O crescimento da Igreja

Exposições em Atos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 35 views

Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), At 2.44.

Notes
Transcript

Soberania de Deus responsabilidade humana.

Atos 2.37–40
Deus nunca excluiu do homem eleito o seu dever e participação subjetiva no processo do qual o próprio Deus é autor único. É Ele quem chama os seus para a salvação e isso se deu no passado antes da fundação do mundo, contudo quando chega o dia determinado por Ele para cada um dos eleitos então Ele os trás para Cristo e nada pode separar-lhes do SENHOR.
O interessante é que esse Deus que controla absolutamente tudo recomenda a seu povo que Ele mesmo salvou e os trouxe ao novo e verdadeiro nascimento, que se portem firme em atitude positiva salvando-se desta geração perversa.
Atos 2. 41
Na quela multidão que ali se encontravam para a festa de pentecostes havia um numero expressivo de homens que foram arrolados por Deus antes que o mundo existisse e que no tempo determinado ao ouvirem a pregação de Pedro reconheceriam que Deus É o autor de toda vida, e havia predito pelos seus profetas sobre aquele que viria morreria ressuscitaria e acenderia aos céus para ser Coroado e Glorificado Eternamente a destra de Deus Pai. O numero que a bíblia nos dá de convertidos não representa falta de empenho do Pregador e dos demais que ali estavam, antes trás a quantidade exata que Deus queria salvar naquela ocasião.
Atos 2.42
Este versículo nos mostra como era o passo a passo da Igreja nos tempos apostólico, trata-se de uma descrição modelo passo a passo da vida diária de cada crente onde percebemos a insistência em obedecer a doutrina (as tradições dos apóstolos era respeitada e seguida fielmente como sendo um modelo muito importante para o povo, afinal quem mais poderia dizer sobre Cristo em como caminhar com Ele se não os que diretamente receberam Dele), outra marca de fundamental importância dessa Igreja era a comunhão no partir do Pão, nada mais singelo do que tomar café com pessoas do nosso carinho é uma satisfação sentar a mesa de pessoas prazerosas e alegres as vezes nem tem muito o que se oferecer para a alimentação, mas o fato maior é sem duvida a alegria de participar do momento assim era o coração daquele povo eles estavam prazerosos de participar daquela comunhão um na casa do outro compartilhando sobre Cristo se fortalecendo nesse conhecimento e ouvindo as experiencias dos Apóstolos que descreviam as atitudes do SENHOR quando esteve no meio deles e agora a certeza de sua majestade pois o viram subir aos céus. outro diferencial nesses primeiros momentos foi sem duvida os encontros de orações pelo motivo de confiarem em Deus podiam falar alegremente de tudo com seu SENHOR.
Atos 2.43
Os sinais e prodígios que se seguiram tem uma marca inaugural da Igreja do Senhor, pois o que percebemos sobre a intenção de Lucas é narrar o quanto Deus pelo Espiro Santo esta atuante no meio do seu povo, Jesus dotara os apóstolos de autoridade para realizar milagres (comparar com Mt 10.8). Eles exercitavam repetidamente esse poder, quer em resposta à fé do povo, quer para lhes aumentar a fé. O resultado era duplo: os crentes ficavam conscientes da presença sagrada de Deus entre eles e inúmeros convertidos eram acrescentados à igreja (v.47). As palavras muitos prodígios e sinais ecoam da profecia de Joel e constituem seu cumprimento (2.19; Jl 2.30).
Atos 2. 44-45
Coração e alma do povo eram um a ponto de compartilharem tudo com todos tau como uma grande e generosa família tinha o bom costume de fazer para os padrões daquela época com um diferencial muito notável, eles eram Judeus e Gentios… vender propriedades e bens para não verem irmãos em necessidade é um feito que realmente chama a atenção.
Atos 2.46,47
O prazer estar juntos para ouvirem e falarem de Jesus adicionando a isto orações alegres por Deus ser tão bom e te-los salvo era resultado que podia ser observado em todos os lares onde haviam as reuniões e refeições que eram verdadeiros banquetes de alegria.
O resultado não podia ser outro as pessoas que os viam e os ouviam em suas palavras de louvor a Deus por tudo o que havia acontecido em suas vidas, de pronto se rendia ao evangelho pregado pelos apóstolos, todos os que são de Deus houvem a sua Palavra e no momento certo veem para Cristo, como Jesus mesmo disse Os que o Pai me deu virão a mim e os que veem a mim de maneira nenhuma os lançarei fora.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.