#11 CONCLUSÃO DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO (1Jo 5.14-21)

11  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript

Leitura da 1Jo 5.14-21

PALAVRA DO SENHOR. GRAÇAS A DEUS.

Meu querido irmão e minha querida irmã, amados!

Como tem sido a sua oração? O que você tem pedido à Deus? Deus tem atendido às suas orações?

São Tiago nos explica por que muitas vezes Deus não atende nossas orações:

Tiago 4.3 “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões.”

Neste trecho que lemos, São João começa dizendo:

1João 5.14 “A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, ele nos atenderá.”

Na maioria das vezes nós oramos à Deus pedindo que Ele faça as nossas vontades. Mas será que a nossa vontade é a vontade de Deus?

Aprendamos com Jesus que no Getsêmani orou ao Pai dizendo:

Mateus 26:39 “Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres”.

Peça a Deus o que quiseres, porém sempre se curve à vontade de Deus dizendo: “Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.”

O que Deus quer para nós é a nossa salvação, a nossa felicidade eterna, que tenhamos vida plena e eterna junto d’Ele no Céu. E é Ele quem sabe o que é o melhor para nós em vista da nossa salvação, nós achamos que sabemos, mas isso é soberba, não sabemos, sejamos humildes e nos curvemos à vontade de Deus Pai como fez Jesus.

Existe um tipo de oração que é infalível, ou seja, que Deus sempre atende, são as coisas que pedimos em vista da nossa salvação, por exemplo: pedir que aumente a nossa fé, nossa esperança e nossa caridade. Pedir o auxílio da graça para compreender e colocar em prática a vontade de Deus na nossa vida. Pedir a graça para vencermos os nossos pecados, os nossos vícios, as nossas paixões desordenadas, ou seja, quando o que pedimos vai nos aproximar de Deus, Ele nos atende, quando o que pedimos, vai nos afastar de Deus, Ele não atende.

Disse Jesus:

Lucas 11.13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem”.”

E o que mais nós devemos pedir à Deus, todos os dias e o tempo todo, é o Espírito Santo, que Ele guie nossos pensamentos e nossas ações. Quem tem o Espírito Santo tem tudo, e não precisa de mais nada.

Mas nossa oração tem que ser perseverante, pois as coisas não ocorrem no nosso tempo, mas no tempo de Deus. Nossa conversão é um processo diário e a oração faz parte desse processo.

Devemos também orar uns pelos outros em vista da conversão e salvação de todos, inclusive dos nossos inimigos. Amar o próximo é querer a sua salvação e ter atitudes em vista de sua salvação.

Em resumo, na sua primeira carta, São João nos mostra que Jesus é Deus, precisamos crer n´Ele que deu sua vida para nos dar a Vida Eterna. Nos ensina também que Deus é Luz e n’Ele não há trevas e que existem três condições para caminharmos na Luz e vivermos como filhos de Deus, nascidos de Deus em seu Filho único Jesus Cristo, são elas:

Romper com o Pecado, observar os mandamentos, principalmente o da caridade e nos preservarmos dos anticristos, do mundo e da idolatria.

Tudo isso não por nossas próprias forças, mas com o auxílio do Espírito Santo que nos dá inteligência para conhecermos a Verdade, para querermos o que Deus quer e coragem para colocar em prática a vontade de Deus nas nossas vidas.

De nossa parte, temos a vontade de ser de Deus e permanecermos em Deus e uma vida sacramental e de oração pedindo o auxílio da graça. Devemos também interceder uns pelos outros.

Assim fazendo, Jesus permanecerá em nós, nos guardará do pecado e dos ataques do Maligno. Amém.

SEJA LOUVADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,

PARA SEMPRE SEJA LOUVADO! AMÉM.

Related Media
See more
Related Sermons
See more