As Certezas do Servo
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
1 Pet. 1:1-7
1 Pet. 1:1-7
Introdução
Irmaos, quando você serve ao Senhor, precisa ter os pés firmes. Há algumas coisas que você precisa saber que sabe. E posso lhe dizer que, depois de 18 anos no ministério pastoral, o que me faz continuar, o que mantém meu relógio funcionando, não é o que sinto, mas o que sei. Devemos ser firmes a tempo e fora de tempo, e há muitas estações que surgem no ministério. Mas há algumas certezas. E quero falar com vocês hoje sobre "As certezas do servo".
Pedro, apóstolo de Jesus Cristo,
aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue:
Graça e paz lhes sejam multiplicadas.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.
Agora, na verdade, há seis certezas mencionadas aqui, que o servo de Deus precisa saber, e todos nós somos servos de Deus. Então, vamos ver se conseguimos aprender essas seis certezas, e vou ser breve, mas espero que seja uma bênção.
I. Você é especialmente amado
I. Você é especialmente amado
Certeza número um: Você é especialmente amado - você é especialmente amado. Os versículos 1 e 2 nos dizem que Deus já nos amava antes da fundação do mundo. Veja isso:
1 Pet.1.1-2 “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, ...
Agora, todo servo de Deus e todo filho de Deus precisa saber que sua salvação foi planejada por Deus, o Pai. A ideia não é nossa. Nós somos os eleitos de Deus. Versículo 2: "escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai,..." Agora, quando ocorreu nossa eleição? Ocorreu nos corredores secretos do conselho da eternidade, antes de sabermos qualquer coisa a respeito.
Uma passagem correspondente esta em Efésios, capítulo 1, versículo 4, diz:
Ephesians 1:4 (NVI)
Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
Agora, algum de vocês estava aqui quando isso aconteceu? Claro que não! Mas foi quando vocês foram escolhidos. E por que Ele nos escolheu? "para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença."\E vou lhe dizer, um homem santo de Deus é uma arma incrível de um Deus santo.
E, posso lhe dizer isto, querido irmão, e posso lhe dizer isto, irma: vocês são filhos desejados. Deus os ama. Ele os amou antes mesmo de vocês serem concebidos. Vocês estavam no coração e na mente de Deus antes de Ele lançar os alicerces desta Terra.
Agora, isso não elimina a responsabilidade humana. Isso não significa que não temos nada a dizer sobre o assunto, pois a Bíblia também diz que "quem quiser pode vir", e qualquer pessoa que queira ser salva pode ser salva. As pessoas estão correndo com seus motores teológicos sobre a eleição. Posso resolver isso em cinco minutos. Os eleitos são todos os que quiserem. É isso aí. Os eleitos são aqueles que quiserem. Ei, se você quer ser salvo, vamos lá! Graças a Deus, a Bíblia diz: "quem quiser", mas sua vinda não surpreenderá a Deus. Ele sabia disso. Sua presciência sabia disso antes mesmo de acontecer, antes de Ele lançar este planeta no espaço. Você diz: "Bem, eu não entendo isso". Bem, ótimo, somos dois.
Agora, número um: é planejado pelo Pai; número dois: é realizado pelo Espírito. Observe o versículo 2: "Eleitos... pela santificação do Espírito..." Isso significa que ser santificado - essa é uma palavra grande, mas significa simplesmente ser separado pelo Espírito Santo. Ele nos separou para Si mesmo. Somos totalmente, totalmente dependentes do Espírito Santo para nossa salvação e para nosso serviço, pois ele diz: "para a obediência". Todo pastor, todo ministro, todo servo de Deus tem de ser obediente. E assim, somos salvos pela fé e servimos pela fé. E assim, isso é planejado pelo Pai, realizado pelo Espírito e comprado pelo Salvador. Veja o versículo 2 novamente. Ele fala da "aspersão do sangue de Jesus Cristo". Pedro está voltando ao Antigo Testamento e usando simbolismo quando fala sobre a aspersão do sangue de Jesus Cristo, porque nenhum de nós tem literalmente o sangue de Jesus aspergido sobre nós.
Três vezes no Antigo Testamento, o sangue era aspergido. Em primeiro lugar, era para purificação. Quando uma pessoa tinha lepra no Antigo Testamento, ela enfrentava uma morte horrível. Mas havia ocasiões em que Deus operava um milagre. E a purificação de um leproso é análoga à salvação, e o leproso era purificado de forma sobrenatural e milagrosa pela misericórdia de Deus. E então, ele teria que se mostrar curado pela misericórdia de Deus. E então, ele teria que se apresentar ao sacerdote para ser purificado. O sacerdote pegaria duas aves vivas, pegaria uma vasilha e colocaria água corrente na vasilha, pegaria uma ave e a mataria, e o sangue se misturaria à água da vasilha. Em seguida, pegava o outro pássaro que havia sido capturado, colocava-o no recipiente e colocava a água e o sangue sobre ele, tirava-o e o soltava. E ele voava para longe, cantando: "Há poder no sangue". Simplesmente liberado. Ele é simplesmente livre. Portanto, esse era um símbolo no Antigo Testamento, para retratar o que aconteceu conosco. A aspersão de sangue era para purificação. E também para a consagração.
Quando um homem de Deus no Antigo Testamento era sacerdote, separado para ser ordenado, um sacrifício era feito, e metade do sangue era derramado sobre o altar, e a outra metade do sangue era retirada e colocada sobre o sacerdote, sobre Arão e seus filhos. Gente, vocês já viram um sacerdote batista? Nós vamos ordenar um hoje à noite. Somos sacerdotes de Deus. E a Bíblia ensina que somos um reino de sacerdotes. Portanto, essa aspersão de sangue foi feita para purificação, para consagração e também para uma aliança.
Quando Deus fez uma aliança com Seu povo, Moisés leu os termos dessa aliança e, em seguida, um boi foi morto, e seu sangue foi aspergido sobre o altar e sobre o povo para selar a aliança