A essência do amor verdadeiro (Ct 8:6-7)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
Vivemos dias de uma intensa pluralidade de ideias, desejos e pensamentos, onde os conceitos sobre o amor estão bastante distorcidos.
O conceito sobre o que é o amor em sua essência se encontra em escritos registrados há mais de dois milênios nas Sagradas Escrituras, na Bíblia.
Quanto ao amor puro entre homem e mulher, é no livro de Cântico dos Cânticos que é descrito este amor. É uma coleção de poemas em que o cenário pode ser imaginado em lindos campos onde um procura o outro e eles se encontram para expressar este amor com atitudes de carinho e afeto, um ardente desejo de estarem unidos, e quando estão longe, a saudade sempre está presente.
O que podemos aprender através deste livro? Quero trazer algumas verdades ao coração do Lucas e ao coração da Miriele, mas não somente deles, e sim de todos os presentes. Meu tema é este: A ESSÊNCIA DO AMOR VERDADEIRO.
1. A QUE SE COMPARA O AMOR VERDADEIRO
1. A QUE SE COMPARA O AMOR VERDADEIRO
Cântico 8.6a (ARA)
6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço...
Explicação: O selo que é pedido é um tipo de anel feito de metal ou de pedra preso a um colar em volta do pescoço para ficar próximo ao coração.
O que há neste anel? Há o nome do proprietário. Ou seja, ao ter o nome do seu amado esposo junto ao coração da esposa, é um sinal de pertencimento, e que os dois estão unidos pelo matrimônio.
E o selo sobre o braço representa a proteção, o poder, a força, o cuidado do marido para com a esposa. É um sinal que vai além do pertencimento. Proteção que faz, se necessário, o marido doar a si mesmo pela esposa, e a esposa se submete ao cuidado do marido. O que confirma que um pertence ao outro? Vemos na continuação do v. 6:
Cântico 8.6b (ARA)
6b porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme;
Este trecho pode ser entendido como um “hino ao amor” pela profundidade da sua descrição e das suas comparações.
Sobre o amor: O amor é tão forte quanto a mais poderosa e negativa experiência humana, que é a morte, que sabemos, é inevitável e chega para todos.
Falando de vida e amor, esta comparação nos leva a entender que o amor também é inevitável e possui intensa força. É irresistível e todos nós, pelo menos uma vez na vida, já provamos dele como um sentimento, mas saiba que ele é bem mais que um sentimento, ele é atitude, o que veremos mais à frente.
Sobre o ciúme: A poesia hebraica, da qual este texto foi escrito, possui características marcantes, e uma delas é a beleza com a qual ela é escrita. Logo após o amor ser comparado à morte, registra-se a comparação do ciúme com a sepultura.
A comparação é que o ciúme é duro como a sepultura, ser duro pode ser compreendido como inflexível, pois sabemos que não volta à vida aquele que é levado à sepultura.
Perceba que o ciúme não pode, neste caso, ser entendido como algo ruim, mesmo tendo sido comparado com a sepultura, não é um ciúme possessivo, mas sim o desejo constante que há um pelo outro. Seu sentido se aproxima à ideia de zelo, cuidado.
Não é um amor casual, passageiro, mas compromisso em que os dois estão intimamente ligados. Por isso é comparado à sepultura. Este ciúme é marcado pela extrema intensidade das emoções ou convicções do coração.
Dobradiça: Já sabemos a que o amor verdadeiro se compara, agora precisamos compreender qual a origem deste amor, de onde vem o amor verdadeiro?
2. DE ONDE VEM O AMOR VERDADEIRO
2. DE ONDE VEM O AMOR VERDADEIRO
Cântico 8.6c (ARA)
6c as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas.
Explicação sobre as brasas: Desejo que todos aqui entendam que o amor intenso, forte e verdadeiro não nasce nas coisas deste mundo. Ele é comparado a brasas de fogo consumidor. As veementes labaredas que vêm deste fogo são, em outra versão, as labaredas do Senhor. O amor sincero e verdadeiro se encontra somente no Senhor Deus.
Algo veemente já indica vigor, energia, força impetuosa, e se vem de Deus, todas estas características se tornam ainda mais marcantes, poderosas, extraordinárias.
E o que isso significa? Que todo o amor e o desejo somente serão verdadeiros quando Deus é quem os traz, daí é um amor sincero. O Senhor Deus é a centralidade de todo o amor em sua essência.
É aqui que o amor se torna puro e não interesseiro, se torna duradouro e não passageiro, se torna agradável e não cansativo. É em Deus que o ciúme é entendido como cuidado, zelo, e não resulta em leva a brigas e desentendimentos.
Aplicação: Miriele, é assim que você irá amar o Lucas mesmo se ele deixar a toalha em cima da cama, entrar com o calçado sujo quando você estiver passando pano no chão, quando as roupas dele estiverem bagunçadas no guarda-roupas, quando talvez ele esqueça a data do seu aniversário ou do aniversário de casamento.
Lucas, o amor de Deus irá te fazer amar a Miriele se por acaso ela vier a gastar um pouco mais de dinheiro do que o necessário no cartão de crédito, se ela salgar demais o arroz, acabar queimando em cima do ferro a sua camisa favorita ou quando ela brigar com você nos dias de TPM.
Não estou dizendo que nenhuma dessas coisas acontecerá, estou apenas dando exemplos. O que quero que se lembrem aqui é que, independentemente do que venha a acontecer, que o amor de vocês inicie em Deus.
Se nosso amor é possessivo e vingativo, não é amor, mas se torna ódio um pelo outro. Não deixem chegar a este ponto, e sempre quando for necessário, peçam aconselhamento. Estamos aqui para ajudar.
A língua grega possui quatro palavras principais que são traduzidas como amor na Bíblia: ágape, philos e eros e storge. Ágape é o amor divino, perfeito, incondicional. Philos é o amor entre as pessoas, amor fraternal. Eros é o amor romântico, amor entre homem e mulher que possuem relação íntima. Storge é o amor entre familiares e pessoas próximas.
Se o amor ágape não for o primeiro a fazer morada no coração de vocês, os amores philos, eros e storge estarão corrompidos e serão influenciados pelas circunstâncias. Cuidem para que o amor não enfraqueça, busquem o amor de Deus em primeiro lugar, pois assim os outros amores serão mais puros e sinceros.
E amor de vocês um pelo outro irá só aumentar quando vierem os filhos. Eles são expresão do amor de Deus em nossas vidas! A ordem do Senhor foi que, assim que novas famílias se formassem, viria a responsabilidade da criação de filhos, e isto é uma bênção! Eu e a Maiara, minha esposa, já demos início a uma nova fase das nossas vidas quanto a isto, pois ela está grávida!
Vocês conhecem o amor de Deus ao fazerem devocionais juntos, ao orarem juntos, ao buscarem nEle o fortalecimento, assim entenderão a vida como família. Sabem qual o valor deste amor verdadeiro? O v. 7 nos descreve bem. Aqui vemos o valor do amor verdadeiro:
3. O VALOR DO AMOR VERDADEIRO
3. O VALOR DO AMOR VERDADEIRO
7 As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.
Explicação: O final do v. 6 afirma que o amor divino é como as brasas de fogo, são labaredas intensas. E a conclusão disso se encontra no v. 7 que afirma que nem uma enorme quantidade de água pode apagar este amor expressado como constantes brasas.
Não tem rio que pode apagar a chama do amor verdadeiro. Todos nós sabemos a força que há em um grande rio, em uma correnteza. Grandes águas são capazes até mesmo de fazer estragos, destruições.
Mas as grandes águas da vida não apagam nem afogam o amor de Deus que desencadeia no amor de Lucas por Miriele e de Miriele por Lucas. É assim que tem de ser.
O que pode ser como as muitas águas no casamento de vocês? Brigas, desentendimentos, discussões, ciúme possessivo, falta de diálogo, distanciamento, fazer coisas escondido do outro que pode magoá-lo, enfim, é tudo aquilo que é resultado do pecado.
O amor é atitude, mais do que sentimento. Por isso, demonstrem este amor um pelo outro dando presentes sem avisar, fazendo surpresas. Ajudem quando houver cansaço depois de um dia de trabalho, alguma enfermidade, levar ao médico. Levar café na cama, fazer um chá ou dar o remédio quando necessário.
Vocês precisam ser suporte na vida um do outro, aliviar as dores. Os pais continuam sendo pais, mas agora vocês estão formando uma nova família e devem assumir a responsabilidade de cuidarem um do outro.
O valor do amor é impagável, e podemos ver muitos por aí tentando comprar o amor, mas isso não é possível. O amor tem de ser gratuito, ele não espera nada em troca.
Sabem qual foi o maior amor expressado por meio de atitudes? Foi o amor de Deus enviando Jesus Cristo, foi o amor de Cristo morrendo em nosso lugar. Há um texto que talvez vocês venham a se lembrar que diz:
16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Creia que este amor foi por mim e por você. Amor incondicional. Que este amos esteja sempre presente em vocês. Vivam neste amor na vida individual, no casamento e na família de vocês. O amor de Deus possui um valor inestimável. É uma brasa que jamais se apagará!
Que nosso Senhor Jesus abençoe a união conjugal de vocês desde agora até quanto tempo Ele conservar vocês com vida. Sejam uma família feliz na presença de Jesus.