VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA MORRER?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 31 viewsNotes
Transcript
Lucas 16.19-31.
Neste mundo, temos uma grande divisão na humanidade que os próprios homens criaram, que é a divisão entre os pobres e os ricos. Entre os que possuem uma melhor condição financeira e os que possuem um condição financeira mais difícil. Enquanto que na vida, quem tem mais dinheiro é quem é feliz e quem tem menos dinheiro é quem é mais triste.
Esse texto da nos ensina, que dentro de um caixão, não existe pobreza pior do que morrer sem Cristo, e não existe nem riqueza melhor do que morrer com Cristo.
Creio que esse texto nos ensina algumas verdades sobre a morte.
1- A morte é uma realidade para todos (v.19-22)
Aqui temos dois homens, um que era extremamente pobre e outro que era extremamente rico.O homem rico não sabemos o nome, mas, o que sabemos é que ele é descrito aqui como alguém bastante rico, e a Bíblia em momento nenhum condena as riquezas, e tampouco condena os que possuem riquezas. Abraão e José de Arimateia também foram ricos. E semelhantemente esse homem era rico, porem, a referência a Abraão e Jose, não lemos o que se diz na rescrição desse rico da parábola. pois, esse aqui se vestia de púrpura e linho fino. Esse homem era “podre de rico” e ele era o tipo de amostrado ou “ostentoso”, pois, ele desejava que todos soubessem que ele era rico, e lendo um pouco mais, podemos notar que ele era ostentoso e ainda mais egoísta. (V.20-21)
É interessante que não é mencionado se um era crente e o outro não. Mas, é de se notar com o decorrer da parábola que o mendigo Lázaro era um fiel servo de Deus, pois, após a sua morte ele foi levado pelos anjos para o seio de Abraão.
Temos aqui duas pessoas que morreram, e isso nos mostra que a morte é uma realidade para todos, para os que tem posses e os que não tem, para os que tem muita comida e para os que tem pouca. A morte, é uma realidade que não podemos fugir.
Lázaro passava fome todos os dias, e o rico todos os dias dormia com a barriga cheia. O rico dormia em cama de ouro, e o pobre dormia provavelmente no chão frio e empoeirado. O rico estava vestido com roupas finíssimas, enquanto que o pobre estava vestido com roubas velhas e rasgadas. Porém, embora neste mundo o que aparece é a diferença social, a diferença de roupas ou mesmo de posses, no mundo vindouro, a diferença é outra.
A morte é uma realidade para todos, e ela não respeita as idades, ela não respeita o relógio ou mesmo as estações. Se tem um dia que todos somos iguais, esse dia é o dia da morte. E assim como viemos a esse mundo sem nada, iremos sem nada. Não existe bolso na alma, nem mesmo gavetas no caixão. A mesma morte que bate na porta do pobre, bate na do rico.
2- A morte não é o fim, mas, apenas o começo (v.23-25)
Lázaro foi para o céu (v.22) e esse é um novo começo. Lázaro em um piscar de olhos se encontrou com Cristo e foi salvo pela graça. O nome lázaro significa “Deus é o meu auxílio”. Enquanto que Lázaro não tinha nada, ele tinha Deus e era isso que ele precisava, apenas isso.
Porém, o Rico tinha tudo neste mundo, mas, ao mesmo tempo não tinha nada.
Muitos nesse mundo, semelhante ao rico, tem tudo que querem e desejam possuir, mas, infelizmente não tem o que mais precisam que é de Jesus.
Enquanto que outros nesse mundo não tem nada além de Cristo, e nisso eles encontram alegria e satisfação, pois, é somente de Jesus que precisamos e nada mais.
O rico em um piscar de olhos se encontrou no inferno, em um lugar de tormento eterno e sem fim.
A morte de lázaro foi o fim do seu tormento neste mundo, mas, a morte para o rico, era apenas o começo do seu tormento.
O julgamento não acontece nesta vida. A palavra de Deus diz: Ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disto o juízo (Hb 9.27). Primeiro vem a morte, depois o juízo. A Bíblia diz que Deus marcou um dia em que vai julgar os homens. e eles não poderão fugir de Deus, mas terão de prestar contas por todas as palavras pecaminosas, todas as obras injustas e malignas, todas as omissões pecaminosas e todos os pensamentos impuros. Será o dia do juízo! ninguém escapará desse dia.
Quem morre na condenado passa toda a eternidade na condenação. O texto em apreço mostra várias imagens aterradoras do inferno.
Lugar de tormento (v.23); lugar onde não existe consolo (V.23-25); lugar que não existe alivio (v.25) lugar que não há como sair (v.26); lugar de duração eterna (v.26); lugar onde não existe socorro (v.27); lugar onde se lembramos das oportunidades que perdemos (v.27-28); o lugar onde não tem como pregar o evangelho a ninguém (v.28-30).
3- Após a morte só temos dois destinos (v.23)
O céu e o inferno - Qual é o seu destino?
No dia da sua morte 1 bilhão de reais não vale nada, mas, o que vale é se você morreu crendo em Jesus.
No cemitério não existe distinção entre os ricos e pobres, entre empregado e patrão, todos estão ali enterrados abaixo de 2 metros.
Tem muito pobre que é rico e muito rico que é pobre.
Provérbios 13.7: Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos.
Na morte, não existe pobres ou ricos, não existe essa distinção, mas, existe salvos e não salvos, condenados e não condenados.
Em qual desses você se encaixa?
4- Após a morte iremos para um lugar definitivo e incomunicável com este mundo (V.26-28)
Não existe aqui abertura para uma reencarnação, e nem mesmo uma abertura para um purgatório, ou uma segunda chance.
Após a morte, segue-se o juízo. Não adianta missa de sétimo dia, não adianta penitencias, não adianta tentar comprar sua salvação no céu, ou mesmo tentar ser salvo após a morte, isso é impossível.
5- Se prepare antes de morrer (V.29-31)
Não deixe para amanhã, pode ser muito tarde, creia em Jesus e serás salvo, e quem não crer já está condenado.
A fé vem pelo ouvir, e somente crendo nas escrituras, que Jesus morreu e pagou o alto preço pelos seus pecados, você será salvo.
A doutrina do inferno é uma popularmente aceita. Não agrada aos ouvidos dos homens. Mas, ela choca as pessoas mais sensíveis e até que a prega é chamado de insensível. E o ser humano não gosta de ouvir sobre o inferno.
Mas, eu quero lhe afirmar que existe algo pior do que ouvir sobre o inferno que é ser lançado nele para sempre.
APLICAÇÕES:
A MORTE CHEGARÁ A SUA PORTA, SE PREPARE!
NÃO PERMITA QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS, QUE OS BENS MATERIAIS APRISIONEM A SUA ALMA
O que mais importa neste vida é a nossa alma. Não perca a sua alma pelas ilusões da riqueza, pela ilusão dos prazeres, pela ilusão da vida sem Cristo.
GASTE SUA VIDA ALERTANDO AS PESSOAS, PREGUE A MENSAGEM DA CRUZ
NÃO SE ENGANE, O INFERNO EXISTE E ELE FICA NO FINAL DE UMA VIDA SEM CRISTO