A Incrível Saga de Jó
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Handout
Job.13:15
Job.13:15
Job 13:15 “Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele.”
Introdução
Introdução
Encontrem na Biblia Sagrada, Palavra de Deus, o livro de Jó - que vem logo antes de Salmos na Bíblia Sagrada, capítulo 1.
Ill. Ao longo da vida você vai descobrir que há muitas, muitas coisas que não vai fazer sentido para você. E algumas delas realmente não tem importância, e você seguira adiante sem muita dificuldade. Mas haverá momentos em que você estará quebrado, esmagado e confuso, e nada fará sentido, e você se voltará para Deus e perguntará a Ele por que, e o céu ficará em silêncio absoluto.
O titulo do nosso estudo de hoje é: “A Incrível Saga de Jó”
Na vida o alvo maximo é combater o bom combate e terminar a carreira, é terminar bem a carreira da fé.
Titulo, “A Incrível Saga de Jó” - Sub titulo: "Como se manter firme quando o mundo desmorona ao seu redor”.
Job 1:6-9 “Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: “De onde você veio?” Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela”. Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”. “Será que Jó não tem razões para temer a Deus?”, respondeu Satanás.”
"Você acha que ele o ama, Deus? Ele só o ama porque você o subornou. Ele só o ama porque você o comprou com seus presentes."
E aqui começamos a assistir “A Incrível Saga de Jó”, uma mini-serie de três episodios, que nos ajudará a entender como nos posicionar quando quando o mundo desmorona ao seu redor.
Sabe qual é um dos mandamentos mais desafiador da Bíblia? 1 Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 18, e diz o seguinte:
1 Thes.5:18 “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”
Agora é fácil dar graças por algumas coisas. É fácil agradecer pela comida, pela saúde, pela família, por um novo neto, quando seu time de futebol favorito vence, quando você consegue um novo emprego. Há tantas coisas pelas quais é fácil agradecer, certo? Não há nenhuma dificuldade nisso. Mas não é isso que essa escritura diz. Essa escritura não diz apenas para as coisas boas, mas "Em tudo dai graças".
E quanto o seu mundo desmorona? E quanto à dor? E quando à abandono? E quanto a crises cronicas? E quando a injustica impera? E quanto ao divórcio? E quanto à doencas? E a apostasia? E quando o médico diz que a doença é agressiva e que está corroendo a sua vida? O que dizer dessas coisas?
Essa escritura quase parece brincar com nosso sentimento, parece até zombar de nós quando diz: "Em tudo dai graças".
Bem, é claro, a chave é que ela não diz "por tudo"; ela diz "em tudo" - para entender esse comando você precisa conhecer outras passagens, promessas como:
Rom.8:28 “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”
Heb.13:5 “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.”
Psalm 23.4 “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.”
Isso nos ajuda um pouco. Mas como, como, como, como, como, eu consigo “dar graças em todas as circunstâncias da vida”? até mesmo em algumas coisas ruins? Como?
“A Incrível Vida de Jó nos ensina permanecer firme em caráter e consistência mesmo quando o mundo desmorona ao seu redor.
Bem, vamos conhecer um pouco mais dessa saga, vamos imaginar uma mini-serie de tres episodios que começa com uma tragédia.
É um drama em três episodios. Antes de mais nada, quero que você entenda o que aconteceu.
Há uma cena no céu, e Satanás tem permissão para entrar no céu. O nome “Satanás” significa "caluniador". O Satanás é aquele que calunia. E Satanás significa "acusador". Portanto, Satanás quer caluniar. E se você caluniar, estará fazendo o trabalho do diabo. Se você tem uma natureza acusatória, você é muito parecido com o diabo.
Então, o diabo está lá, e Deus, o Pai, diz a ele: Job.1:7 “O Senhor disse a Satanás: “De onde você veio?” Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela”.”
...perambular pela terra ...Evidentemente, ele está procurando alguém que possa criticar. E Deus diz: “Reparou em meu servo Jó?
Job 1.8 ...”Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.”
[ Note que Jó dava prazer a Deus. Enoque, Noe, Abraao, Moises, Josue, Caleb, e muitos que andaram nessa terra deram prazer a Deus. Ouse seja essa e uma oportunidade que voce e eu temos hoje.
Sabe, eu quero que Deus olhe para mim, ou para você, e diga: "Tenho grande prazer nesse homem".]
Veja, Deus estava observando Jó, e Jó dava prazer a Deus. Então, Deus diz a Satanás: "Satanás, você reparou no meu servo Jó?" (Jó 1:8)
E, é claro, Satanás começa a criticar Jó e diz:
Job 1:9-10 ““Será que Jó não tem razões para temer a Deus?”, respondeu Satanás.
“Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui?
Note uma coisa: Isso me faz pensar como Satanás sabia que Deus havia construído uma cerca ao redor de Jó. É claro que Satanás sabia, porque ele estava tentando romper essa cerca. E Satanás está tentando atingi-lo agora mesmo. E ele está tentando me atingir. E graças a Deus pela barreira que Deus coloca ao nosso redor.
Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.”
Deus, você está enganado. Você acha que Jó é tão bom. Você acha que Jó é tão bom. Você acha que Jó é uma pessoa tão especial.
Deixe-me falar algo sobre esse seu servo Jó. A única razão pela qual Jó o serve é porque você o comprou. Você o subornou! .... (eu imagino que ouve silencio no ceu… os anjos, serafins, os exercitos celestiais do Senhor devem ter ficado em prontidao de ataque… pensando como ele ousa falar assim com o Soberano?”...)
Ele acusa DEUS de Suborno! Ele diz que Jó nao é uma pessoa tão especial assim… A única razão pela qual ele o serve é pelo que pode ganhar com isso.
Jó esta sendo acusado de ter um amor interesseiro, corrupto… amor do tipo:
"Eu o amo porque você é lindo. Eu o amo porque você é rico. Eu o amo porque você é inteligente. Eu o amo porque você é forte." Veja, todas essas coisas. Se você ama com uma cláusula "porque", quando o "porque" é retirado, o amor desaparece, é amor corrupto.
Mas então Satanás oferece a Deus um desafio. Ele diz:
Job.1:11. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.””
Ouvi falar de um homem e sua esposa que estavam se mudando para uma casa nova, linda - e ela era a rica; ela havia herdado o dinheiro. E ela disse: "Fredy, quero que saiba que se não fosse pelo meu dinheiro, não estaríamos neste apartamento". E então eles olharam para fora e havia aquele lindo carro na entrada da garagem. E ela disse: "Fredy, quero que saiba que, se não fosse pelo meu dinheiro, esse carro não estaria aqui". Eles levaram um home theater para a sala e ela disse: "Se não fosse pelo meu dinheiro, esse home theater de som não estaria ai". Fredy já estava farto de ouvir. Ele disse: "FILOMENA, se não fosse pelo seu dinheiro, EU Não estaria aqui". Ou seja, as pessoas ficam juntas por causa do que sentem que podem ganhar com isso.
Esse é o tipo de amor que Satanás acusa Jó de ter. Ele diz: "Será que Jó não tem razões para servir a Deus?” . Você o comprou. Você o subornou. Você tem sido muito, muito... bom para ele". E Deus diz: "Não, isso não é verdade. E eu vou provar isso". E assim começa a saga.
Veja o versículo 12:
Job 1:12 “O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele”. Então Satanás saiu da presença do Senhor.”
[Note: Isso nos diz que Satanás tem o poder de afligir, mas também nos diz que o poder de Satanás é limitado. Ele é poderoso, mas não é todo-poderoso.]
E então começamos o primeiro episodio da Saga de Jó. E quero lhe dizer, ao analisarmos essa história, como se posicionar quando você não consegue entender.
I. Primeiro Episodio: O Sofrimento Inesperado
I. Primeiro Episodio: O Sofrimento Inesperado
O primeiro episodio é uma sofrimento inesperado. A vida de Jó simplesmente vira de cabeca pra baixo. E ele não tem a minima chance de entender porque a vida esta de pernas pro ar. E ele não sabe do que acabou de acontecer nos bastidores do ceu. O sofrimento que ele esta enfrentando não é por nada de errado que ele tenha feito. Ele não fez absolutamente nada de errado.
Vá para o capítulo 2 e versículo 3, e quero lhe mostrar isso:
Job 2:3 “Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo”.”
Não há nada que Jó tenha feito que mereça o que ele esta sofrendo - nada!
Uma das coisas que acontece com você quando ha problemas - quando seu mundo desaba- por causa de um acidente, um doenca, uma fatalidade, quando perde o emprego… - uma das primeiras coisas que você dirá é: "O que foi que eu fiz de errado?"
Bem, talvez você tenha feito algo errado, mas é muito possível que não tenha feito absolutamente nada de errado.
A. Jó perde sua fortuna
A. Jó perde sua fortuna
Quero que você veja a tragédia que sobreveio a Jó quando ele não havia feito nada de errado.
Job 1:13-17 “Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois estavam arando e os jumentos estavam pastando por perto, quando os sabeus os atacaram e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!” Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!” Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Vieram caldeus em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!””
Sem mais nem menos, Jó, que era um dos homens mais ricos de sua época, perdeu tudo. Suas posses lhe foram tiradas. Jó foi para a cama como milionário e acordou como pobre.
Sem mais nem menos, tudo se foi. Sua riqueza lhe foi tirada.
B. Jó perde sua família
B. Jó perde sua família
Ele não apenas perdeu sua riqueza, mas também sua família. Veja o versículo 18 - capítulo 1, versículo 18:
Job 1:18 “Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: “Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,”
Sua fortuna foi destruída, sem mais nem menos; e agora não apenas sua fortuna, mas sua família. Todos os seus filhos se foram. Houve um tornado e a casa caiu sobre seus filhos. Todos eles estavam naquela casa e morreram.
C. Jó perde sua Saude
C. Jó perde sua Saude
Bem, as coisas pioram. (Jó 2:7-8) Capítulo 2
JOb 2:7-8 “Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça. Então Jó apanhou um caco de louça e com ele se raspava, sentado entre as cinzas.”
Aqui está esse homem agora. Sua riqueza se foi. Ele perdeu seus filhos. Ele está com o coração partido. Eles morreram, e parece não haver razão alguma para que seus filhos tenham morrido. Agora ele tem essa doenca: essas feridas do topo da cabeça até a sola do pé. Ele não consegue se sentir confortável. Não consegue se deitar. Não consegue se sentar. Os médicos não podem fazer nada por ele.
A situação fica tão ruim que sua esposa diz: "Por que você não amaldiçoa a Deus e morre?" (Jó 2:9) E, naquele momento, ela se tornou a voz do diabo, porque foi exatamente isso que o diabo disse que Jó faria. Ele disse: "Deus, ele o amaldiçoará se você permitir que eu faça certas coisas com ele".
D. Jó perde a Reputação
D. Jó perde a Reputação
Mas, além de ter perdido sua fortuna, sua família e sua condição física, ele também perdeu sua reputação. Veja o Cap.2:11
Job 2:11 “Quando três amigos de Jó, Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram, cada um da sua região. Combinaram encontrar-se para, juntos, irem mostrar solidariedade a Jó e consolá-lo.”
Daí a frase "os três amigos de Jó". Esses três homens chegaram, sentaram-se e olharam para Jó, e começaram a filosofar.
E a filosofia deles, é simplesmente esta: "Jó, você pecou, filho. Jó, você fez algo errado, porque sabemos que nenhum homem poderia sofrer a calamidade que você sofreu, Jó, a menos que tivesse feito algo muito, muito, muito ruim. Agora, Jó, por que você não deixa de ser hipócrita? Jó, por que você não para de protestar contra sua inocência? Por que você não confessa, Jó? Por que não nos conta as coisas terríveis e horríveis que você fez, porque se você está bem com Deus, não pode estar doente. Se você está bem com Deus, não pode perder seu emprego. Se você estiver bem com Deus, não conhecerá a doença e a tristeza".
Vocês já ouviram essa mentira? Pessoal, há muitas pessoas contando essa mentira na televisão / Radios/ Facebook/ Instagram/TikTok… Eles postam lá e dizem que, se você apenas se acertar com Deus, terá a chave do Cofre do Tesouro de Deus; será rico e saudável e nunca mais sentirá dor nem terá problemas. Há apenas uma coisa errada nisso: é uma mentira, balela!
Amigos, a coisa não e assim. E aqui está Jó - ele não fez nada de errado, mas está sofrendo e perdeu sua reputação, porque agora todos dizem: "O que será que Jó fez? O que será que ele fez de tão terrível?" Ele perdeu a reputação diante de todos.
E. Jó perde seus amigos
E. Jó perde seus amigos
Vá para o capítulo 19 - avance rapidamente para o capítulo 19:13-14 O certo seria se alguém viesse e o abraçasse e dissesse: "Jó, eu te amo, amigo. Não sei o que aconteceu, mas sei, Jó, que você é um bom homem. E sei que Deus te ama, e quero que voce saiba que eu te amo também". Mas veja o que aconteceu:
Job 19:13-14 ““Ele afastou de mim os meus irmãos; até os meus conhecidos estão longe de mim. Os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim.”
Voce so sabe quem são seus verdadeiros amigos na hora da dificuldade -
Um amigo é alguém que, quando surge um problema, vem para ficar ao seu lado e ajudá-lo.
Mas eles simplesmente abandonaram Jó. Até mesmo seus parentes, sua família - eles se afastaram dele. (v.14)
Veja, por favor, no capítulo 19, versículo 19:
Job 19:19 “Todos os meus amigos chegados me detestam; aqueles a quem amo voltaram-se contra mim.”
Digo que é difícil suportar isso - quando você precisa de ajuda, de amor, de alguém que o compreenda e o abrace; e essa pessoa o abandona; e parece que não há outra alma na Terra que o compreenda ou mesmo se importe.
O que você faz quando a tragédia acontece?
Quero dizer a vocês o que devem fazer. Agora, amigos, é muito, muito importante que vocês entendam o que devem fazer quando isso acontecer.
Voltem ao capítulo 1 e vejam o versículo 20:
Job 1:20-22 “Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se, rosto em terra, em adoração, e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei . O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ”. Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma.”
Qual e a principal licao do primeiro episodio da saga de Jo, o Sofrimento?
O que você faz num sofrimento inesperado? Você louva ao Senhor.
Apenas louve a Deus pela fé. Você não precisa saber o motivo. Não precisa entender. Você simplesmente diz: "Deus, eu te louvo".
Você diz: "Eu seria um hipócrita". Não, você seria um verdadeiro adorador. Você diz: "Bem, não estou com vontade de louvar". É claro que não. Você diz: "Não estou entendendo". É claro que você não entende. Mas em tudo dê graças. Simplesmente diga: "Deus, eu o adoro. Deus, eu o louvo. Eu te amo".
II. Segundo Episodio: O Mistério Inexplicável
II. Segundo Episodio: O Mistério Inexplicável
Isso nos leva ao segundo episodio: O mistério inexplicável.
Me acompanhem ate ao capítulo 13. Agora, pessoal, prestem atenção, porque vocês vão precisar disso; todos nós vamos precisar. Capítulo 13 - veja o versículo 15 - Jó disse o seguinte:
Job.13:15 “Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele;"
outra traducao diz: "Ainda que ele me mate, nele confiarei".
Agora, deixe-me lhe dizer uma coisa. Você e eu temos o livro de Jó em nossas mãos. Temos a Bíblia e podemos ler o livro de Jó do começo ao fim. E nós estávamos lá atrás dos bastidores quando Deus e Satanás estavam conversando. Nós lemos tudo isso. Jó não leu nada disso até o momento. Ele não sabe de tudo isso. O livro termina sem que Jó saiba o que aconteceu.
Deus não disse a Jó: "Agora, Jó, o que está acontecendo aqui é que estamos tendo uma disputa, e o diabo diz que se eu tirar tudo de você, você vai me amaldiçoar. E eu vou provar que o diabo está errado e vou calar a boca do diabo. E você vai me ajudar a calar a boca do diabo". Deus nunca diz isso a Jó. Jó não sabe disso. Nós sabemos. Sim, claro, nós sabemos, porque estamos lendo. Mas Jó não tinha o livro de Jó para ler. Quero que você entenda isso.
Agora, deixe-me mostrar a você em que tipo de escuridão Jó se encontra, em que tipo de mistério Jó se encontra. Veja bem, a tragédia vai junto com o mistério.
Job 23:1-5 “Então Jó respondeu: “Até agora me queixo com amargura; a mão dele é pesada, a despeito de meu gemido. Se tão-somente eu soubesse onde encontrá-lo e como ir à sua habitação! Eu lhe apresentaria a minha causa e encheria a minha boca de argumentos. Estudaria o que ele me respondesse e analisaria o que me dissesse.”
"Deus, você me deve algumas respostas. Ah, se eu soubesse onde posso encontrar Deus!" Vá para o versículo 8:
Job 23:8-9 ““Mas, se vou para o oriente, lá ele não está; se vou para o ocidente, não o encontro. Quando ele está em ação no norte, não o enxergo; quando vai para o sul, nem sombra dele eu vejo!”
"Onde está Deus?" Você já esteve lá? Veja, Jó, ele não tem apenas a tragedia; ele tem um mistério. As coisas simplesmente não fazem sentido para ele.
Nos pensamos que podemos suportar quase tudo se soubermos o porquê. Como pastor, já fui questionado inumeras vezes em funerais, hospitais, tantas enfermarias de crianças; pessoas que vieram até mim com lágrimas nos olhos e o queixo tremendo, e me e disseram: "Pastor, por que isso está acontecendo com meu filho? Por quê? Por quê?" Queremos saber o porquê. Onde está Deus?
Aprenda isso sobre a vida: A vida não é um problema a ser resolvido; é um mistério a ser vivido. É isso que o livro de Jó está nos dizendo. Não vivemos de explicações; vivemos de promessas. E Deus nunca explicou nada a Jó.
Às vezes, é o plano de Deus que não entendemos, porque quando não entendemos e confiamos Nele, isso, meu amigo, é uma fé muito maior do que entender e confiar Nele.
Em tempos de tragédia, louve. Em tempos de mistério, confie.
Alguem escreveu assim: "Deus é bom demais para ser cruel e é sábio demais para estar errado. E quando não podemos rastrear sua mão, devemos confiar em seu coração".
Episodio um, em um momento de tragédia, louve: "O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor." (Jó 1:21)
pisodio dois, Em tempos de mistério, confie: "Ainda que ele me mate, nele confiarei." (Jó 13:15)
III. Terceiro Episodio, A Vitoria
III. Terceiro Episodio, A Vitoria
No terceiro episodio, Jó finalmente recebe uma resposta de Deus. Mas Deus nunca responde a uma das perguntas de Jó; tudo o que Ele faz é responder a Jó. Ele responde a quem faz a pergunta. Ele nunca dá nenhuma resposta a Jó. Ele nunca diz: "Agora, Jó, é por isso que tudo isso está acontecendo".
Deus nunca deu uma resposta a Jó. Ele simplesmente deu a Jó a si mesmo. Vamos ver isso:
Ele deu a Jó uma revelação de Si mesmo.
Ele não disse por que, apenas revelou quem.
Ele não deu um motivo; Ele deu um relacionamento.
E quando Jó se calou, Deus apareceu.
Quero que você veja isso. Jó aprendeu várias coisas sobre Deus. E espero que você as aprenda hoje, porque se não aprender essas coisas sobre Deus, nunca será capaz de suportar quando não entender, porque há algumas coisas que você nunca entenderá até chegar ao céu - se é que chegará ao céu. E quando chegar ao céu, não precisará entender, porque olhará para o rosto de Jesus e dirá: "Que pergunta?" Mas quero lhe contar as coisas que Jó aprendeu sobre Deus, e quero que você as aprenda.
A. Jó aprendeu a soberania de Deus
A. Jó aprendeu a soberania de Deus
Em primeiro lugar, ele aprendeu a soberania de Deus.
Job 38:1-4 “Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade e disse: “Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento? Prepare-se como simples homem; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá. “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.” ff
Depois, o restante desse capítulo está repleto de perguntas como essa. Ele fez a Jó algumas das perguntas mais difíceis do mundo. É claro que Jó não tinha a menor ideia das respostas.
Isa. 55:9 ““Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.”
O livro termina sem Deus nunca responder realmente às perguntas de Jó.
Ele apenas fez algumas perguntas a Jó para dizer a ele:
"Jó, ouça. Eu o consultei quando fiz tudo isso? Onde você estava quando lancei este mundo no espaço? Onde você estava quando espalhei os céus? E onde você estava quando eu abri os mares e amontoei as montanhas? Onde você estava, Jó?"
Jó teve de ficar sentado e fazer cara de bobo. "Jó, há algumas coisas que você não sabe. Você não entende. Eu sou o Criador. Sou o Deus soberano. Posso fazer o que eu quiser." (Jó 38-39) A primeira coisa que Jó aprendeu sobre Deus é a soberania de Deus.
B. Jó aprendeu a suficiência de Deus
B. Jó aprendeu a suficiência de Deus
E então ele aprendeu a suficiência de Deus. E agora estamos realmente nos aproximando para o fim da saga. Vá para o capítulo 42.
Ele aprende a soberania de Deus. Ele aprende que Deus é Deus e que Ele pode fazer o que quiser.
E então ele aprende a suficiência de Deus. Veja
Job 42:1-2 “Então Jó respondeu ao Senhor: “Sei que podes fazer todas as coisas; - essa, amigo, é a soberania de Deus - nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”
E então ele prossegue dizendo no versículo 5:
Job 42:5 “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.”
Jó finalmente vê Deus. Os três amigos de Jó estão falando sobre Deus, mas Jó agora está falando com Deus.
Jó diz: "Senhor, obrigado. Obrigado, Senhor. Eu o vi. E porque eu o vi, isso é o suficiente.
Agora, ouça, precioso amigo. Todos nós aqui hoje sabemos que Deus é necessário; todos nós sabemos disso. Mas eu me pergunto quantos de nós sabem que Deus é suficiente. Deus é suficiente. Deixe-me dizer novamente: Deus é suficiente. Veja, talvez você não saiba que Deus é suficiente, até que Deus seja tudo o que você tem. Onde está obtendo sua alegria? Você diz: "Bem, do Senhor". Como sabe que não a está obtendo de seus filhos? Bem, tire seus filhos e veja se você ainda tem alegria. Onde está obtendo sua alegria? "De Deus", você diz. Como sabe que não a está obtendo da sua saúde? Tire sua saúde e veja se ainda tem alegria. Veja, Deus reduziu Jó a isso: que Jó não tinha nada e ninguém além de Deus - e ele aprendeu que Deus é suficiente.
Santo Agostinho escreveu um sermão sobre o puro amor de Deus e, nesse sermão, Agostinho fez a seguinte pergunta. Ele supõe que Deus veio até você e lhe ofereceu um acordo; e aqui está o que Deus lhe diz - quero que você ouça. Deus diz: "Eu lhe darei tudo o que você quiser". Este é o acordo que Deus está fazendo: "Você pode possuir o mundo inteiro. Nada será impossível para você. Você terá poder infinito. Nada será pecado - nada será proibido. Você nunca morrerá, nunca sentirá dor, nunca terá nada que não queira e sempre terá tudo o que quiser, exceto por uma coisa: você nunca verá meu rosto." Então Agostinho fez a seguinte pergunta: "Você aceitaria esse acordo?" Ele respondeu: "Se não, você tem o puro amor de Deus". Agostinho fez a seguinte pergunta: "Sentiu um calafrio no coração quando ouviu as palavras: 'Você nunca verá meu rosto'? Esse arrepio é o que há de mais precioso em você. Esse é o puro amor de Deus".
Conclusão
O que ele está dizendo? Pessoal, estamos em águas profundas agora - estamos em águas profundas. Deus apareceu quando Jó se calou. E Deus disse: "Jó, eu sou soberano. E, Jó, eu sou suficiente". É isso que o salmista quis dizer no Salmo 37 e no versículo 4: "Deleita-te no Senhor, e ele te concederá o desejo do teu coração". (Salmo 37:4) Ele não quer dizer que lhe dará coisas, saúde, emprego ou qualquer outra coisa. Ele lhe dará a Si mesmo. E, amigo, quando Ele o fizer, é assim que você deve se posicionar quando não entender. Você não precisa saber o porquê. Talvez você nunca saiba o porquê. Tudo o que você precisa saber é Ele. Ele é soberano. E Ele é suficiente. Estamos em águas profundas esta manhã. Mas, amigos, vocês podem ir da tragédia ao mistério e à vitória, assim como Jó fez há muito tempo. Devemos ser gratos por Jó - por ele ter sofrido tudo isso para que pudéssemos olhar para cá hoje e aprender essa lição.