Devocional Salmo 67

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 111 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

O Salmo 67 continua a mesma ideia do 66 chamando toda Terra a louvar ao Senhor. Esse salmos (juntamente com o 2, 33, 72, 96, 98, 100, 117 e 145) sâo chamados de “Salmos Missionários”, pois revelam o propósito de Deus para a nação de Israel que deveria ser um instrumento para tornar Deus conhecido de todas as nações, conforme Ex 19:5-6.
Esse salmo breve basicamente desenvolve dois temas oportunos: (1) A necessidade e o resultado da misericórdia de Deus, (2) bem como a futura adoração universal de Deus. O salmo reflete a promessa feita a Abraão de que Deus abençoaria seus descendentes e, em Abraão, “todas as famílias da terra” (Gênesis 12:1-3).

1. A oração pela divina misericórdia (v.1-2)

V.1 — A oração se inspira na fórmula de abençoar que os sacerdotes pronunciavam, segundo Nm 6:23–26. O salmista estava certo em pedir humildemente aquilo que Deus já havia prometido em sua Palavra. Nossas orações tambem devem se fiar naquilo que Deus revela e promete em sua Palavra! Precisamos orar mais a Palavra de Deus.
V.2 — As bênçãos e favores concedidos a Israel deveriam fazer com que todas as nações reconhecessem o Deus de Israel como o único Deus e Salvador.
O relacionamento entre Deus e o povo escolhido tinha um objetivo missionario, Deus queria mostrar a sua misericórdia e salvação a todas as nações. Esse sempre foi o plano cf. Ex 19.5-6
Êxodo 19.5–6 ARA
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

2. Um chamado ao culto universal (v.3-5)

V.3,5— Depois de conchecer ao Deus unico e verdadeiros, todos os povos sâo chamados a louva-lo. Somente quem pode adorar a Deus quem antes o conheceu. A Missão do Povo Escolhido tinha o propósito de trazer Gloria ao nome de Deus!
V.4 — Assim com Israel, as nações gentias (gentes) colehriam as bençãos desse relacionamento com o Senhor: Eles se alegrariam por serem governados por um Deus justo. Como nós anseamos por isso também. Temos hoje essa esperança no governo de Cristo aqui na terra! Salmo 2.9
Salmo 2.9 ARA
Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro.

3. O reconhecimento das bençãos divinas (v.6-7)

V.6 — O pedido do favor divino na oração inicial é concedido. Havia mantimento nos campos e prosperidade para o povo.
V.7 — O salmista encerra reafirmando que a sua convicção na fidelidade de Deus e nos resultadoscertos diante das suas obras.

CONCLUSÃO

Sabemos que a nação escolhida falhou nessa missão de serem uma nação de sacerdotes. Jesus deixou isso bem claro na ocasiao em que expulsou os cambistas do templo. Mc 11.17
Marcos 11.17 ARA
também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.
O próprio Senhor Jesus cumpriu a missão que a nação de Israel nâo conseguiu (Is 49.6)
Isaías 49.6 ARA
Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
Hoje, em Cristo, nós também temos essa missão de sermmos sacerdotes de Deus a todas as nações (1Pe 2.9-10
1Pedro 2.9–10 ARA
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
Será que nós compreendemos de verdade essa responsabilidade?
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.