Filemom - panorâma

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

1. Contexto

Igreja de Colossos
Colossenses 4.7–9 “7 Quanto à minha situação, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos informará. 8 Eu vo-lo envio com o expresso propósito de vos dar conhecimento da nossa situação e de alentar o vosso coração. 9 Em sua companhia, vos envio Onésimo, o fiel e amado irmão, que é do vosso meio. Eles vos farão saber tudo o que por aqui ocorre.”
Colossenses 4.14–17 ARA
14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas. 15 Saudai os irmãos de Laodiceia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa. 16 E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodiceia, lede-a igualmente perante vós. 17 Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.
Escravo fugido, convertido e enviado de volta

2. Escravidão

Proibido o sequestro de pessoas - Ex 21.16
Êxodo 21.16 ARA
16 O que raptar alguém e o vender, ou for achado na sua mão, será morto.
Proibição de devolução de escravos fugitivos - Dt 23.15
Deuteronômio 23.15 ARA
15 Não entregarás ao seu senhor o escravo que, tendo fugido dele, se acolher a ti.
1 e 2 Tessalonicenses, Colossenses e Filemon O Que a Bíblia diz sobre a Escravatura

(6) Essa regra básica em Israel é declarada em Levítico 25.42,43, a saber, “são meus servos, que tirei da terra do Egito: não serão vendidos como escravos, nem se assenhoreará deles com tirania; tema, porém, ao seu Deus” (Lv 25.42,43; cf. Ne 5.5).

(7) O sétimo ano era, para o servo hebreu contratado, um ano de emancipação (Êx 21.1,2), ou se o ano do jubileu chegasse antes do sétimo ano, então aquele significava liberdade (Lv 25.39–41).

(8) Quando um hebreu tivesse servido o seu tempo de contrato, não deveria ser mandado embora como pobre ou mendigo. Pelo contrário, “E, quando você o despedir para a liberdade, não o deixará ir de mãos vazias. Liberalmente lhe fornecerá do seu rebanho, da sua eira e do seu lagar. Assim como Jeová seu Deus o abençoou, você deverá dar-lhe. Você se lembrará de que foi um dia escravo na terra do Egito, e que Jeová seu Deus o redimiu. Esta é a razão pela qual lhe ordeno isto hoje” (Dt 15.13–15).

1Coríntios 7.21–22 ARA
21 Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade. 22 Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo.
Gálatas 3.28 ARA
28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Efésios 6.5–8 ARA
5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; 7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, 8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.
O grande ponto!
Colossenses 3.22–4.1 ARA
22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. 23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; 25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas. 1 Senhores, tratai os servos com justiça e com equidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.

3. voluntariedade

a) O que Filemom tinha direito de fazer pela lei?
Punir severamente o seu escravo.
b) O que ele tinha que fazer por ser cristão?
Tratar seu escravo como alguém e não como algo.
c) Por que Paulo envia Onésimo de volta?
Para ser correto com Filemom e dar a ele a oportunidade de cumprir voluntariamente seu dever.

3.1 Não importa apenas o que eu faço, mas também como eu faço.

Filemom 8–9 ARA
8 Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém, 9 prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus;
Filemom 13–14 ARA
13 Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho; 14 nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade.
Não cumpra os mandamentos como um advogado tributarista olha as leis tributárias
2Coríntios 8.2–4 ARA
2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. 3 Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, 4 pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.
2Coríntios 9.7–9 ARA
7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, 9 como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.
1Pedro 5.1–4 ARA
1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: 2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.
Exemplos:
a) o dízimo é do líquido ou do bruto?
b) No namoro, até onde eu posso ir?
c) Sei que casamento com descrente é pecado, mas como isso me prejudica?
A lei de Deus é boa. Devemos nos alimentar dela!
Maturidade em Cristo vem de compreender o mandamento e desejar honrar a Deus em amor exaltando a vontade dEle ali expressa.

4. Como termina essa história?

Carta de Inácio
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.