JESUS, A ÁGUA DA VIDA
Ao falar sobre “o dom de Deus”, Jesus quis dizer “água viva”. Mas “água viva” pode significar água nascente (Gn 26.19), a qual brota sozinha, diferenciando-se de água da chuva, a qual precisa ser coletada em uma cisterna ou reservatório. Como se sabe, às vezes é preciso enfiar uma haste na terra até se alcançar uma fonte. A fonte de Jacó ilustra bem este ponto. Por isso, quando Jesus disse: “ele lhe teria dado água viva”, a mulher interpretou isso como “ele lhe daria não a água que está parada no poço por algum tempo, mas a água da nascente no fundo do poço”.
Todavia, na mente de Cristo, a água viva, fresca, pura e infindável é um símbolo da vida eterna ou salvação. Até agora a mulher não sabe quem é ele – a saber, o Autor da salvação – nem o que significa a água viva da qual ele fala.
Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna