DOIS HOMENS ,DOIS CAMINHOS , DOIS DESTINOS. (2)
GI. FELIZ É O SERVO QUE MEDITA NA INSTRUÇÃO DO SENHOR POIS NO DIA DO JUIZO ELE SERA RECOMPENSADO.
INTRODUÇÃO:
ESTE SALMO pode ser considerado como o SALMO PREFÁCIO, pois nele consta a informação sobre o conteúdo de todo o livro. É desejo do salmista nos ensinar sobre o caminho que leva à bem-aventurança e nos alertar sobre a destruição certa destinada aos pecadores. Este, então, é o tema do primeiro salmo,
6O rei Roboão foi pedir conselho aos anciãos que haviam estado na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo:
— Como vocês me aconselham a responder a este povo?
7Eles disseram:
— Se hoje o senhor se tornar servo deste povo e o servir, e, em resposta, falar boas palavras, eles se farão seus servos para sempre.
8Mas Roboão desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e foi pedir conselho aos jovens que haviam crescido com ele e o serviam. 9Ele perguntou:
— O que vocês me aconselham? O que devo responder a este povo que me pediu para aliviar o jugo que o meu pai lhes impôs?
10E os jovens que haviam crescido com ele responderam:
— Diga o seguinte a este povo que se queixa do pesado jugo que o seu pai lhe impôs e que pede para que ele seja aliviado. Diga-lhe o seguinte: “O meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai. 11Assim que, se o meu pai lhes impôs um jugo pesado, eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai castigou vocês com açoites; eu vou castigá-los com escorpiões.”
1 ESTRUTURA
2 ESTRUTURA
8Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido
O coração do justo medita
o que há de responder,
mas a boca dos ímpios derrama maldades.
3 ESTRUTURA
Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas,
SUB-PONTO que, no devido tempo, dá o seu fruto,
SUB-PONTO [TP e cuja folhagem TP] não murcha;
SENTENÇA e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
4 ESTRUTURA
12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
9 O caminho do perverso é abominação ao SENHOR,
mas este ama o que segue a justiça.
5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo,
nem os pecadores, na congregação dos justos.
6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos,
mas o caminho dos ímpios perecerá.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
CONCLUSÃO
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.