Mantenha seus olhos em Jesus.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Jesus anda sobre as águas, textos paralelos (Mateus 14:22-36; Marcos 6:45-56; João 6:16-24)
Versículo-chave:
Continuemos olhando para Jesus. Ele é o autor da fé. Ele também o torna perfeito. - Hebreus 12:2um
À medida que as notícias sobre Jesus, o milagreiro se espalhavam, mais e mais pessoas queriam ouvi-Lo e vê-Lo. Parecia que uma multidão se reunia onde quer que Jesus estivesse. Os evangelhos contam de um dia em que uma multidão de 5.000 homens, além de mulheres e crianças, se reuniu para ouvir Jesus! (Mateus 14:21) Isso significa que pode ter havido 20.000 pessoas que vieram ouvir Jesus ensinar naquele dia. E depois de ouvir Jesus ensinar por horas, a multidão estava ficando faminta. Jesus tomou o almoço que um menino lhe deu (João 6:9). Eram apenas dois peixes e cinco pães pequenos, mas Jesus partiu esse pão e continuou a parti-lo. Os discípulos distribuíram pão e peixe suficientes para alimentar todos na multidão até que estivessem cheios. E sobraram doze cestas básicas! (Lucas 9:17) Os discípulos fizeram parte desse milagre, mas a Bíblia diz que eles não o entenderam completamente (Marcos 6:52). A Bíblia diz que seus corações eram duros, ou teimosos (Marcos 6:52). Eles sabiam que Jesus era especial, mas ainda não perceberam que Ele era o Messias, Deus em um corpo humano (Mateus 14:33). Eles ainda não estavam vendo com "olhos do reino". Então, Jesus estava prestes a fazer outro milagre. Desta vez, os discípulos finalmente perceberiam quem Jesus realmente era.
Nota do Professor: Não podemos ser muito rápidos para julgar o coração inflexível dos discípulos. Afinal, eles ainda não tinham o Espírito Santo para guiá-los em toda a verdade (João 16:13). Quantas vezes nós, embora cheios do Espírito, deixamos de reconhecer a obra de Deus em nossa vida?
Destacar Obras do Espirito Santo em nossas vidas
convencer
interceder
consolar
Jesus Caminha Sobre as Águas (Mateus 14:22-36)
Dizer: Logo após o milagre do peixe e do pão, Jesus teve algo novo para ensinar a Seus discípulos. Mandou a multidão embora e enviou os discípulos através do Mar da Galileia. Lembre-se, o Mar da Galileia era, na verdade, um grande lago.
Imediatamente Jesus fez os discípulos entrarem no barco. Ele os fez seguir à sua frente para o outro lado do Mar da Galileia. Em seguida, mandou a multidão embora. Depois de tê-los mandado embora, Ele subiu a uma montanha sozinho para orar. [Lembre-se de que Jesus muitas vezes se afastava de outras pessoas para passar tempo a sós com Seu Pai celestial.] Quando a noite chegou, Ele estava lá sozinho. O barco já estava muito longe de terra. Estava sendo golpeado pelas ondas porque o vento soprava contra ele.
De manhã cedo, Jesus saiu para os discípulos. Ele caminhou no lago. Eles o viram andando no lago e ficaram apavorados. "É um fantasma!", disseram. E gritavam de medo.
Imediatamente, Jesus os chamou: "Sede corajosos! Sou eu. Não tenha medo". - Mateus 14:22-27
Dizer: Jesus enviou Seus amigos através do lago quando os ventos da tempestade estavam chegando. Pedir: O vendaval foi uma surpresa para Jesus? Não. Dizer: Claro que não! Jesus os enviou para esta tempestade por uma razão. Ele queria testar sua fé e ensinar-lhes algo sobre Si mesmo que eles ainda não sabiam.
Vamos fazer uma pausa aqui por um minuto. Essa história é contada nos livros de Marcos e João, bem como em Mateus. João nos diz que o barco estava a mais de três milhas da costa a essa altura (João 6:19). Marcos nos diz que Jesus podia ver os discípulos de onde Ele estava sentado orando na encosta da montanha (Marcos 6:48). Os discípulos estavam tendo dificuldade para remar porque um vento forte soprava contra eles. Como os discípulos haviam tomado o barco, havia apenas uma maneira de Jesus atravessar o lago. Jesus realmente saiu até eles na água! Aqui está outro exemplo de Jesus tendo poder sobre a natureza. De alguma forma, a água o segurou. A água tratava Jesus de forma diferente do que tratava os discípulos. Os discípulos estavam lutando apenas para remar através do lago. Mas Jesus andou em cima das ondas. Você se lembra do que os discípulos disseram quando Jesus acalmou a tempestade em nossa história algumas semanas atrás. Eles disseram: "Que tipo de homem é esse? Até os ventos e as ondas lhe obedecem!" (Mateus 8:27) Você não quer saber como foi andar sobre a água? Pelo menos um dos discípulos o fez!
Marcos diz que era tão cedo pela manhã que ainda estava escuro (Marcos 6:48). Não é à toa que os homens tiveram medo no início. Mas assim que ouviram a voz de Jesus, Pedro falou de volta.
Pedro Caminha sobre as Águas (Mateus 14:28-29)
Pedro era um homem realmente único. Ele era o mais ousado de todos os discípulos. Ele dizia coisas que as outras pessoas só pensavam. Ele era o tipo de pessoa que fazia coisas que outras pessoas não tinham coragem de fazer. Pedro estava completamente atraído por Jesus. Pedro queria seguir Jesus de todo o coração. Mas, muitas vezes ele cometeu erros.
"Senhor, és Tu?" perguntou Pedro. "Se for, diga-me para vir ter contigo na água."
"Vinde", disse Jesus.
Então Pedro saiu do barco. Ele caminhou sobre as águas em direção a Jesus. - Mateus 14:28-29
Pedir: Por que Jesus convidou Pedro para ir até Ele, e nenhum dos outros discípulos? Porque Pedro perguntou! Dizer: Pedro é o único discípulo que pediu para vir a Jesus. Conhecendo Pedro, não é nenhuma surpresa que ele queria ir até Jesus. Os outros discípulos podem ter querido ir até Jesus, mas nenhum deles teria ousado pedir. Pedro pediu para ir a Jesus, esperou que Jesus o chamasse e então obedeceu.
Aplicação: Você acha que é mais parecido com Pedro - pronto para pedir a Deus que o use - ou é mais parecido com os outros discípulos que se sentaram no barco observando para ver o que aconteceria com Pedro? A Bíblia diz que é correto pedir oportunidades a Deus (Mateus 7:7).
Opcional para Alunos Maiores: Antes de sair, Pedro disse: "Se és Tu, dize-me para vir ter contigo na água". Pedro queria acreditar que Jesus era o Filho de Deus. Mas Pedro procurava provas. Ele estava pedindo a Jesus que o suspendesse nas ondas para que ele soubesse com certeza que Jesus era Deus. Jesus não se irritou com Pedro por ter pedido isso. Jesus simplesmente o convidou a: "Vinde".
Pedro tinha fé suficiente para sair do barco seco e resistente, no escuro, enquanto o vento agitava as ondas. No início, os olhos de Pedro estavam fixos em Jesus. Pedro não precisava se preocupar com o vento ou as ondas porque tinha fé de que Jesus não o deixaria afundar. Enquanto Pedro estava focado em Jesus, sua fé era forte. Ele podia ver o poder que Jesus detinha sobre todas as coisas. Ele sabia o quanto Jesus o amava e que Jesus nunca o decepcionaria.
Aplicação: A vossa fé será forte quando guardardes os olhos em Jesus. Como aprendemos, Jesus tem poder sobre todas as coisas. Há algo que Ele não possa fazer? E Jesus vos ama. Ele vos ama o suficiente para dar Sua vida por vós. Quando você conhece Jesus, você sabe que Ele é completamente merecedor da sua confiança. Quando você mantiver seu foco em Seu poder e Seu amor por você, sua fé será forte.
Pedro Afunda (Mateus 14:30-31)
Dizer: Mas, em pouco tempo, Pedro tirou os olhos de Jesus. Mateus 14:30 diz:
Mas quando Pedro viu o vento, ficou com medo. Começou a afundar. Ele clamou: "Senhor! Salve-me!"
Imediatamente Jesus estendeu a mão e o pegou. "Sua fé é tão pequena!" Ele disse. "Por que você duvidou de mim?" - Mateus 14:30-31
Dizer: Quando Pedro olhou para o vento e as ondas, começou a duvidar se Jesus era mais poderoso do que a tempestade que o cercava (Mateus 14:31). Você sabe o que a Bíblia diz sobre a dúvida? "As pessoas que duvidam são como ondas do mar. O vento sopra e joga por aí." (Tiago 1:6b) Que imagem de palavra interessante! A dúvida de Pedro literalmente fez com que ele fosse jogado no vento e nas ondas. Começou a afundar.
Pedir: Alguma coisa em Jesus mudou que fez Pedro afundar? Não! Pedir: O que mudou então? Pedro tirou os olhos de Jesus. Dizer: Pedro olhou para a tempestade assustadora. Ele estava dominado pelas coisas que eram mais poderosas do que ele. Mas Pedro deveria ter se lembrado de que nada é mais poderoso do que Jesus! Enquanto ele estava focado em Jesus, as coisas ao seu redor não eram uma ameaça para ele.
Dizer: Vamos tentar um pequeno experimento. Todo mundo olha aqui para mim. Apenas concentre-se em mim. Não tire os olhos de mim. Não importa o que aconteça ao seu redor, mantenha seus olhos em mim. Você pode piscar, mas não desviar o olhar. Ok, "distratores" aparecem. Continue dizendo às crianças para se concentrarem em você enquanto seus voluntários adultos pré-arranjados tentam distraí-los, as luzes se acendem e apagam e a trilha sonora da tempestade toca. Depois de alguns minutos, agradeça aos seus voluntários. Pedir: Foi difícil manter o foco onde deveria estar? Ouça as respostas. Dizer: Imagine as distrações de Pedro: o vento uivava e as ondas batiam. Pedro voltou seu foco para as coisas ao seu redor e duvidou de Jesus. Ele foi tomado de medo e começou a afundar. É claro que, quando Pedro começou a afundar, Jesus estava ali mesmo para pegá-lo! Gentilmente, Jesus disse a Pedro que sua fé era pequena porque ele duvidava de Jesus.
Antes de julgarmos Pedro, lembre-se, ele era o único disposto a sair do barco naquela manhã. Muitas pessoas falam sobre como Pedro afundou, mas poucas pessoas mencionam que os outros discípulos nunca saíram do barco.
Aplicação: Quando os discípulos viram Jesus andando sobre as águas pela primeira vez, Ele lhes disse para serem corajosos e não terem medo. Mas Pedro tinha uma mistura de fé e medo. Acho que isso descreve a maioria de nós às vezes. Podemos começar com fé. Podemos começar a fazer algo que sabemos que Deus quer que façamos (como ser legal com a criança que ninguém gosta). Ou podemos ter fé que nos dá paz em um momento difícil (como quando um membro da família está doente, ou nossos pais estão discutindo). Mas então tiramos os olhos de Jesus. Olhamos para a situação assustadora ao nosso redor. Duvidamos se Deus realmente tem poder sobre aquela situação, ou se Ele se importa o suficiente para nos ajudar. Podemos parar de fazer o que Deus quer que façamos. Ou podemos ser tomados pelo medo. Você sabe o tipo de medo de que estou falando - o tipo que faz você sentir que há um turbilhão no buraco do seu estômago.
Mas aqui está a verdade: muitas situações são muito grandes ou muito assustadoras para você lidar, mas nada é muito grande para Jesus! Não se concentre na situação em que você está. Concentre-se Naquele que tem poder sobre cada situação! Que bênção você tem! O Criador do universo, que tem poder sobre todas as coisas, é louco por você! (Sofonias 3:17) Ele QUER fazer o que é melhor para você, e Ele é CAPAZ de fazer o que é melhor para você. Concentrar-se nessa verdade deve dar-lhe paz. Essa verdade deve dar-lhe a confiança para sair do seu barco e fazer o que Ele quer que você faça sem qualquer medo.
A fé de ninguém é perfeita. Se você tropeçar, se tiver alguma dúvida (como Pedro fez), converse com Jesus sobre isso (Marcos 9:24). Jesus nunca muda. Assim como Jesus estendeu a mão e agarrou Pedro para mantê-lo seguro, Ele está tão perto de você, e Ele também vai ajudá-lo.
Os Discípulos Louvam a Jesus (Mateus 14:32-33)
Dizer: Algo incrível aconteceu depois que Pedro e Jesus entraram no barco.
E quando subiram no barco, o vento diminuiu. Então aqueles que estavam no barco O adoraram, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus". - Mateus 14:32-33
Os discípulos finalmente entenderam quem era Jesus. Eles já tinham visto Jesus fazer milagres. Mas quando Pedro e os outros discípulos viram que Jesus poderia usar PETER para andar sobre as águas, suas vidas foram mudadas. Todos conheciam Pedro. Alguns o conheceram a vida toda. Ele era apenas um pescador simples, desajeitado e franco. Mas quando ele confiou em Jesus, ele fez algo milagroso - ele andou no topo do Mar da Galileia! Jesus transformou Pedro. Certamente Jesus era o Filho de Deus.
Aplicação: Como isso se aplica a você? Bem, seus amigos e familiares conhecem você. Eles conhecem suas falhas e os erros que você comete. Eles sabem quem você realmente é. Mas quando você pede a Deus para usá-lo, quando você sai com fé, e quando você mantém seu foco em Jesus, Ele fará coisas incríveis através de você. É disso que se trata a vida no reino de Deus. Você fará coisas que nunca poderia fazer por conta própria; você vai amar as pessoas que parecem não amáveis; Você terá paz quando parecer impossível. Então, você será um testemunho vivo para Jesus. As pessoas que te conhecem melhor saberão q
Related Media
See more
Related Sermons
See more