O caminho de Deus é o melhor - Salmo 1
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Qual é a sua definição de alegria?
Qual é a sua definição de alegria?
Dois meios de definir felicidade
a. Estabilidade
Corpo
Mente
Finanças
Relacionamentos
b. Experiência
Viagens -
Conhecer novas culturas -
Curtição -
Nômades Digitais - Até 2035 a expectativa é de 1Bilhão de Nômades Digitais
Introdução ao livro
Introdução ao livro
Salmos é um livro de 150 capítulos dividido em 5 livros
Livro I: Salmos 1–41
Livro II: Salmos 42–72
Livro III: Salmos 73–89
Livro IV: Salmos 90–106
Livro V: Salmos 107–150
Período aproximado de 1000 anos. Um dos mais conhecidos salmistas é o Rei Davi. Temos também Moisés, Corá, Asafe, totalizando 12 autores. Os estudiosos acreditam que o livro de Salmos foi organizado por Esdras.
O livro de Salmos é uma grande coleção de cantos que visam
engradecer, glorificar e exaltar ao Senhor.
Propósito do Livro de Salmos
Propósito do Livro de Salmos
Os salmos mostram o relacionamento entre a criatura e o seu Criador, mostram de forma clara a grandeza do Senhor e as suas obras, com acrise e as perguntas que nunca acabam dos adoradores do Senhor.
A) Deus é tratado em Salmos como Criador, o Rei, o juiz que governa
sobre todo o mundo, o bom pastor, o grande guerreiro de Israel.
B) Natureza e pessoa do homem. O homem é apresentado como uma criatura frágil, individualista,uma criatura complexa,
O livro de Salmos nos ensina muito sobre doutrinas bíblicas e verdades fundamentais para a fé cristã, precisamos muito do livro de Salmos!
O texto nos apresenta 3 meios pelo qual nós conhecemos o caminho da felicidade, segundo Salmo 1.
1. Fugindo das más companhias (V.1)
1. Fugindo das más companhias (V.1)
Salmo 1.1 “1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!”
Os estudiosos dizem que o compilador do livro dos Salmos é Esdras, logo após o povo voltar do exílio. Por ser um livro que foi editado, podemos perceber que o Salmo 1 não está aqui por acaso. O que nos é apresentado é a imagem de um homem, e a palavra usada para o descrever é Bem-Aventurado, em outras traduções é feliz. Bem-Aventurança significa paz e bem-estar em todas as dimensões.
A primeira característica deste homem é algo que ele não faz, e nós vamos analisar o quanto este ensino é progressivo.
A) Anda no conselhos dos ímpios
Conselhos nos direcionam. O livro de Provérbios é uma coletânea enorme de bons conselhos para vivermos uma vida sábia perante o Senhor.
O texto de Provérbios 15.22 (“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.”)
A definição de ímpio é:
moralmente mau em princípio ou prática
B) Detém no caminho dos pecadores
Ele evita agir como eles agem, ele evita ser como eles são. Ele não pode imitá-los, ele não se associará a eles, nem os escolherá para companhia dele.
A definição de pecador é:
ter cometido atos injustos.
C) Assenta na roda dos escarnecedores
Ele não se relaciona com aqueles que se sentam a fim de fazer intriga, para descobrir maneiras e sentidos de apoiar e promover o reino do diabo, ou fazem um julgamento aberto e direto para condenar a geração dos justos.
A definição de escarnecedores é:
alguém que vaia, zomba ou trata com desprezo, ou escárnio.
Locais, posturas e companhias
Não podemos permanecer vivendo uma vida com a qual as influencias de pessoas que não temem a Deus, são mais importantes e determinantes para nós, do que a influência da Palavra de Deus.
A felicidade bíblica depende muito de quem influencia nossa vida
Como lidar com a tensão em viver no mundo, mas não ser do mundo. A grande questão é onde está fundamentado a nossa vida.
Quem são as pessoas que mais influenciam a sua vida? O texto de 1Coríntios 15.33 (“33 Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”.”) é uma prova verídica e clara o quanto as más companhias deturbam e roubam a beleza dos homens de Deus
Certo Puritano, chamado Thomas Watson, comentando sobre a influência de pessoas na caminhada da vida cristã:
“Tem cuidado com as más companhias […] Ninguém pode apanhar a saúde dos outros; mas pode-se apanhar doenças. E a doença do pecado é altamente transmissível.
Quem são as pessoas que influenciam a sua vida?
Você tem percebido a influencia demasiada que tem dado aos padrões anti-bíblicos?
Quem são as pessoas que mais te influenciam?
Temos o enorme desafio de viver neste mundo, mas termos o padrão de Cristo. O Cristianismo tem seu lado negativo
“A suma de tudo é: os servos de Deus devem diligenciar-se ao máximo por cultivar
aversão pela vida dos ímpios.” Calvino
2) Buscando nas Escrituras (V.2)
2) Buscando nas Escrituras (V.2)
Salmo 1.2 “2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.”
A nossa felicidade muito depende de onde colocamos o nosso fundamento. O homem feliz apresentado por Salmo 1, além de não ser influenciado por aqueles que não temem a Deus, ele busca a sua alegria na Palavra.
“antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.”
A palavra de Deus é um manancial, é o mapa do tesouro da felicidade, é a bússola que nos encaminha de encontro a mais real e plena felicidade.
Quantidade de Bíblias
Hoje em dia é muito interessante notarmos a quantidade de bíblias que temos hoje. O nosso idioma não é um idioma muito influente no mundo, são poucos países hoje que o falam, mas temos uma quantidade enorme de bíblias e traduções. Bíblia de todos os tipos, gostos, tamanhos, cores, público-alvo. Mas vemos que muitas vezes as pessoas caminham pra trás, não crescem em conhecer da Palavra, não sabem mais ler a bíblia, pode até possuir a bíblia em suas mãos, mas ela não está no seu coração.
História - Ronaldo Lidório.
O que o texto está nos ensinando é a Meditação (Significa sussurrar, imaginar, refletir)
Ex.Josué 1.8 “8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.”
A meditação é um ensino que está muito presente nas Escrituras, mas uma prática que tem se perdido em nossos dias tão corridos. A meditação faz esse processo entre o estudo da Palavra, e na prática, Deus quis que o primeiro capítulo dos salmos começasse nos ensinando sobre a importância de assimilar nossa.
As pessoas que meditam se tornam indivíduos coerentes que ponderam bem as coisas e tem convicções profundas, são capazes de explicar conceitos difíceis em linguagem simples e tem bons motivos para tudo o que fazem” É uma pessoa sólida!
Muitos de nós temos a ideia de que a meditação é algo associado como um mantra, recitar um texto e esvaziar a mente. Mas esse não é o padrão bíblico da meditação. A Meditação Transcedental, os seus participantes repetem uma palavra ou frase que a princípio elimina outros pensamentos e depois perde o próprio significado. O resultado é que se deixa de ter consciência apenas da própria consciência. É uma meditação que visa esvaziar a mente e encontrar nisso algo mais elevado.
Já a meditação cristã, é bastante racional, até argumentativa. “Ó minha alma, por que estás abatida? Por que te perturbas dentro de mim? (Salmo 42.5–6 “5 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e 6 o meu Deus. )
“Meditar é propor perguntas a si mesmo sobre a verdade, tais como:
Estou vivendo à luz desta verdade?
Que diferença ela faz?
Eu a levo a sério?
Em todos os casos, meditar significa fazer uso intenso da mente.”
Essa prática possui também uma característica, constância (de dia e de noite) Meditar na Palavra de Deus, de dia e de noite nos ensina a uma prática constante e initerrupta, sem parar, em todo momento e lugar. Para que as verdades da Palavra de Deus tomem forma, saiam do abstrato e se tornem reais em nossas vidas, nós precisamos o tempo todo, em qualquer lugar, em todo momento, meditar e encucar a Palavra em nossa mente e coração.
Hoje nós podemos fazer de várias formas possíveis. Alguns exemplos:
1). Ler a sua bíblia de forma sistemática, seguindo o plano de leitura bíblica, e fazer algumas perguntas para que você relembre durante o seu dia. “O que isso se aplica a minha vida? Como eu posso crescer ao lembrar dessa história bíblica? ”.
2) Memorizar versículos
3) Escrever orações
3) Permanecendo em Cristo (V.3)
3) Permanecendo em Cristo (V.3)
Salmo 1.3–6 “3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! 4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
O salmista aqui apresenta uma ilustração do justo, e trás três características.
A aguá que sempre está correndo junto as suas raízes, produz frutos no seu devido tempo, as suas folhas continuam verdes, visoças, belas, mesmo quando a estação ruim chega, e tudo o que ele fizer prosperará.
Meus irmãos, a estação ruim vem, sabemos disso com uma enorme convicção, mas o Salmista nos mostra que mesmo em meio a estação adversa, as folhas da árvore que está plantada junto aos ribeiros, não cai, em outras versões, não murcha.
(Diferença das árvores do Norte do Nordeste)
“O homem que se deleita na Palavra de Deus, sendo ensinado por ela, produz paciência nos momentos de sofrimento, fé no dia da provação e santa alegria na hora da prosperidade. Charles Spurgeon
Romanos 12.12 “12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.”
Colossenses 2.6–7 “6 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, 7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.”
Somente quando permanecermos firmes e arragaidos em Cristo, permanecendo com nossas raízes fortes, firmadas Nele, podemos ser como o homem realmente feliz.
Conclusão - Qual é a sua definição de felicidade?
Conclusão - Qual é a sua definição de felicidade?
Sempre haverá 2 destinos ao homem.
Permanecer onde está
Salmo 1.4–5 “4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. 5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.”
Abraçar uma relação transformadora com Cristo
Salmo 1.6 “6 Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!”
Deus é o Rei do mundo.
Portanto, em vez de admitirmo-nos ser enganados com sua imaginária felicidade, tenhamos sempre diante de nossos olhos, em circunstâncias de estresses, a providência de Deus, a quem pertence a prerrogativa de estabelecer os negócios do mundo e fazer com que, do caos, surja a perfeita ordem. João Calvino
Salmo 16.11 “11 Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.”
Como encontrar a verdadeira alegria?
1) Fugindo das más companhias
2) Buscando as Escrituras
3) Permanecendo em Cristo