TODAS AS TRÊS AÇÕES (PEDIR, BUSCAR E BATER)
COMO SE JESUS ESTIVESSE DIZENDO: CONTINUEM PEDINDO, BUSCANDO E BATENDO
SEJAM PERSEVERANTES NA ORAÇÃO!
Romanos 12.12 (NAA)
12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração.
1Tessalonicenses 5.17 (NAA)
17 Orem sem cessar.
PERSERVERE NA ORAÇÃO! A ORAÇÃO MUDA CIRCUNSTÂNCIAS!
ELA ALCANÇA ONDE NÃO ALCANÇAMOS, ELA FAZ O QUE NÃO PODEMOS FAZER!
ORAI COM FERVOR
JESUS SUOU SANGUE ORANDO NO GETSÊMANI
JACÓ LUTOU COM O ANJO DO SENHOR A NOITE TODA EM PENIEL
O REI EZEQUIAS OROU (Is37:15) E DEUS LIVROU ISRAEL DAS MÃOS DOS INIMIGOS, MATANDO EM UMA NOITE 185 MIL ASSÍRIOS
O REI EZEQUIAS IA MORRER (2Rs 20:2), ENTÃO OROU A DEUS E DEUS LHE CUROU, DANDO-LHE MAIS 15 ANOS DE VIDA
ANA COM AMARGURA DE ALMA (1Sm 1:10) OROU AO SENHOR E DEUS TIROU SUA ESTERELIDADE E DEU-LHE UM FILHO
ELISEU OROU E DEUS RESSUSCITOU O FILHO DA SUNAMITA (2Rs 4:33)
ELIAS OROU COM FERVOR E NÃO CHOVEU SOBRE A TERRA, DEPOIS OROU DE NOVO E CHOVEU (Tg 5:18)
JESUS CONTA UMA PARÁBOLA DO JUIZ INIQUO
Lucas 18.1 (NAA)
1 Jesus lhes contou uma parábola para mostrar que deviam orar sempre e nunca desanimar:
Lucas 18.7 (NAA)
7 Será que Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
A ORAÇÃO É EFICAZ!
Tiago 5.16 (NAA)
16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
1João 5.14 (NAA)
14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta.
E JESUS DIZ MAIS:
11 Quem de vocês, sendo pai, daria uma cobra ao filho que lhe pede um peixe? 12 Ou daria um escorpião ao filho que lhe pede um ovo? 13 Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
VEJA O QUE DEUS NOS DARÁ: O ESPÍRITO SANTO!
ESSE É O MAIOR DOM QUE DEUS DÁ AO HOMEM
SE TEMOS O ESPÍRITO SANTO TEMOS TUDO:
VIDA, LUZ, ESPERAÇA, SALVAÇÃO
ELE É O SELO DE DEUS,
A MARCA QUE TEMOS A REDENÇÃO,
QUE RECEBEMOS O AMOR DE DEUS,
QUE FOMOS JUSTIFICADOS POR JESUS CRISTO E SALVOS DA IRA VINDOURA.
SE TEMOS O ESPÍRITO SANTO RECEBEMOS GRAÇA E PAZ NESSA VIDA E GLÓRIA E HONRA NA ETERNIDADE COM CRISTO!
DEUS DARÁ AOS QUE LHE PEDEDIREM!
ESSE É O GRANDE ENSINO AQUI: PEÇAM E LHES SERÁ DADO!
CONCLUSÃO
RETORNE A PRÁTICA DA ORAÇÃO, NO SECRETO, COM INTIMIDADE E COMUNHÃO COM O PAI
SE ACHEGUE A DEUS COM HUMILDADE E UM CORAÇÃO QUEBRANTADO, SEDENTO POR SE DELEITAR NELE
APRESENTE SUAS SÚPLICAS, SUAS NECESSIDADES
ORE COM FERVOR
E MESMO QUE A VOZ NÃO SAIA, COMO ANA… SE DERRAME AOS PÉS DO SENHOR COM CHORO E LAMENTO! ELE OUVIRÁ SEU CLAMOR!
DEUS OUVE NOSSAS ORAÇÕES!