A verdadeira liberdade está em sermos filhos de Deus.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução:
1 - Você sabe qual a definição de justo? (Justiça é a particularidade do que é justo e correto, é a virtude que consiste em dar ou deixar a cada um o que por direito lhe pertence.)
2 - Você se acha uma pessoa justa? E lá no seu interior ? (Se você fizesse o que o seu interior manda, você roubaria? Mataria? Adulteraria?).
3 - Vc sabe se é livre? Livre de quê? LIVRE PARA SER JUSTO. Por isso somos pecadores, pois não somos livres para a justiça de perfeita, completa, plena, total.
4 - Vc sabe qual é o seu real proposito? Vc o vive? [Ser da família de Deus, mas por causa do pecado não podemos mais sermos desta família!]
Contextualização:
Tema: A verdadeira liberdade está em sermos filhos de Deus.
Mas nós temos o pecado que nos impossibilidade vivermos essa verdadeira liberdade!!!

1 - Não é o nosso esforço que nos faz filhos de Deus.

Paulo diz, eu sou judeu e nós sabemos que ninguém é justificado (declarado justo) perante Deus como justo por obras da lei (pelos seus esforços de querer fazer o bem merecer ser declarado justo)! Mas o que isso quer dizer?
Quem são os Judeus ? O que é ser justificado perante Deus ? E o que significa isso mediante as obras da lei?
A grande história do relacionamento perdido e de não haver nenhum justo na terra para ter esse relacionamento restaurado.
Para tanto eu queria conta a grande história que nos ajuda a entender o que Paulo está falando: Deus criou o mundo perfeito, ele criou o ser humano puro e justo, e Deus criou o ser humano para se relacionar com Deus que também é justo de forma correta e com as pessoas também. Mas devido a queda, o rejeitar a Deus, dar as costas para Deus, negligenciar a Deus, fez do homem alguém injusto, culpado, infrator, criminoso, transgressor, ímpio, corrupto e desobediente. Por que você se distanciar daquele que é justo juiz, rejeitar aquele que fomos criados para nos relacionar é um ato de criminalidade gravíssimo.
Então o relacionamento e a vida harmoniosa que existia no Jardim não existe mais, por que não existe ser humano justo para se relacionar com Deus, todo nós somos pecadores. Então Deus faz uma promessa em meio a esse desastre causado pela humanidade de que teria um povo e que através deste povo mudaria a realidade desse mundo caótico e depressivo. Deus deu leis para esse povo, leis que mostravam que esse Deus é Puro e Justo, para proteger o povo da promessa e conduzir naquilo que agrada a Deus.
Este povo são os Judeus aqui do texto e eles começaram a pensar que por meio dessas regras eles vão conseguir se relacionar com Deus como era lá na criação inicial.
Alguém aqui sabe qual é o resumo da lei de Deus ? [...] Você consegue amar a Deus quando ele não te dá o namorado que gostaria? Você consegue amar a Deus com toda intensidade quando todos os seus amigos na escola falam que não tem nada haver você ficar com as meninas? Você consegue amar a Deus com alegria quando tem que levantar cedo para ir na igreja ? Você estão começando a entender o que Paulo tá falando ? Mas talvez você comece a ser duro consigo mesmo pra pelo menos de forma que as pessoas possam ver levantar cedo, não ficar com as minas … Mas Você já viu aquele cara que é religioso aponto de maltratar as pessoas e zombar delas como elas fossem inferiores, conto a minha história do carnaval. O texto tá dizendo que se depender da gente obedecer a lei de Deus para conseguir se relacionar com ele, nós estamos lascados!

2 - Não é por que somos criminosos que não seremos filhos de Deus.

Já que a lei no fim mostra que estamos lascados, Judeus e gentios são humanos e humanos são injustos perante Deus, pois a lei de Deus revela o nosso interior podre, terrível, inimigo de Deus e injusto. Então Deus envia seu filho para esse mundo, você sabe para quê? [Para na Cruz sofrer a pena que era nossa e nos declarar justos para fazermos parte da família de Deus]
Isso significa justificados mediante a fé, aqueles que possuem fé em Jesus são declarados justos, isto é podem ser filhos de Deus, podem ter um relacionamento com Deus correto, podem ser parte da família de Deus, podem se conectar com Deus de forma correta. Você crê em Jesus? Você entende o que ele fez por você naquela Cruz? Ele perdoou os nossos crimes contra Deus e nos fez justos a fim de sermos livre e viver para o que fomos feitos - filhos de Deus.
Você já se sentiu sufocado pelos pecados? Você já tentou lutar contra eles, pois crê que a vida religiosa é o caminho certo, mas parece que chega um dia que não dá mais pra viver assim?
Você já se pegou questionando se sua vida tem sentido? E se você estiver vivendo da forma errada?
Quem aqui já assistiu a série dark? Parece que estamos presos e não somos capazes de vivermos diferente, novos desejos, novas vontades, vc já passou por momentos que fica reprimindo os desejos que são pecaminosos tentando agradar a Deus? Você já ficou com vergonha de Deus por que você cometeu algo errado? Jesus sofreu em nosso lugar pagando a pena que era nossa para que possamos viver como fomos criados para ser (LIVRES).
Vídeo Jesus deathrow.

3 - Nossa prisão não pode nos impedir de sermos filho de Deus

Pela lei Paulo descobriu que ele é pecador e não consegue relacionamento correto com Deus, então ele procurou a salvação por meio de Cristo. Ele diz assim: Morri para a lei com a finalidade de viver o correto relacionamento com Deus.
Como ele fez isso? Pela fé em Jesus, Pela fé em Jesus, Pela fé em Jesus, Pela fé em Jesus, Pela fé em Jesus. Ele se conecta a Jesus, e então Fui crucificado com Jesus e não sou eu quem volta à vida, e sim Jesus que vive em mim. E a vida que agora vivo, é diferente da passada. É a vida de alguém justificado e pode ter um relacionamento correto com Deus.
Quem sustenta para que sejamos filhos de Deus aqui na terra é o poder que Jesus conquistou para nós na Cruz.
Quem aqui já viu filme de zumbi? O zumbi se importa com as outras pessoas? O zumbi está vivendo a vida de forma correta? O zumbi tem esperança de sair dessa realidade? Quando você se conecta com Jesus, a nossa vida infectada pelo pecado é destruída para que por meio da ressurreição de Jesus também nós sejamos ressuscitados para vivermos não mais uma vida infectado, mas sarado do poder do pecado.
Conclusão:
Problema:
Solução:
Em nós:
Através de nós:
Related Media
See more
Related Sermons
See more