Sem título Sermão (12)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Isaías é o livro do Antigo Testamento mais citado no Novo Testamento! É um dos maiores. Esse seu tamanho é interessante: Isaías tem 66 capítulos, a Bíblia toda, 66 livros. Como veremos mais adiante, Isaías começa com o pecado de Jerusalém e termina com sua glorificação: semelhantemente, a Bíblia começa com o pecado do homem e termina com a glorificação.
Isaías se divide naturalmente em duas grandes par- tes: capítulos 1-39 e 40-66. A primeira traz uma mensagem mais negativa, de condenação, enquanto a segunda marca um novo começo com sua men- sagem de esperança, de salvação.
A Bíblia também se divide em duas partes: 39 livros do AT e 27 no NT – e há uma mudança radical de assunto entre os dois. De fato, “Isaías é como se fosse a Bíblia em miniatura”.
Todas as doutrinas se encontram ali, mesmo em forma embriônária. Como disse o reformador, Melancthon, em sua pregação na ocasião do culto fúnebre de Lutero: “O evangelho puro foi pregado mais claramente por cinco homens – Isaías, João Batista, Paulo, Agostinho e Lutero!” Bem, posso até não querer limitar a lista a esses cinco, mas concordo com a inclusão de Isaías!
Hoje a maioria dos estudiosos defende a ideia de que a parte cronológica do livro começa com o capí- tulo 6, e que os capítulos 1 a 5 são como um re- sumo, uma introdução ao livro e a todos os temas nele trabalhados. Isso é possível. Os capítulos 1 a 5 levantam um problema sério, o pecado do povo de Deus, e pergunta-se até que ponto haverá solução para esse pecado. A resposta do capítulo 6 é que há solução, sim – quando todo o povo se voltar para Deus em arrependimento, como Isaías fez.