O encontro com Jesus gera cura e libertação

Encontros com Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 60 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução
Queridos irmãos, graça e paz seja convosco.
Propósito
Falaremos nesta noite sobre “ Encontro” , tendo como base o evangelho de joão onde o objetivo deste evangelho é apresentar Jesus como o Verbo de Deus, o logos, o Cristo e o filho de Deus. neste evangelho Jesus é Revelador, é o Redentor. Ele é o Cordeiro sacrificial que veio tirar o pecado do mundo joão 1-29.

29No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!30É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.31Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel vim, por isso, batizando com água.

Em sentido amplo, joão escreveu para fornecer aos cristãos da província da Asia menor uma maior compreensão da vida e ministérios de Jesus, mas especificamente ele escreveu para guiar os seus leitores a uma fé inabalável e estabelecida com base na Palavra e obras de Jesus, para que tenham como resultado o que esta escrito em joão 20.31 - ‘tenhais vida em seu nome”
A primeira passagem que meditaremos é..

O encontro com a mulher Samaritana - joão 4:1-42

Introdução
O texto diz que Jesus estava na judeia ganhando vidas para o reino, mas quem batizava eram os seus discípulos e para evitar um confronto com os fariseus. Jesus decidiu ir para a Galiléia.
1. Mudou o Caminho -v.1-5.
Jesus sabia que os samaritanos eram um povo rejeitado pelos judeus e que adoravam outros deuses (politeísta), enquanto os Judeus adoraram um único Deus (monoteísta).
Jesus tinha três opções de caminho para chegar na Galileia
1 - vale do Rio Jordão
2 - Zona da montanha
3 - Rota comercial chamada também de rota do mar ou via maris.
Então jesus escolheu o caminho da zona da mata porque queria ter um encontro com a mulher samaritana.
Jesus decidiu fazer um caminho diferente porque tinha um propósito de restaurar aquela mulher, aquele povo e quebrar o preconceitos raciais, políticos e religiosos.
2. Iniciou o dialogo - v 6-9
Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. 7 Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. 8 (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) 9 A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )
10 Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”. 11 Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? 12 Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?” 13 Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, 14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. 15 A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”.
3. Confrontou o pecado – v16-17
16 Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”. 17 “Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. 18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”.
4. Confrontou a religiosidade V.19-27
19 Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. 20 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. 21 Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. 22 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. 24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. 25 Disse a mulher: “Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”. 26 Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”. 27 Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber?” ou: “Por que estás conversando com ela?”
Nossos antepassados adoraram nesse monte, não é porque você aprendeu com seus antepassados que uma coisa é certa, que ela realmente é, muitas das vezes Jesus te chamou exatamente para quebrar essa religiosidade em sua vida para que vc leve a água vida para sua família.
5. O encontro com Jesus transformou a vida da mulher Samaritana - V.28-30
28 Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: 29 “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?” 30 Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.
6.O encontro transformou uma cidade - V.39-42
39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: “Ele me disse tudo o que tenho feito”. 40 Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias. 41 E por causa da sua palavra, muitos outros creram. 42 E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.
7.O que devemos aprender?
que nem tudo que aprendemos com nosso antepassados esta correto
que religiosidade não traz libertação
para tomar da agua da vida é preciso confessar pecado
quando se bebe da agua da vida, você é liberto, sua casa e seu povo.

O encontro com o oficial do rei - joão 4.45-54

Introdução
este encontro relata a vida de um oficial de alta patente da guarda de Herodes, e que esta desesperado porque sua família esta em crise, a morte chegou a sua porta, e seu filho esta doente em Cafarnaum, e certo dia ouviu falar que jesus estava na Galileia decidiu encontrar-se com Jesus
4.Jesus, eu preciso de um MILAGRE! v 47
47 Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judeia para a Galileia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte.
Este homem ouviu falar de Jesus, e percorreu uma distancia de +de 35 quilômetros para ter o seu encontro com jesus;
Ele era oficial de Herodes o inimigo dos cristãos, mas nem se preocupou com a repreensão do seu chefe ou que iriam falar dele, pois o que mais importava era ver a sua família bem, e seu filho curado.
A morte rodeava a vida de seu filho, a tristeza estava a porta de sua casa e o que ele poderia fazer? o que o Rei Herodes Antipas poderia fazer? NADA
A verdade queridos é que este homem teve que renunciar o status, posição social, orgulho e poder para buscar um encontro com Jesus
Devemos entender que as tragédias da vida vêm tanto para o pobre como para o rico.
Morre - rico/pobre - Jovem/velho
Dinheiro compra casa, mas não compra salvação
Dinheiro compra carro para te levar pra passear, mas não te leva pra eternidade.
Dinheiro compra os serviços dos melhores médicos, mas não traz a cura divina.
Este Pai foi humilde em reconhecer que Jesus era o único que podia lhe dar o milagre tão desejado a cura do seu filho.
5.A fé inabalável alcança MILAGRES v 49-51
49 Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
50 Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia.
52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou.
Ele rogou para que Jesus descesse com Ele, Jesus não desceu, mas atendeu o seu pedido - vai seu filho vive, o Pai Creu.
quem crê não duvida da Palavra de Jesus.
quem crê obedece a Jesus
quem crê alcança os milagre
quem crê não se entrega para a morte que assola a sua casa.
quem crê não se entrega para a enfermidade
A palavra De Jesus é o mesmo que a presença dele para nós, por isto quem crê acredita na Palavra e não menospreza o pregador.
7.O que devemos aprender?
Que o seu status, posição social, orgulho, poder e dinheiro não compra Milagre.
Este Pai de família precisou renunciar tudo isso para alcançar o seu milagre.
Este Pai de família foi persistente, não mediu esforços para buscar Jesus.
Este pai de família foi corajoso, pois não teve medo de Herodes Antipas.
Este pai de família nos ensinou o que é ter uma fé inabalável.
Assim que Jesus deu a ordem de cura, ele creu (nosso papel é crer, leia, creia obedece)
A palavra de Jesus se confirmou antes que ele chegasse em sua casa.
50-Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu

O encontro com um paralitico - joão 5.1-15

Introdução
A passagem bíblica relata um encontro entre um paralitico e Jesus que ocorreu em um tanque chamado “Betesda”, que em hebraico significa “casa de misericórdia”, este tanque era localizado, em Jerusalém, ao norte do Templo, próximo ao mercado das ovelhas.
Definição de paralitico- Sem movimento, parado, paralisado. Membros com suas funções ineficientes para exercer atividades.
Segundo a palavra de Deus e a tradição judaica, de tempo em tempo, um anjo descia naquele tanque e movimentava as águas, e o primeiro que entrasse no tanque após o movimento, era curado de qualquer enfermidade! Assim grandes quantidades de pessoas ficavam esperando receber alguma cura ou libertação.
O fato relevante aqui é entendermos que a passagem nos mostra uma multidão que se reuniam todos os dias em um determinado lugar chamado tanque de Betesda, e todos em busca da benção.
Esta multidão que rodeava o Tanque que é símbolo das inúmeras pessoas que esperam receber algo de Deus através de outros caminhos ou pessoas, e não tem a coragem de lutar por sua cura e milagres, ao contrário, preferem ficar como paralíticos e acomodados aguardando seus milagres através de homens, simpatia, rituais religiosos e outros, quando na verdade o único que pode curar é Jesus.
A vida do paralitico

1Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.

2Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões.3Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos4[esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse].5Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos

Este homem estava ali na “multidão do Tanque de Betesdaesperando um milagre há mais de 38 anos.
Muitos vivem na escravidão e se acostumam com ela, aprendem a viver com o fracasso, com a doença, com o medo, e se tornam prisioneiro deles, ou seja, vivem como um paralitico, sem movimentos, parado.
Ele conseguia chegar todos os dias à beira do tanque (casa da misericórdia), e ali ficava vendo o milagre dos outros, pedindo esmolas. Sua fé parava por ali, a palavra diz que ele dependia dos outros para realizar o seu milagre.
2. A resistência do paralítico:
Jesus Pergunta.

6Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?

A resposta do paralitico foi

7Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim

Ele estava ali a 38 anos e quando Jesus pergunta se ele quer ser curado, ele ao invés de dizer sim, justifica que não tem ninguem que o coloque no tamque.
Muitos cristãos estão dentro das igrejas vendo o milagres dos outros, preferem;
Justificar que dizer sim para Jesus.
Ver o milagre dos outros, do que viver o seu próprio milagre
Viver acomodados, cheio de autopiedade, do que a miséria o que recuperar sua dignidade humana.
Esperava tudo pelos outros. Não fazia o mínimo esforço.
mas Jesus cheio de misericórdia, olhou para aquele homem e disse
3.A cura v8

8Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.9Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar

4.O que devemos aprender?
Jesus é misericordioso que dependente da sua condição ele quer te curar.
Levanta e anda.
saia do estado da zona de conforto, ficar deitado esperando algo e não fazer nada.
pare de depender dos outros e faça a sua parte, para de jogar a culpa nos outros e tome carregue sua cama para o devido lugar.
Agora você tem vida nova, usufrua dela, seja uma nova criatura, rompa com o passado de paralisia e assuma a nova condição que você tem em Cristo.
Conclusão.
Mulher samaritana.
que nem tudo que aprendemos com nosso antepassados esta correto
que religiosidade não traz libertação
para tomar da agua da vida é preciso confessar pecado
quando se bebe da agua da vida, você é liberto, sua casa e seu povo.
Oficial do Rei
Que o seu status, posição social, orgulho, poder e dinheiro não compra Milagre.
Este Pai de família precisou renunciar tudo isso para alcançar o seu milagre.
Este Pai de família foi persistente, não mediu esforços para buscar Jesus.
Este pai de família foi corajoso, pois não teve medo de Herodes Antipas.
Este pai de família nos ensinou o que é ter uma fé inabalável.
Assim que Jesus deu a ordem de cura, ele creu (nosso papel é crer, leia, creia obedece)
A palavra de Jesus se confirmou antes que ele chegasse em sua casa.
O paralitico de Betesda
Jesus é misericordioso que dependente da sua condição ele quer te curar.
Levanta e anda.
saia do estado da zona de conforto, ficar deitado esperando algo e não fazer nada.
pare de depender dos outros e faça a sua parte, para de jogar a culpa nos outros e tome carregue sua cama para o devido lugar.
Agora você tem vida nova, usufrua dela, seja uma nova criatura, rompa com o passado de paralisia e assuma a nova condição que você tem em Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more