A DEVOÇÃO DE MARIA: O MAIS IMPORTANTE!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript

12 1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. 2 Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. 3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. 4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: 5 Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? 6 Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. 7 Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; 8 porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes

INTRODUÇÃO
A hora decisiva havia chegado. A festa da Páscoa estava nos seus últimos preparativos. Só faltavam seis dias, quando Jesus sai de Efraim e vai para Betânia. Enquanto em Jerusalém a morte de Jesus está sendo tramada nos bastidores do poder eclesiástico, em Betânia um jantar está sendo preparado para honrá-lo no aconchego de um lar. O Sinédrio já havia decretado que, se alguém soubesse do paradeiro de Jesus, deveria denunciá-lo (11.57), mas, em vez de tratá-lo como um criminoso, os amigos de Jesus em Betânia lhe preparam uma ceia. Jesus é recebido para um jantar, possivelmente na casa de Simão, o leproso, mesmo sabendo da trama do Sinédrio para prendê-lo e matá-lo.
Depois do jantar em Betânia, Jesus entra publicamente em Jerusalém, sendo saudado pela multidão. Enquanto os fariseus o rejeitam, os gregos querem vê-lo. Jesus fala abertamente sobre sua glorificação pela morte, e os judeus revelam uma rejeição aberta ou uma fé insuficiente. Aqui encerra o ministério público de Jesus. Daqui para a frente, ele vai endereçar seu ensino apenas a seus discípulos.
A devoção amorosa de Maria (12.1–3,7,8)
Essa é a terceira vez que Maria está quedada aos pés de Jesus. Na primeira vez, esteve aos pés de Jesus para aprender (Lc 10.39); na segunda, prostrou-se aos pés de Jesus para chorar (11.32). Dessa feita, demonstra a ele seu acendrado amor por intermédio de uma generosa oferta (12.3). Esse episódio ocorre seis dias antes da Páscoa, na casa de Simão, o leproso (Mc 14.6). Não sabemos ao certo se esse Simão era o pai dos três irmãos de Betânia, o marido de Marta, ou simplesmente um amigo da família.
Tanto Marta quanto Maria demonstram sua devoção a Cristo. Marta expressa sua consideração e afeição a Jesus mediante os pratos que preparou e colocou à mesa; Maria derrama um precioso perfume sobre a cabeça e os pés do seu Senhor. Lazaro estava parado ouvindo-o.
O texto em apreço apresenta um contraste. Dessa feita, o contraste não é entre Maria e Marta (Lc 10.38–42), embora as peculiaridades das duas irmãs ainda estejam em evidência. O contraste agora é entre Maria e Judas Iscariotes. A avareza disfarçada de amor aos pobres deste e a oferta sacrificial daquela estão em flagrante oposição. Aos motivos de Maria contrapõem-se a falácia e a avareza do ladrão e traidor.
Vale ressaltar que o gesto de Maria violou vários clichês culturais. Ela ofereceu o seu melhor a Jesus sem se importar com o protocolo, a etiqueta ou as regras culturais. Que regras ela violou? Primeiro, a sociedade esperava que, como mulher, ela estivesse servindo. Segundo, tocar os pés de outra pessoa era considerado algo degradante. E, terceiro, Maria não apenas tocou os pés de Jesus, mas também os enxugou com os seus cabelos, sendo estes a coroa e a glória da mulher. O gesto de soltar os cabelos em público era indigno para uma mulher naquele tempo. Quarto, o caro perfume que ela derramou sobre os pés de Jesus era um tesouro que as mulheres guardavam para as suas próprias bodas. Mesmo quebrando paradigmas, o gesto de Maria, embora censurado pelos homens, foi enaltecido por Jesus. Destacaremos alguns aspectos do gesto de Maria.
PARA MARIA JESUS ERA O MAIS IMPORTANTE? E PRA VOCÊ?
Em primeiro lugar, Maria deu o seu melhor (12.3). Os evangelistas Marcos e Mateus não nos informam o nome da mulher que ungiu Jesus, mas João nos conta que foi Maria de Betânia, a irmã de Marta e Lázaro (12.1–3). Jesus estava na casa de Simão, o leproso, na cidade de Betânia, participando de um jantar. A descrição das irmãs de Lázaro – Marta servindo e Maria cultuando – novamente chama a atenção por sua semelhança com o retrato que Lucas traça no único trecho em que as menciona (Lc 10.38–41). Esse jantar possivelmente foi motivado pela gratidão de Simão e Maria. Esta, num gesto pródigo de gratidão e amor, quebrou um vaso de alabastro e derramou o preciosíssimo perfume sobre a cabeça de Jesus. O perfume havia sido extraído do puro nardo, isto é, das folhas secas de uma planta natural do Himalaia, entre o Tibete e a Índia. Pelo fato de a planta provir de uma região tão remota e ser transportada no lombo de camelos através de regiões montanhosas, era altamente cotada.
PARA MARIA JESUS ERA O MAIS IMPORTANTE? E PRA VOCÊ?
Em segundo lugar, Maria deu sacrificialmente (12.3). O gesto de amor e adoração de Maria foi público, espontâneo, sacrificial, generoso, pessoal e desembaraçado. A libra de bálsamo equivalia a uns 327 gramas de perfume.7 Cada grama desse perfume excelente valia um denário. O total desse caro unguento equivalia ao salário de um trabalhador comum durante um ano inteiro. Maria deu não apenas o seu melhor, mas deu, também, sacrificialmente. Aquele perfume foi avaliado por Judas em 300 denários (12.4,5). Representava o salário de um ano de trabalho. Assim como Davi, Maria se recusou a dar ao Senhor o que não lhe havia custado coisa alguma (2Sm 24.24). Judas Iscariotes fica indignado com Maria e considera seu gesto um desperdício. Ele culpa Maria de ser perdulária e administrar mal os recursos. Murmura contra ela, dizendo que aquele alto valor deveria ser dado aos pobres. Warren Wiersbe diz que Judas criticou Maria por desperdiçar dinheiro, enquanto ele desperdiçou a própria vida. O que Maria fez foi único em criatividade, régio em generosidade e maravilhoso em intemporalidade, diz William Hendriksen.9 Concordo com Werner de Boor quando ele diz que o amor não é calculista; o amor esbanja! O amor, depois de dar tudo, só lamenta não ter mais para dar!
Maria não fez contas para agradar a Jesus. Ela nao pensou: quanto posso ganhar com isso?
PARA MARIA JESUS ERA O MAIS IMPORTANTE? E PRA VOCÊ?
Em terceiro lugar, Maria buscou agradar somente ao Senhor (12.7). Maria demonstrou seu amor a Jesus de forma sincera e não ficou preocupada com a opinião das pessoas à sua volta. Não buscou aprovação ou aplauso das pessoas nem recuou diante das suas críticas. O amor é extravagante, sempre excede! A devoção de Maria contrasta vivamente com a malignidade dos principais sacerdotes e a vil traição de Judas.
PARA MARIA JESUS ERA O MAIS IMPORTANTE? E PRA VOCÊ?
Em quarto lugar, Maria demonstrou amor em tempo oportuno (12.7). Maria demonstrou seu amor generoso a Jesus antes de sua morte e antecipou-se a ungi-lo para a sepultura (Mc 14.8). As outras mulheres também foram ungir o corpo de Jesus, mas, quando chegaram, ele já não estava lá, pois havia ressuscitado (Mc 16.1–6). Muitas vezes, demonstramos o nosso amor tardiamente. A mais eloquente declaração do amor de Davi por seu filho Absalão ocorreu depois da morte do filho. Absalão sempre quis ouvir isso de seu pai, mas, quando Davi declarou seu amor a ele, Absalão já não podia mais ouvir. Muitas vezes, enviamos flores depois que alguém morre, quando a pessoa já não pode mais sentir seu aroma.
PARA MARIA JESUS ERA O MAIS IMPORTANTE? E PRA VOCÊ?
Em quinto lugar, Maria foi elogiada pelo Senhor (12.7,8). Jesus chamou o ato de Maria de boa ação (Mc 14.6) e disse que seu gesto deveria ser contado no mundo inteiro, para que sua memória não fosse apagada (Mc 14.9). Jesus diz que os pobres precisam ser assistidos, mas eles estão sempre entre os homens; ele, porém, morreria nessa mesma semana, e apenas Maria discerniu esse fato para honrá-lo antecipadamente.
PARA MARIA JESUS ERA O MAIS IMPORTANTE? E PRA VOCÊ?
Related Media
See more
Related Sermons
See more