#10 À FONTE DA FÉ (1Jo 5.1-13)

10  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Leitura da 1Jo 5.1-13

PALAVRA DO SENHOR. GRAÇAS A DEUS.

Meu querido irmão e minha querida irmã, amados!

Deus não se engana e não engana ninguém. Nós, criaturas, podemos nos enganar, por exemplo: por algum motivo você me pede emprestado R$ 20,00. Eu digo que não tenho dinheiro, pois penso que não tenho mesmo, mas quando chego em casa, acho uma nota de R$ 20,00 no meu bolso. Eu me enganei, achava que não tinha dinheiro.

Nós também temos a capacidade de enganar os outros: nesse exemplo que eu dei, se eu soubesse que tinha o dinheiro e dissesse que não tinha eu testava te enganando.

Mas Deus não se engana e não engana ninguém.

No batismo de Jesus, o Pai e o Espírito Santo dão testemunho de que Jesus é Deus:

Mateus 3.17 “E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”.”

Na transfiguração no monte Tabor, novamente Deus dá testemunho de Jesus:

Mateus 17.5 “Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda a minha afeição; ouvi-o”.”

Em discussão com os fariseus disse Jesus:

João 8.17-18 “Ora, na vossa Lei está escrito: O testemunho de duas pessoas é digno de fé. Eu dou testemunho de mim mesmo; e meu Pai, que me enviou, o dá também”.”

E diz São João nesse trecho que acabamos de ler:

1João 5.7-8 “São, assim, três os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; esses três dão o mesmo testemunho.”

O Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito da Verdade dá testemunho de Cristo e a água e o sangue jorrados lá na Cruz dão testemunho de que Nosso Senhor é Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

E temos também o gritante testemunho de Sua ressurreição, disse Jesus:

João 10.17-18 “O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai”.”

Todos os povos e todas as culturas do mundo em todos os tempos sempre buscaram entender Deus, criaram suas inúmeras religiões que buscavam explicar a existência de forças maiores que nós ou deuses mais poderosos que nós e que controlavam a natureza, os astros e que tinham criado o universo. Às apalpadelas tentávamos desvendar esse mistério, criando mitos, estórias e lendas.

E Deus vem em auxílio da nossa ignorância e escolhe um povo para revelar que não existem deuses, mas sim um único Deus criador de todas as coisas visíveis e invisíveis. E Deus revelou aos filhos de Abraão pelo sangue tantas outras coisas sobre si e sobre as criaturas, e preparou esse povo para a sua vinda.

Na plenitude dos tempos Ele vem nos visitar, o Verbo de Deus se faz carne e habita entre nós e revela ainda mais coisas, que Deus é uno e trino, que éramos escravos e Ele veio nos resgatar, que estávamos mortos e Ele veio nos dar Vida Eterna, que Ele é o Deus não apenas dos Judeus, mas de toda a humanidade e que podemos ser filhos de Abraão pela fé, cumprindo assim a promessa que havia feito a Abrão:

Genesis 15.5 “E, conduzindo-o fora, disse-lhe: “Levanta os olhos para o céu e conta as estrelas, se és capaz… Pois bem – ajuntou ele – assim será a tua descendência”.”

E Jesus Cristo, o Emanuel, Deus conosco, antes de voltar ao Pai e em obediência a este, funda a verdadeira religião, sua Igreja, aquela que realmente pode ligar o homem à Deus, pois Ele nos envia lá do Céu o seu Espírito Santificador e na sua Igreja Ele se faz sempre presente através dos Sacramentos que instituiu para a salvação de toda a humanidade e nos admite pelo batismo como seus membros sendo Ele próprio, Jesus, a cabeça desse Corpo Místico que é a Igreja. E ainda prometeu que estará sempre conosco até o fim dos tempos, que as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela (a Igreja) e enviou seus discípulos dizendo:

Mateus 28.19-20 “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.”

E prometeu:

Marcos 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”

Ora, meus amados irmãos, contei essa brevíssima história das religiões para vocês constatarem o seguinte:

A visita de Deus à humanidade é um fato único na história que deveria ter feito todos os povos e culturas que buscavam Deus às apalpadelas dizerem: Opa, encontramos o que estávamos procurando, nossos pensamentos estavam errados, como Deus agora se revelou eu vou mudar meu pensamento e seguir a Deus da maneira como Ele determinou. Se fossemos sensatos e humildes teria ocorrido isso.

Porém, lembra do pecado original? Somos soberbos, desobedientes e tomamos o lugar de Deus.

São João diz nesse trecho:

1João 5.13 “Isso vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus.”

Então uma pergunta importante que devemos responder é: Será mesmo que eu creio em Nosso Senhor Jesus Cristo? Quer saber a resposta? Então responda a essa outra pergunta:

Eu creio em tudo o que crê e ensina a Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo e governada pelo Espírito Santo, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana através da Santa Tradição, da Sagrada Escritura e do Santo Magistério?

SEJA LOUVADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,

PARA SEMPRE SEJA LOUVADO! AMÉM.

Related Media
See more
Related Sermons
See more