CONSEQUÊNCIAS DO CHAMADO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 101 views
Notes
Transcript

Lucas 10.1-24.

Esses versículos são exclusivos do livro de Lucas, e aqui temos Jesus designando setenta dos seus discípulos para que assim como os doze já enviados, agora procedessem os setenta da mesma maneira. Essas aqui são instruções que podemos considerar como consequências do chamado de Deus para vida dos que são chamados. Ou seja, para vida de todo cristão, pois, todos nós somos chamados para fazer alguma coisa. E um chamado comum a todos nós é o chamado a pregação do Evangelho. (Mateus 28.18-20 e Marcos 16.15).
Jesus nasceu, viveu trinta anos e com 30 anos começa o seu ministério público. Agora, encontramos esse texto aqui de Lucas, que Jesus deve estra com aproximadamente 31 anos e meio, e está à uma distância de 1 ano e meio de sua morte na cruz. Ele então, até então havia pregado,, realizado milagres, expulsado demônios e respondendo a dúvidas e conflitos que aconteciam por conta da sua chegada. Ele então chamou os 12 e os designou como apóstolos, e assim eles entraram ali no estagio do apostolado com Jesus, e Jesus os preparou para pregarem, os preparando para o futuro que eles teriam a ausência física de Jesus, mas, nuca a ausência espiritual (Mt 28.20). Mas, mesmo depois disso, esses homens nas portas da morte de Jesus abandonaram o mestre após 3 anos de preparo e se esconderam das autoridades judaicas. Mas, o Espírito Santo desceu sobre eles, e eles foram capacitados por Ele para serem suas testemunhas, tanto em Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra. E foram esses que transformaram o mundo de cabeça pra baixo.
Aqui encontramos o texto onde “depois disto”
depois que Jesus havia empreendido sua viagem para Jerusalém, então, vai relatar o que aconteceu após isso, onde Ele designou 70 ou 72 discípulos de dois em dois, porque é melhor dois do que um. Quando um cai o outro levanta, e ele os envia para preparassem o caminho que Jesus devia passar.
No chamado temos alegria e tristeza, temos dor e prazer, temos abundância e escassez, temos momentos bons e ruins, temos lutas e também temos conquistas.
O maior privilégio e a maior responsabilidade - somos enviados pelo próprio Deus (v.1a)
Temos aqui setenta discípulos de Jesus que tiveram o privilégio de servir ao Senhor e até de fazer milagres, porém, Jesus lhes disse que o maior privilégio seria ter o nome deles escritos nos céus. (v.20)
Nós temos o maior de todos os privilégios, pois, fomos chamados a pregação do Evangelho. (Marcos 16.15)
Isaías 52.7 ARA
Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
Muito trabalho e pouca mão de obra (v.1-2a)
Porém, é um trabalho de parceria (V.1a)
Dependência de Deus (v.2b; 7-8)
A obra é maior que os obreiros, e o desafio são maiores do que as nossas capacidades. Portanto, quando Jesus nos chama, Ele nos chama com uma ordem: Peçam, orem, clamem ao Senhor da seara por mais trabalhadores.
Sem oração nada acontece. Deus age por meio da oração, mas, isso não porque Ele depende da nossa oração para agir, mas, porque nós quem dependemos da oração. Nós somos incapazes, somos dependentes de Deus, e por isso.
O Deus que chama é o mesmo que capacita, e o mesmo Deus que capacita envia, e o mesmo Deus que envia cuida.
Isaías 51.2 ARA
Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei.
Assim como Deus capacitou Abraão, nós seremos capacitados por Deus, e por isso, dependemos de Deus, e a oração é o caminho da dependência que todo chamado deve trilhar.
Compaixão pelos perdidos (V.2c)
Uma vez que não se encontra naturalmente cuidado das almas e não entendemos completamente horrores do inferno, devemos tomar emprestado de compaixão do Senhor expressa nesta declaração. Essa é uma afirmação que flui de compaixão torna-se clara a partir de outro texto.
Em Mateus 9.37 pouco antes de comissionamento dos Doze, disse: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos". "Nos versículos 35 e 36 Mateus mostra que a compaixão solicitado a observação de Cristo:" Jesus estava passando por toda a cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e de todo tipo de doença.
E Ele vendo as pessoas, Ele sentiu compaixão por eles, porque estavam aflitas e desanimado, como ovelhas sem pastor.
"Durante todo o Seu ministério, o Senhor demonstrou continuamente Sua simpatia profundamente sentida pelos pecadores desesperados e desesperançados.
Em Mateus 14:14 "Ele viu uma grande multidão e compadeceu-se deles e curou os seus enfermos." Antes de alimentar os quatro mil "Jesus chamou os seus discípulos, e disse: 'Eu me sinto compaixão pelo povo, porque eles estão comigo há três dias, e não tem nada para comer; e eu não quero mandá-los embora com fome, para que fosse desmaiar no caminho "(Mateus 15.32).
Da mesma forma, pouco antes da alimentação dos cinco mil "Jesus ... viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas sem pastor" (Marcos 6.34).
"Movido de compaixão" por dois homens cegos, "Jesus tocou os olhos; e imediatamente recuperaram a vista e seguiu-o "(Mateus 20.34).
Marcos 1.41 registra que depois de um leproso implorou-lhe para ser curado, Jesus foi "movido de compaixão [e] estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: 'Estou disposto; ser limpos '"Perto da aldeia de Naim compaixão do Senhor levou-o a interromper drasticamente um cortejo fúnebre:
Ao se aproximar da porta da cidade, um homem morto estava sendo realizado, o filho único de sua mãe, e ela era uma viúva; e uma multidão considerável da cidade estava com ela. Quando o Senhor a viu, sentiu compaixão por ela, e disse-lhe: "Não chore." E Ele veio e tocou no caixão; e os portadores chegou a um impasse. E Ele disse: "Jovem, eu te digo, levanta-te!" O morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. (Lucas 7: 12-15)
A palavra traduzida por "compaixão" nesses versos, splangnizomai , deriva do substantivo splangnon , que literalmente se refere aos órgãos internos (que é traduzida como "intestinos" em Atos 1:18). O verbo reflete a realidade de que as emoções intensas podem ter efeitos físicos, como a expressão Inglês "senti-lo no poço de sua barriga." Descrição profética de Isaías de Jesus como um "homem de dores, e experimentado no sofrimento" (Isaías 53.: 3), reflete-se nas emoções fortes Ele exibidos no túmulo de Lázaro (João 11:33, 35, 38), e quando Ele chorou sobre perdido, Jerusalém descrente (Lucas 19:41).
Obediência (V.3a)
Temos inimigos (v.3b)
O diabo, o mundo e a carne.
O campo que estamos é cheio de lobos, e eles estão soltos. A seara é grande e o trabalho é árduo, é perigoso. Somos chamados para uma obra que gera perseguição. Mas, o que importa é que sejamos encontrados fieis.
Confiança na provisão (v.4)
Obreiros são chamado a confiar em Deus como o provedor, e assim é a vida do todo cristão, porém, na vida vocacional, experimentamos isso mais de perto, e sentimos na pele o que é depender de Deus totalmente. O texto nos ensina a não se distrair com a agenda das preocupações.
Senso de urgência
A seara é grande, e a urgência é enorme, precisamos pregar, não podemos perder tempo.
Você não pode de forma alguma perder tempo, mas, pelo contrário, você precisa investir tempo para estudar a Bíblia, para entender o Evangelho a ponto de poder explicar e pregar o Evangelho sem precisar nem mesmo de esboço.
Os campos estão brancos para ceifa, vão preguem, e eles serão convertidos.
Embaixadores da paz/reconciliação (V.5-6;9)
Somos enviados como mensageiros da paz, da parte do que é o príncipe da paz.
O Evangelho quando é pregado, ele traz paz na terra entre os homens.
Capacitação de Deus (v.9a); Pregar não é uma opção (v.9b).
Aceitação e Rejeição (v.5-12-13)
Encontrará corações duros
Seja fiel, e colherá (v.14-16)
Se Deus te chamou, pode ter certeza, Ele te chamou para ser fiel. Pois, o que importa dos despenseiros é que eles sejam encontrados fiéis.
1Pedro 4.10 ARA
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Mateus 25.14–15 ARA
Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.
Marcos 10.45 ARA
Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Que sejamos encontramos como Paulo fieis no nosso chamado, ao ponto de quando chegarmos no fim da vida, pudermos dizer:
2Timóteo 4.7–8 ARA
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
Resumo: Somos chamados para ser (Amáveis, Fieis, Responsáveis, Humildes, Servos, e Dependentes de Deus e ter fé para fazer o que Deus ordenar)
APLICAÇÕES:
Tenham o seu chamado como prioridade e sua vida
Leia mais a Bíblia, ore mais, jejue mais, sirva mais, ame mais as pessoas, fale mais de Jesus.
Não viva como se não tivesse um chamado
Você irá sofrer para viver o seu chamado, mas, vale a pena.
Que as consequências boas do chamado no anime a vivê-lo apesar das consequências más que virão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more