Pródigos

Guerra Fria  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 32 views

O passo a passo da ilusão é visto no caminho de pessoas que dizem estar em Deus.

Notes
Transcript
Handout
Introdução:
Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991.
Guerra Fria - Uma guerra invisível, onde existe uma luta nos bastidores, mas onde a aparência é mantida para fins protocolares, no entanto a longo prazo pode ser ainda mais danosa que uma guerra explícita, pois geralmente não há como se perceber ou se defender de seus efeitos colaterais.
No mundo espiritual, da mesma forma, precisamos nos lembrar que não somos apenas CORPO e portanto, seres físicos. Também somos ALMA (emocionais) e ESPÍRITO, e portanto, devemos acordar para o fato de que PRECISAMOS DE ARMAS ESPIRITUAIS PARA ESTA GUERRA ESPIRITUAL !
NA SEMANA PASSADA, VIMOS O QUE O PECADO OCULTO PODE FAZER COM A NOSSA ALMA, mas como É LIBERTADOR NOS EXPOR AO SENHOR E RECEBER DELE A LIBERDADE !
HOJE EU QUERO CAMINHA COM VOCÊ NOS PASSOS DE DOIS FILHOS, QUE DECIDIRAM FAZER MAL USO DA DÁDIVA QUE RECEBERAM DO SENHOR E SE TORNARAM VERDADEIROS REBELDES, DISTANTES DE SEU PAI.
PARTE 1 / TEXTO BASE:
Lucas 15.11–24 NVI
11 Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. 12 O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. 13 “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. 16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 17 “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! 18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. 20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. 21 “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. 22 “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. 23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. 24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso.
Segundo Sermões de Spurgeon sobre as Parábolas: "Há diferentes estágios na história do pecador e que merecem ser observados na experiência do pródigo:
Primeiramente
Há o estágio no qual o jovem busca ser independente de seu pai. O filho mais novo diz ao pai: “Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe”.
Sabemos algo desse estado mental e, infelizmente, ele é muito comum! E, ainda assim, não há uma prodigalidade patente, nem distinta rebelião contra Deus. Os cultos religiosos são frequentados, o Deus Pai é tido em reverência, mas, em seu coração, o jovem deseja uma suposta liberdade; aspira livrar-se de todo o impedimento. Seus companheiros aconselham-no dizendo que está muito preso à barra da saia da mãe. Ele próprio sente que pode haver alguns deleites alheios que ele jamais aproveitou, e a curiosidade da mãe Eva de provar do fruto daquela árvore que era boa para se comer e agradável aos olhos, também uma árvore desejável para trazer sabedoria, vem à mente do jovem e este deseja estender sua mão e tomar do fruto do conhecimento do bem e do mal para que possa dele alimentar-se. Jamais pretendeu gastar sua riqueza em viver desordenadamente, porém gostaria de ter a oportunidade de empreendê-la como quisesse.
Provavelmente ele não tencionava ser pródigo, mesmo assim, gostaria de ter a honra de escolher o que é certo por conta própria. De certa forma, ele já é um homem; sente todo seu resplendor sobre si e quer, agora, exercer sua própria liberdade de vontade e ver a si mesmo como seu próprio senhor!
Talvez haja alguns a quem falo que estão neste estado mental; se sim, que a graça de Deus o interrompa antes que se distancie mais do Senhor! Que você sinta que estar fora de sintonia com Deus; desejar estar separado dele e ter outros interesses diferentes daqueles de quem o criou é perigoso e, provavelmente, será fatal! Portanto, agora, agora mesmo, que você caia em si nesse estágio inicial de sua história e venha a amar e a regozijar-se em Deus da mesma forma que o pródigo quando retornou a seu pai!
Em segundo lugar,
O jovem dessa parábola rapidamente entrou em outro estágio. Recebera sua porção de bens; tudo o que receberia na morte de seu pai foi transformado em dinheiro vivo, e lá estava. Era dele e ele poderia fazer o que lhe aprouvesse com isso. Entregando-se a seu sentimento de independência com relação ao pai e o desejo de possuir um negócio em separado somente para si, ele sabia que teria mais autonomia para colocar seus planos em ação se o fizesse imediatamente.
Se permanecesse próximo a seu pai haveria supervisão sobre si, e sente que a influência de seu lar, de alguma maneira, poda-lhe as asas.
Se pudesse retirar-se para um país distante, lá teria a oportunidade de se desenvolver; e desfrutaria de tudo o que essa evolução pudesse fazer por si.
Assim, reúne tudo o que possui e ruma para um país distante.
QUANTOS DE NÓS, NO FUNDO NO FUNDO UM DIA NOS ENXERGAMOS COMO "DONOS DE NOSSAS PRÓPRIAS ESCOLHAS" E SIMPLESMENTE "FUGIMOS" PARA ESTAS TERRAS GELADAS DO CANADA, ACHANDO MESMO QUE ASSIM TERÍAMOS FINALMENTE A NOSSA INDEPENDÊNCIA… FINANCEIRA…EMOCIONAL…ETC… SEM LEVAR EM CONTA A OPINIÃO REAL DO NOSSO PAI CELESTIAL?!!!
…E AQUI ESTAMOS NÓS...
SERÁ QUE ESTAMOS MESMO VIVENDO BEM?!
O terceiro estágio é quando ele “dissipou todo os seus bens”.
Afinal, todos temos apenas uma quantia limitada de dinheiro para gastar e ainda que assim não seja, mesmo "onde há ouro ilimitado, não haverá saude ilimitada.
Aqui, ele atingiu o estágio ao qual PASSA A SER CONHECIDO COMO PRÓDIGO, pois ele chegou no dia que havia gastado todos os seus bens e POR ISSO, PASSA A TER FOME !
Sermões de Spurgeon sobre as Parábolas (9. O Ápice do Pródigo)
Esse é um estágio terrível para se estar, pois ao seu encalço vem fome terrível. Há o trabalho cansativo para que se possa sustentar o espírito, a degradação descendente de alimentar os porcos, a disposição de comer das alfarrobas dos suínos, e mesmo assim a incapacidade de o fazer!
Ah! Há muitos que exaurem todo o seu caráter, desperdiçam toda sua saúde e força, gastam toda sua esperança, desgastam toda sua integridade e jogam fora tudo o que valia a pena possuir! Desperdiçam tudo!
E ainda assim sentindo esse anseio que não conseguem ser saciados mais.
UMA TRISTEZA OU VAZIO PROFUNDO INVADE A SUA ALMA E PENSAM...
O QUE EU FIZ DA MINHA VIDA?!
ILUSTRAÇÃO:
NAS ULTIMAS FÉRIAS, ESTAMOS SU E EU NO AVIÃO VENDO O FILME:
"I Wanna Dance with Somebody"
O filme contava a história da cantora Whitney Elizabeth Houston, uma premiada cantora, compositora, atriz, produtora, modelo e empresária norte-americana, considerada pela crítica musical mundial como a melhor cantora de todos os tempos.
Mas quem foi Whitney Elizabeth Houston? Onde e como isso tudo começou?
Nascimento: 9 de agosto de 1963, Newark, Nova Jersey, EUA
Houston foi criada na fé batista por seus pais e se juntou ao coro da New Hope Baptist Church is a church in Newark, New Jersey, located at 106 Sussex Avenue in University Heights. ainda aos 5 anos, onde também aprendeu a tocar piano.
Houston fez sua estreia solo no New Hope cantando o hino "Guia-me, ó Tu, Grande Jeová " aos 12 anos.
Quando Houston se tornou adolescente, ela disse à mãe que queria seguir carreira na música, o que se consolidou aos 14 anos, quando em 18 de fevereiro de 1978, Houston, de quatorze anos, fez sua estreia fora da igreja no Town Hall de Manhattan cantando o padrão da Broadway " Tomorrow " do musical Annie , recebendo sua primeira ovação de pé.
Aos 19 anos de idade, Houston foi contratada por Clive Davis que elevou sua carreira a níveis inimagináveis.
Houston, sold over 220 million records worldwide e foi vencedora de todos os prêmios da música existentes e sua época.
Falecimento: Em 11 de fevereiro de 2012, enquanto se preparava para revceber mais um de seus prémios, hospedada no Hotel Hilton Beverly Hills, Califórnia, EUA
Houston teve uma morte por afogamento na Banheira de um hotel, enquanto estava sob efeito de drogas.
Na ultima entrevista dada por whithey, perguntada se ela era feliz, sua reposta foi:
" Eu Não me lembro de um dia em que eu possa ter sido feliz, a não se na época em que eu cantava na minha igreja em New Jersey"
A ULTIMA MÚSICA DE SUCESSO GRAVADA POR HOUSTON FOI:
"I Look to You" que dizia:
Quando eu vou deitar, Céus, me escutem agora ! Estou perdida sem uma causa ! Depois de me dar a ela por inteiro, As tempestades de Inverno vieram E escureceram meu sol Depois de tudo que passei A quem posso me voltar?
Eu recorro a você
Eu recorro a você
Quando toda a minha força se vaiEm você posso ser forte Eu recorro a você Eu recorro a você E quando as melodias se vão Em você ouço uma canção Eu recorro a você
(Verso 2) Prestes a perder o fôlego Não há mais por que lutar Afundando para não mais me reerguer Procuro uma porta aberta Todos os caminhos que tomei Só me trouxeram arrependimento E não se conseguirei ultrapassar Nada a fazer senão levantar a cabeça
(Refrão) Eu recorro a você Eu recorro a você Quando toda a minha força se vai Em você posso ser forte Eu recorro a você Eu recorro a você E quando as melodias se vão Em você ouço uma canção Eu recorro a você ...O amor em mim está destruído (oh Senhor) As minhas paredes caíram (caindo sobre mim) Caindo sobre mim (a chuva está caindo) A chuva está caindo A derrota está chamando (me liberte) Preciso que você me liberte Afaste-me dessa batalha Preciso do seu brilho sobre mim
Eu recorro a você Eu recorro a você Quando toda a minha força se vai Em você posso ser forte Eu recorro a você Eu recorro a você
ELA TERMINA DIZENDO:
E quando as melodias se vão Em você ouço uma canção I Look To You LORD !

No fim de tudo, não há mais mel, há apenas o ferrão da abelha! Por fim, não há doçura na taça, há apenas o delírio que segue a intoxicação! No final, a carne é consumida até os ossos e não há benefício algum vindo desses ossos; não possuem medula, e os dentes se quebram com eles. O homem deseja jamais ter participado de tão terrível banquete!

ESPERANÇA:
NESTES DIAS SOMBRIOS, JESUS NOS DÁ UMA PALAVRA DE ESPERANÇA...
Lucas 15.17–20 nos diz que:
17Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! 18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. 20a
A SURPREZA:
Lucas 15.20–24 (NVI) — 20b:
“Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. 21 “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. 22 “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. 23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. 24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso.
NÃO IMPORTA O QUÃO ENGANADO VOCÊ TENHA VIVIDO OU QUE DESPERDÍCIO VOCÊ TEM FEITO DAS DÁDIVAS DE DEUS… HÁ FESTA NA CASA DO PAI PELA SUA VINDA ATÉ AQUI !!!
ELE TE AMA, TE PERDOA, TE RECEBE E TE LEMBRA QUE VOCÊ É DA FAMÍLIA !
OBS:
TEOLOGICAMENTE, O filho mais novo, perdido longe da casa do Pai, representa os publicanos e pecadores (Lucas 15.1) * Hernandes Dias Lopes, Lucas: Jesus, o Homem Perfeito, org. Juan Carlos Martinez, 1a edição, Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2017), 461.
A SEGNDA PARTE DESTA PARÁBOLA CONTADA POR JESUS, FALA DE UM OUTRO FILHO… O QUE TAMBÉM RECEBEU A SUA PARTE DA HERANÇA…MAS...
FICA PARA SEMANA QUE VEM, EM NOSSA SÉRIE "GUERRA FRIA".
NEXT WEEK:
. . .
SEGUNDA PARTE DESTA MENSAGEM:
PARTE 2 / TEXTO BASE:
Lucas 15.25–32 NVI
25 “Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. 26 Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. 27 Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’. 28 “O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. 29 Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. 30 Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!’ 31 “Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. 32 Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.