A Igreja Avança
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
A cura de um coxo
A cura de um coxo
Atos 3.1-5
Lucas continua narrando os acontecimentos que tem ligação direta com a descida do Espirito Santo, ele lembra que os Apóstolos estão em plena obediência as ordens de Jesus, pois continuam indo de dois em dois nas missões que realizavam, Pedro e João são observados como as colunas da Igreja em Jerusalém juntamente com Tiago, ao se aproximarem da porta chamada formosa ( Três teorias sobre essa porta 1. A chamada porta de Susã, na muralha externa a leste do templo. Essa porta ficava próxima ao Pórtico de Salomão (3.11), do lado de fora do Pátio dos Gentios.
2. A porta de Nicanor, localizada a leste do Pátio das Mulheres. Dava acesso ao Pátio das Mulheres, vindo do Pátio dos Gentios. Por que essa porta era feita de bronze de Corinto e “muito excedia em valor às revestidas de prata e ouro”, o comentário de Pedro de não possuir nem prata nem ouro (3.6) foi bem apropriado.
3. A porta de Nicanor, situada entre o Pátio das Mulheres e o Pátio dos Homens (Esta informação vem da literatura rabínica). No entanto, essa porta dificilmente pode ser a mesma chamada Formosa. Lucas narra que, depois da cura do inválido, este acompanhou os apóstolos para dentro dos pátios do templo (v.8)).
deparam-se com um homem mendigo coxo paralitico que todos os dias era colocado por seus amigos e por pessoas que se compadeciam dele exatamente naquela porta para pedir esmolas. Essa pessoa já esta costumada a receber ajuda de outros e portanto é normal cair uns trocadinhos, porem nessa ocasião foi completamente diferente.
Atos 3. 6-10
Pedro continua como o porta-voz enquanto João permanece em silêncio. E enquanto o mendigo espera ansiosamente receber algo, Pedro diz: “Prata e ouro não tenho”. Quer dizer que dentre os meus pertences, não se encontra dinheiro. O dinheiro das pessoas que vendiam suas terras e seus bens de valor não pertencia a Pedro (veja 2.44,45; 4.34,35; 5.1,2). A serviço de Jesus, Pedro não era um homem rico (veja-se Mt 10.9,10). Ele vivia de acordo com o mandamento do Senhor de que “aqueles que proclamam o evangelho devem viver do evangelho” (1Co 9.14).O que Pedro dá ao mendigo aleijado é de muito maior valor para ele do que qualquer quantidade de prata e ouro. Pedro cura-o no nome de Jesus Cristo de Nazaré e o manda andar. Ao longo de 40 anos, esse homem esteve imóvel, e agora ele vai fazer uso de suas pernas. Pedro invoca o nome de Jesus a fim de mostrar-lhe que o poder curador de Jesus, conhecido de todo o povo de Israel, emana do apóstolo para o aleijado. Desse modo, não é Pedro; e, sim, Jesus aquele que outorga restauração.
Atos 3. 11-26.
“O povo ficou maravilhado”!!! espere aquele homem é o aleijado que todos os dias era colocado ali para mendigar, então se volta para Pedro e João como que querendo lhes exaltar pelo acontecido, mas Pedro percebe e rapidamente corrige o mal entendido dos Israelitas dizem: por que vos maravilhais disto ou por que pensai que nos fizemos isso? Pedro assevera que no nome de Jesus aquele milagre foi operado e o homem de mais de 40 anos paralitico pode andar saltar e entrar com os apóstolos no templo deixando todos os que o conheciam boquiabertos.
o milagre foi muito chamativo e Pedro então aproveitou a oportunidade para falar aqueles homens que Deus por meio de seu servo Jesus e em nome de Jesus o milagre aconteceu, esse é o mesmo Jesus que vos traístes e negastes em troca do homicida barrabás.
Esse Jesus ao terceiro dia de morto ressuscitou somos testemunhas disso e ele mesmo é quem opera todas essas maravilhas.
A fé no nome poderoso de Jesus é quem faz todas as coisas, aqui Pedro lembra que o Senhor Jesus disse pouco antes de subir a direita de Deus que Todo poder nos céus e na terra lhe fora dado, Pedro também lembra que os Israelitas fizeram todo mal contra Cristo por ignorância e que Deus cumpriu o que de antemão determinara de que Jesus haveria de padecer.
Atos 3. 19-24
Há somente uma forma que pode nos religar novamente a Deus é a conversão de caminhos tortuosos e o “arrependimento” cabe lembrar que arrependimento vai além do simples deixar de fazer coisas errada, as vezes é exigido fazermos coisas certas também. e Pedro com autoridade declara que toda pessoa que não ouvir esse profeta Jesus o Cristo será exterminada.
Atos 3. 25,26
A maior benção que o ser humano pode receber é uma vida regenerada por Deus e para uso Dele mesmo estar vivendo mesmo em meio a lutas e tribulações, mais lutar por andar com o Senhor é fundamental para tudo nessa vida e na futura.
1 aplicação: Deus pode nos usar ainda hoje e o fara se nos dispusermos , porem devemos observar alguns detalhes aqui, Pedro faz questão de mostrar no texto exemplo: ele nada pode fazer se não com fé e no nome de Jesus diferente de pessoas que dizem curar e se mostram como verdadeiros santarrões nas igrejas de hoje, Pedro pede um milagre pelo coxo mas deixa claro que é Jesus o Senhor quem fez o milagre e não ele.
2 aplicação: Devemos enxergar as necessidades reais das pessoas nem tudo o que parece é.
3 aplicação: A palavra de Deus deve ter o primeiro lugar em tudo e Deus sempre colocara pessoas sedentas em nosso caminho saiba que teremos oportunidades para anunciar o evangelho basta termos atenção e olharmos a nossa volta.