O oração confiante do justo diante das cidados dos perversos - Salmo 64

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Vítima das intrigas e calúnias dos seus adversários, Davi pede ajuda a Deus, que pode mudar o curso das coisas e fazer com que os malfeitores caiam na sua própria armadilha (v. 8).
Esse salmo começa com uma vívida descrição dos caminhos tortuosos dos ímpios, especialmente a fala deles (v. 3-5,8). Ainda assim, o salmista não teme que Deus perca o controle da situação. Depois de ver sua justiça em ação, os justos se alegrarão e confiarão mais nele (64:10).
Mesmo diante da oposição e perseguição dos inimigos o justo confia que Deus o livrará e depois testemunhará sua alegria juntamente com os retos de coração.

I — A ORAÇÃO DO JUSTO DIANTE DAS CILADAS DO INIMIGO (V.1-6)

V.1 — O salmista incia o salmo com sua oração, pedindo que Deus ouça a sua voz e atenda ao seu pedido: Que Deus o guarde diante do medo que estava sentindo pelas ameaças e calunias dos inimigo.
“terror” aqui é uma palavra hebraica diferente de medo nos vv. 4 e 9. O salmista reconheceu que o medo de um inimigo pode ser tão destrutivo quanto um ataque.
V.2 — Pede a proteção de Deus diante das conspirações e revoltas que intentavam contra ele.
V.3-6 — Davi descreve a engenhosidade malévola dos inimigos contra ele:
Calunias, difamação, palavras destrutivas. A ilustração do v.3 mostra que as palavras podemm ser tâo destrutivas quanto armas (espada e flexas). Eles faziam isso de forma covarde as escondidas, difamando e destruindo a sua reputação. Essa é uma verdade tambem ensinada em Tg 3.6-7
Tiago 3.6–7 ARA
Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;
2. Tramavam ciladas para o apanharem tentando derruba-lo de sua posição ou até mesmo para tirar sua vida (v.5). Assim como Judas fez com Jesus.
Quem as verá? Eles zombaram da onisciência de Deus
3. Projetam iniquidade, a ideia aqui é que eles se gabavam de ter feito um plano perfeito que certamente teriam exito. O pensamento e o coração deles eram como um abismo. A má intenção dos iníquos flui da perversidade interior.
Aplicação:
Qualquer um de nós pode passar por situações como vitimas, se for o caso, precisamos fazer como Davi: Orar ao Senhor pedindo livramento e justiça.
Mas que nunca sejamos nós os caluniadores e difamadores! Infelizmente esse tipo de picuinhas e fuxicos é muito comum dentro das igrejas, causando desastres na vida de pessoas e até divisões.

II — A CONFIANÇA DO JUSTO NA INTERVENÇÃO DIVINA (V.7-10).

V.7 — Assim como o inimigo atirava suas flexas contra Davi, Deus reponderia da mesma forma.
Parece que os malfeitores estavam ganhando. O justo, porém, agarra-se à promessa: “O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis” (Êx 14:14); “pois a peleja não é vossa, mas de Deus” (2Cr 20:15).
As flechas de Deus, como demonstra a história do AT, in- cluem julgamentos naturais, como doença mortal, derrota e calamidade.
V.8 — Os seus maus intentos se voltariam contra eles mesmos. A conspiração dos impios seria desbaratada e todos fugiram amendrontados diante do livramento do Senhor.
V.9 — Os homens verâo os feitos do Senhor e temerão. Aqueles que querem andar prudentemente diante de Deus atentam para suas obras e não somente isso, tambem anunciam as suas obras.
O que Deus faz na vida daqueles que nele confiam serve é um testemunho para as outras pessoas para que também busquem conhecer a esse Deus!
V.10 — Davi conclui sua oração dando um testemunho lindo de que vale a pena confiar no Senhor e entregar nossa causa a Ele.
No final de tudo o justo que confia no Senhor vai se alegrar!
E todos aqueles que amam a justiça glorificarão ao Senhor!
Aplicação:
A nossa confiança deve estar no Senhor, independentemente da situação que passamos, o Senhor é nosso escudo contra as flechas inflamadas dos que qerem nos difamar.
Depois do agir de Deus em nossas vidas, as nossas experiencias vâo servir como testemunho para as outras pessoas também se achegarem a Deus para confiarem nele.
Devemos lembrar que o nosso Senhor também foi caluniado e injuriado, mas ele suportou toda a afronta confiando que tudo estava dentro da vontade Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more