JESUS, A SOLUÇÃO PROFÉTICA
JESUS A SOLUÇAO • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
JESUS, A SOLUÇÃO PROFÉTICA
JESUS, A SOLUÇÃO PROFÉTICA
João 9.13–17 “Levaram aos fariseus aquele que antes era cego. E era sábado o dia em que Jesus fez a lama e lhe abriu os olhos. Então os fariseus lhe perguntaram outra vez como podia ver. Ele respondeu: — Ele pôs lama sobre os meus olhos, lavei-me e estou vendo. Por isso, alguns dos fariseus diziam: — Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Mas outros diziam: — Como pode um homem pecador fazer sinais como estes? E houve divisão entre eles. De novo perguntaram ao cego: — O que você diz a respeito dele, uma vez que lhe abriu os olhos? Ele respondeu: — É um profeta.”
O Papel de um Profeta: entregar a mensagem de Deus ao mundo.
O problema do silêncio
O problema do silêncio
João 1.23–28 “Então ele respondeu: — Eu sou “a voz do que clama no deserto: Endireitem o caminho do Senhor”, como disse o profeta Isaías. Ora, os que haviam sido enviados eram do grupo dos fariseus. E perguntaram a João: — Então por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o profeta? João respondeu: — Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias. Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.”
Jesus é a última voz profética depois de um longo silêncio
400 anos vivendo apenas sob tradições e interpretações parciais das escrituras
Deixamos de ser guiados pela voz de Deus para sermos guiados por nós mesmos, guias cegos
O problema da autoridade
O problema da autoridade
Mateus 7.28–29 “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, as multidões estavam maravilhadas com a sua doutrina, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas.”
Os que falavam da Lei baseavam seu ensino em tradições. Jesus falava como enviado de Deus
Os escribas da e fariseus época eram flagrantemente contraditórios
Nossa fala tem de ter coerência com a prática
O problema do entendimento
O problema do entendimento
Mateus 13.34–35 “Jesus disse todas estas coisas às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito por meio do profeta: “Abrirei a minha boca em parábolas; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo.”
Nem sempre as leis eram claras e práticas
Jesus trouxe ilustrações e parábolas que mostravam a naturalidade das verdades de Deus
Precisamos pregar uma mensagem relevante a este tempo
O problema da legitimidade
O problema da legitimidade
Mateus 9.6 “Mas isto é para que vocês saibam que o Filho do Homem tem autoridade sobre a terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: — Levante-se, pegue o seu leito e vá para casa.”
João 6.14 “Quando as pessoas viram o sinal que Jesus havia feito, disseram: — Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.”
Os milagres serviam para testificar de que ele eram que dizia ser
O batismo e o cumprimento de professias que ele fez, como: sua morte, a traição, sua ressurreição.
Pregamos uma mensagem que busca trasnformar vidas miseráveis pelo pecado
Falsos Profetas
Falsos Profetas
Mateus 7.15–20 “— Cuidado com os falsos profetas, que se apresentam a vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos vocês os conhecerão. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de ervas daninhas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, porém a árvore má produz frutos maus. A árvore boa não pode produzir frutos maus, e a árvore má não pode produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e jogada no fogo. Assim, pois, pelos seus frutos vocês os conhecerão.”
Denunciam a si mesmos, e as pessoas ignoram
Se aproveitam do rebanho ao invés de servir
1Timóteo 6.3–5 “Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, esse é orgulhoso e não entende nada, mas tem um desejo doentio por discussões e brigas a respeito de palavras. É daí que nascem a inveja, a provocação, as difamações, as suspeitas malignas e as polêmicas sem fim da parte de pessoas cuja mente é pervertida e que estão privadas da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.”
Orgulhos, busca discussões e brigas, provocações, difamações
Precisamos pregar mensagens com a centralidade em Cristo
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
A voz profética de hoje ainda precisa ser a de Jesus
Ninguém hoje profetiza dizendo algo diferente do que Jesus disse.
Faça a voz de Deus repercutir ainda hoje.
Jesus é a solução profética para: O SILÊNCIO, FAL TA DE AUTORIDADE, O ENTENDIMENTO, LEGITIMIDADE E FALSO PROFETISMO.