Oração precede de ação - Neemias 2.1-10

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
Neemias 2.1–10 NAA
1 No mês de nisã, no vigésimo ano do reinado de Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o peguei e ofereci ao rei. Ora, nunca antes eu tinha estado triste diante dele. 2 Então o rei me disse: — Por que o seu rosto está triste, se você não está doente? Isso tem de ser tristeza do coração! Então fiquei com muito medo 3 e lhe respondi: — Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade onde estão sepultados os meus pais está em ruínas e os seus portões foram queimados? 4 O rei me disse: — O que você me pede agora? Então orei ao Deus dos céus 5 e disse ao rei: — Se for do agrado do rei, e se este seu servo encontrou favor em sua presença, peço que o rei me envie a Judá, à cidade onde estão os túmulos dos meus pais, para que eu a reconstrua. 6 Então o rei, que tinha a rainha sentada ao seu lado, me perguntou: — Quanto vai durar a sua ausência? Quando você voltará? Marquei certo prazo, e o rei se deu por satisfeito e me deixou ir. 7 Eu ainda disse ao rei: — Se for do agrado do rei, que ele me dê cartas para os governadores da região do outro lado do Eufrates, para que me permitam passar e entrar em Judá. 8 E também uma carta para Asafe, guarda das florestas do rei, para que me dê madeira para as vigas dos portões da cidadela do templo, para as muralhas da cidade e para a casa em que deverei me alojar. E o rei me deu o que eu pedi, porque a mão bondosa do meu Deus estava sobre mim. 9 Então fui aos governadores da região do outro lado do Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei. Ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros. 10 Mas Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, ficaram sabendo disto e não lhes agradou nem um pouco que alguém estivesse interessado no bem dos filhos de Israel.
O momento que Neemias estava vivendo era muito difícil, seu coração estava triste ao saber que seu terra estava destruída e seu povo estava passando por grandes ardis.
Apesar das circunstâncias em que o povo estava vivendo, parecia ser algo impossível de obter vitória, Neemias mostra que ao confiar no Senhor, a vitória é possível.
A cidade de Jerusalém estava debaixo de condições desesperadoras, eles não tinham segurança, a injustiça estava aumentando a pobreza, levando a extrema miséria.
O caldeus queimaram a Casa de Deus e derrubaram a muralha de Jerusalém. Queimaram todos os seus palácios, destruindo também todos os seus objetos de valor, conforme registrado em 2 Crônicas 36.19. dezenas de milhares de habitantes de Jerusalém literalmente viram aquilo e não fizeram nada. O que o povo precisava era de um líder que os empurrasse, traçasse um plano de ação e os conduzisse por todo o processo de reconstrução.
Neemias ora ao Senho e confiando no Pai, coloca diante o rei, respondendo a pergunta do porque ele estava triste. Neemias foi capaz de enxergar o problema e a solução sem nunca ter estado em Jerusalém. O povo precisou de 52 dias para reconstruir o muro da cidade que estava arruinado à 120 anos.
Neemias ora e age, ele confia do Senhor, sabe que o Deus que servimos promete a vitória, mas nunca prometeu a ausência das lutas. A oposição dos inimigos Esdras 4.1-22, encontramos os inimigos, se unindo ao povo para reconstruir a cidade, tentando desanimar o povo referente a obra, não alcançando o objetivo, eles escrevem uma carta de acusação contra o povo ao rei medo-persa para desestabilizar e assim, paralisar a obra. O decreto do rei fez paralisar a obra de reconstrução da cidade.
Observe o que parecia impossível de ser realizado, a reconstrução do templo, diante de tantas lutas, torna-se possível para Deus, Ele levantou Neemias um servo consolador para o fazer.
Related Media
See more
Related Sermons
See more