Epítafio

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 29 views
Notes
Transcript
2Timóteo 4.6–8 NVI
Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

CONTEXTO

Essa é a última e mais pessoal carta de Paulo, escrito ao Jovem Timóteo. Ele está preso em Roma, está no meio de um Julgamento, que não estava indo nada bem, alguns amigos e discípulos o abandonaram, outros estavam envolvidos em outras demandas do Reino, enquanto outros estavam o difamando publicamente. Paulo sabia que provavelmente não sairia vivo da sua prisão. O intuito da sua carta é para que Timóteo seja incentivado a permanecer fiel e perseverante, e também um convite para que fosse até onde o apostolo estava encarcerado para que recebesse suas últimas orientações e suprisse algumas necessidades.
Quando olhamos para esse texto, ele poderia facilmente ter sido registrado em seu epitáfio.

EPITÁFIO

Mostrar a imagem de uma lápide
Epitáfio, vem do Grego epitáfios, que significa literalmente sobre o túmulo, se refere a frases que são usadas nas lápides dos túmulos, com o intuito de homenagear, normalmente narrando atos e feitos dos mortos sepultados naquele lugar.
“Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino.” (Mário Quintana, escritor e poeta brasileiro)
“Foi poeta, sonhou e amou na vida." (Álvares de Azevedo, escritor brasileiro)
Epitáfio se refere a legado, a deixar algo de valor que é transmitido por gerações.
Podemos considerar esse texto em 2 Timóteo o Epitáfio do Apóstolo Paulo, a narração resumida do seu legado as futuras gerações de homens e mulheres de Deus.
Também, refletindo sobre a biografia de Paulo, podemos afirmar que constrangido e motivado pela graça, deixou um legado que transcende gerações, ecoa pela história e chega até nós hoje como um exemplo de vida que aponta para Jesus.
Se pudêssemos resumir o legado de Paulo seria assim: Uma história que apontava para o Cristo.
e a pergunta que vai nortear toda nossa conversa hoje é essa: Como podemos deixar um legado que aponte pra Jesus? Em uma sociedade tão imediata e superficial, como podemos imprimir Jesus no coração de outras pessoas.
Vamos olhar pra esse pequeno epitáfio, e vamos tirar lições que irão nos ajudar a deixar um legado de valor, um legado eterno.

1. O legado que permanece, parte de uma vida de sacrifício.

2Timóteo 4.6 NVI
Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.
Libação, ou oferta de bebida, era derramar liquido sobre o altar, seja vinho, ou azeite, e o cheiro que subia do sacrifício agradava a Deus. É a isso que Paulo se compara. Sua vida foi uma oferta agradável a Deus. Ele enxergava sua vida como uma oferta a Deus
A biografia de Paulo é recheada de sacrifícios: levou uma vida andarilha, abriu mão do casamento, sofreu perseguições, foi preso, torturado, náufrago contaram mentiras e questionaram seus ensinamentos.
E é constrangedor percebermos que mesmo em meio a um fim melancólico, frio e cruel, Paulo dá demonstrações de uma fé inabalável e nenhum arrependimento, muito pelo contrário, ele se vê como uma oferta a agradável a Deus.
E se nós, desejamos deixar um legado de valor para os que estão ao nosso redor, se quisermos realmente forjar Jesus nos corações dos nossos amigos e da nossa família, sacríficos serão necessários.
Uma vida que renúncia o pecado - Nós vamos precisar lutar contra nosso pecado, contra os ídolos do nosso coração, precisaremos abrir mão de viver como desejamos para vivermos uma vida devota a Deus. É provável que soframos perseguições, retaliações e calunias por decidirmos viver pela fé. É viver uma vida que luta para glorificar e adorar a Deus em cada passo, cada ato, cada palavra, vale a pena deixar nossos sonhos, planos e projetos para viver a plenitude da vontade de Deus.
Lucas 14.27 NVI
E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.
Uma vida que renúncia o conforto - Se quisermos forjar Jesus em amigos e familiares, isso vai demandar trabalho, tempo, disposição. Abrir mão de descanso, lazer, prazeres, em prol de outras pessoas. Vai precisar levantar mais cedo pra tomar café com sua família e fazer um devocional diário, vai precisar passar tempo com seus filhos e esposa, os amando através de atos, vai precisar abrir mão de descanso pra discipular alguém, vai precisar levantar cedo pra vir ao café dos homens para se capacitar para ajudar as pessoas a amarem mais a Jesus.

2. O legado que permanece, parte de uma vida que entende as demandas do evangelho.

2Timóteo 4.7 NVI
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
Paulo, na progressão do livro de Timóteo, compara a sua jornada cristã tanto como um serviço militar quanto vida a um atleta. Em outras ocasiões ele também faz essas comparações. Ele usa palavras como Alvo, coroa, missão. Isso revela muito da filosofia do apóstolo.
Ele vivia cumprir as “Missões do evangelho” e “Alcançar a coroa ao final de sua corrida” A vida de Paulo, foi movida por viver e fazer a vontade de Deus. Ele reconhecia ter vivido uma vida ao serviço do evangelho, olhando para usa história percebemos facilmente o engajamento do apóstolo com as demandas do Reino de Deus. Paulo ensinou, pregou, plantou igrejas, formou líderes...
Isso nos traz a verdade que, também é nosso papel aceitar as demandas do evangelho. A vontade de Deus é que reconheçamos que existe um chamado para todos os crentes se envolverem profundamente no seu reino.
Deixar um legado significa viver uma vida que sirva ao reino de Deus. E se queremos imprimir no coração das pessoas um legado de valor, devemos nos engajar no reino de Deus.
Como?
Proclamando o evangelho
Mateus 28.20 NVI
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Foi a última instrução deixada por Jesus aos apóstolos, vão pelo mundo ensinando e batizando as nações. É chamado de a Grande Comissão; essa é uma missão que se aplica a cada discípulo, deve ser a tarefa central em todas as áreas da nossa vida.
Como podemos deixar um legado que aponta jesus para outros? Pregando a sua palavra.
Precisamos assumir a responsabilidade de pregar o evangelho. Paulo deixou um legado porque sua principal tarefa era fazer de Jesus conhecido.
Nova Versão Internacional 3.10 A Recomendação de Paulo a Timóteo

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina

Não existe momento inoportuno para compartilharmos Jesus.
Servindo a comunidade
Além de servirmos compartilhando o evangelho, também podemos nos dá a oportunidade de servirmos sua igreja, de impactar vidas através da forma como as sirvo. Deus nos chama para servi-lo, servindo aos nossos próximos
Romanos 12 orienta sobre os dons dados por Deus a igreja, Ele distribui dons a todos para que mutuamente nos sirvamos.
Romanos 12.10 NVI
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
Deixar um legado que aponte Jesus significa que deveremos servir, nos engajar com a obra de Deus.
servir. Encontre maneiras de servir, de ajudar outras pessoas, seja relevante em nosso meio.

3. O legado que permanece, parte de uma vida que aguarda com expectativa o dia em que estaremos com Cristo Vr 8

“Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”
Aqui vemos o resultado, a recompensa, o prêmio final para a vida dedicada a fé. O prêmio para aqueles que reconhecem sua profunda corrupção moral e se entregam totalmente a graça de Jesus. É o final da corrida, a entrega da medalha de honra por serviços prestados ao evangelho É o dia em que encontraremos Jesus e seremos recompensados. E essa recompensa não é só para Paulo, ou para mim, mas para todos aqueles que amam e esperam a sua vinda.
Nenhum prêmio, ou recompensa, nenhum bem material ou status social nesse mundo pode se igualar ao que nos espera em Jesus, no final dos dias.
Se queremos imprimir Jesus nos corações e deixar um legado que aponte para ele, devemos viver uma vida que aguarda com expectativa a sua volta.
Isso é algo importante a ressaltar, nós temos o mal hábito de não pensarmos na morte, vivemos como se não fossemos morrer, não nos atentamos a eternidade, e por isso, corremos incansavelmente atrás de nossos prêmios e vitórias nesse mundo, passamos muito mais tempo preocupados com o reconhecimento que teremos aqui e com os benefícios que essa vida nos oferece. Isso nos leva pra longe do propósito de Deus.
Quando nos lembramos, que essa vida é só uma sombra, minúscula e inexpressiva diante da Eternidade, passamos a viver de uma forma diferente, a forma como lidamos com as pessoas será diferente, nossa percepção do mundo será diferente, nossa expectativa na volta de Cristo nos leva a constantemente nos lembrar que somos peregrinos nesse mundo e nos impulsiona a viver essa vida dedicada ao evangelho e ao Reino de Deus.
Viver como se fosse o último dia antes de nos encontrarmos com Jesus cria em nós um senso de urgência, um sentimento de severidade e temor. E nos motiva, nos impulsiona, a, em todos os momentos oportunos, vivermos apontando para jesus.

Comparação entre Epitáfios:

Quero terminar esse tempo comparando a despedida de Paulo com uma música muito famosa, que é conhecida por esse nome: Epitáfio
Enquanto as palavras do apóstolo são recheadas de esperança e fé, a da banda Titãs, é repleta de arrependimentos, culpa e lamento.
Devia ter amado mais Ter chorado mais Ter visto o sol nascer Devia ter arriscado mais E até errado mais Ter feito o que eu queria fazer
Devia ter complicado menos Trabalhado menos Ter visto o sol se pôr Devia ter me importado menos Com problemas pequenos Ter morrido de amor
Queria ter aceitado A vida como ela é A cada um cabe alegrias E a tristeza que vier
O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.