Onde está o seu coração? (Mt 19:16-22)

Moto da UMP  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
Estamos no Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio. E o que vemos é que, em muitos casos, aqueles que tiram a própria vida estão decepcionados ou frustrados com expectativas infundadas, esperanças e sonhos não concretizados.
São pessoas que depositam sua esperança em coisas terrenas e a dor em seu coração é enorme que as levam ao suicídio. Pessoas que valorizam demais aquilo que não possui todo o valor acrescentado por elas.
É uma amargura de alguém que pensa que a solução para seu problema é acabar com sua vida, pois o motivo de sua existência pode ter acabado, ter sido levado com o vento, enfim...
O jovem rico é alguém que teve tristeza no seu coração devido à resposta de Jesus. Não sabemos o que aconteceu com ele depois. Mas quantos, depois de uma decepção, tomam a decisão errada e não correm para Aquele que pode solucionar, Jesus Cristo.
Nós, quando assistimos a série The Chosen, podemos ver de forma impactante a renúncia dos discípulos a uma vida fácil para não seguir os ensinamentos dos mestres da época. E quantos mais são os que não largam sua velha vida para segui-Lo.
A pergunta que faço a vocês nesta noite é: ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO? Vamos refletir a partir deste texto o que Jesus ensinou aos Seus ouvintes e que serve para nossas vidas hoje. Quais os anseios do coração?
1. O CORAÇÃO QUER RESPOSTAS (v. 16-17)
Mateus 19.16 NVI
16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”
Explicação: Vemos aqui um jovem rico se querendo saber de Jesus o que deveria ser feito.
Mateus 19.17 NVI
17 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.
Jesus é bem claro com ele. Um judeu perguntando o que seria necessário? A resposta não é sobre o que faremos, mas Quem nós temos, e é somente tendo a Deus em seu coração que se pode herdar a vida eterna. Deus habitando dentro dele já deveria ser o suficiente para ele praticar as boas obras.
Como um bom judeu, conhece toda a lei, mas se percebe que ele não conhece o Deus da Lei, que é o mesmo Deus do amor, da graça e da misericórdia.
Não há nada que fazemos que seja bom. Bom é somente Deus. Para ter a vida eterna, devemos obedecer os mandamentos, mas vamos ver na continuação do diálogo que isto não é suficiente.
É importante que eu e você observemos o que significa a vida que Jesus Se refere neste versículo. É a palavra “zoe” no grego, é a vida plena que somente Jesus nos dá. É usada a mesma palavra que em João 10:10:
João 10.10 NVI
10 O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
Aplicação: Alguma vez na vida você já procurou estas respostas? Quando somos crianças, fazemos um monte de perguntas sobre tudo porque queremos saber, aprender. Mas, quando crescemos, ainda ficam alguns questionamentos sobre a vida, em especial a vida com Deus.
Jesus e a Bíblia são as melhores fontes de resposta ao nosso coração. Há coisas que não serão solucionadas quando queremos. Nem todas as respostas precisamos. Mas, quanto mais conhecemos a Jesus, menos procuramos respostas, sabe por que? Porque a resposta vem ao nosso encontro, Jesus Cristo!
No colégio, se temos dúvida de Matemática, vamos a qual professor? Na academia, se precisamos de ajuda em um exercício, procuramos quem? Hoje tem tudo na internet também, Google ao alcance de todos. E para nos ajudar na vida, por que não buscamos a Jesus? Ele é o auxílio a todo momento, está sempre disponível, e não precisamos de conexão com a internet para ter acesso a Ele.
Dobradiça: O coração humano precisa sempre de respostas, além disso:
2. O CORAÇÃO QUER PREENCHER O VAZIO (v. 18-20)
Mateus 19.18–19 NVI
18 “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “ ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe’ e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’”.
Explicação: Jesus volta para os mandamentos de Êxodo 20. Mas, espere um pouco. Quantos são os mandamentos? E quantos Jesus cita aqui?
Percebe que Ele fala apenas dos mandamentos que estão relacionados às outras pessoas? Tem apenas um que se refere a outras pessoas que não é citado. Qual?
Quem mata, mata outra pessoa. Quem adultera, adultera com seu cônjuge, quem furta, está pegando para si algo que é de outro sem o consentimento dele, quem dá falso testemunho, mente para outro, geralmente para prejudicar o outro, e aí, devemos honrar quem?
E a quem devemos amar? O último que Jesus fala nem está nos 10 mandamentos, mas se você ama seu próximo, não faz nenhuma dessas coisas que disse anteriormente. Amar ao próximo resume estas coisas as quais você não pratica contra ninguém.
Mateus 19.20 NVI
20 Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?”
O jovem acredita estar fazendo tudo corretamente, e qualquer judeu responderia o mesmo que ele. Mas este sente que precisa de algo mais. Acredita-se que este, na ocasião, tenha entre 24 e 40 anos.
Aplicação: Qual é o pensamento natural das pessoas ao nosso redor quando se trata de quem vai pro céu? É o mesmo pensamento deste jovem. E se tem alguém aqui que ainda pensa assim, precisa refletir que ninguém vai ser salvo apenas por ser bom, visto que nossas obras, por melhores que sejam, com as melhores intenções, ainda são imperfeitas e Deus não as aceita pois são corrompidas pelo pecado.
Deixe eu te dizer que não é porque você nunca roubou nada na vida, nem quis cometer assassinato, nunca traiu que você vai pro céu. O pecado da mentira, ou do falso testemunho, está em pé de igualdade com estes outros. Se tem alguém aqui que nunca mentiu, está mentindo de novo. Quem nunca mentiu pros pais, pros amigos ou pra outra pessoa para fugir de uma responsabilidade?
E saiba que, quanto ao assassinato, Jesus disse que o simples fato de nos irarmos e desejarmos ofender ou agredir alguém já se enquadra como assassinato para Deus.
E o adultério não é o ato concretizado, mas começa no pensamento impuro ao olharmos com intenções impuras para alguém que não é a pessoa com a qual temos um compromisso de namoro ou casamento. Algum destes pecados você já cometeu alguma vez na vida, e apenas um é suficiente para você ser condenado.
Entenda que Jesus é quem vai me ajudar e te ajudar a ser bom. Somente Ele. Então não se glorie, não se ache melhor, da forma que os fariseus faziam.
Você somente consegue amar seus pais, irmãos, amigos, enfim, todo mundo, se o amor de Deus estiver em você, o amor de Cristo invadir seu coração. É o amor dEle que me faz amar com pureza e não por interesse. Amando a Ele e ao nosso próximo, vivemos uma vida excelente.
Dobradiça: O coração busca respostas, busca preencher seu vazio e o que Jesus ensina que é o que o coração mais precisa:
3. O CORAÇÃO PRECISA DE RENÚNCIA (v. 21-22)
Mateus 19.21 NVI
21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.
Ilustração: Em que situação geralmente doamos algo para outra pessoa? Quando está usado, velho, gasto, quebrado, quando já perdeu seu valor.
Explicação: Para ser perfeito, é necessário desapegar-se do que pode gerar idolatria no nosso coração. Vender as riquezas e dar dinheiro aos pobres. Somente assim depois poderia seguir.
Mas parece que Jesus está Se contradizendo quando diz que quem faz isso é perfeito, não parece? Não! A palavra traduzida como “perfeito” tem sentido mais profundo no original com a ideia de maturidade, quando alguém está pronto para enfrentar a vida sem se influenciar com coisas desnecessárias.
Um fruto maduro está pronto para ser colhido, um discípulo maduro está pronto para seguir a Jesus, pois deixa de lado o que pode atrapalhar na caminhada.
Jesus orienta que este deve vender seus bens. A palavra para “bens” é a mesma usada para o sentido daquilo que somos na essência, é o “ser” ou o “estar”. Ou seja, quando vendemos estes bens a que Jesus Se refere, estamos nos esvaziando que estava sendo nossa essência.
Um discípulo não poderia ser definido pelo seu dinheiro, pelas suas posses. O desapego é fundamental! Mas, infelizmente, aquele jovem não consegue se desapegar:
Mateus 19.22 NVI
22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
A possibilidade de perder as riquezas materiais falou mais alto. Não se importou com as riquezas espirituais. Jesus usa um jogo de palavras para mostrar que o bem mais valioso e duradouro, definitivo, estaria nos céus. Ele mesmo anteriormente já havia ensinado:
Mateus 6.19–21 NVI
19 “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Aplicação: Quantas vezes vamos até Jesus para fazermos a pergunta correta e saímos decepcionados porque a resposta não é o que gostaríamos de ouvir?
Será que eu e você estamos prontos para seguirmos a Jesus? O que estamos dispostos a deixar?
Se Jesus te convidasse a deixar o trabalho, você o faria? Se Ele te chamasse para segui-Lo assim como foi com os discípulos, deixando sua casa, você iria? Deixaria sua família, seus amigos?
Tranquilize seu coração, você não vai precisar disso. Ele apenas te convida a colocar cada coisa no seu devido lugar. Deus é Deus, pessoas são pessoas, dinheiro é dinheiro, coisas são coisas. Parece óbvio, mas tem gente que não entende.
Aquele jovem não percebia, mas os seus bens se tornaram seu deus. Nós não precisamos vender nossa casa, nosso carro e dar dinheiro aos pobres para sermos salvos. Mas podemos dedicar o que temos ao Senhor entendendo que foi Ele quem nos deu e pode ser usado para que outros sejam abençoados.
Agradecemos à Gilciane pela receptividade, esta é uma forma de servir. Dispôs da sua casa, do seu tempo e dinheiro para que este encontro fosse possível.
Não temos dinheiro? Podemos distribuir o amor de Deus ao necessitado, podemos sentir a dor de quem está aflito. Podemos abrir o coração para dispor nosso tempo para dar atenção a quem precisa desabafar, conversar, alguém que não possui pobreza de dinheiro, mas pobreza na alma. Possui uma vida medíocre, miserável, que precisa de um aconselhamento, de uma direção.
CONCLUSÃO
Quando temos ao Senhor como nossa maior riqueza, não podemos cair no erro de buscarmos outras coisas com o objetivo de preencher o coração. Deus quer eu e você por completo, não pela metade. Não apenas quando estamos nos cultos, mas 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Estamos tratando do que está na essência, não do que fazemos externamente. O jovem rico se frustra ao ver o que precisa abrir mão.
Nós precisamos identificar lá dentro do coração o que nos prende de poder servir e conhecer a Deus melhor.
Sejamos libertos da frustração, da depressão, da tristeza que leva a um desespero total.
Cristo está aqui e Ele deseja nos transformar. Que o Senhor nos abençoe grandemente. Vamos orar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more