Não Cobice as Coisas do Próximo

Os Dez Mandamentos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Introdução

O ser humano de um modo geral nunca está satisfeito com as suas coisas, ele deseja sempre mais e mais. Se uma pessoa trocar de carro, o amigo ao olhar aquele carro, logo irá desejar ter o mesmo carro, pois é melhor do que o dele. Se uma pessoa trocou de casa, as outras pessoas ao olhar, irão desejar ter uma casa melhor. Esses exemplos mostram que o ser humano não estar contente com aquilo que ele possui.
Você sabia essa atitude é pecado aos olhos de Deus? Por isso, o mandamento que será estudado responderá o porque isso é pecado.

Contexto

O povo estava no deserto. Após dois meses que o povo havia saído do Egito Deus se revela para o povo de Israel.Deus fez uma aliança com a nação de Israel, deixando os Dez Mandamentos para que o povo seguissem.

Ideia Central

O coração do cristão deve estar satisfeito na presença do Senhor.

Transição

Veremos dois aspecto que o mandamento transmite.

Desenvolvimento

1° Busque o Contentamento

Êxodo 20.17 (ARA)
17 Não cobiçarás

Não Cobiçarás

A expressão cobiçar significa sentir ou ter um desejo, mas de forma muito intensa. Isso significa que o indivíduo tem um grau de prazer e satisfação na mente.
Deus está dizendo para o povo Israel ter o contentamento, ou seja, estar feliz e contente com aquilo que eles possuem. Pois Deus nunca iria deixar faltar nada para eles, pelo contrário estaria com eles e os sustentaria.
Deus sustentou o povo de Israel.
As roupas e os sapatos não envelheceram
Deuteronômio 29.5 NVI
5 ‘Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto’, disse ele, ‘nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram.
Maná (Pão) caiu do céu
Êxodo 16.14–15 NVI
14 Depois que o orvalho secou, flocos finos semelhantes a geada estavam sobre a superfície do deserto. 15 Quando os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: “Que é isso?”, pois não sabiam do que se tratava. Disse-lhes Moisés: “Este é o pão que o Senhor lhes deu para comer.
Nuvem de dia e coluna de fogo a noite
Êxodo 13.21 NVI
21 Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.
Deus sustenta os cristãos, ou seja, Ele nunca deixa faltar nada. Por isso, o cristão deve estar contente com tudo o que possui, visto que Deus deu saúde para adquirir.
Mateus 6.30–33 NVI
30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? 31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

2° Não tenha inveja do próximo

Êxodo 20.17 (ARA)
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.

Não cobiçar as coisas do próximo

Deus proibiu o povo de ficar cobiçando as coisas do próximo, ou seja, ter um desejo desenfreado de querer as coisas dos outros. “Ah! Se eu tivesse uma casa como a daquele homem”, “Ah! Se eu tivesse uma mulher tão bonita como aquela”, etc.
O ser humano nunca está satisfeito com o que ele possui, mas sempre deseja mais e mais. Mas o servo de Deus deve ser diferente, pois Ele precisa viver contente e agradecendo a Deus por tudo o que ele possui e fugir de ficar cobiçando/ invejando as coisas do próximo.
1Timóteo 6.8 NVI
8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
O cristão deve mostrar satisfação com a sua casa, o marido cristão estar satisfeito com a sua esposa, o esposa cristã deve estar satisfeita com o seu marido. Deus proíbe a cobiçar as coisas do próximo.

Conclusão

Deus deixou o décimo mandamento para o povo de Israel, para que eles pudessem buscar o contentamento em Deus e para que eles não ficassem invejando e cobiçando as coisas do próximo, porque Deus sustentou eles em todos os momentos, ou seja, jamais os abandonou.
Deus deixou décimo mandamento para proibir o ato de cobiçar as coisas do próximo, pois isso é pecado aos olhos de Deus, visto que mostra que não existe um coração contente e satisfeito em Deus, mas um coração cheio de inveja e que deseja ter mais e mais coisas.
Diante disso, o cristão deve viver uma vida contente com tudo o que possui e buscar em Deus esse contentamento.

Aplicação

Agradeça a Deus por tudo o que você possui e quando você consegue adquirir algo.
Cultive um coração satisfeito em Deus, pois Ele é suficiente para a sua vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more