#11 CONCLUSÃO DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO (1Jo 5.14-21)

11  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 78 views
Notes
Transcript

Leitura da 1Jo 5.14-21

PALAVRA DO SENHOR. GRAÇAS A DEUS.

Meu querido irmão e minha querida irmã, amados!

Como tem sido a sua oração? O que você tem pedido à Deus? Deus tem atendido às suas orações?

São Tiago nos explica por que muitas vezes Deus não atende nossas orações:

Tiago 4.3 “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões.”

Neste trecho que lemos, São João começa dizendo:

1João 5.14 “A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, ele nos atenderá.”

Na maioria das vezes nós oramos à Deus pedindo que Ele faça as nossas vontades. Mas será que a nossa vontade é a vontade de Deus?

Aprendamos com Jesus que no Getsêmani orou ao Pai dizendo:

Mateus 26:39 “Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres”.

Peça a Deus o que quiseres, porém sempre se curve à vontade de Deus dizendo: “Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.”

O que Deus quer para nós é a nossa salvação, a nossa felicidade eterna, que tenhamos vida plena e eterna junto d’Ele no Céu. E é Ele quem sabe o que é o melhor para nós em vista da nossa salvação, nós achamos que sabemos, mas isso é soberba, não sabemos, sejamos humildes e nos curvemos à vontade de Deus Pai como fez Jesus.

Existe um tipo de oração que é infalível, ou seja, que Deus sempre atende, são as coisas que pedimos em vista da nossa salvação, por exemplo: pedir que aumente a nossa fé, nossa esperança e nossa caridade. Pedir o auxílio da graça para compreender e colocar em prática a vontade de Deus na nossa vida. Pedir a graça para vencermos os nossos pecados, os nossos vícios, as nossas paixões desordenadas, ou seja, quando o que pedimos vai nos aproximar de Deus, Ele nos atende, quando o que pedimos, vai nos afastar de Deus, Ele não atende.

Disse Jesus:

Lucas 11.13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem”.”

E o que mais nós devemos pedir à Deus, todos os dias e o tempo todo, é o Espírito Santo, que Ele guie nossos pensamentos e nossas ações. Quem tem o Espírito Santo tem tudo, e não precisa de mais nada.

Mas nossa oração tem que ser perseverante, pois as coisas não ocorrem no nosso tempo, mas no tempo de Deus. Nossa conversão é um processo diário e a oração faz parte desse processo.

Devemos também orar uns pelos outros em vista da conversão e salvação de todos, inclusive dos nossos inimigos. Amar o próximo é querer a sua salvação e ter atitudes em vista de sua salvação.

Em resumo, na sua primeira carta, São João nos mostra que Jesus é Deus, precisamos crer n´Ele que deu sua vida para nos dar a Vida Eterna. Nos ensina também que Deus é Luz e n’Ele não há trevas e que existem três condições para caminharmos na Luz e vivermos como filhos de Deus, nascidos de Deus em seu Filho único Jesus Cristo, são elas:

Romper com o Pecado, observar os mandamentos, principalmente o da caridade e nos preservarmos dos anticristos, do mundo e da idolatria.

Tudo isso não por nossas próprias forças, mas com o auxílio do Espírito Santo que nos dá inteligência para conhecermos a Verdade, para querermos o que Deus quer e coragem para colocar em prática a vontade de Deus nas nossas vidas.

De nossa parte, temos a vontade de ser de Deus e permanecermos em Deus e uma vida sacramental e de oração pedindo o auxílio da graça. Devemos também interceder uns pelos outros.

Assim fazendo, Jesus permanecerá em nós, nos guardará do pecado e dos ataques do Maligno. Amém.

SEJA LOUVADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,

PARA SEMPRE SEJA LOUVADO! AMÉM.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.