Caracteristicas de um Lider - Neemias 2.11-20
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 219 viewsNotes
Transcript
11 Então cheguei a Jerusalém. Depois de esperar três dias,
12 me levantei à noite, junto com uns poucos homens que estavam comigo. Não declarei a ninguém o que o meu Deus havia posto no meu coração para eu fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, a não ser o que eu montava.
13 De noite, saí pelo Portão do Vale, em direção à Fonte do Dragão e ao Portão do Monturo, e inspecionei as muralhas de Jerusalém, que estavam em ruínas e cujos portões tinham sido destruídos pelo fogo.
14 Passei ao Portão da Fonte e ao Tanque do Rei, mas não havia lugar por onde o animal que eu montava pudesse passar.
15 Subi à noite pelo vale, sempre inspecionando as muralhas. Voltei, entrei pelo Portão do Vale e fui para casa.
16 Os magistrados não sabiam aonde eu tinha ido nem o que tinha feito, pois até ali eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que iriam fazer a obra.
17 Então eu lhes disse: — Vocês estão vendo a miséria em que nós estamos: Jerusalém em ruínas e os seus portões destruídos pelo fogo. Venham, vamos reconstruir as muralhas de Jerusalém, para nos livrarmos desta vergonha.
18 E lhes declarei como a mão bondosa do meu Deus havia estado sobre mim e também as palavras que o rei me havia falado. Então disseram: — Vamos nos preparar e começar a reconstrução! Então se prepararam para fazer esta boa obra.
19 Porém, quando Sambalate, o horonita, Tobias, o servo amonita, e um árabe chamado Gesém souberam disso, zombaram de nós e nos desprezaram, dizendo: — O que é isso que vocês estão fazendo? Querem se rebelar contra o rei?
20 Então lhes respondi: — O Deus dos céus é quem fará com que sejamos bem-sucedidos. Nós, seus servos, vamos nos preparar e começar a reconstrução. Mas vocês não têm parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
Introdução
Neemias após ter chego em Jerusalém, não contou a ninguém o que faria, ele sabia o que Deus havia colocado em seu coração e também o que deveria fazer. Ele não chega em um lugar fazendo alvoroço, nem bradando o que faria, mas toma parte da situação, fazendo uma minuciosa análise quanto a situação em que, se encontrava a cidade.
Neemias olha ao redor, à frente, para dentro, para cima, analise e não age de forma precipitada. A precipitação no agir pode pôr a perder o projeto. Neemias é prudente, espera a hora certa de falar com Artaxerxes e neste momento espera a hora certa de anunciar ao povo o que fora fazer.
Neemias ao levantar no meio da noite, sai em silencio para vistoriar, analisar, e então concatenar sua estratégia de trabalho. Ele observou que o trabalho envolvia considerável perigo, uma vez que os inimigos não queriam a reconstrução do templo e da cidade. O trabalho seria árduo que envolveria sacrifício pessoal. Por isso Neemias de forma prudente pesquisa, estuda, medita antes de começar a agir.
Neemias se dedicou a construir os muros de Jerusalém visando não apenas à estabilidade política, mas também à criação de uma cidade santa para o templo de Deus. A decisão de Neemias foi considerada com cautela, à espera de três dias após sua chegada em Jerusalem, é compatível com a espera registra em Esdras 8.32, “32 Chegamos a Jerusalém e descansamos três dias.” . Esdras age publicamente e Neemias secretamente.
A característica de um líder é ouvir a voz de Deus, ou seja, essa é a discrição é uma marca de um líder bem-sucedido. O silêncio, muitas vezes, é melhor que as palavras. Devemos analisar e entender o momento correto de agir, de anunciar nosso projetos e desenvolve-lo. Neemias mobilizou o povo com uma eficiência extraordinária e também preparou-se para as oposições que viriam.
Uma vez ouvi um ensinamento de um sábio, um homem de idade avançada e conhecimento considerável, ele disse nunca conte a ninguém o que você pretende fazer, quando algo lhe for colocado no coração, ore, espere, analise, prepare-se, e depois de tudo pronto, quando for começar, aí conte seu projeto. Ele finalizou dizendo, o que ninguém sabe, ninguém estraga.
Aqueles que fazem a oposição, farão de todas as formas possíveis, para desanimar ou até mesmo, usaram de meios para, derrubar o projeto, por não entender, ou até mesmo, não concordar com o que o Senhor colocou em seu coração.
De fato o que ninguém sabe, ninguém estraga, Neemias, chegou a cidade, nem mesmo os que estava com ele, sabia o que seria feito. Somente depois de tudo preparado, ele conta o que fora na cidade fazer.
Por isso uma característica de um líder é; Confiar em Deus, Mostrar a bondade de Deus e Não associar com o inimigo. Essas são as características encontradas nesta pericope.
1. É Confia em Deus - vs. 11-16
1. É Confia em Deus - vs. 11-16
Deus havia levantado Neemias e colocado em seu coração o desejo de reconstruir a cidade de seus antepassados, local em que estava sepultado seus entes queridos. No primeiro capítulo somos informados que ele orou e jejuou, esperou no Senhor, colocou diante do Pai, sua tristeza. No capítulo segundo no início o rei inicia a conversa com Neemias, não foi ele quem foi até Artaxexes, mas foi Deus quem incomodou o rei. Neemias atribui a Deus o ocorrido, glorifica ao Senhor. Adorar ao Rei dos reis é atribuir a Ele, todas as coisas, nossa capacidade de resolver algo, não é propriamente nossa, mas sim, vinda de Deus.
Confiar no Senhor é saber que todas as coisas estão debaixo de seu poder, entender que Ele conduzirá em seu devido tempo, tudo acontece conforme a Sua vontade. Confiar no Senhor é saber esperar em Deus.
A atitude de Neemias foi sábia, com inimigos por todos os lados, ele manteve seu plano em segredo até que pudesse aquilata a verdadeira magnitude da tarefa. A fim de não chamar a atenção, seus companheiros foram a pé. Ao avaliar a situação Neemias age como sob a lei do carpinteiro, o carpinteiro mede duas vezes e corta apenas uma, ele é preciso na execução. A precipitação no agir pode pôr a perder o projetos. Neemias esperou a hora certa de falar com Artaxerxes e agora espera a hora certa de falar com o povo.
Neemias avaliou a gravidade do problema antes de começar a agir. Os dias utilizados em pesquisa, estudo, meditação não são dias perdidos, ele teve como observar que a reconstrução requeria grande coragem moral, uma vez que enfrentaria ardis momentos. Isso faz com que reflitamos, Deus não nos chama para obras fáceis, enfrentaremos muitas lutas, o mais importante, não é enfrentar, mas ter a convicção de que o Deus que está no céu, aquele que chamou os seus, fortalecerá, protegerá, conduzirá para que a sua obra se complete, até quando Cristo voltar. Neste sentido, não tenha medo, Deus está com cada um, somos servos do General, do Rei dos reis, aquele que criou todas as coisas e tudo o que respira. Neemias trabalhou doze anos como governador de Jerusalém. Ele deu sua vida por aquela causa.
A discrição de Neemias é uma das marcas de um líder bem-sucedido, ele esperou a hora certa de falar acerca dos projetos, essa é uma característica que devemos levar em nossos ensinamentos. Assim nos mobilizamos com mais eficácia e nos precavemos com firmeza contra os inimigos.
Confiar em Deus não significa que agiremos de qualquer forma, ou até mesmo sem um planejamento. Confiar no Senhor é planejar, ser disciplinado, para que alcancemos os objetivos colocados em nossos corações. Mas o importante, é observar, que Neemias não executou o projeto de forma egoísta, para satisfazer seu ego, ele o fez confiado que o Senhor colocou em seu coração e sempre atribuiu toda a vitória, não ao feito próprio, mas ao Senhor. A boa mão do Deus estava com Neemias e está sobre cada um de seus filhos.
1. É Confia em Deus - vs. 11-16
1. É Confia em Deus - vs. 11-16
2. É Mostra a bondade de Deus - vs. 17-18
2. É Mostra a bondade de Deus - vs. 17-18
A cidade de Jerusalém estava em ruínas, havia quase 150 anos que ela estava naquela situação. Uma tentativa anterior de reconstruir fora interrompida, se lembre que a reconstrução da cidade era um aspecto da reconstrução da casa de Deus.
Neemias absteve-se de acusar alguém por causa da situação e incluiu-se na dificuldade, observe que ele convoca o povo com a fala, “vocês estão vendo a miséria em que nós estamos, em outras versões, vejam como pe difícil nossa situação. Ele inclui-se nas situação e chama o povo para reconstruir a cidade.
Neemias poderia ter dito que saíra do conforto de seu lar, largado a posição favorável em que vivia, ter acusado o povo de ser fraco e deixar com que os opositores tomassem conta da situação, mantendo a cidade destruída, ou até mesmo acusar o povo, colocando a culpa sobre os ombros dele, devido a situação em que a cidade estava a 150 anos aproximadamente.
Observe a característica de um líder, Neemias confiou em Deus e agora demonstra a bondade do Senhor, neste momento ele conta a eles como Deus havia abençoado e ajudado ele até ali, conta ao povo como o Deus de Israel quebrantou o coração do rei, contando o que o rei havia dito. Neemias atribui ao Senhor, demonstrando que o Pai é bondoso e tem guardado, protegido, guiado para que todas as coisas saíssem conforme os plano do Pai.
O povo ao ouvir tais palavras, entendendo que o Deus, Senhor dos senhores, o único rei de Israel estava com eles, se aprontam para começar a reconstruir Jerusalém. Eles entenderam que a mão bondosa de Deus estava sobre eles.
O povo estava vivendo na pobreza, na humilhação, com injustiça social, com as portas queimadas. Portas queimadas denunciavam um poder judiciário falido e apontavam para uma cidade onde não havia quem julgasse segundo a lei. O muros davam segurança a cidade, proteção, a bíblia relata que estavam quebrados, isso significa que a cidade estava fragilizada, vulnerável ao ataque de inimigos.
A cidade nesta situação o povo fragilizado é fortalecido ao entender que o Senhor estava com eles, agora eles encorajados e entendendo a bondade do Senhor, tem seu brio restaurado. Neemias move o povo para o sentimento do patriotismo, abrindo os olhos do povo para a realidade em que viviam, demonstrando que eles não podiam confortar-se com o caos, com a crise. Neemias convoca o povo para trabalhar.
Neemias não disse vá e reconstrua, mas ele diz venham, façamos. Ele estava a frente, sem interesses pessoais, ele demonstrou a força que a unidade tem. A união nos ajuda a enfrentar uma oposição hostil e combinada.
Algo muito importante precisa ser destacado, se o povo não fosse convocado a trabalhar e eles não se envolvessem no trabalho, a reconstrução jamais aconteceria. Neste sentido entendemos que cada um precisa fazer sua parte, não adiante culpar os outros por aquilo que eu devo fazer, o que todos devemos fazer. Um bom líder sabe onde irá chegar e leva também o povo com ele. Um bom líder leva o povo para próximo do Senhor.
Neemias demonstrou que a boa liderança, simplifica, participa, delega, motiva, prepara, coopera e comemora junto.
Um bom líder leva o povo para próximo do Senhor, a andar nos caminhos do Senhor, a glorificar ao Senhor. Nós somos chamados para sermos despenseiros da palavra do Senhor. A igreja somente crescerá se todos participarem, o reino de Cristo será grandioso e forte se todos trabalharem com um único intuito. Propagar o evangelho, ensinado que a boa mão do Senhor está com o povo do Deus vivo.
1. Confia em Deus - vs. 11-16
1. Confia em Deus - vs. 11-16
2. Mostra a bondade de Deus - vs. 17-18
2. Mostra a bondade de Deus - vs. 17-18
3. Não se associa com o inimigo - vs. 19-20
3. Não se associa com o inimigo - vs. 19-20
Neemias quando chegou a Jerusalém, presenciou uma cidade arrasada, os escombros fechavam os caminhos, a descrição nos faz lembrar de uma cidade abandonada ou até mesmo devastada por uma guerra.
É provável que o governador de Dedã, ou até mesmo os chefes de alguma tribo árabe estavam querendo aliar-se a eles, para continuar a desmotivar o povo, como fora feito no início, talvez até escarnecer dos judeus.
Os problemas externos não eram fáceis, Sambalá era governador de Samaria, Tobias era um homem de nobreza dos amonitas, Gesém, o arábito segundo os arqueólogos era rei de Quedar, três opositores, inimigos cercaram Jerusalém por que todos os lados. Eles se uniram contra o povo de Deus, para que a obra do Senhor não fosse concluída ou até mesmo recomeçada.
Ao ficarem sabendo do trabalho de Neemias, as nações ao redor de Judá se opuseram a ele, mas Neemias expressou a sua confiança em Deus.
Neemias enfrenta as armas perigosas do inimigo, eles zombaram, desprezaram, esse ataque fora para tirar do eixo o líder Neemias. Talvez podemos conjecturar que eles chamaram os judeus de fracos, que jamais restaurariam Jerusalém. O que eles tentaram fora desmotivar, abalar os judeus para incentivá-los a desistir.
A acusação levantada contra Neemias foi de rebelião ao rei, ou seja, não era uma reforma, mas uma rebelião. Os inimigos tentaram distorcer as motivações de Neemias. O que eles demonstraram é que na visão dos inimigos o povo de Deus, pensava como eles, mas Neemias mostra que o povo do Senhor, confia em Deus, olha para Deus e faz para a glória de Deus. Neemias mostra que os holofotes estão no Senhor.
Neemias evita qualquer associação com os inimigos, ele diz; “Mas vocês não têm parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.” Os inimigos usaram várias estratégias para encerrar com a reconstrução, tentaram se unir, desprezá-los, infiltrar-se, acusá-los, e até matá-los.
Neemias teve discernimento, o Senhor estava com ele, o discernimento espiritual o conduziu para que o inimigo não tomasse parte com o povo na reconstrução. Eles não faziam parte e Neemias os rejeitou.
Neemias mostra para os inimigos que a sua força não está nos homens, mas vem de Deus. Quando ele não se associa aos inimigos, ele está dizendo, que esse privilégio não os pertence. Ser fortalecido por Deus, é apenas para aqueles que nasceram de novo. Somente que o reconhece como seu Senhor e salvador.
Conclusão
Conclusão
Segundo nossa leitura a característica de um líder é confiar em Deus, mostrar a bondade de Deus ao povo e não associar-se com os inimigos.
Em Jesus Cristo nós somos fortalecidos, ame a Jesus Cristo com todas as suas forças, nEle encontrará paz, força para continuar a caminhada, ensinará ao povo que somente nEle, encontraremos o verdadeiro amor, Ele entregou a sua vida para dar-nos vida.
Muitos tentaram desanimar o povo do Senhor, o joio se misturará com o trigo, para enfraquecer o povo de Deus. Não devemos associar com o inimigo, a igreja não precisa se parecer com o mundo para tornar-se atrativa, mas permanecer firme no evangelho de Jesus Cristo. Amar ao Senhor é parecer-se com o Rei da glória a cada dia.
Deus não quer apenas levar-nos para a glória, mas nos deixar parecidos a Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador.
Aplicação
Aplicação
Entendemos que nossa confiança está no Senhor. Amar a Deus sobre todas as coisas, nos leva a buscar ao Senhor, viver para o Senhor, amar ao Senhor. Não importa qual seja sua luta ou o momento em que está vivendo, viva para Jesus Cristo, Ele é nosso Senhor. Ore ao Senhor, coloque-se diante do Senhor, espero em Jesus Cristo. Em Cristo encontramos o caminho em que devemos andar.
Sabemos que a bondade do Senhor está em nó. Neemias jejuou, ourou, esperou no Senhor. Quando ele obteve a resposta de suas orações, sua conquista fora atribuída ao Senhor, a boa mão do Deus estava sobre mim, quando ele fala ao povo, ele conta o que Deus concedeu e que o mesmo Deus estava sobre o povo. A boa mão do Senhor está sobre todo o povo escolhido do Deus vivo.
Devemos continuar nossa caminhada, muitos tentaram parar o crescimento do evangelho, uns tentaram distorcer a escritura, outros que o evangelho está ultrapassado, é retrógrado, outros que a igreja precisar fazer coisas para atrair o jovem. Zombaram de Jesus Cristo, da nossa fé, dizendo onde está o seu Deus. Mas não se associe com este povo, eles não entenderam o quando grandioso é nosso Senhor. Una-se com Cristo e com o povo e sigamos para o grande dia, onde todos o gloriaremos por toda a eternidade e participaremos do grande dia, que participaremos da grande ceia com o Senhor. Não se pareça com o inimigo, um líder te leva para próximo de Cristo, para parecer-se com Cristo.